Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
Dr. Raddz
Participante
Mensagens: 35
Registado: segunda mar 07, 2016 2:41 pm

Re: Literatura

Mensagempor Dr. Raddz » terça mar 08, 2016 10:58 pm

aetheria Escreveu:
Dr. Raddz Escreveu:Camaradas, alguém já leu algo do Pedro Paixão? Eu não faço puto de ideia de como é ele como escritor, mas ouvi o gajo uma hora na rádio e achei uma figura do caraças, fiquei curioso.



Eu li um há anos. Não me seduziu... mas já nem sei avaliar bem porquê. ACho que o achei com uma pseudo-profundidade e lame. É muito difícil falar de amor sem cair na lamechice...
Mas não quero ser injusta com ele, nem sempre um livro chega no melhor momento para o ler. E já passaram muitos anos.


De qualquer maneira, obrigado pelo feedback! A ver se mais alguém leu alguma coisa do homem, teria interesse em ler algo se fosse tão pirado como ele, lamechisses de amor já não sei. :mrgreen:
Formerly known as Raddz.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6839
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » sexta mar 11, 2016 4:26 pm

Falava eu de lamechices amorosas, mas Camilo é Camilo! :mrgreen: olhem a preciosidade que acaba de me chegar pelo correio <3

Imagem


O enredo promete ser uma delícia! Baseado num facto noticiado à época nos jornais, traduzido livremente por Camilo de uma obra francesa (julgo que ando a ficar afetada pelo black metal polaco :mrgreen: e algum de Cracóvia, precisamente)

"A podridão monástica vista por dentro. Como muitas noviças eram conduzidas ao convento. Como lhes era feita lavagem total ao cérebro. O voto obrigatório de obediência absoluta. O suicídio da individualidade. A dor atraente do martírio contagioso. O amor ao sofrimento, ou o encerramento no tronco. A tortura para as que não aceitam. Virgens: o "pasto" fácil para os confessores."

:wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2062
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Literatura

Mensagempor xtr3me » quarta mar 23, 2016 9:09 am

Nesta última semana:

Um Homem Apaixonado - Knausgaard
Pergunta ao Pó e Estrada para Los Angeles - John Fante
Seis Propostas Para o Novo Milénio - Italo Calvino
Lunário - Al Berto
O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro
O Tesouro - Selma Lagerlof

No meio disto tudo, posso dizer que tenho um novo amor: John Fante. Bukowski não exagera e a minha frustração é ter ignorado durante tanto tempo a escrita deste *senhor*. Tenho a certeza absoluta que vou andar feito maluco atrás de mais livros.

O Lunário é excelente também. É o primeiro que leio de Al Berto de prosa e devorei o livro.

O Ishiguro desiludiu-me um bocado, talvez por causa do seu universo fantástico (dragões e "feitiços"), mas é o primeiro que leio dele e, pelo que percebi, os outros não são neste etilo.

O de Calvino confesso que foi uma rebelião contra a mais básica lição parental: nunca julgues um livro pela capa. Uma encadernação em pano azul com letras douradas. Não resisti e ainda bem porque há ali muito sumo. O livro basicamente são os textos preparados por Calvino para uma conferência em Harvard (que nunca chegou a realizar) sobre pontos que Calvino considerava importante manter no trabalho artístico (em especial na literatura).

O da Selma Lagerlof também foi um pequeno devaneio porque nunca tinha lido nada. Um pequeno livro, muito interessante, que me deixou com curiosidade de ler mais coisas dela.

Avatar do Utilizador
Joe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1814
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Localização: Funchal
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Joe » quarta mar 23, 2016 9:43 am

Acabei de ler o Dune:
Imagem

Agora estou neste:
Imagem
Don't talk to strangers...

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6839
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » quarta mar 23, 2016 10:37 am

xtr3me Escreveu: Nesta última semana:

Um Homem Apaixonado - Knausgaard
Pergunta ao Pó e Estrada para Los Angeles - John Fante
Seis Propostas Para o Novo Milénio - Italo Calvino
Lunário - Al Berto
O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro
O Tesouro - Selma Lagerlof


:shock:
Tens insónias?

(As seis propostas também andam por aqui, como muitas outras dezenas de livros, que compro cheia de urgência para ler, mas que depois é atropelado pela nova urgência and so on and so on...)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2062
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Literatura

Mensagempor xtr3me » quarta mar 23, 2016 11:08 am

aetheria Escreveu:
:shock:
Tens insónias?

(As seis propostas também andam por aqui, como muitas outras dezenas de livros, que compro cheia de urgência para ler, mas que depois é atropelado pela nova urgência and so on and so on...)


Hehe, a maioria deles foi lida a partir do fim de semana. Como estou de férias, digamos que foram dias muito produtivos no campo das leituras. Mas alguns deles lêem-se num par de horas :D

Resolvi a questão que falas de uma maneira simples, sendo uma medida relativamente recente porque tinha o mesmo problema que tu. Se comprar um livro para ler, não pego noutro enquanto não ler esse. Se pegar num que já tenho, não compro nenhum enquanto não acabar esse.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6839
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » quarta mar 23, 2016 11:48 am

xtr3me Escreveu:Resolvi a questão que falas de uma maneira simples, sendo uma medida relativamente recente porque tinha o mesmo problema que tu. Se comprar um livro para ler, não pego noutro enquanto não ler esse. Se pegar num que já tenho, não compro nenhum enquanto não acabar esse.



Se eu fosse uma moça disciplinada.... mas sou uma diletante inveterada (invertebrada não), patologia que se tem vindo a agravar com a idade :roll: o que me leva tanto a ser incapaz de seguir essa disciplina, como a ter mil interesses e ser cada vez mais difícil ficar sossegada e concentrada a ler (e isto ando a lamentá-lo profundamente)
Mas continuo uma pecadora (modo semana santa on) - com livros estou sempre a cair em tentação :cry:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Literatura

Mensagempor pantufa » quinta mar 24, 2016 10:51 pm

Comecei a ler um conhecido ensaio sobre este senhor, que vou alternando com o The Complete Short Stories of Ernest Hemingway:
Imagem

so far so good.

xtr3me Escreveu:No meio disto tudo, posso dizer que tenho um novo amor: John Fante. Bukowski não exagera e a minha frustração é ter ignorado durante tanto tempo a escrita deste *senhor*. Tenho a certeza absoluta que vou andar feito maluco atrás de mais livros.


Li isso há uns anos. Já não me lembro de rigorosamente nada excepto de que gostei.
Última edição por pantufa em quinta mar 24, 2016 10:58 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Literatura

Mensagempor pantufa » quinta mar 24, 2016 10:55 pm


Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6839
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » sexta mar 25, 2016 12:38 am

pantufa Escreveu:Meanwhile, https://www.youtube.com/watch?v=JJ5CIsWBmik.



:lol: :lol: :lol:

Mas, a brincar a brincar, leva-nos a pensar: com facebooks, twitters, mil canais em competição acesa e uma sociedade pseudo-higienizada, esse homem, hoje, não iria longe. No matter his talent.
O qualquer-coisa-correto está mais encarniçado que nunca!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2062
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Literatura

Mensagempor xtr3me » sexta mar 25, 2016 2:41 pm

Hemingway ... O meu eterno preferido, sem dúvida nenhuma.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Literatura

Mensagempor pantufa » sexta mar 25, 2016 11:04 pm

xtr3me Escreveu:Hemingway ... O meu eterno preferido, sem dúvida nenhuma.


Gostei muito do As Neves do Kilimanjaro - edição Livros do Brasil. O conto que dá o nome ao livro e o "The Short Happy Life of Francis Macomber" são mesmo de mestre. "Os Invencíveis" está tão bem escrito que me deixou colado ao livro, e eu não gosto de touradas. "A Clean Well Litted Place" é curto mas certeiro. Hemingway sempre!

Sendo assim qual é que devo ler primeiro A Farewell to Arms ou For Whom the Bell Tolls?

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6839
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » sábado mar 26, 2016 10:06 am

Brunhu Escreveu:
invocator Escreveu:A sinopse faz perceber que não...

Acabei de o encomendar na fnac por 6,75€ :D

Também o comprei há uns anos por um preço parecido.
Depois deixa opinião na tópico da literatura.


Bem, a propósito daquele, isto...
Anexos
12910384_10205984538588395_719911318_n.jpg
12910384_10205984538588395_719911318_n.jpg (253 KiB) Visto 7077 vezes
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2062
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Literatura

Mensagempor xtr3me » sábado mar 26, 2016 12:19 pm

pantufa Escreveu:Sendo assim qual é que devo ler primeiro A Farewell to Arms ou For Whom the Bell Tolls?


The Sun Also Rises? :D

É difícil escolher entre duas das suas maiores obras mas eu diria o For Whom the Bell Tolls. Embora o seu retrato do ambiente de guerra no Farewell to Arms seja genial, acho o For Whom... Mais abrangente, completo e complexo.

Mas qualquer um é obrigatório. O Mestre nunca engana.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Literatura

Mensagempor pantufa » sábado mar 26, 2016 1:06 pm

O The Sun Also Rises já li! :D
"To hell with women, anyway. To hell with you, Brett Ashley."


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes