O Escreveu:Blunder, um conselho que te posso dar (vale o que vale) é explorares primeiro as bandas da segunda vaga. Cenas dos finais dos 80's e 90's em geral. Aconselho-te a explorar bandas da Alemanha, Noruega, Polónia, Grécia, República Checa, França dos anos 90... (e porque não até algumas coisas da América do Sul?) se "escavares" bem, que nem é preciso muito encontrarás coisas boas. Apesar de serem bem conhecidas algumas bandas, há outras que sendo igualmente boas acabaram por ser um bocado eclipsadas por outras bandas... já aconteceu com outros estilos musicais no passado.
Estou certo de que haverá aqui pessoal a gostar disto, mas apesar dos anos que esta banda já carrega, não deixam de continuar a ser under-rated e parece-me que se alguém os trouxesse cá (nem sei se dão concertos) não teriam assim tanta gente a vê-los... mas eles andem aí... e há pessoal que gosta.
(... e esta é das melhores músicas deles)
Necromantia já não me é desconhecida. Já tive a oportunidade de ouvir o "Scarlet Evil Witching Black".
Em relação ao teu conselho, eu já fui ouvindo coisas da 2ª vaga, mas as mais conhecidas claro. Até agora bandas de BM já ouvi isto:
Burzum
Mayhem
Alcest
Aura Noir
Blut Aus Nord
Darkthrone
Immortal
Satyricon
Carpathian Forest
Drudkh
Emperor
Nargaroth