Wacken 2005 - relatos precisam-se!

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta set 01, 2005 7:35 pm

Day 1: Head hurts. At 4 Pm, meeting with some of the people I have met on online forums throughout the years. gathered a lot of booze from all around europe (estou orgulhoso de informar, nenhum estrangeiro foi capaz de tocar no bagaço!:D) and Got very drunk with one finn, one austrian, and two estonians. Went to see Candlemass. They were great. The show wasn't long enough to my likings, but you can't argue with the songs that they have chosen, and soon enough I had lost my voice singing, and headbanged pretty fucking hard, and it was easily one of the highlights of the whole festival. Afterwards met Primordial. Cue silly photo. Slept through Ooomph's set, and woke up with Nightwish playing, so I catch the end of the show, and then it was back to the beer tent to recover from all the health sleeping had given me. Meet a lot of irish people there, including the guys from mael mordha, sang the Dancing Queen with them, and it was just partying from there on. It was already daylight when I finally stumble back into my tent.

Day 2: Wake up with Naglfar playing. Head hurts a lot more than the previous night. After some hangover salts are taken, I discover that I am still completely drunk. Went to grab some food. Arrive just in time to watch Ensiferum/Bloodbath perform. Ensiferum, on the smaller party stage put on a very good show, I have to say, the material from Iron in particular coming across great, and very powerful.

As for Bloodbath, I caught the last 3 songs, and am sorry i didn't catch more, as they were by far THE death metal band of the entire festival, hands down. Akerfeldt was on vocal duties, and his roar was just Brutal, while the songs' grooviness made them very heavy live. They rounded things off with "Furnace Funeral". Metal Church put on a good show from what I heard, but I was more interested in food and rest. I'm just not a big fan, really. After their set, I decide to give Obituary a try. 4 songs in, I am wondering why I bothered. The band needed huge recoil times between songs ( I can even understand that if you're Marduk, or something, and the fast speed makes them need to rest, but, on Obituary?), therefore killing their momentum. Allen West just looked like he was asleep, too. Bloodbath were much, much better.

Time to head back to town again, which means that another Power Metal band gets sacrificed. This time, it was Edguy, whom I never cared for anyway. Within Temptation made me go back to my tent for dinner, so I returned only for the surprise band of the night: Machine Head.

Yeah, you read that correctly. Now, don't get me wrong, I am not a fan, and the show did not make me want to go and buy their albums, but... there are bands that just sound great in the context of big music festivals, even if they sound somewhat bland on Cd. Bloodbath is definetly one such example, and Machine Head were other. That Rob Flynn was genuinely happy to be there contributed for things to Metal up quite considerably, and he behaved like a fan while on stage. A cover medley of some choice songs ( Metallica, Seps, Pantera, Slayer) added credence to the proceedures, and I kept expecting them to bust out a Vio-lence cover at any point in their set. Didn't happen, sadly, but fucking solid set, nonetheless.


I see surprise act Stratovarius ( yaaaaaaaaaaaawwwwwwn) plod three songs, and head up to the party stage, where Gorefest were playing. After the show, which was pretty solid, I am back at the tent, and 5 bottles of vodka have been mixed with red bull and drank. So, I can't be bothered to go watch Corvus Corax. The beer tent is just across the stage, so I can hear it from afar anyway and it made for nice background music to our tales of boozing.


Turisas live are awesome. there's no way (well, not in a festival context at least) you can beat about 13 people on stage ( keys, guitars, violinist, two accordionists, female singer, percussionists, choirs, whatever) jumping around and pulling off an incredibly energetic set that made the already very good songs of the debut sound even better. That they played a cover of the theme song from "Dallas" had me roaring with laughter, while the rest of the show had me jumping, dancing, screaming and headbanging like a maniac. Probably the best show of the whole festival, overall.


After that, it's back to the beer tent, now firmly called the home of the irish as most of them hardly fucking left the place at all. Stumbled back to my tent the following dawn.

Day 3: I feel like shit. Went on to get some food, and caught Zyklon's lackluster show. Really boring and nothing to write home about. Fuck that, and fuck Zamoth and Ihsahn for breaking up Emperor for the likes of peccatum and this.

Dragonforce, were much better. Again, the shows are built upon the incredible vitality of the band members on stage. They actually have the nerve to open up the shows with the theme song from Street Fighter . And the sheer poserness of Sam Totman on stage is something else... he jumps, runs, twirls, and even jumped into the pit between stage and audience, much to the dismay of security and amusement of herman Li, who stopped playing and burst into laughter. They keyboardist, though, kept doing spreads, karate kicks and chops from behind his keyboard stand. Very good show, where even the screwups added character.

Suffocation, however are another matter entirely. They can play, yeah, but they still sound boring and overtly technical, and not my thing at all. Still, the fans of the genre seemed to be enjoying it, at least.

heading down to the tent stage to catch a llively performance of Tuatha de Dannan made me forget all about that, though. Irish folk metal from brazil might sound weird on paper, but the band is very good live, at least.

Outside, Overkill were playing, and we catch the end of their set. Hardly a festival grabber, but solid, nonetheless.

On to Dissection... They take the stage doing some sort of satanic ritual or whatever that had my eyes rolling to the back of my head. Stupid, very fucking stupid. the cameraman ruled though, and the side screen was filled with his humurous attempts of trying to spy on female fest goers' cleavages, which prompted a lot of laughter in the audience, hardly the reaction eeeeeeeevel mr Nodtveidt must have been hoping for. The audience followed it up by throwing up teddy bears at him, which was frankly the highlight of the show. They played all the right classics, but there was certainly a lot of feeling missing from the music. I ended up doing the unthinkable, and walked out on them. That's how bad I thought it was. Remember my rant about bands that sound great on record and suck live and vice versa?

Back to charging batteries during Axel Rudi Pell.And then back to the party stage for Finntroll, who played well and to an enourmous audience, but were not helped at all by the sound, with the wind blowing the keyboard sound clean out of the water and rending the band deprived of one of their best attributes. Still a good show, but they are falling behind on acts like Turisas, who are doing this sort of folk much better and intelligently right now.

Hammerfall= back to the beer tent, hang out with more people and killing time for...

Kreator. Live in germany= 30.000 crazy germans moshing. It was just... great, and in as good a form as I have seen Mille be. they are home heroes, with the entire audience knowing their songs by heart. Again, another great concert.

Accept, are just play it by numbers stuff, by a reunion band that bears little relevance. They have one ood album, and the odd few good songs, but other than that, the world outside germany doesn't really need them anymore, so I joined with the irishmen once again to pay homage to their finest: primordial, who turned in an amazing show, proving once again why they are the best metal band of right now for me. After that, more booze until the morning.


Pronto. editei aqui e ali, e desculpem o registo meio "o meu diário", mas quando escrevi isto estava tão interessado em relatar a experiencia em si como em dar conta dos concertos. Desculpem tambem o tamanhão do texto
Última edição por Grimner em quinta set 01, 2005 7:40 pm, editado 1 vez no total.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
Errante
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1109
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm
Localização: Braga

Mensagempor Errante » quinta set 01, 2005 7:39 pm

Grimner Escreveu: So, I can't be bothered to go watch Corvus Corax.


Não percebi bem esta frase (ou usas alguma expressão que não conheço ou ...) mas... se é aquilo que eu penso... HERESIA!

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta set 01, 2005 7:42 pm

ZooPedophile Escreveu:
Grimner Escreveu: So, I can't be bothered to go watch Corvus Corax.


Não percebi bem esta frase (ou usas alguma expressão que não conheço ou ...) mas... se é aquilo que eu penso... HERESIA!



De onde estava ouvia-os muito bem, e estava com pessoal irlandês a oferecer-me com red bull à caneca de litro.


Mas quem viu confessou-me não ter ficado demasiadamente impressionado
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
Errante
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1109
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm
Localização: Braga

Mensagempor Errante » quinta set 01, 2005 7:44 pm

Também é um festival de metal...

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta set 01, 2005 7:52 pm

ZooPedophile Escreveu:Também é um festival de metal...



Nem foi muito por isso, que quem disse ficar desiludido até tinha interesse em ver.


Comigo, não eram uma banda muito prioritária, e era uma escolha entre ficar na farra com o pessoal que conhecia ou ir ver o concerto sózinho e depois aventurar-me à procura de amigos. Assim, ouvi e ainda bebi uns copos.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
Errante
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1109
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm
Localização: Braga

Mensagempor Errante » quinta set 01, 2005 8:08 pm

Se quem viu te confessou que não foi grande coisa quer dizer que se fosses já não ias sozinho :P

EDIT : Mas nada como uma boa farra num concerto de folk. Passam-se sempre as coisas mais estranhas.

metalking
Participante
Mensagens: 44
Registado: sábado jan 17, 2004 10:29 am
Localização: Lisboa

Mensagempor metalking » sexta set 02, 2005 5:02 pm

2005 foi o 4º ano que fui ao Wacken e em termos de concertos ficaram um pouco "pálidos" devido á imensa chuva e lamaçal que ocorreu este ano.

É que não dá pica nenhuma estar em frente de um palco a ver uma banda a tocar completamente encharcado.

Mas enfim...vi finalmente os grandes candlemass ao vivo e que grande show k eles deram...simplesmente fantastico. De resto destaco tambem os Accept, Overkill, Metal Church, Holy Moses, Gorefest (de volta aos velhos tempos), Kreator (sem bem que me tenha agradado mais a actuação deles na Azambuja)

Samael foi uma grande bosta e Nightwish tem fama a mais para aquilo que realmente valem ao vivo (foi a 3ª vez que os vi e continuam a mesma cena enfadonha)

Mas o melhor mesmo foi o espirito Wacken que continua vivo...Rain or Shine

E para o ano se estiver vivo tou outra vez lá :P

The_Mirror_Black
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 211
Registado: segunda set 05, 2005 7:29 pm
Localização: Coimbra

Wacken Open Air 2005

Mensagempor The_Mirror_Black » segunda set 05, 2005 9:56 pm

Mais um ano que passa, e mais um baú de grandes recordações que somente o Wacken Open Air consegue proporcionar. Esta é de facto a minha primeira intervenção nestes fóruns, e gostava com ela de poder partilhar aquela que foi mais uma grande experiência. Contudo, não irei dar início a este report, sem antes enviar uns recados a todos aqueles que teceram tais afirmações como “o cartaz deste ano do Wacken é fraco… bla bla bla, e por isso não vou!”. Pois bem, acho que fracos são aqueles que de entre um sem número de desculpas esfarrapadas preferem gastar o dinheiro durante o ano a ir a discotecas de música tecno, que nada têm a haver com aquela postura que eles falsamente defendem de headbangers (isto em vez de frequentarem os poucos, mas grandes, concertos que ainda vamos tendo por aqui, sendo este ano uma doce excepção, comprar discos originais mostrando aos promotores que vale a pena trazer bandas a Portugal, e participando daqueles que são os grandes festivais europeus). Sendo de Coimbra estou obviamente a referir-me à comunidade poser/metaleiro que por aqui temos, e de facto sempre que fui ao Wacken tive a oportunidade de confirmar a tese que defendo, a qual afirma que só em condições muito excepcionais seria possível formar neste nosso país um festival de verdadeiro hard n’ heavy. Isto porque o Wacken não se revela como uma simples selecção de bandas, e concertos em palcos gigantescos, o Wacken é muito mais que isso. Isto leva-nos de volta ao início da reflexão que acabei de ter, e acho que não vale a pena bater mais nesta tecla.
Iniciemos então verdadeiro report, esperando que alguns más-línguas passem a ver o Wacken como a Cidade do Heavy Metal que ele realmente é. A chegada à vila fez-se na tarde de quarta-feira dia 3, sendo que os rookies nestas andanças puderam desde logo aperceber-se onde estávamos, quando um grupo de jovens raparigas locais saudou a nossa chegada ao local, com um vigoroso “horns up!”. Acho que melhor apresentação não poderia haver. Rapidamente percorremos a vila até ao bus shuttle, de onde saímos para montar as tendas.
Apos essa tarefa, por vezes penosa para alguns, decidi introduzir alguns dos meus amigos iniciados do Wacken ao recinto, levando-os por um percurso interessante, de onde pudemos desde logo vislumbrar alguns personagens bem peculiares. Assim que as portas abriram (não do recinto, pois os concertos só se iniciavam no dia 4), fomos direitos ao metal market “gastar dinheiro” (o termo não é bem este, pois qualquer investimento é bem feito, mas com os rios que lá circulam achei a expressão interessante). Depois de umas horas a vasculhar discos, fomos jantar e após uns festejos decidi ir para a tenda, pois o dia seguinte iria ser longo.

Quinta-feira, 4 de Agosto

E o dia começa com chuva, prevendo este ano um festival chuvoso, e para os mais receosos o medo de se reeditar em termos atmosféricos o ano de 2002. A primeira actividade do dia foi ir à grande tenda do metal markt, onde vivem as verdadeiras preciosidades para qualquer fã que se preze, onde qualquer um se pode perder facilmente. Este ano decidi não passar lá muito tempo sob pena de mais tarde ficar com os olhos trocados. Fomos então almoçar aos hamburgers da vila, sendo que na viagem para lá demos de caras com inúmeras personagens, e pessoal bem porreiro no que se vem já a tornar uma verdadeira trademark do W:O:A. De volta ao recinto, e após uma rápida passagem pelo market, fomos em busca da abertura das portas, esperando uma tarde/noite de grandes concertos.

A abertura do palco coube este ano aos noruegueses Tristania, que de facto mostraram ser mais expeditos ao vivo do que propriamente em álbum, sendo que mesmo assim não chegaram para me surpreender. O concerto foi algo atribulado, fruto da presença dos já habituais “gajos que querem foder o concerto ao resto do pessoal que está lá para ver as bandas, e que só lá estão para arranjar confusão”, que normalmente só se manifestam no primeiro dia de concertos (já devem imaginar por onde eles andam nos dias seguintes…).

Os seguintes eram na minha opinião, os verdadeiros cabeças de cartaz do primeiro dia, naquele que se viria a revelar um dos erros de casting deste ano por parte dos organizadores (contudo é obvio que nunca se pode agradar a todos). Mas não foi por isso que os Candlemass deixaram de dar uma das melhores performances do festival, iniciando o concerto com a malha bem up tempo “Black Dwarf”! Num concerto assumidamente de apoio ao novo álbum, não faltaram clássicos como “At The Gallows End”, “Ancient Dreams”, “Under The Oak”, e até “A Sorceres Pledge”! Divinal, assim como as novas malhas, que pegaram bastante bem como “Born In A Tank”, “Seven Silver Keys”, e a excelente “Copernicus”! Messiah revelou-se bastante comunicativo, Lars Johansson confirmou algo que eu defendo, sendo que ele detém um dos mais belos sons de guitarra de todo o heavy metal, e Leif Edling bastante humorado simulou que iria atirar o seu baixo para o publico no final da actuação. Demonstração de que quer o horário quer o tempo de set não se adequaram em nada à magnificência de tal espectáculo.

Em seguida vieram os germânicos Oomph, que mais pareciam a reedição do ano passado com os Boze Onkelz, pobrezinho… era tempo de jantar!

De volta ao recinto já a actuação dos Nightwish tinha dado inicio. É de facto paradigmático como uma banda tão popular consegue dar actuações tão fracas ao vivo, agravadas pela já referida presença dos Candlemass nesse mesmo dia… Era este o lugar dos suecos no alinhamento, e não o de uns finlandeses que deram mais um concerto previsível, formula gasta, e um erro continuo de colocar o som da guitarra muito abaixo dos restantes instrumentos… salvo pela presença de pirotecnia e um jogo de luzes interessante.


Sexta-feira, 5 de Agosto

A reedição do dia anterior deu-se de manha cedo, com a chuva mais uma vez a assolar a vila de Wacken, facto que não nos fez atrasar no nosso objectivo, o de ir ver mais concertos! Para começar o dia em grande, e com uma boa surpresa, a actuação dos Mercenary, em apoio ao seu álbum “11 Dreams” mostrou-se eficaz e refrescante, num espectro do heavy/power europeu que já mostra alguns sinais de saturação. São sem duvida uma das novas bandas a ter em conta.

Seguidamente a passagem pelo True Metal Stage mostrou-me uns Morgana Lefay não tão inspirados, que pouco tempo me prenderam à frente daquele gigantesco palco, talvez grande demais para a banda…
Em seguida aquele que foi para mim um dos piores concertos do festival, Illdisposed. Numa mistura entre as novas tendências de um metalcore (que sinceramente não pega comigo), death metal e umas vozes à dani filth, a única sensação que me ficou depois do concerto é a certeza de não os querer apanhar mais pela frente…

Uma breve passagem pelo True Metal Stage mostrou-me uns Sonata Artica activos, interessantes, mas nada que me fizesse ficar lá até ao fim, até porque se aproximava um dos grandes eventos do ano, e era já a seguir no Black Stage.

Falo dos Bloodbath, uma super banda sueca, definindo-se como Mikael Akerfelt, vocalista “emprestado” de Opeth, viria a afirmar durante o concerto “death metal de Estocolmo!”. Os músicos entraram em palco “banhados em sangue”, pronto para a verdadeira devastação do palco. Uma dupla de guitarras infernal formada por Axe Nystrom e a lenda nórdica Dan Swano, castigavam as seis cordas, num desfilar de clássicos imediatos como “Bleeding Death”, “So You Die” e “Ways To The Grave”. Em destaque esteve o EP de apresentação o qual tocaram na totalidade, e o novo álbum apresentando malhas como “Soul Evisceration”, “Câncer Of The Soul”, “Brave New Hell” e “Like Fire”! Até reservaram para nós um encore, no qual apenas faltou tempo para o clássico “Cry My Name”, que teve de ser sacrificado para aquele que é já um dos hinos da banda “EATEN”. De resto, o concerto revelou-se uma mão cheia de surpresas e paródia, cortesia do nosso bom amigo Mike, mas deixo estas pequenas surpresas para o DVD que irá sair em breve…

De volta ao True Metal para um concerto que me tocava de certa forma devido ao falecimento prematuro de uma grande voz, a voz de Metal Church, como era Dave Wayne, e intrigado pela forma rápida com que a banda se apressou a apresentar um substituto. E é que não correu nada mal de facto, estando o novo vocalista à altura de um bom concerto, mas não tão entusiasmante certamente como seria de ver Dave e a sua carismática presença.

Contudo apenas apanhei a primeira parte do concerto de Metal Church, já que a certa altura virei-me para o W.E.T. Stage, para presenciar aquela que para mim tem vindo a ser uma boa surpresa no mundo do metal, a japonesa Saeko. Pelo que vi, posso afirmar sem qualquer receio que estive perante, muito provavelmente, a futura diva do Heavy Metal, isto se as coisas continuarem a correr bem a esta jovem, que chegou mesmo a abrir os concertos de Doro Pesch durante a sua ultima tour. O concerto foi simplesmente demolidor, proporcionado por quatro mulheres, e um homem (na bateria), que só pela postura verdadeiramente old school deixariam muitos auto-entitulados headbangers de queixo no chão… destaque para as malhas “Sins For The Gods”, “Nature Of Mortality”, “Seek The Light”, “Sinners For False Light” (a respirar Judas Priest por todos os poros) e “Way To The One” com a guitarrista Júlia a berrar de forma soberba o refrão… lindo! E muito provavelmente um dos melhores concertos do festival!

Após esta grande lição de Heavy Metal mais uma banda histórica, desta vez os portadores do estandarte “Death Metal da Florida”, Obituary. Na minha opinião um concerto que prometia mais do que acabou por se revelar, mostrando-se lento e demasiadamente arrastado, contrastando com os espectáculos que o tinham precedido. Destaque para o grande final com “Slowly We Rot” a fazer lembrar bons velhos tempos.

E agora um dos grandes momentos do dia. Para todos aqueles que perderam a actuação dos Edguy, resta apenas afirmar que deixaram escapar algo que foi mais que um simples concerto, foi um momento de divertida paródia, qual comédia clássica, proporcionado pelos bem dispostos germânicos, em particular pelo palhaço (no bom sentido) Tobias Sammet! Desde o inicio que o concerto estava destinado a ser especial, quando Thomas Jensen subiu ao palco dizendo que os Edguy tinham ficado presos no trânsito, e que teriam sido resgatados por um helicóptero maluco. Ainda antes disso já todos tinham avistado um helicóptero a sobrevoar o recinto, apercebendo-se depois que este detinha escrito o nome “Edguy”, levando o publico imediatamente ao delírio. Não era mais que uma entrada triunfal da banda, que rapidamente se colocou no palco, e talvez tenha sido por esta entrada falsamente atribulada que o concerto começou com alguns problemas ao nível do som com “Under The Moon”. Os problemas tinham sido já resolvidos no segundo tema “Navigator” e a partir daí foi sempre a andar. Tobias mostrou-se grandemente comunicativo, com um único senão, é que falou totalmente em alemão, deixando milhares a perguntar “o que é que ele disse?”. Interagiu com o público, dedicou a balada “Land Of The Miracle” a todas as raparigas do Wacken, fez uma propaganda ao novo EP Superheroes, qual campanha dos kits de sócio do benfica, enfim, deu para tudo! Até para o próprio Sammet se armar em super herói, durante as musicas “Mysteria” e “Tears Of A Mandrake”, tendo trepado o palco do True Metal Stage, com chuva a potes, correndo riscos de poder ser aquele o seu ultimo concerto, num movimento próprio de homem aranha… de loucos! De destacar ainda a performance de “Babylon”, “Vain Glory Opera” e as novas “King Of Fools” e “Lavatory Love Machine”, naquele que só não foi o melhor concerto do festival devido aos problemas iniciais, e ao facto de terem escapado clássicos obrigatórios como “How Many Miles”, “Out Of Control” e “The Headless Game”.

Após este concerto tempo para encher o estômago que já sofria desde as 11 da manha, isto porque uma breve passagem de cinco minutos pelo Black Stage demonstrou o que muitos já me tinham avisado, a total falta de qualidade de uma formação mais dedicada ao sucesso imediato, do que proporcionar musica original, falo naturalmente de Within Temptation. Para esquecer…

Depois do jantar vinha uma banda que do meu ponto de vista beneficiou de um estatuto muito discutível. Não digo que uns Machine Head não sejam uma banda digna de pisar um festival como o W:O:A, mas sem duvida que existem nesta altura bandas com muito mais competência e créditos firmados para pisarem um palco daqueles, aquela hora, como cabeças de cartaz. Agravado pela substituição de uns Judas Priest… Até porque o dia seguinte iria confirmar de facto a minha teoria de que existiam bandas naquele cartaz que mereciam muito mais esse estatuto. Posto isto o concerto, não foi mau, de facto foi até bastante enérgico, mas para quem já ouviu gravações e vídeos de concertos de MH, nota-se que o senhor Rob Flynn repete sempre as mesmas expressões entre as musicas, tornando o concerto em vezes monótono e aborrecido. A musica tem qualidade, pelo menos as pertencentes ao primeiro álbum da carreira da banda, e o medley de covers valeu pela interpretação na integra de “Creeping Death”, sendo que as restantes covers não passaram do inicio (não percebo o porquê de repetir esta formula desde à uns 8 anos para cá…). E assim foi um concerto do qual não esperava muito, e que apenas se deu ao trabalho de confirmar isso mesmo, sendo que o ponto alto foi a resposta do publico aos pedidos de mosh…

Seguidamente a escolha seria difícil, de um lado os regressados Gorefest, do outro um espectáculo que se previa interessante no mínimo, Apocalyptica. Como o tempo de set dos Gorefest era mais pequeno decidi que iria dar um salto ao Party Stage, onde assisti a um bom concerto de uma banda que já deu muito ao universo do Heavy Metal. Bêbedos como sempre, conseguiram “embriagar” também o publico através de malhas como “Demon Seed” e “Reality… When You Die”.

Ainda deu para apanhar um pouco do concerto de Apocalyptica, ao que se seguiu uma visita à tenda para não mais voltar até aos concertos de Sábado. Somente fiquei com pena de já não ter forças para ver Turisas, já que as restantes bandas não despertavam nenhum interesse (continuo sem perceber o fenómeno Samael…).


Sábado, 6 de Agosto

Era já o último dia de concertos, o que significava aproveitar ao máximo a chama que ainda restava para tornar o fim do festival memorável. Enquanto esperava pelo início de Dragonforce, observava um concerto morno e aborrecido de Zyklon, numa réplica da estagnação do Death/Black nórdico, com o florescimento de inúmeros projectos de bandas.

Sendo assim o dia apenas iria começar com os Dragonforce, que deram outro dos grandes concertos do festival. A mobilidade e energia dos músicos contrastava e de que maneira com a estaticidade da banda anterior, e era directamente proporcional à sua qualidade técnica. É impressionante ver a dupla Herman Li e Sam a descarregarem riffs à velocidade da luz, impulsionados por uma brilhante secção rítmica. Os solos eram longos mas nunca enfadonhos, e a transposição das músicas do estúdio para o ambiente ao vivo era feita de uma forma magistral. A registar a forma como os músicos ocuparam um palco que parecia pequeno demais para eles, à medida que iam rolando malhas como “Revelations”, “Fury Of The Storm”, “Prepare For War”, “Soldiers Of The Wasteland” e a magnifica “My Spirit Will Go On”. Power Metal servido com a velocidade que uns Obituary não souberam colocar no dia anterior…

Mais uma espera no True Metal Stage, e iam tocando ao lado uns Suffocation desinteressantes, “been there, done that”…

Mas a espera valeu a pena, pois quem se seguiria era nada mais nada menos que os poderosos thrashers Overkill! Estes sim seriam uns dignos cabeças de cartaz na noite anterior, e talvez coubesse melhor a uma banda como os Machine Head esta hora de palco, ao inicio da tarde. Hora essa que pareceu pouco em termos de musica, mas que serviu perfeitamente para os senhores de New Jersey fustigarem a audiência com uma lição de thrash “Old School”. Este foi aliás o titulo do único registo tirado do novo álbum “ReliXIV”, numa espécie de tributo a todos aqueles que percebiam o que se estava a passar à frente dos seus olhos. De resto foram só clássicos, começando com uma “Rotten To The Core”, no qual se denotaram umas falhas no micro de Bobby “Blitz” Elsworth, mas que o publico resolveu, cantando em uníssono, lindo! Vieram “Wrecking Crew”, “In Union We Stand” e a viciante e deliciosa “Hello From The Gutter”, magnifico (quem viu a performance de Bobby durante todo o concerto teve a confirmação de que este é O verdadeiro frontman que qualquer banda gostaria de ter)! Quando Bobby exclama “…you get two on the body and get one to the jaw, cause they're looking at the ceiling uptied in the motherfuckin'floor…”, já todos sabiamos do que estavamos à espera “ELIMINATION”!!!! Bem não há palavras que descrevam este concerto, só mesmo lá estando, esmagado contra as grades, e a headbangar como se não houvesse amanha. Os restantes músicos cumpriam na perfeição a sua tarefa com destaque para o mentor da banda D. D. Vernni, que deu um autentico recital de baixo. Claro que concerto de Overkill nunca o será, caso não seja entoada a famosa “Fuck You”, a qual fechou de forma categórica aquele que terá sido um dos melhores concertos do dia, e seguramente de toda a semana!

Em seguida a escolha era obvia, Holy Moses, se bem que ainda deu para ver a introdução do concerto de Dissection enquanto se enchia o estômago (é que depois da tareia que foi Overkill não havia maneira de aguentar). Não foi mau, e devo confessar que este ainda é do pouco black metal que consigo engolir, mas como vi pouco não posso expressar uma opinas correcta do que se passou.

A presença de Sabina Classen no Wacken é já uma tradição, e se não for a tocar é a participar com outros músicos ou a fazer entrevistas. Mas este ano tivemos o privilegio de rever uns Holy Moses em forma, e que foram um bom complemento ao thrash americano dos Overkill, e um aperitivo para o thrash compatriota dos Kreator, se bem que em moldes diferenciados. Destaque para a já clássica “Too Drunk To Fuck”.

De seguida o concerto do virtuoso guitarrista Axel Rudi Pell. Um concerto que não me chamava atenção pelo musico que dá nome à banda, mas pela máquina que é Mike Terrana, um baterista que se perfila concerteza como um dos melhores do mundo (seria interessante ver um duelo entre ele e o Gene Hoglan). Os mais atentos viram-no muito atarefado a montar o seu kit de bateria durante o concerto de Overkill, e muitos ficaram surpresos com a imponência do “bicho”, e com o lugar de destaque que este ocupava. O concerto correu dentro da normalidade, e talvez o momento mais interessante tenha sido o próprio solo de Mike Terrana, um momento sempre muito aguardado quando este faz parte de qualquer formação.

Para arranjar um bom lugar em Kreator, tive a ingrata pena de ter que assistir a parte do concerto de Marduk, o qual achei patético, mais pela forma como os músicos pareciam não ligar nenhuma ao publico que tinham diante si. Poderá ser da própria filosofia do estilo musical que estes praticam, mas se há algo que eu considero sagrado no heavy metal é a interacção entre publico e banda, e isso foi algo que não se viu por parte destes nórdicos.

Pelo ecrã deu para atestar uma boa actuação dos suecos Hammerfall, dando uma sensação gélida muito por causa do cenário, e dos expressores que lançavam para o ar uma fumaça branca. Com a ajuda do vento frio que corria pelo recinto mais parecia estarmos na Escandinávia. Destaque para a aparição de um martelo gigante, durante a já famosa “Let The Hammer Fall”.

Finalmente um dos concertos mais aguardados, não fossem os Kreator originários da Alemanha. O concerto correu de forma normal, sendo que aponto o dedo para a má interpretação, quer me parecer que desta vez a culpa não foi do som, das duas primeiras musicas “Enemy Of God” e “Impossible Brutality”, que parecem soar bem melhor em estúdio do que ao vivo. Juntamente com estas “Suicide Terrorist” foram as únicas referencias ao ultimo disco de originais, num alinhamento que viu ainda “Violent Revolution”, “Phobia”, “People Of The Lie”, “Extreme Agression”, “Betrayer” e “Terrible Certainty” antes de fechar com as já esperadas “Flag Of Hate” e “Tormentor”. Mille Petrozza mostrou-se bastante comunicativo, e teve o cuidado de traduzir para inglês o que ia dizendo. De assinalar a performance devastadora de Ventor, sendo que Christian complementou bastante bem a secção rítmica. Já Sami, o guitarrista solo, nunca me conseguiu convencer, pela forma como, na minha opinião, continua a “comer” alguns solos que depois não soam tão bem ao vivo…

Os Accept nunca foram uma banda da qual fosse particularmente fã, mas o facto de esta ser a reunião de um histórico fez com que ficasse a ver o concerto, já depois de saciar devidamente o estômago. O alinhamento era o esperado, do qual destaco a minha favorita “Balls To The Wall”, o senhor Udo Dirkschneider mostrou-se em bom plano, sendo que muitos fãs pareciam preferir vê-lo de volta com os Accept do que propriamente no que anda agora a fazer com os seus U.D.O..
Vieram depois os Sentenced, aos quais só assisti ao inicio e já bem longe do palco. Contudo foi sol de pouca dura, já que o ambiente monótono do seu rock gótico fez com que a tenda fosse uma opção mais credível para passar este fim de noite.


E assim se passou mais um grande Wacken Open Air, espero que esta report, algo detalhada e daí ser relativamente grande, faça com que alguns de vós percebam que este é um festival único, e não interessa os nomes em cartaz, a garantia de passar momentos inesquecíveis está sempre presente. Como alguém disse em 2001: “As bandas até podiam tocar todas mal, o que é impossível, que o Wacken não deixaria de ser um grande acontecimento!”. Para o ano há mais! Cheers!!

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » segunda set 05, 2005 11:29 pm

Acho que o meu e o teu Post dão bem para perceber como o Wacken é mais que um mero desfilar de concertos. Nem vi tantas bandas como tu, acho, e escaparam-me sem duvida muitas das bandas mais Power metal que normalmente dispenso se não se chamarem Dragonforce ou Blind Guardian, mas parece que o que conta mesmo é o brutal ambiente de festa que por lá se vive, diferente de tudo o que se possa imaginar.


Quanto a Turisas, acredita, ter-te-ia feito recobrar as forças... Mas pode muito bem ser do facto do meu Vodka ter red bulll... ;)
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
nazgul
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2623
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor nazgul » terça set 06, 2005 9:23 pm

Resta-me chorar.... :cry: ....MUITO!!!! :cry: :( :cry: por mais uma vez não ter pudido estar presente, e ansiar para que esse dia chegue rapidamente!!!!
Obrigado a todos os que relataram as suas experiências (especialmente ao Grimner e ao The_Mirro_Black pelos detalhados relatos), até porque o curioso é que cada um tem as suas próprias experiências e diferentes vivências de um mesmo acontecimento :P !!!

Thanks! :wink: :D

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta set 08, 2005 4:55 pm

Movido para aqui, já que o propósito é mesmo o de criticas a um evento já passado.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Mensagempor lucifer » domingo set 11, 2005 12:11 am

Realmente é pena ter que defender a ideia de ser impossível fazer 1 grd metal fest (open air) em Portugal.Não estive em Wacken pq simplesmente ñ há nota nos bolsos de 1 estudante por estes dias...Vou poupando para os "mini-fests" que vamos tendo por cá.Depois do concerto de Marduk,onde estavam 50 pessoas... fiquei tb a saber pq é que nunca há concertos em Coimbra - o pessoal ñ adere!Há cidades mais pequenas com muito maior adesão e participação do people. Felizmente há ainda outros sítios em que o pessoal está sempre presente, organizando cenas e enchendo os concertos (pelo menos de Leiria a lisboa).
Para o ano Wacken é prioridade absoluta!

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo set 11, 2005 1:15 am

Lucifer, não convem esquecer que o Wacken é um concerto que não se realizaria em lado nenhum que não na Alemanha. O concerto vive de 4 coisas, basicamente: Espirito metal, Festa, Nostalgia, e das bandas de Metal ( com M grande) que estejam a fazer furor no momento. O espirito está em todo o festival, a festa é presente em algumas actuações bem silly como o Tom de Sodom a cantar com a banda dos bombeiros da terra, a nostalgia vem de bandas como Accept, que se fizerem um disco novo agora será quase de certeza uma merda, mas que se juntam, tocam os clássicos e o povo delira, e o sangue novo em bandas como Dragonforce, Ensiferum, ou mesmo uns Edguy.

A juntar a isso, tens um publico local muitissimo fiel ( O Metal na Alemanha é um mercado muito mais abrangente que o nosso, e vem muita gente dos países circundantes, visto a Alemanha ser mais ou menos "central"), e suficientes bandas de vulto para ter um headliner "da casa" todos os anos... basta começar a enumerar Helloween, Blind Guardian, Accept, Destruction, Kreator, Sodom, Gamma Ray... entre muitas outras. Qualquer uma delas é uma lenda por direito próprio. Nós cá, temos os Moonspell, basicamente. Qualidade à parte, nunca hão de ser um nome ao nivel dos acima mencionados.

Já para não falar que, a nivel organizativo, Portugal é realmente o Cú de Judas.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Mensagempor lucifer » domingo set 11, 2005 1:21 pm

Grimner,claro que Wacken e a Alemanha vivem e sentem o metal de forma muito mais intensa, pois tem uma comunidade e uma cena metaleira das mais potentes da europa.Quando me referi a 1 metal fest open air cá, seria numa dimensão mais pequena,trazendo 8/9 bandas internacionais de qualidade e apostando nas muitas e boas bandas que temos por cá ( ou será que Ramp,Desire, Gondenpyre ou Decayed ñ tem qualidade pa tocar ao mais alto nível?Claro que tèm!Depois junta-lhe bom tempo e 1 bom espaço e fazia-se aí uma cena mto fixe.Mas para isso era preciso que o pessoal estivesse mais presente.

Avatar do Utilizador
Gothmog
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 242
Registado: segunda out 20, 2003 11:20 pm
Localização: Queluz

Mensagempor Gothmog » segunda set 12, 2005 2:51 pm

lucifer Escreveu:.Quando me referi a 1 metal fest open air cá, seria numa dimensão mais pequena,trazendo 8/9 bandas internacionais de qualidade e apostando nas muitas e boas bandas que temos por cá ( ou será que Ramp,Desire, Gondenpyre ou Decayed ñ tem qualidade pa tocar ao mais alto nível?


Mas para isso tens o SWR e já tiveste o Headbangers Fest no Seixal em 2002. Quanto ao SWR não sei, mas em relação ao Headbangers Fest, houve pessoal da organização que ficou a "arder". Quanto à qualidade das bandas internacionais, presentes nos festivais que referi, penso que ninguém se pode queixar da mesma.


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes