Antifa vs Metal Extremo

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Zyklon » sexta abr 14, 2017 9:19 pm

Nos ultimos anos esta "organização" tem tido um papel cada vez mais digamos relevante no Underground e longe vão os tempos das ameaças ao Benton de Deicide por dizer que "curtia matar pequenos roedores com armas" ou as tentativas de cancelamento de concertos por ele se dizer satanista nos anos 90 entre outras cenas mais ou menos polémicas...ou das tentativas de intromissão nas associações sorridentes aos regimes de esquerda/direita por parte de alguns nomes do movimento Extremo nordico, porque na realidade e para quem viveu um pouco esses tempos a coisa ia um pouco mais além...digamos que tinha mais a ver com a propria humanidade que outra coisa, mas isso serão outros "ismos"...
Hoje em dia assiste-se a algo que roça a mais profundo wtf dentro de algo que para o bem ou para o mal devia estar mais que separado e aquela coisa chamada Antifa continua a implicar contra tudo e contra todos que não se assumem seguidores das suas "ideias", caindo no mesmo saco que se diverte (não encontro outro termo) a "combater".
Os constantes ataques a bandas supostamente de ideologia de direita continua a ser o principal leitmotiv e o combustivel para alimentar aqueles pregadores de moralidade, de festivais literalmente cancelados como o Messes Des Morts, o boicote de bandas com os Inquisition, Graveland á cabeça, ou até mesmo agora de bandas como Ultha e Woe que sempre se demarcaram do chamado NS vai de tudo um pouco...
Atualmente com o acesso a tudo o que se passa a coisa atinge niveis de parvoice e se a Musica Extrema sempre foi algo contra o sistema (seja ele qual for) onde o lado social, religioso, macabro, oculto, politico ou até romantico era usado de uma forma carismática hoje em dia parece que alguns apenas se interessam por impor algo ainda mais fascista que os proprios fascistas.
Podemos "culpar" os hipsters, as novas ordens mundiais ou até a Kim Kelly e os seus acolitos mas que raio, será que é assim tão dramatico ouvir Hate Forest e tirar prazer disso e a seguir pegar num album de sei lá de Ultha e fazer o mesmo?
Ou será que a estupidificação atual é tanta que acham que alguem por ouvir uma banda Extrema vai sair á rua e literalmente vai aplicar qualquer tipo de conceito lirico que tenha ouvido na hora anterior?
Recordo-me de alguma polémica que atingiu Corpus Christii no passado por cá (lá fora tambem aconteceu) e como a nossa cena continua ligeiramente atrasada ao que se faz lá fora (ainda continuamos no seculo do Thrashcore), talvez mais cedo ou mais tarde e com a crescente quantidade de bandas de BM seja uma questão de tempo para algo do genero acontecer, mesmo sendo um meio onde a palavra "friendly" atualmente está bem no alto e o pessoal ache mais piada a algumas coisas que propriamente se sinta va lá indignado..
Bem é isto creio que é um assunto que até deve ser interessante debater para sairmos um pouco do marasmo "do que estás a ouvir agora"..

Avatar do Utilizador
aBisMo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2719
Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm
Localização: N41.161763 | W8.583702

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor aBisMo » sábado abr 15, 2017 12:41 am

Estes sjw têm cada vez mais poder e influência. Veja-se a quantidade de concertos e até festivais cancelados pela sua manipulação social, especialmente nos EUA e Alemanha. Acho que acabaram por aparecer em Portugal mas sem força e expressão. (espero eu)
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos

Compra & Venda CD, Vinil, Tapes

Venda T-Shirt's & Longsleeves

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor aetheria » sábado abr 15, 2017 9:39 am

aBisMo Escreveu: Acho que acabaram por aparecer em Portugal mas sem força e expressão. (espero eu)


Ora era isto que eu gostaria de perceber... até que ponto anda a coisa cá na nação.
Habitualmente, por cá, as "extremidades" são curtas. Como a mim, o único extremo que me move é o musical, até prefiro assim.
Mas temo que, querendo trazer cá umas dessas bandas perseguidas (o que prova que, avanços tecnológicos à parte, o Homem nunca saiu da Idade Média, apenas se tornou mais cobarde e comodista), as organizações exteriores venham meter cá o bedelho...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor pafg » sábado abr 15, 2017 10:08 am

Acho que podemos ver isto de várias maneiras. Deixo duas. Uma (e a que da qual sou principal adepto) é que apesar de vivermos tempos em emerge esta cultura do attention seeking e de minorias (por enquanto) sjw que reivindicam toda e qualquer parvoíce que se possa imaginar, a música extrema (e qualquer outra forma de expressão menos politicamente correcta) encontrará sempre maneira de se expressar. Por isso, podem pedir cancelamento de concertos de Mayhem e Watain, fazer manifs à porta da casa dos Cannibal Corpse que isso não vai impedir que as pessoas se expressem da maneira que bem entenderem. Se se pensar bem nisto, acaba por ser um contrasenso apelar ao boicote de formas de expressão artística porque aparentemente são pouco dignificantes da certos grupos religiosos, étnicos e sexuais. Apela-se ao respeito mútuo, privando outros da sua liberdade de expressão... :roll:

Dentro do metal existe uma mentalidade similar. Lembro-me bem que estilos de vida dos Motley Crue e Mayhem eram atractivos precisamente por serem extremos, era isso que as tornava fascinantes e lhes conferia uma mitologia própria. Hoje em dia as bandas que são populares são as que fazem spam nas redes sociais (Sabaton) e as que se esforçam por cultivar uma imagem de "normalidade". Aparentemente é isto que o público hoje em dia procura, um metal "normal e seguro", fruto também do alargamento do metal a públicos mais vastos. Concordo com o que disse o vocalista dos Watain numa entrevista, que o metal deixou de ser representativo de um estilo de vida perigoso e extremo. Portanto também não me parece que estejamos perante algo que vem de fora, mas de algo que corrói o género por dentro.

Dito isto, é continuar a ir a concertos e não torrar a cabeça a pensar nestas coisas. :wink:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor aetheria » sábado abr 15, 2017 10:58 am

pafg Escreveu: Portanto também não me parece que estejamos perante algo que vem de fora, mas de algo que corrói o género por dentro.


Nesta frase incluíste duas linhas distintas: sim, há algo a corroer por dentro do género, sinal dos tempos e de tudo o que se vai esgotando com ele.
Mas também há algo que "vem de fora", fruto do escalar de fundamentalismos -julgo que é a isso que o Zyk se referia. nomeadamente, Antifa.

Dito isto, é continuar a ir a concertos e não torrar a cabeça a pensar nestas coisas. :wink:


No meu caso, não torro a cabeça, mas a questão é precisamente essa: gostaria de ir a concertos.
E digo-o porque ainda há uma semana uma pessoa, que tem sala de concertos e os promove, me confessou que gostaria muito de trazer a PT uma determinada banda, mas teme este tipo de movimentos...
Ou seja... a coisa não anda tão inócua quanto isso. :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor pafg » sábado abr 15, 2017 11:22 am

aetheria Escreveu:
pafg Escreveu: Portanto também não me parece que estejamos perante algo que vem de fora, mas de algo que corrói o género por dentro.


Nesta frase incluíste duas linhas distintas: sim, há algo a corroer por dentro do género, sinal dos tempos e de tudo o que se vai esgotando com ele.
Mas também há algo que "vem de fora", fruto do escalar de fundamentalismos -julgo que é a isso que o Zyk se referia. nomeadamente, Antifa.


Foi nesse sentido que comecei por dizer que podemos ter várias perpectivas sobre isto, seja por influência externa (ao qual me refiro na 1ª parte) ou por influência interna (2ª parte).

aetheria Escreveu:
pafg Escreveu: Dito isto, é continuar a ir a concertos e não torrar a cabeça a pensar nestas coisas. :wink:


No meu caso, não torro a cabeça, mas a questão é precisamente essa: gostaria de ir a concertos.
E digo-o porque ainda há uma semana uma pessoa, que tem sala de concertos e os promove, me confessou que gostaria muito de trazer a PT uma determinada banda, mas teme este tipo de movimentos...
Ou seja... a coisa não anda tão inócua quanto isso. :wink:


Acho que estes movimentos se alimentam da atenção que se lhes dá, e se esse promotor tem medo de trazer uma banda por medo de movimento x ou y, só lhes dá mais força. E na verdade, duvido que em Portugal esses movimentos tenham força suficiente para afectar a organização de um concerto de metal no Side B ou no RCA. Provavelmente passa-lhes ao lado.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Zyklon » sábado abr 15, 2017 11:28 am

Pafg, focaste uma coisa interessante na parte final, o lado "perigoso" do Metal vs a "normalidade" da coisa, realmente concordo um pouco com isso no sentido de hoje as coisas apelarem mais á feira de vaidades que a propriamente a algo que no passado era usado como que de uma especie de "educação" pessoal.
Curiosamente tambem concordo esse lado perigoso que falas mudou, se dantes eram as bandas que o usavam como um grito de guerra, fossem elas os Sepultura ou os Mayhem hoje em dia esse dominio vem de algo exterior e completamente idealizado não de forma musical mas de forma quase politica.
Tanto a Esquerda como a Direita se aproveitaram da musica/estilo musical para abrangerem de uma forma maior os seus objetivos.
É certo que sempre existiram bandas mais ou menos ligadas a isso como os Napalm Death ou bandas (e aqui vou usar o BM) que inicialmente se preocupavam em reativar um certo orgulho ancestral, mas que foi aproveitado para outros nacionalismos...e voltando ao passado para comparar a situação os tempos eram ainda mais complicados e extremos mas raramente situações deste tipo tomavam estas proporções...podem dizer "ok a culpa é da internet e da globalização", mas será que organizações como a Antifa creem mesmo que a Musica Extrema é assim tão gigante na forma como limpa a cabeça a meia duzia de metaleiros que ouçam um qualquer acorde de Nargaroth?
E depois existem situações completamente ridiculas como a acusação ao Nergal no ano passado depois da foto vestido de oficial das SS num filme onde participou, o cancelamento de ontem dos concertos de Ultha e Woe (bandas que curiosamente se assumem como anti NS) só porque iam/atuaram num cartaz que incluia Inquisition (banda que está a pagar pelo passado e que não é facil sair, curiosamente)...acho curioso é o facto desta organização ou quem faz parte dela se dizer apoiante de algumas bandas de USBM que se inspiram no lado ecologico/indio/ancestral norte americano mas que se o caso for de uma banda europeia é aplicado logo o rotulo de NS a quem faz exatamente o mesmo musicalmente.

Avatar do Utilizador
Jorgetime
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1934
Registado: quinta jul 02, 2009 4:42 pm
Localização: Amarante/Gaia

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Jorgetime » sábado abr 15, 2017 1:15 pm

Depende. Embora ache que cenas tipo NSBM são completamente ridículas e merecem todo o hate e boicotes que levam, também acho que parece muito fácil como estas organizações e movimentos metem tudo no mesmo saco. O que se passou com o Nergal é um daqueles exemplos completamente descabidos, e casos como o de Inquisition ou Peste Noire, já é daqueles em que bota tudo no mesmo saco só porque que estes admitem ter uma ideologia um pouco diferente ou terem um passado um pouco esquisito.

Triste como estas organizações têm poder para cancelar concertos só porque sim, e quando Cannibal Corpse ou Behemoth são detidos em países como a Rússia até aplaudem...

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Brunhu » sábado abr 15, 2017 3:16 pm

Quando o extremo é mais extremo que o extremismo, mas acha que é muita liberal! :D

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor aetheria » sábado abr 15, 2017 6:15 pm

Zyklon Escreveu:Pafg, focaste uma coisa interessante na parte final, o lado "perigoso" do Metal vs a "normalidade" da coisa (...) Curiosamente tambem concordo esse lado perigoso que falas mudou, se dantes eram as bandas que o usavam como um grito de guerra, fossem elas os Sepultura ou os Mayhem hoje em dia esse dominio vem de algo exterior e completamente idealizado não de forma musical mas de forma quase politica.


Essa mudança é inevitável e faz parte da própria condição da história do homem. Qual movimento, quando nasce, fá-lo em oposição ao que existe, particularmente, ao "normal", o "pequeno burguês", dizem os da literatura. Tende a ser contestatário e a exacerbar traços, para se afirmar pela diferença. O Metal, pela sua própria imagética agressiva e extrema, acentuará ainda mais esses traços. Mas, convenhamos, a violência pura e dura leva à prisão. E houve casos disso. Naturalmente, essa manifestação de violência teve de se circunscrever à manifestação artística, sob pena de ser judicialmente perseguida. E fê-lo. E ainda bem. Convenhamos, que eu também não me sentiria à vontade em apoiar música feita por assassinos, violadores e quejandos.
Ou seja, esses grandes nomes que inovaram e radicalizaram, no passado, cresceram, são adultos, têm famílias, aparecem em fotos com gatinhos ao colo. Há algo de pueril e romântico na associação da expressão artística com a vida pessoal...

Por outro...
mas será que organizações como a Antifa creem mesmo que a Musica Extrema é assim tão gigante na forma como limpa a cabeça a meia duzia de metaleiros que ouçam um qualquer acorde de Nargaroth?


Essas organizações, como outras, como TODAS as organizações (por agregarem muitas pessoas que, por isso, devem seguir uma mesma "doutrina") são idiotas. Não está em causa uma crença/convicção racional: crêem naquilo que justifica a sua existência. Não há pensamento livre e racional dentro das "organizações", há um propósito.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Zyklon » sábado abr 15, 2017 7:58 pm

Quando falo em "perigoso" não é num sentido literal como é obvio, porque se assim fosse todo este assunto não faria sentido e pior estaria ou teria que censurar tambem todos os atos que foram feitos no passado pelo Inner Circle e ai seria hipocrisia da minha parte mesmo "sabendo" algumas das razões pelo qual se levou áquilo...
O perigoso da minha parte tem mais a ver com o sentido das coisas e a sua direção atual do que outra coisa, mas atenção que isto não implica que alguem que ouça Cannibal Corpse desate a desmembrar raparigas ou que alguem que ouça Summoning se transforme num troll do Senhor dos Aneis é a forma como se aplica a musica e as suas intenções quando é ouvida por quem não a entende que acaba por ser o que se passa com aquela coisa, quase uma especie de carneirismo de justiça social onde se misturam ideias e valores que por vezes roçam o absurdo num estilo/movimento que continuo a dizer não é para todos mesmo com o atual "é bué da fixe" que se vive.
Não que seja uma coisa geral mas atualmente o movimento parece que vive para os copos e para a brincadeira do que tirar algo de pessoal na musica que ouve e aqui talvez seja uma das grandes falhas que levam ao surgimento de grupos como a Antifa e pior se dantes as coisas andam á tona atualmente pelo que se tem assistido estão a criar raizes no Underground..podem dizer "ah mas isso talvez seja bom porque assim musica extrema vai ser novamente mal vista", errado! Qualquer banda por mais Underground que seja quer/tenta chegar a quem se identifica com ela sejam bandas de Raw BM ou Thrash.
Muito sinceramente acredito que mais dia menos dia as coisas atinjam proporções mais duras e ai por mais que tentem veremos se a tal justiça será usada da mesma forma se for aplicada por uma qualquer banda com simpatia/ou não do lado oposto da esquerda extremista.
Aquele pessoal porque raio não vão ouvir punk-crust ou o caralho que ouvem...é simples é que da forma que isto vai andando daqui a uns tempos vamos ter o outro lado a boicotar concertos tambem..parece que isto é o reflexo do mundo atual, parece que ficou tudo burro, idiota com a mania que são novos messias.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor aetheria » sábado abr 15, 2017 8:40 pm

Zyklon Escreveu: carneirismo de justiça social


Isto.

Qualquer banda por mais Underground que seja quer/tenta chegar a quem se identifica com ela sejam bandas de Raw BM ou Thrash


Falso. Eu não dou a conhecer a minha one-woman band. É totally underground das trevas!

Mas eu gostava é que dos muitos viewers que isto tem, algum me dissesse se posso ou não trazer uma banda maldita a Portugal. Ou se o povo é sereno.

Conhecem Antifas portugueses? ou eles são anónimos, underground para combater o underground?
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Kustu Rica » sábado abr 15, 2017 9:38 pm

Pelo que tenho visto noutros foruns, blogs, etc, está a começar a ganhar alguma força, e têm conseguido cancelar algumas actuações dessas bandas com ligações (pessoais) à extrema direita.


Zyklon Escreveu:..é simples é que da forma que isto vai andando daqui a uns tempos vamos ter o outro lado a boicotar concertos tambem..


Nos concertos de punk / hardcore havia muitos carecas a estragar os concertos, mas aqui havia sempre violência gratuita da parte deles, ameaças, etc... há inclusive histórias do MM entrar em concertos com arma na cintura... um pouco diferente da pressão social feito pela antifa...

aetheria Escreveu:Mas eu gostava é que dos muitos viewers que isto tem, algum me dissesse se posso ou não trazer uma banda maldita a Portugal. Ou se o povo é sereno.


Aqui há uns anos houve uma "promotora" a organizar concertos de metal durante o natal, a Crew 38, são só um grupo português afiliados dos hammerskins, cambada de santinhos...
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor Zyklon » domingo abr 16, 2017 9:21 am

Kustu curiosamente tocaste num ponto giro que é mesmo essa pseudo luta que existe no Harcore/Punk entre Direita e Esquerda, mas isso era entre mesmo algo dentro do estilo, aliás se existe algum tipo de ligação que fará mesmo sentido é mesmo ali não em bandas de BM ou DM.
A não ser que as leis agora se versem ou apelem a que este tipo de sonoridades falem de direitos dos animais/humanos, vegans ou anarquia (lol)...é um pouco por isso que sempre vi o hardcore/punk na sua toada mais basica como algo que nada tem a ver com Metal e que deveria estar completamente separado, mesmo vivendo e ouvindo a atual mixordia sonora que se pratica hoje em dia e até gostando de algumas bandas que se "dizem" de esquerda como os suecos Agrimonia ou uns Fall of Efrafa..
É natural que não existam santos de ambos os lados, mas porque raio algo que nasceu fora de um estilo tem de vir meter o nariz noutro completamente diferente?
Isto apesar de parecer não é discurso "trvista" e faz-me um pouco de impressão este tipo de atitude e pior a quantidade de adeptos que absorve...foda-se eu detesto alguns estilos de musica ou melhor não me identifico com eles, mas isso não me faz pensar boicotar o que é quer seja relacionado com eles...dai a continuar a não entender este tipo de moralidade musical atual.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Antifa vs Metal Extremo

Mensagempor pafg » domingo abr 16, 2017 11:18 am

aetheria Escreveu:Essa mudança é inevitável e faz parte da própria condição da história do homem. Qual movimento, quando nasce, fá-lo em oposição ao que existe, particularmente, ao "normal", o "pequeno burguês", dizem os da literatura. Tende a ser contestatário e a exacerbar traços, para se afirmar pela diferença. O Metal, pela sua própria imagética agressiva e extrema, acentuará ainda mais esses traços.


Bem dito. Embora tenha as minhas dúvidas de que esse processo de "suavização" é uma característica intrínseca ou se, por exemplo, mudanças paradigmáticas como a revolução industrial tiveram uma influência naquilo que é o processo disruptivo da arte. Duchamp ao fazer perceber que até um urinol produzido massivamente numa fábrica pode ser arte relativizou a sua importância social. O que é um pouco aquilo que se passou com o metal. Enquanto foi um fenómeno minoritário caracterizou-se pela agressividade, posteriormente ao abrir portas chamado mainstream deixou de ser "perigoso", para ser apenas mais um modelo de consumo massificado.

aetheria Escreveu:não me sentiria à vontade em apoiar música feita por assassinos, violadores e quejandos.


E no entanto Burzum não deixou de ter os seus (muitos) adeptos :lol:

O maior perigo será essa "antifa" (que me parece não ter expressão em Portugal) meter tudo no mesmo saco porque simplesmente não consegue perceber que muitas destas bandas usam uma determinada estética com fins unicamente artísticos (Marduk). Quando ao vocalista dos Agonizing Terror foi preso houve falatório, mas não me lembro de haver boicotes a concertos de metal, por exemplo. Os tempos são outros, parece. Pelo menos ontem em Ghost, a cristandade não fez manifs à porta da sala Tejo.


Voltar para “Arquivo 2016 a 2017”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes