Necrologia
- aetheria
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Re: Necrologia
Falaram de Lobo Antunes e Saramago, um que merecia o Nobel, outro que o ganhou.
Não os posso comparar, pois o Lobo Antunes tem sido (shame on me) um eterno adiado. Li crónicas e entrevistas esparsas, gosto da sua escrita, mas apesar de ter sete livros dele na estante, tem sido sempre adiado. Já do Saramago posso falar (mesmo não tendo ainda lido todos os livros que já tenho dele), mas já li vários e, pelos ossos do ofício, há dois livros que têm sido repetidas vezes lido. E, para mim, não é de todo sobrevalorizado. Pode ou não gostar-se, mas de facto era uma homem de um talento superlativo na escrita e na capacidade de contar uma história, além de a documentar com rigor. São anos a fio a trabalhar o Memorial, por exemplo, e não me cansa nunca. A todo o momento encontro detalhes, pois a exegese vai mais a fundo, quando a obra já é conhecida (é como vermos um filme uma e outra vez, há tantas nuances de que nos apercebemos, que nos escaparam numa primeira abordagem). Esse é o calibre das grandes obras, de qualquer tipo.
Já li outros premiados e achei-os longe da riqueza do Saramago. Do Lobo Antunes, claro, não posso falar, por não conhecer bem a obra, mas acredito bem, pelo que conheço, e pela capacidade que os seus livros sempre tiveram de mover as pessoas, que também teria estofo de Nobel.
Não os posso comparar, pois o Lobo Antunes tem sido (shame on me) um eterno adiado. Li crónicas e entrevistas esparsas, gosto da sua escrita, mas apesar de ter sete livros dele na estante, tem sido sempre adiado. Já do Saramago posso falar (mesmo não tendo ainda lido todos os livros que já tenho dele), mas já li vários e, pelos ossos do ofício, há dois livros que têm sido repetidas vezes lido. E, para mim, não é de todo sobrevalorizado. Pode ou não gostar-se, mas de facto era uma homem de um talento superlativo na escrita e na capacidade de contar uma história, além de a documentar com rigor. São anos a fio a trabalhar o Memorial, por exemplo, e não me cansa nunca. A todo o momento encontro detalhes, pois a exegese vai mais a fundo, quando a obra já é conhecida (é como vermos um filme uma e outra vez, há tantas nuances de que nos apercebemos, que nos escaparam numa primeira abordagem). Esse é o calibre das grandes obras, de qualquer tipo.
Já li outros premiados e achei-os longe da riqueza do Saramago. Do Lobo Antunes, claro, não posso falar, por não conhecer bem a obra, mas acredito bem, pelo que conheço, e pela capacidade que os seus livros sempre tiveram de mover as pessoas, que também teria estofo de Nobel.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka
- Blackadder
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am
Falando nos Nobel, li as primeiras 70 e tal páginas do mais recente, o Krasznahorkai, que já andava há anos para ler, mas nunca mais reeditavam o raio do Tango de Satanás, e estava com receio de o inglês ser demasiado hardcore. Entretanto está mais ou menos em stand-by, mas apenas porque o quero saborear a solo, porque me parece mesmo muito bom, e especial, e estou a ler um outro que vai demorar muito, muito tempo, porque apesar de não ser difícil é muito denso, e demoro 5 vezes mais tempo em cada página do que num livro "normal", e são 700 páginas — mas estou a gostar mesmo muito —, curiosamente cheio de referências (mais que isso, quase-ensaios) a autores portugueses, dos modernistas do início do século, muito Pessoa, a Torga e, se não me falha a memória, Sá Carneiro — e ainda só li 30%.
Quanto ao Krasznahorkai, do que já deu para ver, é mais ou menos o que estava à espera, mas muito mais acessível do que julgava. Ainda é muito cedo, mas parece-me ter muita compaixão e ternura pelas personagens — mesmo pelos maus.
A respeito de Lobo Antunes, hoje peguei n'A Morte de Ivan Iliich, do Tolstói, visto que na conversa com o Steiner ambos concordaram que é um livrinho perfeito, e apesar de eu ter uma crítica a fazer (que na verdade é externa ao livro propriamente dito), estou inclinado a concordar. Muito acessível; lê-se em duas horas de screentime ou menos.
Quanto ao Krasznahorkai, do que já deu para ver, é mais ou menos o que estava à espera, mas muito mais acessível do que julgava. Ainda é muito cedo, mas parece-me ter muita compaixão e ternura pelas personagens — mesmo pelos maus.
A respeito de Lobo Antunes, hoje peguei n'A Morte de Ivan Iliich, do Tolstói, visto que na conversa com o Steiner ambos concordaram que é um livrinho perfeito, e apesar de eu ter uma crítica a fazer (que na verdade é externa ao livro propriamente dito), estou inclinado a concordar. Muito acessível; lê-se em duas horas de screentime ou menos.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.
- aetheria
- Ultra-Metálico(a)
Blackadder Escreveu: e estou a ler um outro que vai demorar muito, muito tempo, porque apesar de não ser difícil é muito denso, e demoro 5 vezes mais tempo em cada página do que num livro "normal", e são 700 páginas — mas estou a gostar mesmo muito —, curiosamente cheio de referências (mais que isso, quase-ensaios) a autores portugueses, dos modernistas do início do século, muito Pessoa, a Torga e, se não me falha a memória, Sá Carneiro — e ainda só li 30%.
Não percebi a que livro te referes.
Btw... gostas do Sá- Carneiro?
- Blackadder
- Metálico(a) Supremo(a)
aetheria Escreveu:Não percebi a que livro te referes.
Novel Explosives (só interessa lá para os 7min; por acaso este vídeo não é dos melhores dele, é confuso, mais que o livro; a conversa com o autor é muito mais interessante e o que me vendeu o livro — é uma cena assim pós-modernaça; pode não ser para toda a gente.
aetheria Escreveu:Btw... gostas do Sá- Carneiro?
Nunca li. Eu e a literatura portuguesa nunca fomos com a cara um do outro — mas tenho planos para mudar isso, ou pelo menos tentar.
Por outro lado, já li coisas de autores de língua portuguesa de que gostei, mas brasileiros ou das áfricas.
- aetheria
- Ultra-Metálico(a)
Blackadder Escreveu:
Nunca li. Eu e a literatura portuguesa nunca fomos com a cara um do outro — mas tenho planos para mudar isso, ou pelo menos tentar.
Por outro lado, já li coisas de autores de língua portuguesa de que gostei, mas brasileiros ou das áfricas.
Bom, tenho sempre muito pudor com estas coisas, mas já que estamos em ambiente "restrito", posso desafiar-te...
https://loja.incm.pt/products/livros-o-imaginario-sexual-na-obra-de-mario-de-sa-carneiro-1012482

- Psychoneurosis
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm
Silvino, ex guarda redes.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."
- GoncaloBCunha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Psychoneurosis Escreveu:Silvino, ex guarda redes.
RIP.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]
- Blackadder
- Metálico(a) Supremo(a)
aetheria Escreveu:Bom, tenho sempre muito pudor com estas coisas, mas já que estamos em ambiente "restrito", posso desafiar-te...![]()
https://loja.incm.pt/products/livros-o-imaginario-sexual-na-obra-de-mario-de-sa-carneiro-1012482
Thanks!

- GoncaloBCunha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
- Brunhu
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Quem diria que esse homem alguma vez morreria!
- Psychoneurosis
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm
Chuck Norris não morre, a morte fica Chuck Norris.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
- aetheria
- Ultra-Metálico(a)
Ou seja, estamos mesmo no fim dos tempos 
- Zyklon
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
- Contacto:
Epah é triste mas é a vida, o ator ficará para sempre como uma figura iconica para a nossa geração.
- aetheria
- Ultra-Metálico(a)
Bem, se o Keith Richards também morrer agora, estamos definitivamente perdidos!
- abyssum
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Das raras cenas em que o Chucky levou porrada, ele era mais de dar e não receber, mas aqui era o vilão. Duas lendas das artes marciais uma partiu cedo de mais e o outro recentemente. RIP
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes