O álbum da minha vida....

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor ALVES134 » segunda mar 10, 2014 3:02 pm

Vooder Escreveu:Penso que a ideia do tópico é escolher 1 (um) album.
É engraçado o exercício de se colocarem vários discos e explicar a importância que tiveram, mas no fim escolher aquele 1(um).

Há por aí um tópico sobre discos preferidos :arrow:
... e o album da vida até pode nem ser o preferido não é?


Exactamente Vooder.

Não é o preferido, mas sim aquele que toca lá no fundo, aquele que faz parte de nós, aquele que é a banda sonora da nossa vida.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2181
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Localização: Serra D'El Rei/Caldas Da Rainha
Contacto:

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor joaonuno2009 » segunda mar 10, 2014 3:52 pm

Imagem
https://joaonvno2009.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9140
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda mar 10, 2014 4:35 pm

Tenho de resumir isto não a um, mas a 2 álbuns.

Imagem
O 1º por ser isso mesmo (o 1º) e muito mais; a quintessência dos álbuns ao vivo!

Era este escriba uma tenra criancinha quando, em 1976/77 ouviu numa k7 do irmão mais velho, uma gravação com excertos do "The Song Remains The Same", dos Zeppelin. A minha vida nunca mais seria a mesma! Não só, como disse, por ter sido aquele primeiro álbum que fez um imenso clique, mas também pela qualidade da música, que supera qualquer adjectivo que lhe queira aplicar. Penso que há tempos falei com o Luís da Analogic Order sobre o facto de, à semelhança do que se fazia na altura, ser um disco cheio de improvisos e devaneios relativamente às versões de estúdio.
Um exemplo disso será a Dazed And Confused, que em estúdio tem uns 5 minutos, e que aqui se atira para os 28, numa viagem em constante evolução. Os LZ no pico da sua criatividade e genialidade.


___________________________________________________________

O segundo, como já amplamente apregoei por aqui, é o álbum "Sol Niger Within", de Fredrik Thordendal's Special Defects.

Imagem

À altura, sendo o Destroy Erase Improve o meu álbum preferido, andava sedento de ouvir sons novos dos Meshuggah, que tardavam em chegar. Sem sequer conhecer o álbum (a internet não era o que é hoje) aceitei, como forma de pagamento de uma dívida, o CD, estando à espera de um álbum instrumental de masturbação técnica, à lá guitar-hero, tão em voga na altura. Quão enganado eu estava!
Dentro do universo da música extrema, continuo a achá-lo o disco mais progressivo e demente que já tive o prazer de escutar. Aliás, categorizá-lo e descrevê-lo acaba por ser um esforço inglório, tal a magnitude e brilhantismo desta obra.


:jam:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor xtr3me » terça mar 11, 2014 11:26 am

Muito complicado mesmo, no meio de tantos álbuns marcantes (quer pessoalmente, quer para a historia da música) escolher 1 álbum. A forma como a pergunta é feita, simplifica a coisa. Não é o melhor álbum de sempre é o álbum da MINHA vida.

E aí, não tenho dúvidas na eleição. Não é o melhor álbum de sempre, não tem uma produção espectacular, não tem grandes solos de guitarra nem sequer aquele virtuosismo técnico que costuma caracterizar o tipo de música que mais gosto de ouvir.

É um álbum da MINHA banda preferida (sabendo obviamente reconhecer que há bandas melhores, mais talentosas, com álbuns monstruosos mas que mesmo deixando-me de boca aberta nunca me causarão tantas sensações como estes gajos) porque sem estes eles o meu gosto musical seria claramente diferente. Porque foi quando os ouvi a primeira vez, muito miúdo e graças ao meu irmão mais velho, que comecei a interessar-me por música, a comprar cds, revistas, ver concertos e a ir atrás de uma série de sonoridades que acabaram por também moldar a minha personalidade. Porque me fizeram querer começar a desbundar na guitarra, dar uns toques na bateria, juntar-me numa garagem e divertir-me pra caralho a "fazer barulho".

É directo, sem pretensiosismos e sem querer ser o que não é. É rasgado e mexe comigo porque me traz uma série de recordações e me faz curtir como se fosse um miúdo. É o MEU álbum preferido e é o álbum da MINHA vida:

Imagem

Avatar do Utilizador
Indigente
Moderador
Mensagens: 2821
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Indigente » terça mar 11, 2014 11:57 am

Discordance Axis - The Inalienable Dreamless (o azul).

Imagem

Quem não conhecer e tiver interesse, pode ouvir aqui
Wine, women and song.

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Sassequece » terça mar 11, 2014 12:09 pm

Comecei a ouvir música desde muito novo por influência do meu pai e tio (Pink Floyd, Police, Queen e outros clássicos), mas foi no Natal de 1999 que dei o passo que marcou decisivamente o meu percurso musical enquanto ouvinte e, durante muito tempo, enquanto músico.
Comprei-o na antiga Roma Megastore do Bolhão sem nunca ter ouvido a banda, não fazendo a mínima ideia o que me esperava. Tinha alguns amigos mais velhos que já me andavam a "chatear" há algum tempo para ouvir a banda até que resolvi adquirir o último álbum que tinham lançado sem qualquer tipo de expectativas. "Ah e tal os tipos tocam pró mundial"! "O Petrucci isto e o Portnoy aquilo"... Nem tinha muito presente o que "progressivo" queria dizer...

O que se seguiu é difícil de explicar mas posso dizer que ao fim de 15 anos ainda sei cantarolar todas as músicas (incluindo solos :mrgreen: ) e tocar muitas partes de teclado que investi horas e horas a estudar.
Apesar de actualmente andar um pouco afastado das sonoridades mais progressivas este continua a ser o álbum que definiu tudo o que se seguiu:

Imagem

metal lover [RIP 2014/03/14]

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor metal lover [RIP 2014/03/14] » terça mar 11, 2014 2:30 pm

Sassequece Escreveu:Imagem


Um dos álbuns da minha vida também, sem dúvida...

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor pafg » terça mar 11, 2014 6:16 pm

Editado para melhor servir o propósito do tópico. :wink:

http://metalunderground.pt/viewtopic.php?f=2&t=44548&p=1436058#p1436058

Avatar do Utilizador
meninobesta
Administrador
Mensagens: 4143
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Localização: Lunar Sea

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor meninobesta » terça mar 11, 2014 11:21 pm

como é que chegaste lá?
god's business, witchfinding!

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Soulforged » terça mar 11, 2014 11:40 pm

Ainda não percebi como é que eu posso considerar um álbum como o álbum da minha vida e outro como o meu álbum favorito...

Antemortem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 350
Registado: quarta fev 20, 2008 12:57 am

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Antemortem » terça mar 11, 2014 11:53 pm

Certamente que ao longo da vida existem momentos distintos, em que achamos que o álbum da nossa vida é X e passados uns anos é Y, sem, no entanto, o anterior ser esquecido.

Portanto é uma decisão maioritariamente com influências mais presentes do que passadas, na minha opinião, até porque os gostos incontornavelmente variam, nem que seja ligeiramente.

Daí a necessidade de enumerarmos sempre meia dúzia.

Assim sendo, para mim é este:

Internal Bleeding - Voracious Contempt

Imagem

metal lover [RIP 2014/03/14]

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor metal lover [RIP 2014/03/14] » quarta mar 12, 2014 12:40 am

Dizes bem.

Para mim recente é este:


Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Count Raven » quarta mar 12, 2014 3:07 pm

pafg Escreveu:Editado para melhor servir o propósito do tópico. :wink:

http://metalunderground.pt/viewtopic.php?f=2&t=44548&p=1436058#p1436058


Curiosamente, destes gajos gosto de tudo, mas o Symphonaire Infernus (e principalmente a faixa título) é capaz de ser o expoente máximo quando se fala em doom.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 887
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Opuskulo » quarta mar 12, 2014 11:25 pm

Pergunta interessante, sem dúvida, mas de resposta estupidamente difícil!
Também partilho da opinião de que "o álbum da minha vida" não tem necessariamente de ser o melhor álbum que já ouvi...longe disso! Quando reflecti um pouco sobre o assunto, surgiram-me logo uma série de discos que considero fundamentais e que, de alguma forma, marcaram a minha vida e o meu crescimento como ouvinte, como apaixonado por música e, no fundo, como pessoa. Comecei por achar que seria impossível escolher apenas um dos milhares de discos que já me passaram pelos ouvidos ao longo dos últimos 22 anos (porra, tou a ficar velho..! :roll: ). No entanto, quando decido deixar de reflectir demasiado sobre o assunto e quando atiro para o ar o primeiro disco que instintivamente me vem à memória, ocorre-me de imediato este:

Imagem

Já ouvi muito disco melhor do que este, já ouvi músicos melhores do que estes, já há muito que ultrapassei a fase grunge e abracei outros géneros, outros horizontes, mas quando penso no primeiro disco que realmente me marcou e que ditou o início desta bela caminhada, o "Ten" surge no topo! Pelo facto de ter vivido in loco parte da efervescência do movimento de Seattle, pela honestidade que este disco transborda, pela inspiração e paixão que se sente nas letras, na voz, na música, pela forma descomprometida como surge, principalmente por se tratar da estreia da banda, pela forma como me marcou na adolescência, pelas centenas de vezes que rodou, pela forma como traz à tona grandes memórias e uma parte muito importante da minha vida, pela forma como consegue transportar-me para outros tempos, pela forma como, passados 22 anos da sua edição, ainda consegue transmitir-me algo muito especial e provocar arrepios, pelo facto de ter incorporado este disco na sua plenitude, posso afirmar que este é o álbum da minha vida!

Avatar do Utilizador
Jorgetime
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1934
Registado: quinta jul 02, 2009 4:42 pm
Localização: Amarante/Gaia

Re: O álbum da minha vida....

Mensagempor Jorgetime » quinta mar 13, 2014 12:12 am

Assim de repente:

Imagem
"Welcome to the transformation, Welcome to annihilation, Welcome to the man that wanted everything, but couldn't HAVE IT!"

É um álbum que simplesmente adoro do principio ao fim, que flui muito bem (embora já não goste tanto das faixas mais soft tipo Circle e Vermillion pt2) e que já conheço à muito tempo. Músicas como Opium of The People e The Nameless ainda não foram ultrapassadas na contagem no last.fm e aquela ultima música ainda hoje é das que me dá mais chills na espinha.

Outros:
Spoiler: Mostrar
O resto da discografia dos Slipknot
Fear Factory- Archetype
Fear Factory - Demanufacture
Glassjaw - Everything You Ever Wanted To Know About Silence
...


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes