2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor Enigma » domingo nov 08, 2015 10:56 pm

Aqui fica o rescaldo da minha estreia no Pax Julia Metal Fest. :)

Gennoma - começo (com uma hora de atraso...) com uma banda de um estilo (deathcore ou, pelo menos, pelos meandros do core) que não entra propriamente na minha dieta musical. :mrgreen: Não tendo estado mal, denotaram ainda muita verdura em palco e uma certa falta de energia e intensidade em palco. Começo a meio gás.

Moonshade - - aqui sim, o arranque à séria do fest. Nunca os tinha visto (ou ouvido) e fiquei bastante bem impressionado com o seu melodeath com claras influências de bandas como Insomnium. Extremamente competentes e com boas vocalizações (com contribuição de alguns elementos da banda), tanto no registo limpo como gutural, deixaram muito boas indicações.

Lux Ferre - foram uma das duas bandas (a outra foi Avulsed) que me fez marcar presença no fest. Portanto, a expetativa era bastante elevada, tanto mais que o último álbum é um portento e são, claramente, das melhores bandas nacionais de BM. Ora bem, que dizer....Desde logo, a minha surpresa por terem ficado logo com o 3º slot, quando pensava que seriam os penúltimos a tocar, imediatamente antes de Avulsed. O pior foi que apenas puderam (imposição da organização) tocar uns míseros 5 temas. Ok, eu sei que é um fest, que há imprevistos mas....talvez uma hora de atraso tenha contribuído para isso... Quanto à atuação em si, excelente! Tocaram os 4 primeiros temas do último álbum (A Luz Ofuscante da Verdade, Não Há Salvação, A Lenta Adaga da Morte e Caos no meu Sangue) e, quando as coisas estavam a atingir o ponto mais elevado da atuação...tiveram de terminar abruptamente tocando uma excelente malha do 1º álbum (não me recordo agora o nome). Muito bom mas soube a muito pouco.

K-OS - banda espanhola que apresentou um thrash apunkalhado (diria antes, um punk athrashalhado) que, sinceramente, achei muito fraquinho. Têm um som que puxa pelo público e assim aconteceu mas trata-se claramente de uma aposta numa banda de 2ª divisão. Há por cá mais e melhores bandas, mesmo dentro do mesmo estilo.

Avulsed - Concertão! O Dave é um grande personagem, com grande presença em palco e a restante banda também se apresentou muito bem. Grande concerto de death metal! Temas como Dead Flesh Awakened, Breaking Hymens, Devourer of the Dead, Horrified by Repulsion ou a Gorespattered Suicide foram uma verdadeira delícia para os presentes! Não fosse a intervenção do Nuno e a organização preparava-se também para encurtar o set dos headliners.... Se já é mau em qualquer caso, quando se trata dos cabeças de cartaz é no mínimo, bizarro.

Hourswill - Apesar do adiantado da hora e do cansaço acumulado, conseguiram (ou pelo menos, bem tentaram) puxar pelo pessoal e apresentar os seus argumentos no progressive metal. Boa atuação, com excelente apontamentos instrumentais e, a nível vocal, preferi o registo gutural ao limpo. Talvez seja questão de gosto pessoal apenas.

Mindfeeder - Última banda do fest a atuar e acabou por ser uma boa escolha. Com um vocalista que é do mais animado e bem disposto que se pode encontrar, o público acabou por animar o fest encerrou da melhor forma, com uma atuação de heavy/power do mais competente que se encontra por cá. Aqui já houve tempo para tocar mais...

A questão dos horários foi claramente a minha maior queixa do fest (isso e o fumo na sala, quando o pessoal podia sair e entrar quando quisesse...). Acho que, ou começam o fest mais cedo (ainda durante a tarde), ou terão de convidar menos bandas, sob pena de algumas tocarem muito pouco tempo.

Pena também o escassíssimo público presente. Quem foi a mais edições disse-me que, infelizmente, esteve dentro do habitual de anos anteriores.

De resto, sala com excelentes condições, o som também esteve bom, e o pessoal da organização sempre prestável. Que continuem por muitos e bons anos. :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6950
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor aetheria » segunda nov 09, 2015 10:11 am

Craving for this review! Obrigada Enigma :metal:

Não correndo o risco de me repetir... és Grande! :beer:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
nuno thrasher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 300
Registado: quarta mar 25, 2009 12:54 am

Re: 2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor nuno thrasher » segunda nov 09, 2015 11:12 am

Enigma Escreveu:
começo (com uma hora de atraso...)
De resto, sala com excelentes condições, o som também esteve bom, e o pessoal da organização sempre prestável. Que continuem por muitos e bons anos. :metal:



ENIGMA O FEST NÃO COMEÇOU COM UMA HORA DE ATRASO...AS PORTAS ABRIRAM ÀS 19H00 E GENNOMA COMEÇOU ÀS 20H14....

EU NUNCA REVELO OS HORÁRIOS DE ACTUAÇÕES À PRIORI!!

OPTO POR NÃO REVELAR HORÁRIOS DE ACTUAÇÕES...PERDE-SE A MISTICA!!

ACABOU FOI MAIS TARDE ....HOUVE BANDAS QUE TOCARAM MAIS TEMPO E AINDA BEM!!
MINDFEEDER POR EXEMPLO FOI EXCELENTE E NINGUEM QUERIA QUE ELES SAISSEM DO PALCO....... Imagem

TIMELINE.jpg
(95.75 KiB) Transferido 197 vezes









Avatar do Utilizador
eternal_champion
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 110
Registado: sexta set 10, 2010 2:10 pm
Localização: Almada

Re: 2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor eternal_champion » segunda nov 09, 2015 11:41 pm

Terceira romaria seguida a Beja para o festival e mais uma vez a organização está de parabéns, pois não deve ser nada fácil organizar um festival de heavy metal no interior de Portugal...

Cheguei ao recinto e estava Gennoma praticamente a terminar as hostilidades, por isso não me posso alongar muito...a seguir tocaram Moonshade e era a banda que tinha interesse em ver pela primeira vez, pois não os pude ver em Vagos e desta vez tive esse privilégio, gostei do estilo que praticam e no final comprei o CD deles para dar uma força à banda...Lux Ferre também tinha interesse em ver e realmente gosto muito deste tipo de black metal que praticam, aposta ganha pela organização em os convidar!

K-os para mim foi o melhor concerto, pelo estilo que tocam e também pela maluquice e presença do vocalista, a parte do fio do microfone foi um must...a seguir tocaram Avulsed, sim senhor deram um bom concerto, gostei do baterista mas o death metal que praticam não é mesmo a minha praia...Hourswill vieram a seguir mas para ser sincero, já estava a pensar ir encostar-me um bocado nas escadas, mas de qualquer maneira o concerto não foi mau, apenas fiquei com a sensação que a voz limpa não combina bem com o estilo...Mindfeeder terminaram a maratona e nota 5, boa disposição e é sempre bom ouvir os malhões deles!

Venha o próximo!
[b]My Strenth is in my Will...Freedom is my God...[/b]

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor Enigma » segunda nov 09, 2015 11:55 pm

nuno thrasher Escreveu:
Enigma Escreveu:
começo (com uma hora de atraso...)
De resto, sala com excelentes condições, o som também esteve bom, e o pessoal da organização sempre prestável. Que continuem por muitos e bons anos. :metal:



ENIGMA O FEST NÃO COMEÇOU COM UMA HORA DE ATRASO...AS PORTAS ABRIRAM ÀS 19H00 E GENNOMA COMEÇOU ÀS 20H14....

EU NUNCA REVELO OS HORÁRIOS DE ACTUAÇÕES À PRIORI!!

OPTO POR NÃO REVELAR HORÁRIOS DE ACTUAÇÕES...PERDE-SE A MISTICA!!

ACABOU FOI MAIS TARDE ....HOUVE BANDAS QUE TOCARAM MAIS TEMPO E AINDA BEM!!
MINDFEEDER POR EXEMPLO FOI EXCELENTE E NINGUEM QUERIA QUE ELES SAISSEM DO PALCO....... Imagem

TIMELINE.jpg



Assim sendo, as bandas têm que fazer melhor as contas da duração da sua setlist, para não passarem o odioso da questão para a organização. Quanto ao início, estava mesmo convencido que era às 19h, pois aqui mesmo no tópico do fest foi dito que começava às 19h (aqui o começar entendi como 1ª banda a atuar).
Tudo esclarecido, Nuno. :)

:cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
nuno thrasher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 300
Registado: quarta mar 25, 2009 12:54 am

Re: 2015.11.07 - PAX JULIA METAL FEST V - Casa da Cultura, Beja

Mensagempor nuno thrasher » terça dez 08, 2015 2:08 am



Celebrou-se no passado 7 Novembro 2015, a quinta edição do Pax Julia Metal Fest,

Saúda-se todos aqueles que intervieram e participaram na edição deste ano, que deram o seu apoio e força incondicional, que contribuíram para que a edição deste ano decorresse com fluidez e desenvoltura, agradecer a todos os que se mobilizaram e quiseram intervir a titulo pessoal, que através do seu empenho e dedicação, reforçaram e solidificaram a logística do evento, a sua colaboração e intervenção inolvidável permitiu que tudo fosse levado a bom porto!!

Provou-se mais uma vez que esta é uma iniciativa de valor com razão de ser na capital do Baixo Alentejo, que se insere perfeitamente na comunidade e que actualmente está com projecção a nível ibérico e divulgada inclusive por alguns meios de comunicação de França e do Reino Unido, sendo uma iniciativa que nos serve e vai dar prestigio para a nossa cidade, Beja!

Esta é uma iniciativa que merece ser acarinhada pelos bejenses, que é o próprio nome da cidade, e que pode ser consolidada e potenciada ainda mais, se a comunidade assim o desejar, entidades competentes, comércio, empresas e associações, que nutram os mesmos sentimentos positivos, que se revejam nesta iniciativa, e queiram que esta actividade, âmbito, conceito e espectáculo anual tenha futuro, lhe possam dar força e transmitir de igual modo a sua reciprocidade, espírito de união, que lhe possam imprimir o seu input e que sintam que o festival mereça e tenha um percurso favorável, que esta dinâmica iniciada em 2009 tenha continuidade e faça a sua história!

Em primeira instância, Grande Saudação para toda a Equipa que se formou, e que constituiu o Núcleo Duro que permitiu que o dia tivesse um desfecho positivo, e toda a logística se processasse em concordância dos objectivos pretendidos:

João Nero, João Felicío, Pedro Baião, Toica Costa, João Caixinha, Ramiro Morais, Sandra Ramos, Daniela Costa, Marco Roberto, António Aresta, Max, Johnny Coroa, Miguel Ferro, José Casimiro, Carlos Formigo, Filipe Soares, Miguel Pereira, Inês Portela, Vítor Alegria, Hélder Morais, Milene Raposo, Gonçalo Raposo, Eduardo Afonso, Ricardo Jorge, João Guerreiro e Hugo Guiomar!

Agradece-se especialmente à CMB pelas facilidades concedidas, Paulo Monteiro, responsável pela Bedeteca, por todo o apoio e amabilidade, toda a equipa da Casa da Cultura, cuja assistência apoio e interacção foi essencial para que tanto os concertos do Pax Julia Metal Fest V e a Expo. Faces Of Metal, fosse uma realidade!

Um enorme obrigado a todos, pelo espírito e camaradagem, pelo zelo que tiveram para que os aspectos essenciais se encontrassem estruturados, a fluir e a carburar com uma boa logística, que diga-se de passagem, foi excelente, nada disto teria sido possível sem o vosso apoio!

Sérgio Pascoa, Nuno Zambujeira, Ricardo Sousa e toda a envolvência da Pagaia Sul, por toda a disponibilidade, força e motivação!
Vitor Paixão, Por Toda a Disponibilidade, Cooperação, Amizade e Espírito!!

Saudações a todas as Bandas que participaram nesta edição, obrigado por terem acreditado neste evento, que tem valor, e que graças à vossa presença, carisma e dedicação ao Heavy Metal, pelo vosso talento, e espírito que tiveram, foi uma noite espectacular!

Agradecimento especial para a senhora Rita e a senhora Fernanda, por toda a confecção e preparação do Jantar e refeições a serem servidas, por toda a disponibilidade e ajuda que prestaram e tempo despendido!

Saudações ao Bernardo e Cocas Produções, Raul Bule (Arte Publica), Paulo Barriga (Diario do Alentejo), Luis Filipe Neves (Circulo de Fogo), Mario Rodrigues (Metal Imperium), António Lúcio e toda a equipa da Radio Pax, Nuno Costa (Sound/Zone), Daniel Carvalho (Rock n' Heavy), Rui Paulo Gonçalves (Nekronos Promotion Hell), Filipe Marta (S.O.S. Heavy-Metal Radio Show), Pedro Antunes (Helldprod.), Miguel Teixeira (Piranha - Loja de Música), Paula Antunes (Rock n Radio), Loudness Magazine, Duarte Barriga (Delta Cafés), Songs For The Deaf Radio, Infernö Records, Ricardo Campos, Pedro Santos (Pedro Santos Music Photography), João Oliveira e Luís Simões (Lusitanian Music), Paulo Teixeira (Som Do Rock), Marco Santos (Ode Lusitana), Dave Sanchez Gonzalez (Xtreem Music), Luta Sistemática, Pedro Sena - Lordigan, Hugo Almeida (Metalpoint), Patrícia e Ana (A Pracinha), João Farelo (Farelo Petiscos), Antraste - Tattoo e Bodypiercing, Espaço "Os Infantes", Paula Martins, Patrício e Sandra Palma, Fernando Martinho, Miguel Capucho, Jaime Fernandes, Diogo Henriques, José Eduardo Agra, Esmeralda Reis, Valter Marques e todo o pessoal ligado ao fórum da Irmandade Metálica presente nesta noite memorável de Heavy Metal!

Um grande abraço a Vós, todos os que compareceram e assistiram ao evento!


Imagem





BRINGING FINESSE & RIFFAGE TO ALENTEJO SINCE 2009


























Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes