Primeira vez no Side-B, espaço bastante interessante mesmo, gostei imenso, espero voltar mais vezes.
Noite totalmente dedicada a sonoridades mais Doomicas e aos seus derivados, iniciada pela atuação do Mathias Perrin ou SolarFlare.
Quem chegasse ao local durante a atuação do homem, provavelmente ficaria com a ideia que era um roadie a fazer o soundcheck de uma das bandas da noite, do que outra coisa já que apenas se deslumbrava um baixo e alguma maquinaria, material mais que suficiente para uma curta meia hora (ou nem tanto) de sonoridades algo divagantes de Drone e Post qualquer coisa, mas bastante interessante na minha opinião, o musico conseguiu fazer tremer os alicerces do sitio, sem duvida alguma.
Segui-se Insaniae, banda focada mais para a trilogia inglesa dos anos 90 embora com um toque mais gotico a nivel de vocalizações, sofreram um pouco a nivel de som, demasiado desiquilibrado e com os temas a dada altura a parecerem meio entrancelhados, pareceram-me uma banda bastante competente (alias o album até é giro), mas não me pareceu que tivesse sido a noite perfeita para o Diogo (desta vez não vieste dizer olá) e companhia.
Mother of The Hydra, meus senhores e senhoras eu só tinha ouvido umas faixas soltas e meio por alto, mas aquilo ao vivo deixou-me mesmo de boca aberta!!
Sem qualquer duvida a banda que mais me surpreendeu e deixou meio wtf (no bom sentido), para além da atuação quase em formato ritual por parte da Veronica, os outros dois musicos estão mesmo no ponto, excelentes musicos que me pareceram bem dentro daquilo que MOTH explora ou poderá vir a explorar.
Black com laivos de Electric Wizard que deixam no no ar ambientes dos ingleses Pombagira ou uma especie de Shoegaze meio marado e a dar nos narcoticos foi aquilo que se ouviu..e aquela segunda faixa (?!) com aqueles riffs e bateria mais voz...epah muito interessante mesmo.
Why Angels Fall, curiosidade para ver a banda já que gosto imenso do The Unveiling, não compremeteu embora tivessem tido alguns problemas durante a atuação (guitarra partida..), mas gostei daquilo que ouvi e são claramente uma banda á parte por cá tanto na abordagem musical como na forma como conseguem espelhar diversas influencias moldando-as a sua maneira originando um som bem interessante atual e sem sombra de duvida intenso..
Rorcal, opah sou suspeito, porque gosto muito dos moços suiços, mas puta que pariu!!
Quando se ouviu os primeiros acordes da monstruosidade Heliogabalus notou-se logo que se havia banda disposta a fazer tremer aquele espaço estes seriam mesmo Rorcal...a pouca luz existente adensava-se com o ambiente á luz de velas que tornava ainda mais interessante a nivel visual aquilo que se estava a presenciar e a prestação dos musicos dava a entender que a força ali demonstrada só está ao alcance de musicos que sabem e gostam daquilo que fazem e a sala nem estava muito composta, mas parece que a vida dos rapazes naquele sabado dependia deste concerto..
Á meia parte do HLGBLS segui-se uma descarga de temas novos estes mais virados para sonoridades mais proximas do atual BM de tendencias mais Cascadiana e minha nossa fiquei muito curioso para ouvir este novo material com mais atenção, é que a coisa promete bastante..fiquei completamente siderado com aquelas musicas..
A parte final trouxe ao palco de novo SolarFlare e aqui a colaboração (que irá sair oficialmente em breve) ganha formas mais experimentais mas originou uma especie de catarse sonora que creio que deixou os poucos presentes meio de boca aberta..pena a falha do microfone, mas agora estou meio na duvida se aquilo não é mesmo assim já que no album a voz tambem sai um pouco mais baixa que os restantes instrumentos..
Sem duvida uma banda a ter em conta nos proximos tempos e se já gostava do som este concerto veio pregar ainda mais ás coisas.
Não percam a atuação dos rapazes no Porto, se for tão boa quanto em Benavente acreditem que valerá bem a pena o tempo que perderem a ouvi-los, ainda mais para uma banda que se empenhou bastante nesta pequena tour...
Não tirei fotos nem filmei (é coisa que não me assiste), mas havia lá muita gente que se entreteu bastante com isso, se alguem dos 50 (+|-) que por lá caiu tiver podem colocar aqui.