Política - Discute/Opina

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Política - Discute/Opina

Mensagempor Psychoneurosis » sexta set 12, 2025 5:29 pm

Tudo de bom para o teu miúdo Liwyatan, é um exame de rotina?
Tive 10 dias em minha um casal de amigos com dois miúdos, um deles é autista, tem 15 anos e a coisa não é fácil.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Soares29
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2020 1:28 pm
Contacto:

Mensagempor Soares29 » sexta set 12, 2025 6:11 pm

Força Liwyatan :metal:

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » sexta set 12, 2025 6:31 pm

Psychoneurosis Escreveu:Tudo de bom para o teu miúdo Liwyatan, é um exame de rotina?
Tive 10 dias em minha um casal de amigos com dois miúdos, um deles é autista, tem 15 anos e a coisa não é fácil.

Ele tem um sopro cardíaco que tem de ser monitorizado porque a mãe e a restante família materna têm histórico de problemas cardíacos. Não pode fazer desporto nem tomar alguns medicamentos que possam alterar os bpm e causar arritmia, como por exemplo ventilan. O que é chato porque é asmático como eu.

Ele felizmente não tem um nível muito elevado de autismo, mas não socializa e tem crises. Depois de escrever o meu texto ele foi fazer um ECG e teve uma crise devido às espátulas que tinha de pôr nos pulsos 3 e calcanhares. No caso dele a crise é bater na própria cabeça e gritar. Felizmente não acontece com muita frequência, mas contenção física tende a piorar a situação.

Por outro lado, fala inglês e já sabe ler e escrever.

Obrigado!

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta set 12, 2025 6:55 pm

Força para o teu miúdo, Liwyatan! :metal:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » sexta set 12, 2025 10:38 pm

Spoiler: Mostrar
Liwyatan Escreveu:Demorei algum tempo a responder aqui porque não encontrava as palavras certas e a indignação pelo que tenho visto tem-me deixado muitas vezes sem voz.

Os meus sentimentos em relação ao espectro político atual são uma reflexão da polarização que hoje domina. Nunca consegui ver o mundo, e muito menos as pessoas, divididos entre uma “equipa boa” e uma “equipa má”. Essa visão simplista sempre me causou um conflito interno, porque sei que não é assim que a realidade funciona. Nos últimos tempos tenho-me sentido perdido quanto às “respostas certas” e, em muitas ocasiões, errei nos meus primeiros julgamentos ao ouvir debates ou ao ler notícias, ou simplesmente a ver pessoas na rua. Reconheço que a autorreflexão tem faltado no nosso tempo e eu não sou exceção.

Já disse frases horríveis, de que hoje me arrependo, como por exemplo que “os emigrantes só vêm violar as mulheres europeias”, que “se deviam largar bombas nucleares em países islâmicos”, que “se devia cortar apoios sociais a quem não precisa”, ou que “não devia haver nada de borla” (algumas versões destas coisas já as escrevi por aqui, sei disso). Digo-o sem orgulho e com imensa vergonha, porque percebo agora que a vida não é preto e branco. Não sou melhor do que ninguém. Ao refletir, só consigo ver as coisas através da minha própria experiência, como filho de um emigrante, como homem que já bebeu água para enganar a fome, como pai.

Posso discordar de pessoas, de leis, de apoios sociais, ou condenar crimes e barbaridades cometidas em qualquer parte do mundo. Mas cheguei à conclusão de que acima de tudo sinto empatia. Não consigo aplaudir a morte de ninguém, seja com um drone numa guerra, esfaqueada num autocarro, ou num assassinato numa universidade.

Se concordei com algumas coisas que Charlie Kirk dizia? Sim. Mas discordo da esmagadora maioria. E acredito que o grande bloqueio dele foi exactamente onde eu próprio já estive: na incapacidade de empatizar. Fiquei triste pela sua família, pelos filhos, pelo país e pela maioria da população, porque este episódio mostra como a intolerância cresce cada vez mais, enquanto a empatia se torna rara. É fácil empatizar com quem partilha das nossas opiniões, mas o verdadeiro desafio está em empatizar com quem discorda de nós.

Estamos a caminhar para um lugar onde deixamos de ser humanos para nos tornarmos apenas animais. E eu sei que também tenho culpa nisso. Todos os dias digo ou faço coisas que contrariam aquilo em que acredito e aquilo que aqui prego. Mas arrependo-me, mudo de opinião, peço desculpa, e tento ser melhor no dia seguinte.

Talvez isto não faça grande sentido, mas escrevo-o enquanto espero, no hospital de Vila Franca de Xira, que chamem o meu filho de 6 anos, autista, para a consulta de cardiologia com um médico chadiano, emigrante (que o segue desde os 6 meses). Uma consulta gratuita, paga pelo Estado, possível apenas porque todos nós, independentemente da origem, contribuímos.

Se há algo que quero que transpareçano que escrevi, é que não sinto ódio e acho que ninguém devia sentir. Acredito que a dor ou a desgraça de alguém não deviam nunca ser motivo de celebração, mesmo quando se trata de pessoas com quem discordamos.

Texto muito humano, gostei de ler. Boa sorte :wink:
"..too old for this shit.."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » sexta set 12, 2025 10:41 pm

https://www.publico.pt/2025/09/11/politica/noticia/chega-recrutar-futuros-votantes-2146881

Isto é verdadeiramente assustador, e explica muito bem de onde vem a politização dos jovens e o poder das redes sociais que temos vindo a discutir.
"..too old for this shit.."

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » sábado set 13, 2025 12:46 pm

As melhoras para o cachopo. :metal:

Sei que já venho atrasado à conversa, mas ainda sobre o sucedido, tem sido divertido ver malta a desenterrar twitts de figuras do meio político (seja com posições políticas ou comentadores, ou whatever) que pedem respeito pela familia, ou preces nesta situação concreta, versus outras situações (George Floyd, ataque ao Capitolio, Gaza, a morte de uma congressista democrática, etc) para demonstrar a completa hipocrisia e falta de vergonha desta malta.
Algumas figuras nacionais também (a flotilha onde vai a Mortágua é um exemplo recente da estupidificação dos comentários destas figuras). Parece que a liberdade de expressão só pode cair para um dos lados.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » sábado set 13, 2025 12:48 pm

Não sei se é possível, já que nem sei se os admins deste tasco ainda por cá andam, mas criar uma função para gostar de um post, como se vê noutros fóruns, seria um caso a pensar na sua implementação.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » domingo set 14, 2025 10:53 am

Kustu Rica Escreveu:Não sei se é possível, já que nem sei se os admins deste tasco ainda por cá andam, mas criar uma função para gostar de um post, como se vê noutros fóruns, seria um caso a pensar na sua implementação.

Não sou grande fã da ideia.
Sem essa opção o pessoal vê-se "obrigado" a escrever qualquer coisa se tiver vontade de se manifestar.

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes