Álbum do mês - 2025

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Re: Álbum do mês - 2025

Mensagempor Brunhu » sexta set 05, 2025 9:29 am

Blackadder Escreveu:
Brunhu Escreveu:Aqui há uns anos adorava andar a descobrir coisas novas e a explorar bandas que ia descobrindo, mas agora, quando o faço, acabo por achar que soa a tudo a mais do mesmo.

Eu sinto um bocado isso; e também porque sinto a minha cabeça muito mais esgotada que há uns anos, acabo por só ouvir os nomes maiores (ou que para mim são maiores) de determinado sub-género. Se quero ouvir algo nas vizinhanças do post-metal instrumental/stoner doom/whatever, fico servido com Pelican e Bongripper, não preciso de acompanhar as 3456789 cópias.

Mesmo sentimento por aqui. A cabeça e falta de paciência faz com que cada menos procures coisas novas e acabo por ir procurar o que já conheço.
Outro comportamento que passei a ter foi o de escolher uma álbum para ouvir no Spotify e depois ficar o resto do tempo a ouvir o que o Spotify vai pondo aletoriamente. Dá para descobrir umas coisa engraçadas, mas também se ouve muita merda.

O giro é depois ver no balanço anual aparecerem músicas quem nem conheço como as mais ouvidas.

A minha desorganização tem sido tal, que chego ao fim do ano e não consigo sequer saber o que ouvi de novo para poder fazer o Top do ano.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta set 05, 2025 9:49 am

Este ano com uma ou outra excepção, tenho, de forma não propositada, estado a (re)descobrir os "quase clássicos".
Muito à conta do excelente poçocast.

A época áurea do metal foram mesmo os 80 e 90, não há volta a dar, e isto não é estar a ser boomer. Hoje há-de ser a época áurea de outra coisa qualquer, e assim sucessivamente. A maior parte das bandas tinha o seu próprio som, personalidade e eram destacáveis das outras, mesmo que estivessem "presas" a um estilo que obviamente não estava tão expandido como está hoje (e bem).

Este tópico serve-me para ir ouvindo o que vão ouvido (obrigado a quem participa), mas no meu caso mesmo que vá ouvindo o que vai saindo das bandas que já conheço, já não tenho disposição para ouvir n álbuns novos todos os meses.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » sexta set 05, 2025 10:01 am

Brunhu Escreveu:Outro comportamento que passei a ter foi o de escolher uma álbum para ouvir no Spotify e depois ficar o resto do tempo a ouvir o que o Spotify vai pondo aletoriamente.

Epá, isso não faço. Eu gosto de ter um fio condutor nas minhas explorações. Se quiser ouvir em piloto automático, tenho uma playlist com 3K+ faixas que ponho a dar em aleatório, ou playlists mais temáticas.

Mas ultimamente, se não me apetece mesmo ouvir música, opto por estar em silêncio — se estiver a trabalhar em casa —, ou ponho um podcast. E sinto que esse comportamento — e o mesmo quando vou na rua, a passear o cão, conduzir, etc… — tem feito com que quando depois ouço música o faça com mais atenção, vontade, prazer — aproveito e sabe-me melhor.

PS: Neste momento, tenho de estar a ouvir qualquer coisa alto, porque mesmo com inears, consigo ouvir as outras 4 caturras que estão no escritório a palrar. Só me apetece mandar-lhes com uma cadeira aos cornos.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta set 05, 2025 10:46 am

aetheria Escreveu:Fui lá à uns bons anos

Só vim dizer que a Sra. Professora acabou de chumbar. :mrgreen:

De resto, a discussão está muito boa mas a minha cabeça neste momento não dá para mais.

Carry on.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sábado set 06, 2025 10:02 am

GoncaloBCunha Escreveu:
aetheria Escreveu:Fui lá à uns bons anos

Só vim dizer que a Sra. Professora acabou de chumbar. :mrgreen:

De resto, a discussão está muito boa mas a minha cabeça neste momento não dá para mais.

Carry on.

Tens toda a razão :oops: shame on me! e corrijo eu tantas vezes esse erro (aos alunos, claro). Enfim, não sei o que se passou :| :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado set 06, 2025 12:10 pm

aetheria Escreveu:Tens toda a razão :oops: shame on me! e corrijo eu tantas vezes esse erro (aos alunos, claro). Enfim, não sei o que se passou :| :cheers:

Deixa estar que eu às vezes também mando cada calinada, que até me assusto. Ainda ontem, estava a rever o tópico de The Young Gods e tinha lá uma que...jazus!

E há dúvidas que vieram com a idade. Coisas que há uns anos não tinha qualquer dúvida como se escreviam e agora fico ali a patinar um bocado, tendo, por vezes, de recorrer ao Google. :|

:cheers:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado set 06, 2025 12:17 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
E há dúvidas que vieram com a idade. Coisas que há uns anos não tinha qualquer dúvida como se escreviam e agora fico ali a patinar um bocado, tendo, por vezes, de recorrer ao Google. :|

:cheers:

E não é? sabes que isso me preocupa, apesar de não dramatizar, porque tenho responsabilidades acrescidas (além do amor à correção linguística)? já me tenho apercebido, ao reler, de calinadas dessas, que nem sequer percebo como as dou (e mais comuns no telemóvel). E também já me aconteceu de haver palavras, que conheço perfeitamente e já escrevi mil vezes, e numa fração de segundos não sei como se escrevem. Duvido, hesito :roll: o historial de três tios diretos com Alzheimer também não é tranquilizador...
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado set 06, 2025 12:43 pm

aetheria Escreveu:o historial de três tios diretos com Alzheimer também não é tranquilizador...

Vamos apontar que é apenas uma questão de, devido à nossa provecta idade, termos a memória quase cheia! :mrgreen:

Ainda ontem, estava a ter uma conversa sobre séries e cinema com um colega de trabalho bem mais novo do que eu. E ele referiu que eu sabia o nome dos actores todos. Só que eram actores do passado. Porque os de hoje, tirando a Sydney Sweeney, não sei de mais nenhum! :P

Mas também me preocupa q.b. muitas vezes ir fazer qualquer coisa e, no segundo a seguir, já não me lembrar do que queria fazer. Que eu saiba, não há histórico de doenças degenerativas na minha família. Aliás, os meus pais estão bem melhor do que eu, felizmente.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sábado set 06, 2025 12:59 pm

Eu não tenho histórico de doenças mentais na minha família também, embora haja alguns atrasados mentais, mas isso é outra questão, e também às vezes já sinto dificuldade em lembrar certas coisas. Por vezes também estou a fazer algo, tenho que interromper e esqueço o que estava a fazer, e lembrar de um nome seja do que for, às vezes tenho que estar ali a remoer um pouco. Já estive a ler um pouco sobre isso, e pode ser um sintoma de cansaço, praticamente 4 anos sem férias não ajuda.
Um exercício que faço e que me foi dito uma vez por um conhecido é não pegar logo no telemóvel e ir pesquisar ao Google, ficar a pensar e fazer exercícios de memória até chegar ao nome do que quer que seja, em que estava a pensar mas não me ocorria.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado set 06, 2025 1:18 pm

Eu já desisti de "tentar lembrar"... sinto mesmo a sensação de vazio e apagamento. Se fico a pensar muito só me enervo.
Nomes, então, é terrível... não lembro. Conheço realizadores, atores, cantores, mas reconheço visualmente, depois dizer quem é quem... e com pessoas "próximas" também. Tirando os amigos amigos, o resto... está bom está. Mas esse traço sempre me acompanhou (agora só agravou), desde miúda que a minha mãe se irritava comigo porque me davam recados, eu sabia quem era a pessoa, mas nunca sabia dizer quem era, nem nome, nem relações familiares... nunca servi para cusca :lol: aliás, as minhas amigas falavam/falam de nomes que eu conheço, mas não ligo os nomes às caras :roll: :lol:

Ora... o tema do tópico é mesmo qual?!?! 8)

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sábado set 06, 2025 2:50 pm

Eu chego a ficar a remoer dias com uma coisa, e de repente estou a lavar a louça e faz-se luz.
Mas acontece-me com tudo, nomes de pessoas, artistas, bandas, editoras, até restaurantes, cidades, países etc.
As vezes dava jeito jogar mais ao jogo das cidades e países entre amigos.
Até com samples de filmes que estão em musicas e depois fico a pensar de onde conheço aquilo, a riffs, há dias por exemplo estava a ver uma série em que no fim de um episódio aparecia um riffs mascarado de uma música que já ouvi milhentas vezes e estava a ser difícil chegar lá , até que fez-se o Chocapic.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sábado set 06, 2025 8:17 pm

Tão bom saber que não sou o único!!

Eu ando uma miséria a escrever e cada vez que leio algo meu, até ponho as mãos à cabeça. Sinto que, estou a saber deixar de saber escrever, muito por causa das palavras do texto automático, pois por vezes nem me preocupo em escrever bem porque sei que o telemóvel chega lá e recomenda a palavra certa, e até tenho o corretor automático desativado para não ser ainda pior.

Relativamente ao nomes, sempre fui uma vergonha. Não consigo fixar um nome, e datas então, é para esquecer, o que era/é maravilhoso para história. No entanto, sou capaz de me cruzar com uma pessoa hoje, daqui por 10 anos voltar a cruzar-me com essa pessoa e, em regra, conseguir identificá-la e saber onde a vi antes.

Também me apercebi que não decorar nomes é muito mau em fases de engate...

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » sábado set 06, 2025 9:24 pm

Eu agora tenho o hábito de pedir ao Gemini para escrever as mensagens e os emails que envio e honestamente acho que já nem sei estruturar um texto como deve ser. Ainda por cima agora o teclado Gboard do telemóvel tem ajuda AI na escrita...

É fantástico mas acho que estou a ficar mais burro... Ou menos astuto.

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » segunda set 08, 2025 8:39 am

Creio que esses lapsos são em parte naturais, em parte devidos ao estilo de vida que levamos nos dias que correm.

Acho que o stress, o telemóvel e o multitasking deram cabo da nossa capacidade de concentração. E mais importante, de nos concentrar-nos numa coisa de cada vez. E, também, a menos que façamos por isso, estamos cada vez mais sedentários, o que não faz bem ao cérebro.

Eu noto que se ando um bocadinho mais cansado, ou se durmo pouco ou mal, a qualidade das mensagens no telemóvel sofre logo, e, como referiram, deixo de saber escrever palavras que sei perfeitamente como se escrevem. Uma que me acontece muito é escrever palavras como as digo — e eu digo muitas palavras mal. Não chego ao ponto de escrever "restórante", mas às vezes é quase.

É uma luta, mas se tiver uns dias a cortar ou reduzir nas redes sociais, nos chats de whatsapp, e até mesmo a não andar de phones na rua (excepto quando tem mesmo de ser para não dar um tiro nos cornos com as conversas das pessoas), noto uma grande diferença. Voltar a sentir tédio, i.e. estar numa esplanada sozinho ou à espera de alguém e não puxar do telemóvel, nem de um livro sequer, num transporte público, etc. é uma experiência em si mesma. Quando tive noção disso foi um bocado aterrador. Como se tivesse uma parte de mim tivesse a dormir estes anos todos (e assim continua a maior parte do tempo, não estou dizer que faço estas coisas o tempo todo, mas vou tentando).

Não estou a ter dizer para virarmos todos amish, mas creio que ter esta consciência e tentar equilibrar a coisa pode ajudar.

E digo o mesmo para ver 300 mil séries e filmes por ano. Mais vale ver menos, e com mais intenção, do que estar só a olhar para a TV por olhar — é McDonalds para a cabeça —, e dar algum descanso à cabeça e deixar espaço para a contemplação. Arranjar um hobbie mais manual: carpintaria, tocar um instrumento, jardinagem, tricot, caminhadas, qualquer coisa…

Conheço muita gente que não suporta a ideia de estar 5 minutos sozinha com os seus pensamentos, mas creio que isso é muito importante para o cérebro fazer as suas limpezas e arrumações.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » segunda set 08, 2025 10:00 am

Blackadder Escreveu:Voltar a sentir tédio, i.e. estar numa esplanada sozinho ou à espera de alguém e não puxar do telemóvel, nem de um livro sequer, num transporte público, etc. é uma experiência em si mesma. Quando tive noção disso foi um bocado aterrador. Como se tivesse uma parte de mim tivesse a dormir estes anos todos (e assim continua a maior parte do tempo, não estou dizer que faço estas coisas o tempo todo, mas vou tentando).

Imagem
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes