25/10/2008 - Teatro Satânico (Lisboa)

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
LeadAether [RIP 2010/09/12]

25/10/2008 - Teatro Satânico (Lisboa)

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » domingo out 26, 2008 2:06 am

Isto falhou, pobres dos Teatro Satanico que não o mereciam. Porque acho que falhou:

1- Má divulgação: nos sítios errados e algo em cima do evento. Há uns 10 anos fui ver Death In June numa Caixa Operária esgotada e pouco depois o mesmo em C93 no Garage. Essas eram as pessoas que em meados dos 90 ouviam também as cassetes dos TS, por isso não acredito que tenham deixado de os acompanhar. Acredito é que isto não foi divulgado nos sítios correctos (talvez porque seja difícil saber quais são). Onde estão essas pessoas do Industrial e do que na altura era chamado "alternativo"? As pessoas dos concertos da Simbiose? In The Nursery, DIJ, etc... Também não acredito que andem ali no deprimente Fórum Sons.

2- Das 50 (se tanto) pessoas que lá estavam, metade ou mais deve ter ido passear ou acompanhar os(as) namorados(as) e amigos. Vergonhoso haver gente a passear-se para trás e para a frente no local, ligar telemóveis, etc., desrespeitando totalmente os TS e quem lá estava para assistir a algo mais do que um "café-bar". Pessoas a rirem-se em plena actuação, a passearem dum lado para o outro, a conversarem, alguns até me pareceram ser da organização - triste. Isto devia ter sido algo de especial e não mais um concerto de cerveja na mão a mostrar a fatiota. Gastem menos $ nas botinhas gógós e mais em CDs.

3- Um concerto com aquele volume de som até eu fazia em minha casa. Se as limitações são do local, então o local é mau! Som muito baixo!

4- Má ideia de iluminar o público. Isto ainda o inibiu mais.

O concerto até começou bem (com mais de uma hora de atraso) mas o público foi debandando do meio. Sentiu-se inibição no público, que alastrou aos TS. Mesmo assim houve temas conhecidos como "Marta" e "Confesso tutto!" mas em versões que não me agradaram, não tiveram a intensidade dos originais, que me fez temer esta banda da 1.ª vez que os ouvi e tendo em conta as histórias que circulavam sobre eles. Faltou a "Lírica antisociale" e "Comandante Bruno".

Valeu pelo CD, que vem em caixa de DVD banalíssima.

Para quem prega a superioridade dentro da raça humana ficaram-se pelas poses.

Lurker
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda ago 30, 2004 1:05 pm
Contacto:

Re: 25/10/2008 - Teatro Satânico (Lisboa)

Mensagempor Lurker » segunda out 27, 2008 11:43 am

Não me cabe comentar a opinião de quem lá esteve, porque cada um é livre de pensar o que muito bem entender, e de dizer o que lhe apetecer. Mas gostaria de deixar ficar algumas correcções e esclarecimentos, para que a mensagem correcta não saia deturpada.

Só aparece nos concertos quem quer. Qualquer organização de eventos só pode proporcionar ao público a oportunidade, não pode controlar quem a aproveita ou não. Neste caso, a oportunidade até era bastante única: se os Teatro Satanico deram 10 concertos na sua carreira se calhar foi muito (sob esta designação, claro, e não em projectos paralelos), e nunca tendo estado no nosso país era uma excelente oportunidade de os ver. Também estive nesses concertos de DIJ e C93, e estive neste de TS, como tenho estado em quase todos os outros dentro deste espectro sonoro no nosso país - quem não marcou presença lá terá as suas razões, mas pelo menos terá concerteza menos uma oportunidade de ver uma banda como os TS ao vivo.

O volume de som foi requisito expresso da banda. Também o preferia superior, assim como os responsáveis pelo som, mas foram eles quem assim o exigiu. Não tem nada a ver com o espaço, que tem todas as condições para volumes sonoros bem superiores. Têm as suas razões, que compreendo e respeito.

E não posso deixar de sorrir pelo comentário dos "pobres dos Teatro Satanico que não o mereciam": fala directamente com eles para perceberes melhor a sua opinião sobre a visita a Portugal. Se calhar vais perceber que dificilmente poderiam ter ido mais satisfeitos da forma como foram tratados e recebidos, e do concertos que deram - pesem as dificuldades técnicas que forçaram o atraso no início do espectáculo e a alteração da ordem das banda.

Um comentário final: deste lado, ninguém "prega" nada a ninguém. A superioridade é sempre relativa e não absoluta, mas aqui não é nem o local nem a altura para discutir filosofia - se o quiseres fazer, PM please. As nossas acções falam sempre mais alto do que as nossas palavras, e neste caso o que fica para a história é o primeiro concerto de Teatro Satanico em Portugal e um registo exclusivo dessa passagem. Banalíssimo é tudo o resto, mas a isso já estamos mais do que habituados...

Lurker.
"O maior elogio que me podem fazer é criticar a minha obra."

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » segunda out 27, 2008 7:36 pm

Então ficamos esclarecidos: os TS não se importaram de dar um concerto em que a maioria das pessoas os desrespeitou.

Quanto ao som, não há forma de o confirmar, mas se os próprios quiseram um som tão baixo - pergunto-me porquê. Explicaram isso à organização?

Lurker
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda ago 30, 2004 1:05 pm
Contacto:

Mensagempor Lurker » terça out 28, 2008 12:03 pm

LeadAether Escreveu:Então ficamos esclarecidos: os TS não se importaram de dar um concerto em que a maioria das pessoas os desrespeitou.

Essa é a tua opinião, que naturalmente respeito. Não é a dos TS, e por acaso também não é a minha. Se há atitudes no público com as quais não concordas, talvez devesses ir ter com eles e fazer-lhes ver isso. Responsabilizar a organização pelo facto parece-me algo desajustado.

LeadAether Escreveu:Quanto ao som, não há forma de o confirmar, mas se os próprios quiseram um som tão baixo - pergunto-me porquê. Explicaram isso à organização?

Sim, explicaram. Como disse, compreendo e respeito a decisão deles - não quer dizer que concorde, claro. Mas também não me cabe a mim divulgar as razões - se eles entenderem por bem torná-las públicas, fá-lo-ão.

Lurker.
"O maior elogio que me podem fazer é criticar a minha obra."

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » terça out 28, 2008 8:10 pm

Lurker Escreveu:
LeadAether Escreveu:Quanto ao som, não há forma de o confirmar, mas se os próprios quiseram um som tão baixo - pergunto-me porquê. Explicaram isso à organização?

Sim, explicaram. Como disse, compreendo e respeito a decisão deles - não quer dizer que concorde, claro. Mas também não me cabe a mim divulgar as razões - se eles entenderem por bem torná-las públicas, fá-lo-ão.

Das duas, uma: os TS reabilitaram as técnicas das performances do Industrial primitivo e procuravam uma certa reacção do público, pela provocação do mesmo (neste sentido a atitude do Devils G no início, empurrando alguns espectadores, faz algum sentido); ou estás a inventar. :D

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante