Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Visitante

Literatura

Mensagempor Visitante » sexta jan 30, 2004 1:28 pm

ok. espero que o pessoal leia bastante que é para recomendar livros ao resto do fórum.

começando por mim, eu recomendo:

senhor dos anéis - espectacular. consigo ler estes livros vezes sem conta sem nunca me cansar (já vou em 7 vezes cada um)

envangelho segundo jesus cristo - excelente. saramago corossivo como nunca.

Invasão (robin cook) - sobre um invasão de ET. muito original.

Cromossoma 6 (robin cook) - muito bom. biotecnologia na sua pior vertente.

edgar allan poe - venha o diabo e escolha, as short stories são indespensáveis, bem com as suas poesias.

mountains of madness (HP Lovecraft) - numa palavra: lindo!

o caso the charles dexter ward (HP Lovecraft) - messing with the wrong words.

Avatar do Utilizador
Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 376
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm
Localização: Lx

Mensagempor Vento_Nocturno » sexta jan 30, 2004 2:24 pm

Bemm muitas vezes o impacto dos livros em mim deriva daquilo em que me faz pensar cada vez que o fecho até o acabar.

Mais dentro do meu estilo favorito de leitura (f.cientifica, fantasia e ficção préhistorica)

"Um estranho numa terra estranha", Robert H.Heinlein, para mim o livro que mais me marcou por tudo o que implica/questiona, e enquadrado na altura em que foi escrito. (Este autor tem varios livros fabulosos, a ler tb p.e. "os filhos de Matusalém", "friday" e "o gato que atravessa as paredes")

"Terra", David Brin, estranhamente o posfacio tem um peso enorme nesta minha recomendação

"Guerra da Elevação", David Brin ... digo apenas que a personagem principal é um chimpazé "elevado" e muita da narrativa é na primeira pessoa (...ou sera primeiro simio???)

" O clã do urso das cavernas", Jean Auel (??) fabuloso, aceitem apenas a possivel coexistencia temporal entre cro-magnon e neaderthal (?) e a historia é essencialmente a de uma mulher cromagnon criada por um cla de neaderthals. Só pena que a continuação desta "saga dos filhos da terra" muitas vezes nao ter estado à altura deste primeiro livro.

"A sombra do torturador", Gene Wolfe, denso, pesado, sombrio na primeira pessoa, talvez o unico livro que li 2 vezes. Qdo o li pela primeira vez acho que nem nunca tinha ouvido falar em góticos, mas pelo que sei hoje em dia acho que se poderia considerar um livro gótico tem 3 continuações.

Fora do meu genero mais preferido e sem ordem em especial,

"A parabola do cagado velho" Pepetela,

"O velho que lia romances de amor" Sepulveda este e outros

"Ivanhoe" Walter Scott

"3 Mosqueteiros" Alexandre Dumas

"Conde MonteCritso"

Todos os sherlock holmes de Arthur Conan Doyle

Fora do contexto de ficção/romance sem dúvida "A arte da Guerra", Sun Tzu, implacavelmente frio, excelente manual de ensinamento estrategico.

...

Bem assim de repente ficam estas sugestões



\00/

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta jan 30, 2004 3:10 pm

- Todos de Fernando Pessoa

- Virgílio Ferreira (para quem aprecia grandes e profundas reflexões sobre o lado mais cru e doloroso da vida)

- Livros de Francesco Alberoni (grande sociólogo italiano)

- Khalil Gibran - O vagabundo

- O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder (para quem quer entender a filosofia desde os seus primórdios até hoje)

- O vaticano contra Cristo (livro muito interessante escrito por membros proeminentes da cúria, onde expõem alguns podres da igreja dos nossos dias)

- Livros de Daniel Sampaio

- Os 3 livros de António Damásio


Infelizmente não conheço tudo o que gostaria nem leio tudo o que gostaria (nem sequer um centésimo do que gostaria), por isso a lista não é muito extensa (embora não me esteja a recordar de muitos outros bons ivros que já li),

Como podem ver a ficção científica não figura nas minhas preferências. Apesar de ser interessante e de apreciar o género, não consigo ler livros só para entreter, pois pretendo sempre que me ensinem alguma coisa. De qualquer modo, tenho pena de não conhecer muita coisa boa de ficção científica que por aí anda. :wink:

Avatar do Utilizador
Beastlike
Administrador
Mensagens: 2370
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Localização: Monte Abraão
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta jan 30, 2004 4:49 pm

Esse comentário sobre a Ficção Científica, vindo de uma pessoa que fala tanto sobre abertura de mentes, deixa muito a desejar, Zé. Para ti, talvez seja algo "só para entreter" e talvez não te ensine nada, mas isso não faz da tua opinião uma regra. A Ficção Científica é ficção, mas muito dela acaba por se tornar realidade, com o passar do tempo. Muitas coisas que hoje se tornaram possíveis, como viagens à Lua e submarinos nucleares, também eram mera ficção quando Júlio Verne escreveu sobre elas. Se te desses ao trabalho de ler boas obras, se calhar aprendias muito mais do que aquilo que possas supôr.

Dentro do género, recomendo a saga dos Dorsai e outros livros de Gordon R. Dickson. A saga que referi, dá uma interessante visão sobre aquilo em que a raça Humana se pode vir a tornar, dividida por vários mundos. Começa com um livro chamado "Dorsai", que é o povo no qual se centra esta história. Esta saga faz parte do Ciclo Childe, que engloba outras histórias que já não se poderão considerar como sendo de FC., porque já se passam no presente e outras, no passado. Só conheço a parte da FC, mas gostaria de encontrar mais livros deste ciclo.

Noutro campo, recomendo o mestre Stephen King e um autor, também de terror, chamado Shaun Hutson. Uma característica interessante é o facto de este autor ser um apreciador de Hard Rock e Heavy Metal, e é comum haver referências a algumas bandas e temas. Num dos livros que tenho, há um assassino profissional que mata a ouvir o seu Walkman, ao som de Guns N' Roses ou Megadeth.

Numa onda mais jornalística e real, recomendo o "Lords of Chaos", sobre o movimento Black Metal na Noruega. Começa com as origens da ligação entre música e satanismo, por volta dos anos 50, e vai avançando até ao fenómeno norueguês dos assassínios e das igrejas queimadas. Tem várias entrevistas com gente ligada ao meio, incluindo os presos Varg Vikernes e Bard 'Faust' Eithun. Acho que é uma obra importante para se ter a noção dos extremos a que alguns deles chegaram.

Ainda ninguém falou deste tipo de livros, mas também recomendo, porque é outra das coisas que adoro: Banda Desenhada. Muita gente tem um grande preconceito e acha que BD é apenas a parte humorística e infantil. Enganam-se redondamente! Há BD de excelente qualidade e para pessoas inteligentes, caso não saibam.

Recomendo as obras de François Bourgeon, que vão tanto de histórias da Idade Média, com toda a sua crueldade e violência, até à Ficção Científica. Este autor faz um grande trabalho de investigação sobre a época que retrata e faz estudos pormenorizados de roupas, armas, navios, etc. Deste autor aconselho as colecções: "Os Passageiros do Vento", "Os companheiros do Crepúsculo" e "A Fonte e a Sonda".

Num género mais de fantasia, recomendo a colecção "O Mercenário" de Vicente Segrelles. Vale essencialmente pelos desenhos, que são fabulosos. Outro autor com excelentes desenhos é Civiello, que tem uma série chamada "Korrigans", com mitologia e lendas celtas, e uma outra que vi à venda, mas ainda não tive oportunidade de ver sobre o que trata. Julgo que não deve fugir muito desse género.

Avatar do Utilizador
Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 376
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm
Localização: Lx

Mensagempor Vento_Nocturno » sexta jan 30, 2004 5:27 pm

Por acaso tenho a colecção (acho que toda) do mercenário. Os desenhos são simplesmente sublimes, nunca me esqueço da primeira vez que reparei no detalhe das diversas camadas de "pele" dos repteis alados ao no golpe inferido por uma qualquer lamina.

Agora ao que interessa...

Amphion
Como podem ver a ficção científica não figura nas minhas preferências. Apesar de ser interessante e de apreciar o género, não consigo ler livros só para entreter, pois pretendo sempre que me ensinem alguma coisa. De qualquer modo, tenho pena de não conhecer muita coisa boa de ficção científica que por aí anda.
:shock:

Nem sei que te diga ao certo... fiquei chocado... Apenas te recomendo que leias o "Um Estranho Numa Terra Estranha", que leias a nota introdutória e prestes atenção ao ano em que foi escrito. Se aprecias a análise de questões sociológicas, religiosas e psicológicas, aconselho-te vivamente a ler este livro e a meditares sobre os conceitos/valores morais patentes na história.

Quanto se calhar a livros "mais educativos", mas que provavelmente não cobrem areas do teu interesse recomendaria por exemplo o livro "em busca do UAU" do Tom Peters que chega a ser divertido e que seria sinceramente muito bom para educar a postura profissional dos portugueses.

\00/

Avatar do Utilizador
Beastlike
Administrador
Mensagens: 2370
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Localização: Monte Abraão
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta jan 30, 2004 6:01 pm

A parte do réptil anfíbio que leva com o arpão "desdobrável" está mesmo fenomenal... o realismo é tanto que um gajo se esquece do resto da história e fica parado a olhar para aquela imagem (quando não se volta atrás, para rever a sequência) durante bastante tempo...

O Civiello, também tem algumas semelhanças. Apesar de serem desenhos mais negros, também conseguem ter o mesmo toque de realismo que encontras n'O Mercenário.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » sexta jan 30, 2004 6:53 pm

eu costumo ler muito, mas só existem 4 autores na minha lista de recomendações: saramago, pessoa, shakespeare e tolkien.

como duma forma ou doutra, alguns dos livros q eu recomendaria já o foram feitos, aqui vai uma listita pequenina, de livros q eu gostei de ler, mas q talvez n tenham sido os mais marcantes/importantes da minha vida.

para começar, recomendaria "a insustentável leveza do ser", de milan kundera. é um bom livro, mas recomendo q se leia pelo menos duas vezes, de preferência com um espaço de 4/5 meses entre si.

de saramago já foi recomendada a obra prima dele, o "evangelho segundo jesus cristo". recomendaria outros três livros dele: "ensaio sobre a cegueira" (premissa: "q aconteceria se de repente houvesse uma cegueira q se transmisse no ar e inevitavelmente um pais inteiro ficasse cego?"), "o ano da morte de ricardo reis" (tratando o heteronimo de pessoa, ricardo reis, como uma pessoa real, muito bom) e por fim, outro grande clássico do saramago "o memorial do convento" (uma historia muito á saramago, comovente e bonita).

de shakespeare, recomendaria q lessem a bibliografia toda dele, eu n descansei enquanto n o fiz. recomendo antes de mais "hamlet", claro, "othello", "romeo and juliet", "macbeth", "timon of athens", "titus andronicus" e "coriolanus", estes sao os meus favoritos.

livros cientificos para a populaça, gostei deste: "Why People Believe Weird Things" de michael shermer.

livros metidos em religiao recomendaria alguns: "Histoire générale du diable" do gerald messadié, e havia mais três, q n dou certezas de nomes e autores nem pensar, mas sei q um se chamava "cristo, esse eterno desconhecido" dum autor espanhol, o outro era "cristo e buda", q esse nem a nacionalidade do autor sei e o outro era "a historia do inferno" dum autor bastante conhecido dentro de livros de estudo de religiao, mas agora n o sei dizer.

recomendaria uns de nietzsche, nomeadamente o "assim falava zaratustra", o "anticristo" e o "para além do bem e do mal" e mais uns quantos...

de ficção cientifica so recomendo arthur c. clarke com a série "odisseia no espaço"

por fim, livros portugueses, ultimamente n tenho lido muita coisa... li o livro de "o meu pipi", q é ordinario q.b. e divertissimo, recomendaria tb coisas do peixoto, embora aquilo só agrade alguns, nos quais eu n m conto. no entanto gostei do "antidoto" q está bastante compreensivel, contrariamente aos seus outros livros. gostei tb bastante deste livro de nelson sacramento "morcegos libertinos, borboletas nocturnas".

and thats it... espero n ter ido por livros q já todos leram, ou q lerão e n gostarão

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta jan 30, 2004 11:12 pm

Beast, interpretaste-me muito mal! Ainda bem que notas que falo sobre abertura de mente pois tento cultivar esse aspecto (embora a perfeição esteja muito longe). De facto devia ter tido mais cuidado ao escrever aquilo pois não devo ter dito o que realmente queria. É assim: longe de mim pensar que a ficção científica é um amontoado de invenções que de nada servem. Muitas vezes a ficção científica é o MELHOR meio de expôr ideias ou previsões que são muito válidas! Lembro-me agora de repente dos livros de Orson Wells, para citar apenas um exemplo. O que eu quis dizer foi que, ao desejar ler algo que tenha a certeza que me vai expôr um determinado assunto sobre o qual quero mais informação, procuro algo que não um livro do tipo romance de ficção científica. O forte dos livros de ficção científica situa-se ao nivel da imersão que proporcionam ao leitor, levando-o a viajar por mundos diferentes do nosso e aventuras/desventuras incríveis. Estas "viagens" podem muitas vezes ensinar-nos coisas que nem esperávamos aprender ou assimilar, o que é sempre agradável. Assim, concluindo, dou pleno valor a qualquer tipo de literatura e apenas quis expressar o motivo pelo qual prefiro certo tipo de livros. Enquanto que leria o livro do senhor dos anéis para entrar naquele complexo mundo e poder entreter-me a fazer tal, prefiro ler um livro qualquer sobre um assunto específico e aprender sobre tal (é claro que também me entretenho a fazê-lo). Em conclusão, o termo entreter não era nada prejurativo.

Aqui fica um pedido de desculpas.

Bem hajam e leiam muito! :wink:

Metalian [RIP]

Mensagempor Metalian [RIP] » sexta jan 30, 2004 11:13 pm

Livros... AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH!

Bem, em primeiro, claro, obviamente: Stephen King, que por acaso também gosta de Hard Rock, as referências a bandas "pesadas" é uma constante, além de o homem ter uma rádio que só passa Hard Rock/Metal... Livros dele: Carrie, A Incendiária, Tommyknockers, Metade Sombria, Corações na Atlantida, The Green Mile, O Retrato de Rose Madder e... The Shining! Entre outros... :twisted:

Thomas Harris: Domingo Sangrento, O Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes e Hannibal... sem comentários... :shock:

Outro livro que adorei foi O Exorcista de William Peter Blatty, que por sorte minha li há uns anos atrás antes de ver o filme, que depois me desiludiu pela falta de cenas... Recentemente fui compensado com o Director's Cut :twisted:

Uns que também gostei foi umas colectâneas de historietas de vários autores, organizada por Alfred Hitchcock, algumas delas absolutamente geniais!

Depois, para variar... Tolkien....

E para variar ainda mais: Julio Verne... De todos destaco um: Duas Semanas de Férias, que talvez serviu de inspiração para o Senhor das Moscas de William Golding.

Depois, por incrivel que pareça cosegui ler alguns livros de Konsalik (amores impossíveis nas situações mais inacreditáveis!)!

Já agora, leiam o famoso Sexus de Henry Miller...

Por agora é só.... Se me lembrar de mais algum, eu digo!

Avatar do Utilizador
Beastlike
Administrador
Mensagens: 2370
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Localização: Monte Abraão
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta jan 30, 2004 11:21 pm

OK, se foi mal-entendido, sempre fico mais descansado! A Ficção Científica é alvo de muitos preconceitos, por parte das pessoas que não conseguem ter "encaixe" para imaginar um Universo para além do nosso planeta ou do Sistema Solar, e encaram-na como mera fantasia, quando depois levam a própria fantasia como se fosse a realidade.
Por momentos, pensei que também fosses mais uma dessas pessoas... :lol:

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta jan 30, 2004 11:21 pm

Abnos, José Luís Peixoto, como tu dizes, não agrada a muita gente. Ele tem um modo de escrita particular, extremamente depressivo mas sempre muito vivído! Assim, algumas pessoas consideram as obras dele demasiado pesadas. Eu gosto.



Quanto ao "O meu pipi" acho-o simplesmente fabuloso! No entanto, nunca li o livro mas sim o que originou o livro, isto é, o site http://omeupipi.blogspot.com . Foi neste blog que tudo começou e penso que têm lá tudo, e muito mais, do que podem encontrar no livro.

Bem hajam!

Avatar do Utilizador
Gothmog
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 242
Registado: segunda out 20, 2003 11:20 pm
Localização: Queluz

Mensagempor Gothmog » sábado jan 31, 2004 3:18 am

Livros:

- Todos os escritos por Tolkien, mas em especial o "Silmarillion";

- A fantástica trilogia escrita por Jean-Louis Fetjaine: "O Crepúsculo dos Elfos", "A Noite dos Elfos" e "A Hora dos Elfos". Aliás recomendo esta trilogia para todos os que gostam de Tolkien e do mito Arturiano. Imperdível!!!!!

- "A Guerra dos Deuses", de Poul Anderson. A história de um lendário rei Viking, que muitos comparam ao próprio rei Artur.

- "Manual de Civilidade Para Meninas", de Pierre Louys. :twisted: Este é para todos aqueles que gostam, ou gostaram de ler o livro do Meu Pipi, ou que são visitantes assíduos do site com o mesmo nome (já referido neste tópico). Ponham os olhos nisto, porque mete o Meu Pipi a um canto!!!! A propósito é da editorial Fenda. :oops: E agora desculpem-me mas não resisto a transcrever o prólogo de tal livro: "Glossário - Considerámos inútil explicar palavras como cona, racha, grelo, rata, pissa, pixota, caralho, colhões, esporrar-se (verbo), esporra (substantivo), entesar, masturbar, chupar, foder, encaralhar, metê-lo, enconar, enrabar, descarregar, pissa postiça, fufa, sessentae nove, minete, puta, bordel. Tais palavras são familiares a todas as meninas." Por último isto foi escrito algures nos finais do século XIX!!!!!!!!!!!!!

- "Encyclopedia of Hell" - Miriam Van Scott. Acho que o próprio nome diz tudo!

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » sábado jan 31, 2004 1:53 pm

Os meus favoritos:


Guerra e Paz , de Leão Tolstoi
Almas Mortas , de Nikolai Gogol ( o meu preferido de todos )
Onegin , de Aleksandr Pushkin (poeta russo)
Crime e Castigo e O Idiota ,ambos de Fiodor Dostoievsky (não sei se já perceberam mas eu aprecio muito escritores russos/ucranianos :) )
A Metamorfose e O Processo, ambos de franz Kafka
As Flores do Mal e Paraísos Artificiais , ambos de Charles Baudelaire (poesia)
O Som e a Fúria , de William Faulkner
Memória de Elefante e Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes
Leaves of Grass , Walt Whitman


Eu podia continuar, mas penso que estes são uma amostra mais do que suficiente dos meus gostos.

Avatar do Utilizador
Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 501
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Mensagempor Rick » sábado jan 31, 2004 2:58 pm

- O que quer que seja do Terry Pratchett, principalmente as Discworld novels todas.

- O Papalagui

- Robert E. Howard

- Black Elk Speaks

- Mircea Eliade

montes de autores mais, mas para já fico-me por aqui.

Avatar do Utilizador
Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 501
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Mensagempor Rick » sábado jan 31, 2004 2:59 pm

'The Way of Wyrd', de Brian Bates


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante