Progressive Rock

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9188
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Progressive Rock

Mensagempor GoncaloBCunha » quarta dez 21, 2022 3:33 pm

De vez em quando fico obcecado por uma música. A eleita, neste momento, é Firth Of Fifth dos Genesis, do ábum Selling England By The Pound.
Toda a música é sublime, mas a sequência instrumental dos 3:16 aos 9:12 é do melhor que já se fez a nível de Prog Rock. O solo de guitarra (6:16 a 9:02)...bem, esse é capaz de ser mesmo um dos momentos mais inspirados de todo o movimento. E já paravam de cortar cebolas cada vez que oiço esta merda!
Só de imaginar que compuseram isto com 20 e poucos anos, é assombroso. Saber que produziram mais não sei quantos épicos deste calibre, é simplesmente surreal.

Frase polémica do dia: posso gostar muito de metal mas o Prog Rock 70ista estava noutro patamar!

Os tempos acima referem-se a esta versão do Steve Hacket + orquestra:


PS: estive a ler as 18 páginas deste tópico e não há uma alminha que refira os fantásticos Magma! :ninja: Esses ficam para outro post.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2066
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Progressive Rock

Mensagempor xtr3me » segunda dez 26, 2022 5:54 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
Frase polémica do dia: posso gostar muito de metal mas o Prog Rock 70ista estava noutro patamar!



Estou contigo :cheers:

As bandas referência dessa era, eram de uma criatividade e execução incrível. Floyd, Crimson, Tull, Genesis, Marillion, Yes, Camel ... e depois se começares a entrar pelas bandas italianas perdes-te outra vez. Premiata Forneria Marconi, Banco del Mutuo Soccorso, Museo Rosenback, Le Orme, Area, Il Rovescio Dell Midaglia. Sorry, name dropping.

Se quiseres uma referência moderna que me lembra muito da época áurea do prog rock, caso ainda não conheças: Anglagaard

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9188
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Progressive Rock

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta dez 29, 2022 7:55 pm

xtr3me Escreveu:
GoncaloBCunha Escreveu:
Frase polémica do dia: posso gostar muito de metal mas o Prog Rock 70ista estava noutro patamar!



Estou contigo :cheers:

As bandas referência dessa era, eram de uma criatividade e execução incrível. Floyd, Crimson, Tull, Genesis, Marillion, Yes, Camel ... e depois se começares a entrar pelas bandas italianas perdes-te outra vez. Premiata Forneria Marconi, Banco del Mutuo Soccorso, Museo Rosenback, Le Orme, Area, Il Rovescio Dell Midaglia. Sorry, name dropping.

Se quiseres uma referência moderna que me lembra muito da época áurea do prog rock, caso ainda não conheças: Anglagaard

O Prog Italiano conheço muito mal. Uma música solta aqui e ali de algumas dessas bandas. Talvez um dia mergulhe de cabeça nesse movimento.

Quanto a Anglagaard, estou farto de ver o nome deles referido por aí mas ainda não me deu para ir atrás.

Tempus fugit! :(
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2066
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Progressive Rock

Mensagempor xtr3me » segunda jan 02, 2023 12:58 pm

GoncaloBCunha Escreveu:O Prog Italiano conheço muito mal. Uma música solta aqui e ali de algumas dessas bandas. Talvez um dia mergulhe de cabeça nesse movimento.

Quanto a Anglagaard, estou farto de ver o nome deles referido por aí mas ainda não me deu para ir atrás.

Tempus fugit! :(


Quando tiveres algum tempo dá uma audição. Se não te quiseres meter já por caminhos italianos, ouve pelo menos Änglagård (para escrever de forma correcta). São 3 álbuns, mais 3 ao vivo pelo que também não uma é discografia super extensa ... e vale bem a pena. Tocam muito, mesmo.


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Selvagem e 79 visitantes