2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor Enigma » domingo dez 20, 2015 11:58 am

Irae - primeira banda da noite, a criar logo o ambiente propício para a (grande) noite de black metal. Com um set mais virado para o Terror 666, apresentaram um som, por vezes, mais compassado e nem sempre a prego a fundo, criando uma excelente atmosfera. Gostei bastante do set a que, naturalmente, não podia ter faltado a incontornável Order of the Black Goat. :metal:

Decayed - Ao contrário das outras bandas, que incidiram o set num determinado momento da sua carreira, os Decayed apresentaram mais ou menos o set que têm tocado nos últimos tempos, não deixando obviamente os seus créditos por mãos alheias. Com a postura black n' roll habitual, desfilaram alguns dos temas que construíram uma carreira digna de respeito, como Martelo do Inferno e Fuck Your God. :beer: Ainda espero (se calhar é melhor esperar sentado. :mrgreen: ) que toquem a Ravenous Spectres...

Morte Incadescente - Tocaram na íntegra o Coffin Desecrators portanto, logo por aí, não havia como falhar (dado o excelente álbum de que se trata). Se já tinha gostado bastante da atuação no Side B, agora acho que ainda elevaram mais a fasquia. Muito, mas mesmo muito bom! Enquanto se aguarda novo álbum, nada como ir saboreando temas como Doce Sabor a Morte, Amaldiçoados, Necro Culto e Neste Meu Caixão.

Corpus Christii - celebrando os 15 anos do álbum de estreia, apresentaram um set que na 1ª parte incidiu sobre temas do Pale Moon e, depois, já com o NH com guitarra, incidiu exclusivamente no Saeculum Domini. Sem desprimor para qualquer das outras bandas da noite, que estiveram todas muito bem, CC joga realmente num campeonato à parte, quer seja em termos de presença em palco, quer em termos de intensidade e, obviamente, também a nível musical. Se a primeira parte da atuação já foi excelente, foi com os temas do 1º álbum que a atuação atingiu mesmo níveis de intensidade incríveis. Foi mesmo um mimo ouvir temas como Throne of the Proud, Jesus Cunt Lickers, Flama Tenebrarum e a magistral Victoria Cruenca. Ainda tocaram a Rape, Torture and Death e fecharam com a inevitável All Hail... (Master Satan) encerrando da melhor forma uma grande noite de black metal. :metal:

Quanto ao espaço do evento, que desconhecia, se excetuarmos a localização propícia a enganos de percurso... :P , pareceu-me bem, perfeitamente adequada, e que ao longo de toda a noite teve um som sempre bom (umas pequenas falhas, mas nada de especial). Ah, o palco é bastante baixo e estava calor insuportável...Well, não se pode ter tudo. :mrgreen:

Um bem haja também ao pessoal que por lá revi e/ou conheci. :cheers:
Valfar, ein Windir

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor flipknot » domingo dez 20, 2015 4:33 pm

Discordo na parte em que falas nas condições de som, que na minha opinião se revelaram bastante más. A visibilidade do palco é nula, e durante as actuações de Morte Incandescente, Decayed e Irae, não se via absolutamente nada... O sitio em si, é engraçado, mas peca em muitas coisas...

Quantos aos concertos, apenas gostei de Corpus Christii e nota-se bastante que são uma banda de outra dimensão e que realmente apesar de todas as posturas merecem reconhecimento e apoio, quanto ao resto, talvez por falta de boas condições sonoras não gostei, principalmente Decayed que achei muito mau.
Última edição por flipknot em domingo dez 20, 2015 8:22 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor aetheria » domingo dez 20, 2015 7:23 pm

Grande noite esta! Naturalmente, quando estes eventos combinam a excelência das bandas com a excelências dos amigos e das pessoas que conheci, já se faz um avaliação de outra ordem. Mas é deste espírito que um concerto se alimenta, também, penso eu.

Ponto de ordem feito, a sala. Gostei muito do spot, se bem com duas salvaguardas: é pequena (como não estava frio e apenas choveu um pouquito, havia muita gente fora, se assim não fosse...) e o palco é mesmo, praticamente, nulo. Não me incomodou pois furo sempre lá para a frente, mas deveriam trabalhar isto. Não achei que estivesse assim tão quente quanto o Enigma apontou (mas eu também vinha arejar bastante nos intervalos). A menos que tenha sido em Morte Incandescente... :P

O som, a meu ver, esteve bastante bom, mas também com duas salvaguardas: acho que não o esteve tanto em Decayed e a voz, em CC, estava por vezes baixa (a voz do NH em ME que, inicialmente, não se ouvia bem, foi problema logo corrigido). Contudo, não sei se este aspeto da voz em CC se prendia mais com o lugar onde eu estava... gostava de ter ido confirmar isso mais a meio da sala, mas não quis perder o lugar.

Bandas:
Irae - esteve MUITO bem. Som impecável, conjunto coeso, de assinalar o "regresso" de Pestilens (Lux Ferre, Penitência) ao baixo.
Para mim, marcou logo um belíssimo arranque de noite, mais denso e "compassado" como apontou o Enigma, a dar o mote para a noite.

Decayed - apesar da sua história, nunca foi banda que tivesse seguido muito, e aproveitei para pôr a conversa em dia depois dos primeiros temas. Por isso mesmo, convém nem entrar em comentário. Sorry guys.

Morte Incandescente - aqui já a história é inversa. Gosto da banda e adoro o álbum. Tem riffs maravilhosos, por isso, só poderia ficar enlevada ao ouvi-lo ao vivo e o som (apesar da tala falha do volume da voz do NH, já referida) não perturbou o enlevo (o do Metalpoint, há pouco tempo, esteve superior, creio, mas as diferenças não interferiram na qualidade do gig).

Corpus Christii - pouco tenho a acrescentar ao dito pelos meus antecessores. Eu gosto muito do PaleMoon (basta ver o meu top 5 nacional... e se fosse geral entraria igualmente nele :D ) por isso fiquei muito contente por ver que o iriam incluir. De resto, foi voltar a um bom "velho" álbum.

Finalizo destacando a façanha de dois indivíduos em particular: Nocturnos Horrendus e Vulturius. Estiveram em três gigs numa só noite. E com a intensidade que as respetivas bandas exigem (não são temas para passear o cão, ao luar). É extraordinário e deve ser assinalado e valorizado :metal: :beer:

Ao Enigma e Xapas - it was a pleasure *vénia*
Ao Flipknot... deverias ter levado a tal tshirt :wink: essa misantropia tsstsss
Última edição por aetheria em domingo dez 20, 2015 8:38 pm, editado 1 vez no total.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor flipknot » domingo dez 20, 2015 8:24 pm

Conto comprar várias tshirts de Deafheaven no concerto, no próximo levarei com certeza!
O Vulturius também tocou em Corpus Christii?

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor aetheria » domingo dez 20, 2015 8:37 pm

flipknot Escreveu:O Vulturius também tocou em Corpus Christii?



Tens razão :wink: Não sejas demasiado trve on me e perdoa-me a desatenção, ainda só tenho três horas de sono em cima :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 522
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm
Localização: Amadora

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor Xapas » domingo dez 20, 2015 8:58 pm

aetheria Escreveu:Ao Enigma e Xapas - it was a pleasure *vénia*


Obrigado pela imperial :cheers:
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor aetheria » domingo dez 20, 2015 9:10 pm

Xapas Escreveu:
aetheria Escreveu:Ao Enigma e Xapas - it was a pleasure *vénia*


Obrigado pela imperial :cheers:



:? eu ofereci-te um fino, deve haver algum engano...

:mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor flipknot » domingo dez 20, 2015 9:14 pm

aetheria Escreveu:
flipknot Escreveu:O Vulturius também tocou em Corpus Christii?



Tens razão :wink: Não sejas demasiado trve on me e perdoa-me a desatenção, ainda só tenho três horas de sono em cima :mrgreen:

Nada disso, foi só porque como não via o palco podia lá estar um quinto elemento. Btw o baterista de Corpus Christii é uma máquina.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor aetheria » domingo dez 20, 2015 9:33 pm

flipknot Escreveu:
Btw o baterista de Corpus Christii é uma máquina.



True. E teve que aprender o set antigo todo. :D
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2015.12.19 - CERCO DA NOITE FEST I, Lisboa - Corpus Christii + Morte Incandescente + Decayed + Irae

Mensagempor Enigma » segunda dez 21, 2015 10:58 pm

aetheria Escreveu:Ao Enigma e Xapas - it was a pleasure *vénia*

:cheers:

Quanto ao som da sala, para além do problema na voz do NH em Morte Incadescente, prontamente resolvida (como referiu a Aetheria), só em Decayed é que realmente podia ter estado melhor.

E, mais uma vez, sublinhando o que disse a Aetheria, uma palavra para o NH e o Vulturius que atuaram em 3 das 4 bandas da noite! Foi obra! (e, já agora, o Deris que tocou em duas) :metal:
Valfar, ein Windir


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes