Álbuns de Metal que ficaram "estragados" devido a más produções

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Soares29
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2020 1:28 pm
Contacto:

Álbuns de Metal que ficaram "estragados" devido a más produções

Mensagempor Soares29 » terça abr 09, 2024 10:41 pm

Alguns dizem que a magia está mesmo nas produções pobres mas alguns álbuns ficaram estragados devido a más produções.
Eu até gosto bem mais das produções dos 80's e não gosto muito das produções de plástico de hoje em dia mas uma coisa são produções dos 80's outra é uma produção deixar um álbum com uma má mixagem e produção que estraga um álbum
Que álbuns vocês acham que ficam estragados devido a más produções? Há os primeiros álbuns de Black Metal mas aí as produções eram assim propositadamente.

Para mim são:

Sepultura - Morbid Visions

Overkill - Feel the Fire

Overkill - The Years of Decay

Megadeth - Killing is My Business...and Business is Good

Carcass - Reek of Putrefaction

Eucharist – A Velvet Creation

At the Gates – The Red in the Sky is Ours

Provavelmente poderia aqui colocar mais e puderei fazê-lo depois se me lembrar de mais.
Última edição por Soares29 em terça abr 09, 2024 10:46 pm, editado 1 vez no total.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Re: Álbuns de Metal que ficaram "estragados" devido a más produções

Mensagempor GoncaloBCunha » terça abr 09, 2024 10:45 pm

O fórum anda a ficar animado! :jam:

Mais tarde devo arranjar qualquer coisa para colocar aqui...
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » terça abr 09, 2024 10:53 pm

Não diria estragado, mas há duas coisas que me fazem meter o "Spiritual Healing" dos Death num patamar abaixo do "Leprosy"...
O facto de ter algumas partes que podiam perfeitamente não estar ali, há musicas que chega a um parte e em que parece que é andar sempre à volta do mesmo, as músicas podiam ser mais curtas... E a produção, principalmente a bateria...Não tem pujança nenhuma...
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » terça abr 09, 2024 11:04 pm

Mais uns quantos que não ficaram estragados, eu pelo menos gosto bastante, mas que com outra produção ainda poderiam ficar melhores.

Satyricon "Nemesis Divina"
Immortal "Battles In The North"
Hades "The Dawn of the Dying Sun"
Emperor "In The Nightside Eclipse"

Vader "Litany" este hoje em dia quase que nem o ouço devido à produção, aquela bateria, principalmente os bombos...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » quarta abr 10, 2024 12:41 am

Psychoneurosis Escreveu: Não diria estragado, mas há duas coisas que me fazem meter o "Spiritual Healing" dos Death num patamar abaixo do "Leprosy"...
O facto de ter algumas partes que podiam perfeitamente não estar ali, há musicas que chega a um parte e em que parece que é andar sempre à volta do mesmo, as músicas podiam ser mais curtas... E a produção, principalmente a bateria...Não tem pujança nenhuma...

Também acho o SH musicalmente o mais "fraco" de Death, mas prefiro-o ao ITP por exemplo, que apesar de ser mais rico musicalmente acho que tem menos "garra".

Mas obviamente que Death não tem um mau álbum, longe disso. Quem dera 95% das bandas de Death metal ter um SP no catálogo.

O Leprosy tem uma produção espetacular, principalmente s bateria.

Mas o meu favorito é o Symbolic, foi o primeiro a que me liguei, mas também acho que é aquele que balança melhor todas as qualidades da banda, composição, peso, produção, musicianship, etc.

Psychoneurosis Escreveu:Immortal "Battles In The North"

Eu gosto da produção deste. Mesmo aqueles cortes súbitos no fim das musicas ajudam o álbum, parece que o tornam ainda mais apressado e as musicas mais rápidas.
"..too old for this shit.."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » quarta abr 10, 2024 12:54 am

Sempre me irritou bastante a produção do Bleach de Nirvana, as guitarras não têm peso nem distorçāo suficiente, e irrita-me porque acho as musicas muito boas e a produção tirou -lhes todo o potencial.

Numa situação inversa, um álbum que normalmente é criticado pela má produção é o Cruelty de Cradle (a versão original) e nunca percebi porquê. Adoro a produção do álbum, acho o som da bateria perfeito, toda a produção ajuda à atmosfera medieval de castelo bafiento, masmorras e catacumbas, adoro!

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 8:03 am

Isso das produções para mim sempre foi um caso engraçado...e até já mencionaram aqui um desses albuns, neste caso o Spiritual Healing de Death que para mim será sempre ou estará sempre no meu top 5 de albuns de Death Metal da historia e acho-o perfeito em tudo..
Outra coisa que me faz especie é aquela malta que diz que os albuns saidos por exemplo dos Morrisound é todo igual e mais não sei o quê...criou-se ali um mito que até hoje nunca entendi...já os suecos no Sunlight ai sim as coisas era mais obvias e ás vezes até se confundiam as bandas nas primeiras escutas tal não era o "decalque"...por cá tambem existiu um pouco essa mania um bocado tareca com os Rec’n’Roll.
Mas as produções valem o que valem e até posso dar dois exemplos com tempo entre si, o De Doorn de Amenra, a V2 é muito superior a edição que saiu original para mim e a versão "alternativa de 93" do ITNE de Emperor que saiu no digipak comemorativo do album é muito inferior ao original...quando a "logica" até poderia ser a oposta.
No entanto o maior crime jamais feito para mim é o AJFA e aquilo que o senhor Lars supostamente fez ao Jason...mas lá está as vezes os gostos pessoais tbm se confundem com as produções...até porque existe pessoal que acha piada a coisas malditas como o IDI de Morbid Angel como eu :mrgreen:

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 8:18 am

Selvagem Escreveu:

Eu gosto da produção deste. Mesmo aqueles cortes súbitos no fim das musicas ajudam o álbum, parece que o tornam ainda mais apressado e as musicas mais rápidas.

E aquele "mito" que existia na altura que a produção do album foi "minada" na altura porque se duplicou a rotação da coisa? :lol:
Não sei se alguma vez ouviram isso mas haviam albuns de BM que levavam esse cunho...os de Gorgoroth tambem pelo menos um dos primeiros...se era verdade ou não, nõa faço ideia mas :lol:

Por falar em Immortal não gosto da produção tosca e manhosa do DFM e por causa disso o album sempre foi um patinho feio por estes lados...já o maldito "Blizzard Beasts" sempre foi um album de veneração extrema e com uma sonoridade unica no bom sentido..isto quando aquela malta noruguesa quis quase toda recomeçar a ouvir Death Metal e em especial Morbid Angel.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quarta abr 10, 2024 11:39 am

Mais um bom tópico.

Há aquelas produções "de tão más" que se tornam especiais, e se não fossem tão más, fica-se com a ideia que o álbum não teria a mesma magia (muito álbuns de BM), mas se calhar nunca iremos saber.

Como disse o Zyklon, "O" álbum mais desgraçadamente famoso pela produção é o AJFA dos Metallica pelo que já se sabe, mas não chega a estragar, apenas não ficou com aquele sumo que poderia ter tido.
Depois há álbuns que mesmo com produções fracas não disfarçam a genialidade. Falando nos Death, há o caso do ITP, que é para mim o melhor álbum da banda mas aquele com pior produção.
No caso dos Morbid Angel, o Heretic tem grandes malhas mas com uma produção muito estranha e que puxa o álbum "para baixo", ou o último em que a bateria ficou demasiado alta e que estraga um pouco a experiência.
São aqueles que me lembro agora a quente, mas há n exemplos. Obras-primas que mesmo com más produções continuam a sê-lo, outras que se calhar só o são por causa da produção, e outras que não o são por isso.

Uma coisa é certa, a maior parte dos álbuns no séc. XX tinham mais personalidade precisamente pela produção que era mais heterogénea. Agora é o que se sabe, não tudo, mas uma grande fatia a saber a plástico.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 11:44 am

Tantos de black metal :lol: especialmente alguns recentes, que capricham na produção lo-fi (porque há antigos que ganham magia).
Mas para dar um exemplo imediato: Black Cilice. Sei que é a produção podre que fascina os seguidores (tantos lá fora) porque assim é que é o underground do underground obscuro, mas tive a oportunidade de ouvir a banda ao vivo e, aquilo sim, sem a produção manhosa, foi digno de ser ouvido (para o meu gosto, claro).
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » quarta abr 10, 2024 11:46 am

Zyklon Escreveu:E aquele "mito" que existia na altura que a produção do album foi "minada" na altura porque se duplicou a rotação da coisa? :lol:

Não sei como foi no Battles, mas essa questão foi levantada logo no Pure Holocaust. Penso que ate já falei disso aqui no fórum.
Os drums no PH estão creditados ao Grim mas aparentemente quem tocou foi o Abbath (que também tocou no Battles) e muitos levantaram sobrancelhas havendo quem dissesse que foi mesmo o Grim ou que se foi o Abbath a coisa pode ter sido acelerada como dizes.
Cheguei a ver algumas discussões sobre isto em fóruns e no youtube, mas nunca se teve confirmação de nada.

Independente disso, tanto o Battles como o PH (o meu fav deles) são 2 álbuns do crl.

https://www.metal-archives.com/artists/Grim/1136

https://www.reddit.com/r/BlackMetal/comments/ert6tk/i_feel_it_really_was_erik_that_played_drums_on/

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » quarta abr 10, 2024 11:53 am

Vooder Escreveu:Uma coisa é certa, a maior parte dos álbuns no séc. XX tinham mais personalidade precisamente pela produção que era mais heterogénea. Agora é o que se sabe, não tudo, mas uma grande fatia a saber a plástico.

Isto.

E com tanta gente a queixar-se admira não haver mais bandas a investir numa produção mais vintage. Não estou dentro do assunto mas só encontro 2 explicações para isso: ou os produtores são caprichosos ou é indiscutivelmente mais barata uma produção moderna.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 2:34 pm

Uma das principais razões se não a principal começa logo pelo processo e forma de gravação.
Hoje em dia é quase tudo gravado de forma digital enquanto que antes não , era de forma analógica. E por mais efeitos que se coloque não se consegue replicar a 100% o som analógico. São poucos os estúdios que hoje em dia ainda têm como gravar de forma analógica, mas são estupidamente caros e têm listas de espera enormes como os Abbey.

Voltando ao tópico propriamente dito, 2 álbuns que gosto bastante mas que a produção não ajuda.

Slayer "South Of Heaven", acho a produção muito baixa e sem poder em comparação com o "Reign In Blood" e o "Seasons In The Abyss". Se calhar foi algo pensado e de propósito, mas é um album excelente e que a meu ver ganhava ainda mais com uma produção mais poderosa. Curioso que as duas musicas que tocam sempre deste album são até as que menos gosto a "South Of Heaven" e a "Mandatory Suicide" (não meto o cover de Priest ao barulho).

Dissection "Storm Of The Lights Bane". É um album fantástico, mas a produção principalmente a bateria e acima de tudo nos blast beats perdem muito, por exemplo o início da "Unhallowed". Acho que prefiro a versão que saiu posteriormente, em que a bateria tem mais detalhe.

Em relação a este último posso juntar pelas mesmas razões, e talvez por isso nunca fui grande fã das produções do Tatgren, o "The Final Chapter" e o "Hypocrisy" que acho albuns muito bons mas com um som globalmente fraco.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 2:38 pm

Selvagem Escreveu:Não sei como foi no Battles, mas essa questão foi levantada logo no Pure Holocaust. Penso que ate já falei disso aqui no fórum.
Os drums no PH estão creditados ao Grim mas aparentemente quem tocou foi o Abbath (que também tocou no Battles) e muitos levantaram sobrancelhas havendo quem dissesse que foi mesmo o Grim ou que se foi o Abbath a coisa pode ter sido acelerada como dizes.
Cheguei a ver algumas discussões sobre isto em fóruns e no youtube, mas nunca se teve confirmação de nada.

Independente disso, tanto o Battles como o PH (o meu fav deles) são 2 álbuns do crl.

Já acho que seja mais ou menos fiável dizer que foi o Abbath que gravou os dois, o Grim pousou para as fotos e tocou ao vivo nos intervalos de umas doses de heroína.

Eu só queria ouvir o Battles com o som do Pure Holocaust...

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 2:39 pm

Essa moda do low-fi é das coisas mais bizarras que existem para mim hoje em dia, uma coisa era apanhares Ildjarn, Darkthrone ou até as LLN francesas antigamente outra coisa é "estragares" propositalmente algo, tocares mal apenas para encaixares e isso nota-se bastante hoje em dia até porque dá a ideia que com o digital tudo se torna mais fácil de "construir/destruir/construir"....e aquilo transformou-se numa mina de ouro para alguns...e já nem falo naquelas edições manhosas no som para apanhar os tarecos do vinil que compram tudo para mostrar nas redes.
Não digo que não haja bons projetos porque os haverá...mas aquele hype todo e então em relação a alguns nomes...opah valha-me não Deus mas Satanás!

Ah e depois tambem existem casos opostos em que a tal suposta evolução (seja na produção ou não) acaba por matar o encanto que havia quando se faziam as coisas de forma mais "basicas"....e um otimo exemplo disso, isto pessoalmente são os casos de Paysage d'Hiver ou dos mais antigos e agora defuntos Secrets of the Moon...

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante