Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2266
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sábado mar 06, 2004 4:04 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:O livro do desassossego de Fernando Pessoa?? Só conheço a versão de Bernardo Soares!! :wink:


Tenho duas versões do livro, ambas creditadas a Fernando Pessoa como autor. Uma delas diz: "O Livro do Desassossego, por Bernardo Soares" mas com Pessoa como autor.

Enfim, são preciosismos mas não deixas de ter razão.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » domingo mar 07, 2004 3:30 pm

o livro do dessassosego é de facto do pessoa, mas foi lançado com o pseudónimo de bernardo soares q, se não chegou a ser outro heterónimo dele era um projecto de heterónimo.

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » domingo mar 07, 2004 3:57 pm

Ehehehe. É óbvio que eu estava apenas a brincar. Nem sequer tenho conhecimento se era um verdadeiro heterónimo ou apenas pseudónimo. Apenas achei engraçado referires Fernando Pessoa porque toda a gente costuma dizer Bernardo Soares. :wink:

Winter_Wrath [RIP]

Mensagempor Winter_Wrath [RIP] » terça mar 23, 2004 3:13 pm

"Niezsche o Anticristo " e a "Montanha Magica " de Thomas Mann são as obras da minha vida.

Darkman [RIP]

Mensagempor Darkman [RIP] » sexta nov 26, 2004 2:38 pm

Qualquer livro de Júlio Verne
Destaco estes 2:
20000 léguas submarinas
viagem ao centro da terra

Morgana
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 410
Registado: quarta jan 21, 2004 1:13 pm
Localização: North
Contacto:

Mensagempor Morgana » sexta nov 26, 2004 3:03 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:Ambientalista vegetariano? Welcome to the weirdo´s club! :wink:


Ena ena! Afinal isto de vegetarianos no metal não é uma raça em extinção! Não me posso considerar ambientalista, mas vegetariana sou - não estrita (ninguém me tira o queijo!!!!!), mas praticante devota, lol

NO MEAT, JUST FLESH!!
«Morality is herd instinct in the Individual»

Back to the Grave e-Magazine
http://www.grave.kom.pt
http://www.backtothegrave.deviantart.com

Morgana
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 410
Registado: quarta jan 21, 2004 1:13 pm
Localização: North
Contacto:

Mensagempor Morgana » sexta nov 26, 2004 3:23 pm

Já agora, quanto a livros e autores, é muito complicado. Como leitora compulsiva que sou, já me passaram tantos pelas mãos que chego a um ponto em que se torna difícil lembrar-me de metade. lol Sei que agora estou a ler "Afirma Pereira" de Antonio Tabucchi.

Em primeiro lugar, Edgar Allan Poe. Acima de tudo e de todos. Precursor do romance policial tal como é considerado actualmente (foi, salvo erro, o primeiro a iniciar-se neste género após os clássicos gregos), mestre do Paranormal, autor dos contos e poemas mais impressionantes que já li - e detentor de uma cultura geral muito patente nas suas obras.

Depois temos Kafka - e não são só as obras completas em forma de conto ou romance. Kafka escreveu também textinhos que eram simples parágrafos ("Vor dem Gesetz", por exemplo) e que reunem todas as características do seu estilo - o Elogio do Absurdo. São textos impressionantes.

Há, obviamente, George Orwell ('1984'), Aldous Huxley ('Brave New World'), Shakespeare (provavelmente a pessoa que mais lexemas e expressões criou na língua inglesa), James Joyce, Tolkien, Camus, etc etc etc.

Mas ainda não vi aqui a JK Rowling e o 'Harry Potter'! lol

Agora um dos autores que mais me entusiasma é sem sobra de dúvida Douglas Adams, e a sua trilogia em 5 partes "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy'. Ficcção científica em perfeita harmonia com o típico humor britânico. Em suma: uma pérola da literatura. Esta trilogia subdivide-se em livros cujos títulos são o já referido, "The Restaurant at the End of the Universe', 'So Long and thanks for all the Fish', 'Mostly Harmless'. Já agora, se puderem, dêem um saltinho a http://www.wikiquote.org e procurem Douglas Adams. Estão lá algumas citações dos livros dele. Deixo aqui alguns aperitivos para verem o material que vos espera (caso não conheçam):

"Far out in the uncharted backwaters of the unfashionable end of the western spiral arm of the Galaxy lies a small, unregarded yellow sun. Orbiting this at a distance of roughly ninety-eight million miles is an utterly insignificant little blue-green planet whose ape-descended life forms are so amazingly primitive that they still think digital watches are a pretty neat idea." - The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, opening passage.

"The ships hung in the sky in much the same way that bricks don't."

"In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move."

"Life, loathe it or ignore it, you can't like it." (Marvin the Robot)

"I got very bored and depressed, so I went and plugged myself in to its external computer feed. I talked to the computer at great length and explained my view of the Universe to it," said Marvin. "And what happened?" pressed Ford. "It committed suicide." (Marvin the Robot)

Desculpem lá o tamanho desta mensagem mas Dougas Adams é do melhor. E já sei que ficam alguns autores por mencionar, mas... paciência.
«Morality is herd instinct in the Individual»



Back to the Grave e-Magazine

http://www.grave.kom.pt

http://www.backtothegrave.deviantart.com

Avatar do Utilizador
Mother_North
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 398
Registado: terça jan 27, 2004 7:52 pm
Localização: Norte Nortenho,emprestada aos mouros.
Contacto:

Mensagempor Mother_North » domingo dez 05, 2004 10:23 pm

São tantos... :D
Mas os que aconselho vivamente :
"O Perfume" de Patrick Suiskind
"A Casa na Escuridão" "Morreste-me" de José Luis Peixoto
"Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach
"Drácula" de Bram Stocker
"O código Da Vinci" de Dan Brawn
"O diário de Anne Frank"
"Verónica decide morrer" de Paulo Coelho
"Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago ...
e fico-me por aki se não isto nao acaba. Acho que é ideia que se partilha é que ao ler se consegue fugir dakilo que temos lá fora ,ou pelo menos vive-la de outra maneira.
"És a criatura insatisfeita, vives entre a bela Esperança e o Desespero"
Cd's p venda : viewtopic.php?f=49&t=28689
http://www.maenorte.deviantart.com

Razor
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2611
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » domingo dez 05, 2004 10:28 pm

De momento leio "John Barleycorn - Memorias De Um Alcoolico" do Jack London, o meu escritor favorito.

Avatar do Utilizador
Sataere
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1234
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Localização: Silling
Contacto:

Mensagempor Sataere » domingo dez 05, 2004 11:00 pm

"Ivanhoe" Sir Walter Scott
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Avatar do Utilizador
Sataere
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1234
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Localização: Silling
Contacto:

Mensagempor Sataere » domingo dez 05, 2004 11:15 pm

Mas aquele livro para a vida.... "Os Maias".
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda dez 06, 2004 10:39 am

Morgana Escreveu:Mas ainda não vi aqui a JK Rowling e o 'Harry Potter'! lol

Se fores procurar mais atrás de certeza q encontras, eu referi o Harry Potter como tendo sido uma serie de livros q me ajudou muito a ultrapassar uma fase complicada da minha vida pelo simples facto de me transportar completamente para fora deste mundo... :wink:

De momento tou a reler o On the road do Jack Kerouac, que deixem q diga eu acho essencial... totally fucked up!!!

Avatar do Utilizador
cave_machine
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 219
Registado: sexta out 15, 2004 4:05 pm
Localização: Sagres
Contacto:

Mensagempor cave_machine » segunda dez 06, 2004 1:09 pm

Dos livros que já li, realço :
"O Perfume" de Peter Suskind- Pelo execelente enrredo e pela forma de como os cheiros estão descritos.
"O Anti-Cristo" de Nietzche - Para mim este é um dos mais brilhantes Filósofos enquanto critico da sociedade.
"Assim Falava Zaratrusta" de Nietzche - Zaratrusta=Cavernosa lol
Também admiro igualmente outros tantos mas a lista seria tão longa...

Avatar do Utilizador
cave_machine
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 219
Registado: sexta out 15, 2004 4:05 pm
Localização: Sagres
Contacto:

Mensagempor cave_machine » segunda dez 06, 2004 1:11 pm

Morgana Escreveu:Já agora, quanto a livros e autores, é muito complicado. Como leitora compulsiva que sou, já me passaram tantos pelas mãos que chego a um ponto em que se torna difícil lembrar-me de metade. lol Sei que agora estou a ler "Afirma Pereira" de Antonio Tabucchi..



Tabucchi tb é mto fix !!!

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda dez 06, 2004 1:29 pm

Nao sei se ja foi aqui falado mas as cenas do discworld é um must. É daquelas cenas q me fazem rir q nem um doido o q no comboio as vezes deve ser estranho... É uma bela mistura entre fatasia e humor.


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes