Kyuss - "Welcome to Sky Valley" (28 jun. 1994)

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Leoberto
Participante
Mensagens: 18
Registado: quinta jun 11, 2020 11:24 am
Localização: Porto
Contacto:

Kyuss - "Welcome to Sky Valley" (28 jun. 1994)

Mensagempor Leoberto » quinta jun 11, 2020 3:44 pm

Bem, creio que não cabe à mim dizer aqui o quanto o Kyuss influenciou, de forma direta e extremamente positiva, o desenvolvimento do Stoner Metal/Rock a partir deste álbum magnífico que, ao meu ver, trata-se do primeiro "casamento" do Desert Rock com o mencionado Stoner moderno.

01 - Gardenia

Já nesta primeira faixa do álbum, vemos os clássicos riffs de repetição característicos do Stoner, onde a banda mostra claramente que sabe criar momentos de tensão como também sabe aliviá-la conforme a música se desenvolve, criando assim uma atmosfera quase "hipnótica" que, juntamente aos vocais cheios de drive de Garcia, prendem o ouvinte por completo.
Ouve-se as linhas de baixo muito fortes na track, proporcionando o peso necessário à música, e a bateria explosiva presente em cada nota é absolutamente incrível.

02 - Asteroid

Esta faixa instrumental, ao meu ver, foi muito bem escolhida para dar seguimento à anterior, visto que também, já de início, cria uma atmosfera sombria e emerge inesperadamente em uma poderosa sonoridade com riffs "épicos" que possuem uma característica interessante de serem seguidos, em certos momentos, por todos os instrumentos de forma igual, na mesma linha.
Os efeitos de pedal escolhidos por Homme também encaixaram-se perfeitamente à track, trazendo muito da influência psicodélica do Desert Rock.

03 - Supa Scoopa and Mighty Scoop

Atenção especial nesta faixa, pois ela contém, na minha opinião, riffs completamente influenciados pelo Sabbath, bem como a própria distorção da guitarra lembra muito os primeiros álbuns dos ingleses.
Além disto, esta música é bastante complexa, com basicamente 4 variações, até mesmo bastante progressiva, com espaços de completo silêncio e explosão.
A voz de Garcia é bem explorada nesta faixa, mais do que todas as outras músicas do grupo, demonstrando grande versatilidade por parte do vocalista e sua capacidade de utilizar os drives e voz limpa com excelência. Interessante, para quem analisa a técnica vocal, que a voz de cabeça predomina nessa música, e que o uso do "power scream" e dos vibratos e torna evidente em cada nota aguda ou fim de frase.

04 - 100 Degrees

Direcionando o álbum numa pegada parecida com as faixas anteriores, esta música é de curta duração (apenas 2:36), e segue a linha explosiva da banda. No meio da track a música fica mais "swingada" e lembra uma espécie de Rock n' Roll tradicional.
Por fim, inesperadamente e, ao meu ver, no momento certo, a música simplesmente chega ao seu fim, deixando uma sensação de "situação não resolvida" ou mesmo de continuidade para a próxima faixa.

05 - Space Cadet

Esta track é o símbolo de um Stoner Psicodélico forte que influenciou, indubitavelmente, bandas como Stoned Jesus e Weedpecker a realizar os trabalhos que realizam hoje em dia em seus mais recentes álbuns.
Inicia-se a música com um riff acústico, também ainda seguindo a afinação "padrão" dropada em Dó, o que ajuda na sustentação do peso do álbum, e segue com um andamento calmo, característico da psicodelia desejada.
Os efeitos utilizados por Garcia no pedal de voz são interessantes ao passo que deixam a voz "por trás" do principal, que é o riff repetitivo e também hipnótico.
Particularmente, sou completamente apaixonado por esta música que influenciou muitas das minhas composições da banda que hoje participo.

06 - Demon Cleaner

A faixa traz uma linha de bateria muito bem trabalhada, tornando-se cada vez mais forte e cheia conforme a track se desenvolve.
O riff utilizado por Homme também traz uma noção de repetitividade já reproduzida anteriormente. O baixo apresenta a distorção perfeita, ao meu ver, como baixista, e foi lindamente construída por Reeder, com notas dissonantes e que proporcionam uma atmosfera calma, juntamente à voz de Garcia, que segue o mesmo caminho.

07 - Odyssey

Esta música segue o estilo Stoner Metal, ao menos em nível instrumental, e também demonstra a grande versatilidade e perfeccionismo procurados por Garcia, utilizando muito bem os drives novamente voltados ao "power scream" e com enorme potência.
Nos moldes das músicas anteriores, também tem um momento de "calma em meio ao caos" e proporciona ao ouvinte uma mistura de sentimentos.

08 - Conan Troutman

Da mesma forma que a faixa anterior, esta se inicia com um riff potente puxado para o Metal, com linhas de bateria insanas e complexas usadas por Bjork e complementadas por toda a banda, dando um ar de tensão pura.
Esta música também se torna estranhamente curta, com apenas 2:12, mas servindo em cada segundo aquilo de mais "agressivo" que pode ser procurado pelos fãs de Kyuss.

09 - N.O.

Esta faixa possui um dos riffs que mais gosto, ao menos neste álbum, com variações interessantes que fazem da música uma verdadeira obra de arte.
Possui certa semelhança com a figura musical da primeira música do álbum, Gardenia.

10 - Whitewater

Já chegando ao fim do álbum, esta penúltima faixa é uma potente variante de Desert/Stoner Metal, apresentando a voz de Garcia novamente com a característica "afastada", ao menos de início, e com uma linha de bateria incrível, especialmente pensada para dar seguimento ao que se reproduz nas cordas.
Nos mesmos moldes das faixas anteriores, no meio da música, que é bastante longa (8:58), a música se torna calma e dá uma sensação de que algo potente está por vir, quando na verdade apenas um breve e simples solo é feito por Homme, direcionando o restante da track para uma espécie de jazz (caracterizado pelo uso constante dos pratos por Bjork).
Há uma "hidden track" estranhamente colocada pela banda nos últimos minutos, onde as vozes dos membros se juntam para uma cantoria alegre, com uma letra cômica, acompanhada por um teclado, que leva para a próxima música.

11 - Lick Doo

Esta é a faixa que dá encerramento ao álbum e que é bastante inesperada, mas que com certeza fez os fãs de Kyuss rirem, não somente pela música em si, mas por todo o contexto desta, que lembra um Rockabilly "badalhoco".

--------------------------------------------------------

Esta foi minha impressão do álbum, que trouxe faixas pesadas, calmas, surpreendentes e, no fim, cômicas.
Se houvesse uma forma de avaliar o álbum em uma pontuação 0 a 10, optaria pela nota 9, levando em consideração todas as impressões que descrevo acima.

Um abraço à todos! Stay Heavy :headbanger:

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes