2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3131
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Localização: Viseu

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor Old_Skull » sexta mai 31, 2013 9:15 pm

joaolx Escreveu:A isto soma a digressão ás lojas de t-shirts, patches, dorsais e pins (sim havia lojas que viviam so disto :shock: )


O 67 nos Restauradores, a Ex-Sonhos Pop no Picoas, a Casa Amarela e a Halloween no Porto... :metal:

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor spiegelman » sexta mai 31, 2013 9:16 pm

joaolx Escreveu:
Covenant Escreveu:True, em Manowar respirou-se outro tipo de ambiente. Não foi o ambiente de uns Iron Maiden ou até de uns Metallica onde aparecem muitos vindos de pára-quedas e que na verdade só conhecem meia-dúzia de músicas e que se querem armar em rambos. No resto do ano nem ouvem outras bandas do genero...E atenção em estudio até prefiro IM em relação a Manowar.


Que concerto de Manowar em concreto estás a falar e com que concerto de Maiden queres fazer a comparação ?

Vi os Manowar no Dramatico de Cascais na tour do Triumph of Steel (1992) e digo-te: Nada a ver com Maiden, nada de nada...

Palco do mais simplório, som nada a ver, pouco pessoal, até tiveram que montar o palco num dos lados do pavilhão e não no fundo como é normal para não parecer tão vazio...(1ª parte acho que foram os Mata-Ratos)

Vi e gostei e lá está a oferta era tão escassa que até Bon Jovi era coisa a ponderar só para veres...mas "nothing to write home about"

Maiden ao vivo sempre foram um osso muito duro de roer...Se já estás farto isso é uma outra história



Ele estava a responder à comparação que fiz entre públicos e performance de banda dos dois concertos recentes de duas bandas da velha guarda. manowar no Campo Pequeno em 2011 e Maiden agora.

Curiosamente, e comparando duas bandas da velha guarda e os dois concertos a que fui deles no último ano, no que concerne ao público, respirei um espírito muito mais homogéneo de um ponto de vista metaleiro em Manowar no campo Pequeno do que Iron maiden no Pavilhão Atlântico. E achei os Manowar em muito melhor forma que Iron Maiden

Pode-se dizer muito de Manowar ( e eu comparativamente até gosto mais de Maiden do que de Manowar) mas em Manowar não assistes a fenómenos Fear of the dark/Enter Sandman onde parece que metade do público só vai ali para ver aquela música.


Também vi Manowar no Dramático duas vezes e não se compara. Estava só a comparar concertos mais recentes de duas bandas da velha guarda e do respetivo ambiente e público nest contexto específico e não em comparação com concertos no Dramático
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Covenant
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 710
Registado: quinta jan 11, 2007 1:41 am
Localização: Vivo em Ponte de Lima! Uh uh alegria... NOT!
Contacto:

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor Covenant » sexta mai 31, 2013 9:37 pm

http://www.youtube.com/watch?v=MECsRsu16es

Dramático. <3

Sinceramente a mim haver mais informação não matou o entusiasmo... Mas pronto se ao resto do pessoal matou, não posso fazer nada. :cheers:
[mode pita ON]EuH sOUh mESmuH fOfUh! LoooOOoOOlolooLOLOloOlOoL![mode pita OFF]

Imagem

bubba
Turista
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 31, 2013 8:36 pm

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor bubba » sexta mai 31, 2013 9:52 pm

boas, sou(estou) (de)novo aqui... já tive login mas pelos vistos foi apagado por inatividade.

Epah... Não sei se é de mim ou é mesmo de algumas pessoas que fazem comentários que parecem apenas para criar flamming. Até compreendo que quem já os tenha visto mais que uma vez tenha um nível de exigência mais elevado que eu, já que foi o meu primeiro concerto, mas daí a dizer que o cenário estava uma merda ou o som ou a performance... ou wtv...

Fiz 300Km para ver a banda que quando eu tinha 10 anos (já lá vão 18) me agarrou ao metal, me fez desistir da academia de música e quase obrigar o meu velho a comprar-me uma guitarra igual à do Dave Murray! (acabei por ter uma J&D Brothers Strat, lol..)

Saí de lá super satisfeito, e até curti a fúria do Dave Murray (ou do Adrian Smith?) quando partiu as cordas! Achei o cenário brutal, o som onde eu estava era impecável, embora não fosse perfeito, mas não ouvi grandes ecos/reverbs como aqui se fala. Em relação à performance, é óbvio que a idade pesa, mas não vi nada que apontasse para que um deles fosse ter um ataque cardíaco! lol... O Bruce correu e saltou a 2 metros de altura (rotfl), o Janick Gers quase fez a espargata, o Steve Harris saltou... o Dave Murray e o Adrian Smith estavam mais parados mas compreende-se...

A única coisa que me meteu confusão foi ver o Janick Gers levar uma bandeira do Brasil para o palco... não percebi se foi uma piada, uma provocação ou um engano... mas topei que se arrependeu e o Bruce desconversou logo dizendo qq coisa do tipo que estava obrigado a gostar mais de portugal agr (não sei se referindo-se ao fail do Janick ou estava a curtir o público). Fora isso... os palhaços do metro (e todos os outros que ainda não compreenderam que não é lesando o povo com greves que vão conseguir alguma coisa para eles e para o país) deviam ser empalados pois provavelmente foram a (talvez não a única) causa do concerto ter acabado mais cedo que rihanas e biebers.

Voltava a repetir a experiência sem pensar... Ouvi, para mim, algumas das melhores músicas de Maiden, havendo ali obviamente umas faltas que não existiriam caso fosse um concerto das melhores músicas da banda. Mas ouvir, Moonchild, Can I Play with Madness, The Trooper, The Number of the Beast, Run to the Hills, Fear of the Dark, Aces High, The Evil That Men Do... foi simplesmente brutal...


(PS: desconhecia que havia por aí uma onda de pseudo fãs de maiden que só conhecessem a fear of the dark... mas acho estranho que alguém ouvisse essa música e não conhecesse imediatamente pelo menos mais duas músicas desse album, como a Be Quick or Be Dead e a Afraid to Shoot Strangers, isto sem referir a Judas My Guide e até a Chains of Misery... mas é só uma opinião pessoal).

bubba
Turista
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 31, 2013 8:36 pm

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor bubba » sexta mai 31, 2013 9:56 pm

E esqueci-me provavelmente do membro mais importante... o Nick McBrain... o homem é um metrónomo... e não precisa de um pedal duplo para partir tudo (talvez agr até use, mas ele antes costumava fazer pedal duplo com um só pedal).

\m/ Up the Irons!

Avatar do Utilizador
dragffys
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 138
Registado: domingo set 10, 2006 1:09 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor dragffys » sexta mai 31, 2013 10:09 pm

É, ouvi dizer que esses gajos do metro não curtem nada metalada, e por isso vai de estragar o concerto dos Maiden! ZING!
:mrgreen:
"Religions do make claims about the universe; the same kinds of claims that scientists make, except they're usually false." - R. Dawkins

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 10:46 pm

DREAMASTER Escreveu:Deixo aqui esta review :)


Muito bom concerto dos Iron Maiden ontem. Apesar da idade estes senhores mostram que não tem rivais em termos de espectaculos ao vivo dentro do Metal e talvez mesmo dos melhores fora dele. O espetaculo da pirotecnia e luzes, dos backdrops, ...dos adereços em palco e o proprio palco foi fantastico. Acho que foi o concerto de Maiden com mais pirotecnia que vi até hoje da banda. DE resto a banda em palco teve muito bem. Fiquei à frente do lado direito e aí o som tava bom, com umas oscilações lá de vez em quando mas no geral dava para perceber bem todos os instrumentos e a voz do Bruce ainda melhor (o Pavilhão Atalntico nunca foi bom pra concertos da pesada e musica alta mas é perfeito pra concertos pop e rock).

Confirmei com este concerto, que a banda nas ultimas duas tournés tem vendo a abrandar o ritmo de algumas musicas, como foi o caso da 'Fear of the Dark' em comparação com a versão original de estudio. De resto continuam em grande forma em palco e o Bruce continua com uma excelente voz (poupando-a aqui e ali como é natural da idade), espantando-me mesmo em ainda conseguir fazer maravilhosos agudo em musicas como a 'Aces High', que eu continuo a achar que ele canta esta musica bem melhor que em 1984-85 e a continuar a correr q nem um desalmado com a idade que já tem e de fazer inveja a muita malta nova (eu incluido). Notou-se que este ainda é o inicio da tour, com a banda a dar um ou outro pregozito aqui e ali. O publico da perpectiva donde eu estava teve muito bem, animado a participar nos apelos do Bruce e a cantar a maioria das musicas e mais uma vez vi muita malta jovem e a vibrar com as musicas da banda (antigas e mais recentes). Conluindo foi um muito bom concerto da banda. Só muito bom? Bem tivessem eles tocado a "Killers" ou a "Infinite Dreams" q tocaram em 1988 e teria sido excelente, e se tivessem tocado as duas o concerto teria sido fabuloso :D
De resto a banda mais uma vez não desiludiu em termos de prestação vivo e fica a vontade de os ver novamente. UP THE IRONS!



Imagem

:beer:


e digo mais, e digo mais vibrei a valer com este concerto. Pulei, gesticulei, gritei, cantei, fiz air guitar, air bateria e mais não sei o quê lol Maiden ao vivo continua a mexer muito comigo :headbanger:

bubba
Turista
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 31, 2013 8:36 pm

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor bubba » sexta mai 31, 2013 10:46 pm

dragffys Escreveu:É, ouvi dizer que esses gajos do metro não curtem nada metalada, e por isso vai de estragar o concerto dos Maiden! ZING!
:mrgreen:


opah... fez-me parecer que o concerto foi mais curto que em Bilbao... acho que não tive 2:20h a ouvir maiden! nem duas horas durou... e sei também que depois das 23:20h não havia mais nenhuma viagem de metro.

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 10:56 pm

spiegelman Escreveu:O ar podre e devastado que o chão do dramático tinha no fim dos concertos fazia cair o pelinho dos tomates de muitos do meninos que estiveram na quarta feira no PA. Buscar cerveja ao KFC? nem se atreveriam entrar naquele tasco que ficava lá mesmo ao lado só do aspeto da turba negra que lá se sentava a mamar nmédias sagres, daquelas bojudas e de vidro grosso, não da merda delgada onde hoje servem a cerveja :-D

Sim, só quem não esteve com concertos de metal nos anos 90 (principalmente a devastação que eram os concertos na Incrível Almadense) é que se queixa de uns quantos tipos a fumar ganzas ou aos saltinhos.

Curiosamente, e comparando duas bandas da velha guarda e os dois concertos a que fui deles no último ano, no que concerne ao público, respirei um espírito muito mais homogéneo de um ponto de vista metaleiro em Manowar no campo Pequeno do que Iron maiden no Pavilhão Atlântico. E achei os Manowar em muito melhor forma que Iron Maiden

Pode-se dizer muito de Manowar ( e eu comparativamente até gosto mais de Maiden do que de Manowar) mas em Manowar não assistes a fenómenos Fear of the dark/Enter Sandman onde parece que metade do público só vai ali para ver aquela música.



Ai não? Lembro-me logo de uma musica "Kings of Metal" ou a "Heart of Steel" ou melhor aindaa "Carry On" ;)

AH e eu gosto de Manowar.

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 10:58 pm

joaolx Escreveu:Não dá para comparar o Portugal dos anos 80 do Portugal de agora, a verdade é essa...

Nos anos 80 vinha cá uma banda de jeito de 2 em 2 anos e quem comprava a Metal Hammer e a Kerrang via os anuncios dos tours e parecia que a europa acabava em Espanha então a vinda de Maidão para os headbangers nacionais era um acontecimento análogo ás aparições de Fátima...Meses antes não se falava de outra coisa, pessoal de todo o país, havia pessoal que se despedia dos empregos para poder estar presente, enfim, algo de incompreensivel para a actual geração.

Toda a devastação falada que vinha agregada e estes eventos resultava dos excessos de uma juventude inserida neste contexto acima.

Uma das vezes que os Maidão tocaram no Dramático até os patos do lago do parque se foram...

:beer:
~

LOL

:beer:

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 10:59 pm

Old_Skull Escreveu:O que está aqui em causa nada tem a ver com nostalgias ou saudosismos bacocos.

A questão é que passamos duma época onde a absoluta precariedade e falta de oferta nos fazia apreciar tudo o que nos era oferecido, para um contexto em que as pessoas se empenham em identificar falhas absolutamente ridículas como se a sua afirmação como indivíduos disso dependesse.
Parece que de repente a música, a comunhão de interesses, o ambiente fraterno, o caos catártico, a suspensão da normalidade, fossem de todo preteridos por um desejo sobrehumano de perfeição, seja lá isso o que for.

Se assim é, porque raio teimam ouvir Metal?!?!?!? :twisted:




:beer:

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 11:07 pm

Covenant Escreveu:True, em Manowar respirou-se outro tipo de ambiente. Não foi o ambiente de uns Iron Maiden ou até de uns Metallica onde aparecem muitos vindos de pára-quedas e que na verdade só conhecem meia-dúzia de músicas e que se querem armar em rambos. No resto do ano nem ouvem outras bandas do genero...

E atenção em estudio até prefiro IM em relação a Manowar.

E quando falava na devastação, não era propriamente andar a bater no pessoal ou partir cenas. Era o ambiente, a aura, a forma como se vivia a música, a loucura que eram os concertos. Pelo menos é assim que ouço falar daqueles tempos pelo pessoal mais velho. Até o meu irmão me conta essas histórias, mas ele é 12 anos mais velho que eu.

Como alguém disse, hoje em dia se não for pelo aspecto, ninguém diferenciava os concertos de bandas de metal mais conhecidas e de Iron Maiden (de alguns, porque uma boa parte conseguia inserir-se bem no concerto da Rihanna).

Não sei se estou certo ou errado, mas gostava que houvesse mais gente a viver as coisas como eu. O facto de muitas vezes me sentir sozinho nessa paixão faz com que me sinta um maluquinho. Quando vejo pessoal a queixar-se de tudo e mais alguma coisa num concerto de metal... Enfim. Mas cá vou tentando viver a música como eu gosto. Com paixão e maluquice. Espero que me perdoem por isso.



Vi no concerto de Manowar muita gente que tava ali tambem de para-quedas porque se faloi muito deste regresso de Manowar e conheço alguns fans de Manowar q de metal só ouvem Manowar.

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 11:08 pm

PeiXotO Escreveu:
22acaciaavenue Escreveu:Sinceramente AINDA BEM que atitudes dessas acabaram e devem ficar esquecidas no passado... e sim eu era do estava presente em Cascais quando havia concertos em 80's e recordo-me bem das Alarvidades cometidas por alguns sobre seres inocentes (pessoas e animais e tudo o que eram bancos de jardim e plantas) em que alguns gostavam de despejar a sua raiva em cima... frustrações da vida aliciadas com muito tintol e cerveja em cima entre outras coisas. Não havia nem há desculpa para o que alguns faziam, digam o que disserem, sim os Maiden vinham de 2 em 2 anos e eram practicamente quando havia concertos de Metal em Portugal, mas dai a estravazar para a destruição só demonstra o quão retrogrados éramos como pessoas nessa altura. Bastava ver como os vidros e assentos dos comboios da CP chegavam ao final desse dia para nem eu conseguir perceber como ainda traziam bandas do género a Portugal, acho que no fim, de tudo ainda tivemos sorte de alguém ter percebido que uns não deveriam estragar a festa de milhares outros. Aliás a cena das destruições iam acabando com concertos de Metal no Rock Rendez Vouz, os WCs nunca ficavam para contar a estória de um concerto para o outro.


:metal:

Esta conversa do "antigamente é que era" faz-me lembrar os velhos a falar de bola quando dizem que o Cristiano Ronaldo no tempo do Eusébio nem calçava as botas!

O única coisa que tenho a dizer do concerto é que nunca tinha visto o Dave a tocar sem wristband. E que só para ver e ouvir a Afraid To Shoot Strangers valeu os 40€ do bilhete.
Metessem mais uma data que o pessoal enchia aquilo outra vez!
Maiden, no Rock In Rio cá vos esperamos!



Infelizmente os patrocinadores do RIR-Lisboa não gostam dos Iron Maiden.

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 11:14 pm

GRIS Escreveu:mas a Afraid foi tocada 2 vezes cá em Portugal, Kadoc e Dramático (voz de Blaze) e anda tudo agora com orgasmos por causa dela? wtf


De facto foram 3:
Kadoc 93
Dramatico com Blaze 1995 e 1998.

:wink:

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: 2013.05.29 - IRON MAIDEN - Pavilhão Atlântico, Lisboa

Mensagempor DREAMASTER » sexta mai 31, 2013 11:21 pm

22acaciaavenue Escreveu:
Covenant Escreveu: Mas o que ouço dizer é que antes, era uma loucura para todos. Mas como não vivi essas coisas não posso falar com exactidão.



Eu explico pq era a "loucura":


- Quase não havia concertos, mas o "problema" era de origem maior, porque na realidade quase não havia informação.

- Tirando talvez a Motor nos Restauradores-Lisboa (antes de se chamar Bi-Motor) nem sequer haviam lojas com vasta oferta de discos de Metal, mesmo havendo os preços praticados pela Motor eram bastante acima do que a maioria de nós podia suportar. Quando se conhecia alguém que comprava era massacrado com o Grava aí isso :headbanger:

- Tinhas 1-2 programas de rádio onde ficavas a saber as novidades semanalmente e que eram por vezes religiosamente gravados pois era a única maneira de teres musicas de algumas bandas.

- Havia Fanzines mensais de alguns clubes de Heavy Metal e talvez o mais famoso fosse o Heavy Metal Zombies Paranoid em que sendo sócio podias entregar uma cassete (de boa qualidade) e pedir que te gravassem 2 albuns nela, um de cada lado. Mais tarde esta prática acabou com a desculpa de direitos de autor :) A verdade é que os donos do clube estavam a rebentar com as cabeças da sua Hi-Fi a fazer dezenas de gravações mensalmente, e às vezes como não havia dinheiro para boas cassetes iam as mais ranhosas mas trocávamos a fita para a embalagem de uma TDK ou BASF Ferro etc etc :mrgreen:

- O Blitz publicava semanalmente 1-2 páginas dedicadas só ao Metal e assinadas pelo Pedro Cardoso

- Não havia forma de ver telediscos ou concertos de bandas pois quase ninguém tinha leitor VHS e os que tinham deparavam-se com o não encontrar nada que se pudesse comprar, só de importação e tinhas de conhecer alguém que andasse cá e lá. Gravar videos implicava também teres 2 aparelhos de VHS, um para ler outro para gravar. Isto só começou a ser mais comum em meios de 90's.

- Das poucas maneiras sequer de saber como eram os Músicos fisicamente era pelas fotos dos Álbuns. Maioria de nós tinha colecções de cassetes escritas à mão e nem sabíamos como os gajos eram. Possivelmente eram até gravações de gravações de gravações, que ao contrário do digital se vão deteriorando de cópia para cópia e de maneira muito perceptível, sem contar com o mau hardware que tínhamos para ouvir essas cassetes, muitas vezes ouvias num daqueles gravadores mono usados nos Spectrum e não tinha sequer um Spectrum.

- Como já disse concertos quase não havia e os poucos que iam havendo iam sendo de bandas portuguesas no Rock Rendez Vous/Voz do Operário ou numa ou outra escola Secundária em que não havia sequer PA, lembro-me de ter visto os Braindead(quando eram Metal) e Mata a Velha na margem sul num destes concertos numa tarde de fim de semana. Volta e meia organizavam-se uns concertos com melhores condições e com bastantes bandas e regra geral sempre na margem Sul, lembro-me de Ramp, NAM, Thormentor num deles ou muito de vez em quando lá vinham uma bandazita estrangeira tipo os Thanatos com Thormentor e Massacre (bandas nacionais).

Eu sei que deve ser difícil imaginar, mas era como era e a malta safava-se como podia. Ia-se a casa de amigos ouvir som para conhecer novas bandas ou mesmo para se puder ouvir Metal, quando os Maiden apareciam claro que era a puta da loucura, era tirar praticamente a barriga da miséria de 2 em 2 anos. Muita sorte tínhamos nós dos Maiden cá virem, e era pq Espanha era aqui ao lado, caso contrario éramos tão insignificantes em termos de público (ou assim se pensava) que ninguém pensava ter lucro em mandar vir bandas cá tocar. Estranhamente a única altura em que os Maiden deram 2 concertos (Porto e Cascais) no nosso País foi na sua primeira digressão por cá, o World Slavery Tour, nunca mais o repetiram. Ainda antes dos 90 ieram cá os Motorhead com Girls School e Destruction, que foi o meu primeiro concerto.

Com o inicio dos anos 90 as coisas começaram a melhorar e muito, de um momento para o outro Portugal passava a fazer parte do mapa das Digressões das bandas. Já não eram só os Maiden mas eram os Judas Priest, os Sepultura, Bon Jovi (não que seja Metal mas é para ilustrar), Metallica que tenho muita pena de nunca terem ido ao Dramático de Cascais em vez de só aparecerem já em Alvalade. Durante essa década começa a ser possível ver em Portugal bandas como Slayer, Megadeth, Pantera, Kreator, Death, Ratos de Porão, Fear Factory, etc etc etc

Paralelamente o acesso a informação torna-se mais simplificado, mesmo ainda sem acesso generalizado à Internet no inicio dos anos 90, já havia quem tinha acesso a TV Satelite, via-se o Headbangers Ball UK na RTP2 senão me engano, começaram a aparecer programas de TV nacionais que passavam telediscos e apareciam lá bandas de Metal nacionais como Ramp, Tarantula, Shrine, Iberia etc.


O que hoje parece ser algo corriqueiro e muitas das vezes previsível na altura não o era, aliás a grande maioria de nós que se lembra e viveram esses tempos nunca imaginariam ver Metallica ao vivo, a não ser que fossem a Espanha ou a França como amigos meus fizeram. Ir ao um festival de Metal tipo Donnington era um sonho inatingível para quase todos nós. Hoje vai-se a festivais com alguma facilidade e inclusive até os há em Portugal. Claro que sai caro, mas comparando com o antigamente são atingíveis para maioria de nós se assim o quisermos e poupar-mos para isso. Podemos não conseguir ir num ano mas de certo que com planeamento vai-se noutro ano seguinte (nunca fui a nenhum pq não me chama para isso). Tal como já li aqui, antes até havia quem se despedisse para puder ir ver um concerto a Cascais :headbanger:


Não se prende com as bandas de hoje serem melhores ou piores, aliás isso nem se julga cada uma tem o seu momento, as dificuldades que nós tínhamos para puder assistir a elas e o condicionamento que existia é que faziam toda a diferença. Só ou ouvir um tamtamtammmmmmmmm de um sound check de uma guitarra com distorção num concerto era por vezes o suficiente para começar tudo a correr lá para a frente ;) Alguém se lembra dos Paradox na festa do Avante? Um deles de costas para nós a fazer o soundcheck e quando se voltou tava tudo na Moshada com alta nuvem de pó já no ar :headbanger: :headbanger: :headbanger:


dragffys Escreveu:Já agora, e como acho que ainda ninguém o fez, um OBRIGADO ao 22acaciaavenue pelos videos!
:cheers:


Obrigado mas não é preciso, o espírito do Metal com que cresci era baseado em partilha :jam: :jeroen:









-

Este homem disse tudo :beer:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes