2009.11.20/21 | Porcupine Tree (abertura: Stick Men) @ Almada / Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm

2009.11.20/21 | Porcupine Tree (abertura: Stick Men) @ Almada / Porto

Mensagempor Mescaline » sábado nov 21, 2009 5:01 pm

Stick Men: Eu não sou um profundo conhecedor da carreira dos King Crimson, mas foi um orgulho estar tão perto de músicos como o Tony Levin e o Pat Mastelotto. Bem acompanhados por um dos melhores stick players do mundo, Michael Bernier, a actuação foi bastante curiosa e criativa. Convenhamos que não é habitual vermos um grupo composto por uma bateria e dois sticks, destilando groove e solos desconcertantes. A adaptação de uma composição do Stravinsky foi a cereja no topo do bolo, com o Pat a usar todo o tipo de artefactos na sua bateria, enquanto Tony e Michael tocavam os seus instrumentos com um arco.
A boa disposição foi a tónica dominante da actuação dos Stick Men (com destaque para o Pat, que sorria a rodos e metia-se com o pessoal das primeiras filas), actuação essa que ainda nos premiou com uma bela "Elephant Talk", para delírio de alguns. Escusado será dizer que saíram do recinto sob uma chuva de aplausos e algumas vénias.

P.S.: Ao contrário do que acontece com a esmagadora maioria das bandas que toca na Incrível (incluindo PT), o Tony Levin disse um "Olá Almada" e não um "Olá Lisboa". :mrgreen:

Porcupine Tree: Segunda vez na Incrível Almadense, num espaço de apenas um ano. Sendo uma das minhas bandas favoritas, parece-me quase surreal ter o grupo do Steven Wilson aqui à porta.
Ao contrário do que esperava, adorei ver o The Incident ser tocado na íntegra. Foi completamente "flawless", extremamente profissional (como tudo em PT), mantiveram uma boa dinâmica e até temas que não acho grande piada ouvir em casa (Drawing the Line, Kneel and Disconnect), transformaram-se e conquistaram-me. Os 55 minutos da faixa passaram a correr, pareceram uns 10.
E 10 foi o tempo cronometrado depois da conclusão da 1ª parte do concerto. Ao fim desses minutos, lá estava a banda de regresso, pontualíssima e pronta a dar início à parte mais esperada da noite, a parte das faixas que tornaram Porcupine Tree no gigante musical que é hoje.
O destaque vai para a Russia on Ice/Anesthetize, Way Out of Here, Normal (onde o Steven Wilson se engasgou por culpa do fumo do tabaco, creio) e Strip the Soul/.3... Simplesmente surreais... Gavin Harrison é um mostro da bateria e aqueles riffs da Anesthetize foram qualquer coisa de especial. A plateia à frente foi ao rubro e pareceu-me ter havido até uma espécie de mosh durante as partes mais pesadas das faixas do FoaBP.
Depois da descarga, veio uma despedida mais branda no encore. As bem conhecidas Sound of Muzak e Trains serviram de saudação final ao público português, ao qual a banda inglesa ficou novamente rendida, atendo às suas caras de felicidade e agradecimentos. Wilson prometeu um regresso para muito breve... Se for de novo aqui à terrinha, não me importo.

Mais uma vez destaco o profissionalismo da banda. Os instrumentos são cuidados ao máximo (aquelas PRS.....), os roadies estão sempre atentos a tudo o que passa e um deles até andou a aspirar o chão para que o Steven Wilson não se aleijasse, ele que tem por hábito tocar descalço. Isto para além do videoscreen, onde as imagens acompanharam muito bem toda a actuação (principalmente na Yellow Windows of the Evening Train). Ah... E também gostei de ver o roadie mal-disposto a sacar o setlist da mão do puto que subiu ao palco para o tirar. :lol:

Em suma, mais um concerto genial de uma banda sublime. :cheers:

Setlist: http://www.setlist.fm/setlist/porcupine ... 72e8a.html

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Re: 2009.11.20 | Porcupine Tree (abertura: Stick Men) @ Incrível Almadense, Almada

Mensagempor Amphion » sábado nov 21, 2009 10:21 pm

Não conhecia nada sobre a banda de abertura, e foi a primeira vez que os ouvi, e devo dizer que fiquei muito surpreendido. 3 grandes músicos a destilar músicas e técnica impossível com grande competência. Muitas partes fizeram-me lembrar Secret Chiefs, banda que aprecio muito. Excelente começo.

Em relação a Porcupine Tree: genial, genial, genial. 5 músicas de outro planeta, incrivelmente eficazes em palco. Também não consegui ainda digerir o último álbum, sendo até algo crítico do mesmo, mas tenho que confessar que ao vivo ganhou uma dimensão totalmente diferente, e os 50 e tal minutos da primeira parte passaram mais rápido do que esperava. A segunda parte acabou por funcionar ainda melhor, e penso que virtualmente toda a gente saiu do Incrível Almadense com um sorriso na alma.

Há muito poucos concertos e momentos como este, em que sentimos que assistimos a uma demonstração artística que vai muito para além da humanidade gasta com que nos confrontamos todos os dias... a música, as palavras, as vozes, os instrumentos, os vídeos, a alma, a energia, num concerto de excepção.

Em relação aos pontos negativos, a não existência de bebidas brancas no bar e, acima de tudo, todos os presentes cujo código de conduta ainda vive nos tempos dos homens das cavernas. É triste ver como há tanta gente que não tem a pontinha de civismo que lhes permita perceber que num recinto fechado com centenas de pessoas onde está bem explícito que é PROIBIDO FUMAR, é suposto respeitar-se o aviso... Porra, até o Steve Wilson se queixou da quantidade de fumo de tabaco, charros e afins que pairava no ar, que lhe fez inclusive a voz falhar a determinada altura.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: 2009.11.20 | Porcupine Tree (abertura: Stick Men) @ Incrível Almadense, Almada

Mensagempor pantufa » sábado nov 21, 2009 11:04 pm

estava estupidamente convencido que o concerto era amanha :S :cry: pelo menos nao cheguei a comprar bilhete.

bem...... ISIS pra semana.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » domingo nov 22, 2009 2:29 am

Foi muito bom no Porto. Quem gosta da banda e simplesmente optou por não ir perdeu grande concerto. Comparativamente com o do ano passado foi mais uma viagem e menos um concerto... foi essa a dinâmica da primeira parte.
De resto tivemos direito a partidas de futebol entre o John Wesley e o Colin, que duvido que tenha havido em Almada :)

Mescaline Escreveu:Stick Men(...)foi um orgulho estar tão perto de músicos como o Tony Levin

x2
Melhor só finalmente vê-lo com PG ao vivo...

Amphion(José Ramos) Escreveu:todos os presentes cujo código de conduta ainda vive nos tempos dos homens das cavernas.

No Porto também, apesar da concentração de fumo não se tornar impossível, mas com a adição de um par de trolls que achavam por bem começar aos berros por cima do Steven a falar ou em momentos de silêncio.
Ah, e as palmas por tudo e por nada... qualquer pausa, qualquer momento mais pesado seguido de um mais calmo e lá estavam elas a tornar a audição da música impossível. Aguentem-se até a música acabar que o ambiente e os músicos agradecem.

P.S. - SOPA ...saliva
P.P.S. - São bonitas as imagens não são?
Free fall from the nest then glide to the left
A shine catch the eye so flow out to the right

vincent_moon
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça mai 27, 2008 7:47 pm

Mensagempor vincent_moon » domingo nov 22, 2009 2:57 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:É triste ver como há tanta gente que não tem a pontinha de civismo que lhes permita perceber que num recinto fechado com centenas de pessoas onde está bem explícito que é PROIBIDO FUMAR, é suposto respeitar-se o aviso... Porra, até o Steve Wilson se queixou da quantidade de fumo de tabaco, charros e afins que pairava no ar, que lhe fez inclusive a voz falhar a determinada altura.

percebo a tua parte - e a do steven - e até pensava que não se podia fumar na almadense, mas a verdade é que cá fora estava um sinal azul na porta de "pode-se fumar lá dentro".
You've never had that genuine whaddafuck? face until you watch this!

opontoalternativo.wordpress.com

schemattic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am

Mensagempor schemattic » domingo nov 22, 2009 4:11 am

Pode não ter sido o que mais gostei, mas foi o melhor concerto que vi este ano. A qualidade do som no sá da bandeira estava estupidamente boa.

O gajo que andava aos berros a gritar "modafóca" e mais não sei quê era um cota que estava completamente bêbado, que nem sei bem o que andava lá a fazer.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » domingo nov 22, 2009 5:00 am

otnemeM Escreveu:Foi muito bom no Porto. Quem gosta da banda e simplesmente optou por não ir perdeu grande concerto.

:(
Wine, women and song.

haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Contacto:

Mensagempor haemonculus » domingo nov 22, 2009 10:22 am

No Porto foi bom, embora pessoalmente ache que ficaram um furo abaixo do que fizeram no ano passado... Tanto em termos de setlist (bem que podiam ter tocado a Way out of here) como de som (o que não quer dizer que esteve mau, apenas quando se trata de uma banda como PT os meus padrõezinhos andam sempre lá por cima).
Realmente a cena das palmas é caricata; a banda mudava de tempo e a malta ficava toda off. :lol:
Curti o avacalhanço em palco a partir da Sound of Muzak: efeitos do vinho do Porto?

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo nov 22, 2009 10:43 am

O concerto de Almada foi brutal.

Stick Men foi muito forte e já esperava ou não estivessem lá dois senhores chamados Pat Masteloto e Tony Levin. Apesar de tudo acabei por não curtir tanto a cover da Red e a Firebird onde os gajos deram pregos que se fartaram. Mas foi um senhor concerto e saíram rendidos ao público e com o público rendido a eles.

Porcupine Tree foi o que já se esperava. O The Incident ganha claramente ao vivo e fica incomparavelmente melhor do que em álbum. Gostei do público que foi fazendo um esforço para tentar evitar as palmas em algumas situações embora seja sempre impossível. Mas pelo menos durante a parte do The Incident não houve muitas daquelas manifestações de "longa duração". Também fiquei surpreendido por ver que a maioria da malta evitou mesmo flashar a banda apesar de ter havido um ou outro flash e um gajo que estava insistentemente a fotografar até que, de repente, parou.

Gente a fumar dentro do recinto ... já é hábito, mas penso que o engano do Steve foi apenas porque não respirou ou porque se engasgou. Aproveitou foi para dar a dica. Tanto que ele disse aquilo meio a rir-se. "Penso eu de que".

Em termos de setlist, não foi perfeito na segunda parte, mas foi bastante bom (havia algumas músicas que não esperava como a The Start of Something Beautiful ou a Russia On Ice). E fiquei completamente rendido a uma faixa que não apreciava por aí além no álbum: Drawing the Line. A bateria dessa música é uma coisa sublime.

Fico extremamente lixado em saber que tocaram a Mother and Child Divided no Porto. Deve ter sido uma jarda descomunal.

Três notas:

- Já disse que o incident ganha uma dimensão absurdamente poderosa ao vivo? :mrgreen:

- A parte da Anesthetize que tocaram, com a banda em full-power é uma coisa :shock:

- Em conversa com a Ireth lembrei-me: Galinha de borracha FTW, hahaha.

Claramente quem não foi perdeu, provavelmente e apesar de ter falhado muitos concertos podersos este ano, o concerto do ano.

Setlist de Almada para quem quiser:

Imagem

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » domingo nov 22, 2009 11:25 am

No Porto: (Podiam editar o título do tópico, era mais fácil meter aqui os dois concertos)

Stick Men: Uma palavra: SOPA!!!

Porcupine Tree: não me vou alongar, até porque já foram feitas reviews extensas e não tenho muito a acrescentar, apenas corroborar que o The Incident ao vivo >>> álbum, que estou furiosa por não terem tocado a Strip the Soul, 3 e a Way Out Of Here, e que consequentemente gostei mais da setlist do ano passado. Não obstante, concerto do c*****o. O Steven é o amor.

Galinha de borracha: "This is humour in England, what do you have here in Portugal?" Mau era se fosse só assim :P
Memento, além do futebol esqueceste-te do ténis com o baixo e a guitarra, as músicas de apresentação do John e do Colin - Win!

E pronto, chega.

(Ruivinho, não fiques triste, eles voltam)

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo nov 22, 2009 11:30 am

Ireth Escreveu: (...) , as músicas de apresentação do John (...)

"America ... FUCK YEAH!":

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » domingo nov 22, 2009 11:41 am

Acho que vou ver os porcupine tree as vezes que forem percisas, devem ser das melhores bandas ao vivo, é quase tudo perfeito, e ficou mais uma vez provado na incrivel almadense.
Se estava reticente quanto ao novo album, agora venero-o, acho que fazem bem nesta digressão tocar a primeira parte ao vivo, ficou mesmo brutal!

Acho que devo ter sido a unica pessoal a não gostar de stick men, e sou grande fã de king crimson, ao principio achei uma certa piada, mas depois vinha o aborrecimento, até em certas alturas cheguei a bocejar e a dar me sono, la despertava com as covers, mas não era a mesma coisa. Demasiado virtuosismo nem sempre é sinonimo de qualidade.

Freaky
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda nov 13, 2006 4:14 pm

Re: 2009.11.20/21 | Porcupine Tree (abertura: Stick Men) @ Almada / Porto

Mensagempor Freaky » domingo nov 22, 2009 12:15 pm

Não tendo sido a maior apreciadora do The Incident e estando cheia de trabalho, confesso que estive a um passo de não ir.
No entanto, lá me dirigi até ao Almadense e a cada minuto que passava só dizia para mim: "que estúpida que tinhas sido se tivesses perdido isto..."

Foi muito bom. Não tão intenso (pelo menos para mim) como o do ano passado, mas foi brilhante de qualquer das formas. Saí de lá a gostar do The Incident e tudo (resulta tão bem ao vivo. É absurdo *corações*). A primeira parte absorveu-me, fiquei hipnotizada. Na segunda, adorei que tivessem voltado a tocar a "Way Out of Here" como em 2008, com o vídeo por trás. É sempre um momento muito forte. E tocaram a Trains, que em Almada tinha falhado no ano passado... ai :)

PS: Quanto a Stick Men, também não achei brilhante. Alias, começaram bem, mas para mim foi ficando aborrecido à medida que o tempo ia passando. De qualquer das formas, saber que estu a 5metros do Levine é uma grande sensação!

Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm

Mensagempor Sassequece » domingo nov 22, 2009 12:36 pm

Stick Men
Confesso que estar perante 2 elementos de King Crimson e ouvir a Elephant Talk foi para mim o "memento" alto da noite.

Porcupine Tree
Ao contrário do que alguns já disseram o "The Incident" não me conseguiu convencer ao vivo à semelhança do que já tinha acontecido ao ouvir o álbum sentado no sofá em casa. Acho que as músicas simplesmente não fluem... Com a excepção da Times Flies (que em algumas partes roça o plágio de Pink Floyd) que de facto é uma grande música, o resto não me atrai muito.
A segunda parte foi bem mais interessante. A Anesthetize partiu a louça toda. A Lazarus é uma baladinha sempre engraçada de se ouvir e a Trains é simplesmente brutal.
Pequenas anotações sobre os músicos:
- Steven Wilson: o homem tem pinta e lidera muito bem a banda, só espero que não tenha espetado nenhuma farpa nos pés
- Richard Barbieri: claramente um teclista da escola do Rick Wright. Muito bom a criar texturas e sonoridades intrigantes.
- Colin Edwin: 1º- Gostei do facto de o baixo estar bem audível e bastante perceptível. 2º - Mesmo nas partes mais pesadas o sujeito parecia estar a tocar Miles Davis :mrgreen:
- John Wesley - esteve perfeito nas harmonias vocais.
- Gavin Harrison - baterista do c"#/&%"#/%$!!

Resumindo, um excelente concerto, muito possivelmente o melhor do ano até agora.

P.S. - Continuo sem perceber os fumadores.....

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » domingo nov 22, 2009 12:38 pm

Sassequece Escreveu:[

P.S. - Continuo sem perceber os fumadores.....

x2

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes