Sistema de som.

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Avatar do Utilizador
portluis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2965
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Localização: Coimbra/Aveiro
Contacto:

Re: Sistema de som.

Mensagempor portluis » terça jan 28, 2014 10:47 pm

Estou a ver que não é brincadeira nenhuma isto dos vinis.
Realmente recomendam? O som é assim TÃO diferente dos CDs?

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Sistema de som.

Mensagempor xtr3me » quarta jan 29, 2014 12:01 am

portluis Escreveu:Estou a ver que não é brincadeira nenhuma isto dos vinis.
Realmente recomendam? O som é assim TÃO diferente dos CDs?


Se tiveres um bom sistema notas diferença, mas também é preciso saber procurar os vinis. Há edições que acabam por ser quase o mesmo que CDs (as que são prensadas de uma fonte digital). No entanto, o próprio formato acaba por transmitir um som diferente (mais "quente" e menos metálico, ou fino).

Enfim, é uma velha discussão. A conclusão é que é sempre a mesma: é mais uma maneira da tua carteira começar a chorar, se te meteres nisso :mrgreen:
Última edição por xtr3me em quarta jan 29, 2014 12:12 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Sistema de som.

Mensagempor Brunhu » quarta jan 29, 2014 12:04 am

xtr3me Escreveu:
portluis Escreveu:Enfim, é uma velha discussão. A conclusão é que é sempre a mesma: é mais uma maneira da tua carteira começar a chorar, se te meteres nisso :mrgreen:

Ahahah... nem mais

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Sistema de som.

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:21 am

portluis Escreveu:Estou a ver que não é brincadeira nenhuma isto dos vinis.
Realmente recomendam? O som é assim TÃO diferente dos CDs?


Totalmente diferente isto falando de primeiras edições, no entanto há reprensagens feitas das master tapes com excelente som mas também há reprensagens feitas por determinadas editoras que são uma valente bosta única e exclusivamente para ganharem massa a editarem clássicos.

As primeiras edições podem atingir preços exorbitantes dependendo da banda e da raridade, por isso quem quer comprar cenas old school em vinil aconselho re-edições feitas pela editora original das bandas como é o caso da Earache e da Peaceville que estão a re-editar parte dos álbuns das bandas.

Relativamente à diferença de som entre vinil e cd posso dar um exemplo muito simples, Master of Puppets tenho em cd uma das primeiras edições, som fantástico que toda a gente conhece, tenho a primeira edição da MFN em vinil e o som simplesmente fabuloso, mas esta semana comprei uma edição da MFN de 2 lps de 45rpm e esqueçam som do outro mundo.

No entanto como já foi referenciado por outros e por mim num outro tópico o prato tem um desempenho fundamental na reprodução em pleno do que é o som extraído de um vinil.

O vinil requer muito carinho e €€€, pôs é preciso investir no ouro negro e ter o prato impecável para se tirar o máximo proveito do som do mesmo. O prato de vinil é um instrumento de precisão e engane-se quem pensar que aquilo basta rodar e sair som para já estar bom e a funcionar bem.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Sistema de som.

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:35 am

Quando digo que um prato de vinil é um instrumento de precisão provavelmente até acham que exagero mas basta olhar para um braço para perceber que todas aquelas tretas têm um propósito, caso contrário seria um ferro com uma célula na ponta certo?

Imagem
Última edição por ALVES134 em quarta jan 29, 2014 12:37 am, editado 1 vez no total.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Sistema de som.

Mensagempor Brunhu » quarta jan 29, 2014 12:35 am

ALVES134 Escreveu:O vinil requer muito carinho e €€€, pôs é preciso investir no ouro negro e ter o prato impecável para se tirar o máximo proveito do som do mesmo. O prato de vinil é um instrumento de precisão e engane-se quem pensar que aquilo basta rodar e sair som para já estar bom e a funcionar bem.

Fica aqui um exemplo para mostrar até onde a coisa pode ir... http://www.ajasom.net/giradiscos.php

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Sistema de som.

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:45 am

Nem mais Brunhu e passo a realçar que no nosso país há um senhor de seu nome Rui Borges que faz umas coisas magníficas, leia-se pratos de vinil que apenas ao alcance da carteira de alguns apaixonados farta-se de ser mencionado e agraciado além fronteiras pelas suas construções. Aqui fica um exemplo do seu trabalho.

Imagem
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Sistema de som.

Mensagempor xtr3me » quarta jan 29, 2014 12:53 am

Epá parem lá com isso.

Tenho andado a racionalizar para não me meter nessa brincadeira (já chega o gasto em CDs), mas se a discussão continua dou por mim com um gira-discos em casa e depois quero ver ...

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Sistema de som.

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:59 am

xtr3me Escreveu:Epá parem lá com isso.

Tenho andado a racionalizar para não me meter nessa brincadeira (já chega o gasto em CDs), mas se a discussão continua dou por mim com um gira-discos em casa e depois quero ver ...


Depois??? Estás fodido ou com os discos fodidos :D

Ou não.

Vendi quase toda a minha colecção de vinil para substituir por CD e voltei ao vinil à cerca de 3 anos e há vou novamente com uma centena neste momento para dizer o quê? O vinil quando em muito bom estado e com um prato mesmo que modesto mas a funcionar impecavelmente é do CARALHO. Desculpem o termo.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Sistema de som.

Mensagempor xtr3me » quarta jan 29, 2014 2:02 am

ALVES134 Escreveu:
xtr3me Escreveu:Epá parem lá com isso.

Tenho andado a racionalizar para não me meter nessa brincadeira (já chega o gasto em CDs), mas se a discussão continua dou por mim com um gira-discos em casa e depois quero ver ...


Depois??? Estás fodido ou com os discos fodidos :D

Ou não.

Vendi quase toda a minha colecção de vinil para substituir por CD e voltei ao vinil à cerca de 3 anos e há vou novamente com uma centena neste momento para dizer o quê? O vinil quando em muito bom estado e com um prato mesmo que modesto mas a funcionar impecavelmente é do CARALHO. Desculpem o termo.


Não posso, é o cabo dos trabalhos. Para mim não faz sentido ter vinil e CD e estar a trocar a colecção toda ...

Outra coisa que já pensei foi limitar o vinil a um género em particular (neste caso o Jazz) e ter uma ou outra cópia ocasional de alguns que são verdadeiras obras de arte. No entanto, cheguei á conclusão que iria dar por mim a comprar uma série de edições, porque cada vez mais há preocupação também com a parte estética dos vinis.

É só esquemas para me irem à carteira!

Resumindo, desisti (pelo menos para já) e continuo dedicado apenas aos CDs.

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Sistema de som.

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 9:01 am

Sinceramente ando numa em que compro tudo. Voltei ás tapes e ao vinil. E continuo a comprar das 3 coisas. Vinil, tape e cd. E vou continuar. Liguei o dvd á aparelhagem, acrescentei um amplificador e consigo ouvir os 3 tipos de cenas. Vou ter mais atenção aos cuidados.

Avatar do Utilizador
demonseed
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: segunda dez 21, 2009 9:23 am
Localização: Hell City
Contacto:

Re: Sistema de som.

Mensagempor demonseed » quarta jan 29, 2014 9:10 am

Eu já faz 2 ou 3 anos que quero investir num sistema à maneira, mas como sou bastante baldas tenho adiado.
Acho que vai ser para breve…
Estou a pensar comprar um Rega brio-R com um gira-discos Rega RP-3, ainda não decidi foi as colunas.
o leitor de cds será para mais tarde.
Imagem
Imagem

Tannoy DC6T SE:
Imagem
ou então Q Acoustics Concept 20
Imagem
A servant in heaven a king in hell

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Sistema de som.

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 11:45 am

A coluna de cima dá outro panorama á cena. E é bem bonita. As de baixo são também muito bonitas, mas não dá tanta presença. Preços disso?

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Sistema de som.

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:29 pm

Ruxu Escreveu:A coluna de cima dá outro panorama á cena. E é bem bonita. As de baixo são também muito bonitas, mas não dá tanta presença. Preços disso?


As Tannoy devem rondar os 1.000€ e as QAcoustic entre 300€ a 400€
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Sistema de som.

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 12:30 pm

ALVES134 Escreveu:
Ruxu Escreveu:A coluna de cima dá outro panorama á cena. E é bem bonita. As de baixo são também muito bonitas, mas não dá tanta presença. Preços disso?


As Tannoy devem rondar os 1.000€ e as QAcoustic entre 300€ a 400€


Visto assim as Q são mais bonitas ahahah


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes