O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Avatar do Utilizador
Disintegrate
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 545
Registado: quinta jul 14, 2011 9:16 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Disintegrate » domingo mai 14, 2017 9:37 pm

Disintegrate Escreveu:É com cada personagem.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor pafg » domingo mai 14, 2017 11:21 pm

Deathmask Escreveu:
Quase todos os músicos analisam os seus temas de uma forma sentimental, introspectiva, mas se quiserem confirmar
que são objectivamente bons em todos os aspectos, podem recorrer a uma análise racional.

Se a música fosse apreciada apenas por causa das emoções que provoca no ouvinte, também não teria grande valor.


A expressão "objectivamente bom" é de tal modo pueril, que nem me apetecer alongar sobre a mesma.
Toda a tua argumentação é baseada em desconstruir a música por métodos estritamente racionalistas e consideras esse um critério absoluto da apreciação daquilo que é bom e mau.
Mas se a análise for estritamente "emocional", já não tem valor?
Estamos conversados quando a isto e discordo.

Deathmask Escreveu:Cada um grava e lança aquilo que quer. Há bandas que a uma dada altura se apercebem da qualidade musical (algo que as leva a trabalhar mais arduamente na construção dos seus álbuns, e algumas evoluem devido a isso).


Em que é que isto responde à minha questão?

Por muito que queiras encontrar argumentos absolutos para definir o que é bom e o que é mau (esqueçamos por momentos o contra-argumento óbvio que é o conceito da subjectividade), existem sempre zonas de imprevisibilidade, de contexto, que dependem de muito mais do que apenas análises técnicas e estéticas.

Fico por aqui. Como já foi dito, também admiro este teu tour de force, mesmo discordando da argumentação.

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1529
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Localização: Santo Tirso

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor JVELHAGUARDA » segunda mai 15, 2017 6:05 pm

Pessoalmente, não sigo nada e desconheço alguns dos nomes/sites citados, sinto falta do tempo, em que procurava novidades:
- na rádio, programas nacionais e locais;
- se devorava 4 ou 5 revistas internacionais - com 6 ou 8 meses de atraso (que foi bom na aprendizagem de outras línguas);
- ou na tv, o saudoso headbanger´s ball, metala, pop off, etc
Mas, tudo muda, felizmente hoje em dia, com um "click" posso ouvir e ver, o que bem me apetece, sem esperas, sem opiniões e rótulos, que dispenso e se não gostar, um "delete" resolve isso.

As redes sociais e outros meios, deram voz, a quem nunca a teve e alguns, que gozam desse privilégio, mais valia estarem calados, porque nada de novo trazem/trouxeram ao panorama, isso tanto se aplica aos "fazedores de opiniões", como a algumas bandas.

O quem tem de bom o "underground" e não só, é a adaptação e a selecção natural, do que vale ou não a pena mas, sendo certo que tudo gira, em torno do gosto pessoal de cada um, a subjectividade é imensa e o factor surpresa, é quase zero mas, ainda há excepções, felizmente...

Avatar do Utilizador
Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 828
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Localização: alfragide ou pataias
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Le Point Noir » segunda mai 15, 2017 8:16 pm

Zyklon Escreveu:Tocaste num ponto giro que é a coisa do passado.
Nunca se vai fugir a isso por mais que se tente, mas até a mim me faz uma confusão do caraças ver agora alguns albuns, bandas ou estilos que naquelas alturas eram massacrados por tudo e por todos e hoje em dia mesmo não sabendo a que razões parece que se tornou regras para se gostar ou seguir...e ate posso dar exemplos.
Bandas como Mortuary Drape, alguns nomes norte americanos de BM, todo o rock empastilhado de Motley Crue e afins, o Reinkaos de Dissection, os albuns apos a saida do Vincent de Morbid Angel, o rock dos anos 70, o Hardcore etc etc.
Isto é um circulo eterno ao que parece e mais dia menos dia vamos ter ai o pessoal true do rock a dizer que afinal o nu-metal e o metalcore afinal era uma coisa genial.


Se o meninobesta tivesse tido "tacho" numa revista de metal anglófona andavam agora aí os Mayhem a tocar o Grand Declaration of War em vez do De Mysteriis :P
Oui oui la baguette

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor schwarze_engel » terça mai 16, 2017 11:15 pm

pafg Escreveu:Toda a tua argumentação é baseada em desconstruir a música por métodos estritamente racionalistas e consideras esse um critério absoluto da apreciação daquilo que é bom e mau.
Mas se a análise for estritamente "emocional", já não tem valor?
Estamos conversados quando a isto e discordo.
Resumindo, concordo aqui com o pafg. Ignorar a parte emocional da música é matá-la à nascença, e se há quem consiga ouvir música analisando-a apenas racionalmente... eh pá, coitado. Mesmo. :?

Já há muito que não lia um debate tão sério (no sentido de não-ajavardado) por aqui. Nice doing, apesar de tudo. :D
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Brunhu » terça mai 16, 2017 11:23 pm

schwarze_engel Escreveu:
pafg Escreveu:Toda a tua argumentação é baseada em desconstruir a música por métodos estritamente racionalistas e consideras esse um critério absoluto da apreciação daquilo que é bom e mau.
Mas se a análise for estritamente "emocional", já não tem valor?
Estamos conversados quando a isto e discordo.
Resumindo, concordo aqui com o pafg. Ignorar a parte emocional da música é matá-la à nascença, e se há quem consiga ouvir música analisando-a apenas racionalmente... eh pá, coitado. Mesmo. :?

Já há muito que não lia um debate tão sério (no sentido de não-ajavardado) por aqui. Nice doing, apesar de tudo. :D

A minha dúvida está mesmo no sério! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor schwarze_engel » terça mai 16, 2017 11:26 pm

Brunhu Escreveu:A minha dúvida está mesmo no sério! :mrgreen:
A partir do momento em que há gente... vá, mais que dois, a argumentar com pés e cabeça, é sério. :D
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
Filipe Machado
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1844
Registado: terça mar 13, 2012 10:30 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Filipe Machado » quinta mai 18, 2017 1:59 pm

Imagem

Avatar do Utilizador
Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Sun_Crusher » segunda mai 22, 2017 4:13 pm

Doí-me a cabeça só de ler o Deathmask... tanta coisa errada, tanto conceito trocado, tanta inexperiência e falta de cultura musical. Nem sei como se deram ao trabalho de responder ao que não tem resposta. Irritam-me profundamente pessoas assim. Depois ainda ter a distinta lata, de falar de uma banda, que tem mais camadas para dissecar do que propriamente as notas que debitam... geometria sagrada e sequência de fibonacci, entre outras "coisas", presentes na composição, estrutura, etc e tal... bom exemplo que foi buscar...
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Brunhu » segunda mai 22, 2017 4:38 pm

Sun_Crusher Escreveu:Doí-me a cabeça só de ler o Deathmask... tanta coisa errada, tanto conceito trocado, tanta inexperiência e falta de cultura musical. Nem sei como se deram ao trabalho de responder ao que não tem resposta. Irritam-me profundamente pessoas assim. Depois ainda ter a distinta lata, de falar de uma banda, que tem mais camadas para dissecar do que propriamente as notas que debitam... geometria sagrada e sequência de fibonacci, entre outras "coisas", presentes na composição, estrutura, etc e tal... bom exemplo que foi buscar...

Até este homem já fala a sério com este tópico!!

Só o Nuno Melo consegue demonstrar o que sinto!!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor aetheria » segunda mai 22, 2017 4:49 pm

Sempre soubemos que és um gajo sensível... pá.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

basquetal
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 267
Registado: quarta jun 06, 2012 5:33 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor basquetal » terça mai 23, 2017 9:21 pm

Os melhores álbuns do ponto de vista dos "standards de avaliação objectiva" são uma valente seca.

Avatar do Utilizador
Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 522
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm
Localização: Amadora

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Xapas » segunda mai 29, 2017 10:15 am

A propósito deste tópico, aqui há tempos estava à conversa com um amigo meu que colaborou numa banda/projecto nacional que editou um trabalho em finais de 2016 e cuja review saíu na NCS, e responde ele uma coisa parecida com esta:
"epá, a critica até nem está má, não sei é se aquilo é mesmo critica honesta ou se foi "comprada""....
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store


Voltar para “Arquivo 2016 a 2017”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes