Orthodox + Before the Rain + Katabatic - Lótus e Fábrica do Som

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Orthodox + Before the Rain + Katabatic - Lótus e Fábrica do Som

Mensagempor Amphion » domingo mar 02, 2008 4:32 pm

Curiosamente nunca tinha ido ao Lótus, e adorei o espaço, muito intimista e perfeito para este tipo de concertos.

Katabatic surpreenderam-me fortemente, e mal posso esperar por ouvir o EP que trouxe comigo. Nem sabia que tipo de som praticavam mas agarraram-me e fizeram-me ir inconscientemente para a frente ouvir a sua prestação. Não queria entrar nas comparações fáceis de bandas como Isis, etc, por isso limito-me a dizer que aquilo que fazem é feito com grande qualidade, experimentalismo e feeling. Grande grande surpresa.

Before the Rain, um dos nossos ícones do doom metal, portaram-se à altura. Mestres do "feedback musical", deram também um grande concerto, que foi aparentemente do agrado da maioria do pessoal. Por já conhecer os seus registos não constituiram uma surpresa tão grande como aconteceu nas outras duas bandas, mas esta foi uma noite sem concertos mais fracos que outros.

Orthodox fecharam a noite em beleza. A banda mais aguardada e aplaudida... Pesado, lamacento, decadente, experimental, insano, complexo, intenso, são alguns dos adjectivos que colo à actuação da banda. É uma daquelas bandas que consigo sentir de um modo muito primitivo, sem ser necessário fazer grande interpretação da sua musicalidade, execução técnica, etc... Tal como com Katabatic, também os ouvi quase que pela primeira vez, e fui baseado nas excelente críticas à prestação anterior da banda por terras lusas, e não me arrependi nada de ter ido. Estas surpresas são sempre as mais impactantes.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Re: Orthodox + Before the Rain + Katabatic - 29-02 - Lótus

Mensagempor Brilhando » domingo mar 02, 2008 5:59 pm

Visto que foram concertos relativamente pequenos, penso que o melhor seria inserir aqui também os comentários acerca do concerto do Porto.

Quanto à fábrica do som, foi a primeira vez que lá fui e gostei do espaço (a apontar, só mesmo os aparelhos de ar condicionado no tecto a dar duches de borla e o som demasiado alto para uma sala tão pequena).

:arrow: Katabatic agradaram bastante; ando um pouco saturado da onda isis/eits/etc mas cativaram e nota-se que fazem bem o trabalho de casa.

:arrow: Before The Rain nunca me chamaram muito a atenção e no final do concerto não mudei de opinião. São bons no que fazem e têm uma qualidade inegável, mas é um tipo de Doom que não me diz absolutamente nada. De notar que era quase impossível mexer-se durante o concerto, tal a quantidade de pessoas que os foram ver.

:arrow: Orthodox: Deixo as esporradelas-pelo-umbigo para os já acima citados aparelhos e limito-me a dizer que a par com SUMA, foi dos concertos de Doom mais poderosos que já vi.
Foi uma autêntica cerimónia de homenagem a Black Sabbath (com direito a cover da BS no fim) e aos riffs dúmicos dos seus primeiros álbuns, com momentos ambiente, free-jazz (ou lá que raio é isso), drones até dizer chega, MUITO peso e solenidade à mistura.
De notar a bateria, completamente invulgar para este tipo de bandas, e umaa voz única qb.

NOTA às pessoas que empunhavam máquins fotográficas (se bem que pelos vistos uma das principais visadas nem portuguesa era): Um bocado de respeito pelas pessoas que estão lá a ver e a ouvir o concerto não seria pedir muito. Ecrãs lcd constantemente a abanar pelo ar e flashes ultra-satânicos carregados à potência máxima e apontados para o tecto a incomodar mesmo deviam ter limite. Havia alturas durante orthodox em que me perdia completamente do som no meio de tais bombas de 5 em 5 segundos!
Haja paciência, foda-se.

ah, e os boris vêm cá em maio.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » domingo mar 02, 2008 6:03 pm

ah, e os boris vêm cá em maio.

Conta la isso melhor.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » domingo mar 02, 2008 6:11 pm

Tivesses ido :mrgreen:

Se me recordo bem do que estava nos flyers que entregaram lá (não tenho nenhum comigo, neste momento), é no início de Maio e no Porto-Rio (mas também pode não ser, o que interessa é que vêm mesmo).
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » domingo mar 02, 2008 6:12 pm

OMG BORIS! :D

Fui ao concerto no Lótus.
katabatic - Já os tinha visto com jeniferever, desta vez causaram uma impressão diferente (para melhor). Gostei principalmente das últimas 3/4 músicas, o início achei mais frouxo.

Before the Rain - Bom concerto. É pena que houvesse sempre burburinho de fundo (mas vão a concertos ouvir música ou conversar?!). A ...One Day Less acabou de forma grandiosa uma boa prestação.

Orthodox - Sem palavras. Nunca os tinha visto e superaram em larga escala as minhas (já altas) espectativas. [inserir copy/paste do que o Brilhando disse do concerto do Porto].

No final saí dali a correr. Não só porque a minha boleia se apressou a ir lá para fora, mas também porque a minha vontade era comprar tudo o que houvesse na banquinha de Orthodox.
Assez lent, si vous le voulez bien.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » domingo mar 02, 2008 6:24 pm

Brilhando Escreveu:Tivesses ido :mrgreen:

Se me recordo bem do que estava nos flyers que entregaram lá (não tenho nenhum comigo, neste momento), é no início de Maio e no Porto-Rio (mas também pode não ser, o que interessa é que vêm mesmo).

Fucking awesome

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo mar 02, 2008 6:28 pm

Morram :angry:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » domingo mar 02, 2008 7:03 pm

katabatic - Só os conhecia pelo que ouvi no MySpace e não fiquei com muito boa impressão mas ao vivo parecem-me muito melhores.

Before the Rain - Do que vi gostei, mas francamente não faz é o meu tipo de som.

Orthodox - Acho que até ao "encore" foi das melhores experiências musicais que já tive. Musica labiríntica e cheia de "dead ends", mesmo cool.

Ima
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Mensagempor Ima » domingo mar 02, 2008 9:09 pm

Como já disse o Brilhando aquilo estava insuportável com tanto flash. Principalmente aquela espanhola (era a mesma que estava no concerto de Intronaut e The Ocean no Porto-Rio) que estava colada a mim e me ia cegando. Cabra.
Anyway:

Katabatic - São bons no que fazem, mas pessoalmente não me agradou.

Before The Rain - A banda que eu mais conhecia e pode-se dizer que até fui lá por eles. Adorei o concerto só não foi melhor que o anterior na Fábrica do Som porque foi mais pequeno; e compreende-se.

Orthodox - Fiquei abismado com as 3 primeiras músicas, que poder! Muito bom mesmo, mas depois começou-me a avariar a cabeça. Admito que também não estava totalmente receptivo e aqueles flashes sempre a disparar não ajudou à festa e a meio do concerto vim para cá para fora.

Em suma foi uma noite cheia de grandes bandas, quer se goste ou não. Afluência do público bastante razoável! Que venham mais.
Fuck you, you fuckin' fuck!

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » segunda mar 03, 2008 6:54 pm

Quem me dera ter ido a este concerto, mas foi me msm impossivel. Como teve em relaçao ao publico?Ouvi dizer que boris era so no porto, a spear agency que os traga ca a Lisboa, mesmo que seja em cascais eu tou la :P Boris n se perde nem por nada do outro mundo.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda mar 03, 2008 8:02 pm

katabatic é bom...

deram gig ontem em bragança com decapante...sei que isto é offtopic, mas ouçam decapante é muito bom :)
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » segunda mar 03, 2008 9:19 pm

Fotos de Orthodox aqui.

E os flashes cancerígenos não eram meus. Juro. :hmmm:

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Re: Orthodox + Before the Rain + Katabatic - Lótus e Fábrica do Som

Mensagempor Postmortem » terça mar 04, 2008 12:36 am

Noite de grande Dum-me como o Grande Bode gosta. Acho que ele nos visitou num intervalo entre dois flashes, mas não tenho a certeza, eram de 3 em 3 segundos e eu já estava meio atordoado. FODA-SE.

Katabatic não conhecia, é uma sonoridade que já estou um pouco cansado mas tenho que dizer que achei bastante competente. Banda a manter debaixo de olho.

Idem para Before The Rain, é uma sonoridade que já não ouço tanto como ouvia mas também me pareceu bastante competente. O que vi claro, pois vi o concerto da porta e já foi muito bom. Penso que a maior parte das pessoas estava lá para os ver, o que é algo estranho mas compreensível.

Orthodox é DA CENA. Incrível, não houve um momento aborrecido. A voz do vocalista é bastante incomum assim como a bateria, bastante variada e original; criavam uma dinâmica e um ambiente excelente em conjunto com aqueles riffs (OS RIFFS MAN, OS RIFFS) sabbathianos. Intenso. Ainda estamos em Fevereiro mas já dá para ver que este foi um dos concertos do ano.

A Fábrica do Som é um sítio porreiro, mas infelizmente é um pouco pequeno para concertos. Concertos desta envergadura já começa a ser no limite do possível.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Freaky
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda nov 13, 2006 4:14 pm

Mensagempor Freaky » domingo mar 09, 2008 11:51 am

Foi, sem dúvida, uma noite muito bem passada no Lótus.
A começar a noite Katabatic, que nunca tinha visto ao vivo e adorei. Muito intenso e excelentes músicos. A voz do baixista (penso que era o baixista, estava cá atrás sentadinha e não me recordo bem desse pormenor) era excelente e confesso que por momentos pensei "pronto, vão estragar tudo agora que vão cantar", mas muito pelo contrário! As linhas de voz eram lindíssimas, fiquei espantada!

Before the Rain foi o factor que me fez decidir mesmo ir. Nunca tinha visto também e mal posso esperar por ver outra vez. O ambiente que criaram foi fantástico, principalmente com a One Day Less a finalizar uma actuação brilhante.

Orthodox foi surreal, e faço minhas as palavras do Amphion. :D

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » segunda mar 10, 2008 2:01 pm

Grande noite!!

Katabatic => Lembro-me que a 1ª banda foi bastante monotona, mas apenas vi as ultimas duas musicas.

Before The Rain => GRANDE CONCERTO! Embora não seja muito a minha onda, respeito muito o trabalho instrumental desta banda! Boa prestação, com bons riffs e momentos interessantes.

Orthodox => FUCK!!!! Que qualidade! Os arranjos jazzicos, a intensidade, os improvisos e a cereja no topo do bolo: COVER DE BLACK SABBATH!!

Afinal não é assim tão mau ser-se espanhol :lol:

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes