Ravensire - de todas as bandas do cartaz, esta era uma das que mais queria ver e, mais uma vez, não defraudaram. Muito boa atuação, a que não faltou naturalmente a cover de Alkateya (neste caso, a The Call & The Crash (All Men Stand Still)) e a que só faltou, por falta de tempo, tocar a Stay True, Stand Tall.
Shivan - excelente atuação, muito por "culpa" do seu excelente vocalista e frontman. Muito honestamente, não acho que o reportório da banda seja nada de especial, mas a presença em palco do Mauro e, sobretudo, o seu excelente registo vocal, torna as coisas realmente bastante interessantes. Claramente o melhor vocalista de todo o cartaz. Destaque também para a cover de Alkateya - a Exodus.
Cruz de Ferro - atuação para esquecer. Não por culpa da banda, que tudo fez para que as coisas corressem bem, mas uma avaria no micro que perdurou praticamente todo o set (só o substituíram nos últimos instantes do último tema...) arruinou por completo a sua presença neste evento. Assim, a cover que mais tinha curiosidade em ouvir - Rock On, Roll Out - ficou-se pelo instrumental...
Midnight Priest - grande atuação! Já não os via desde o SWR, provavelmente, e soube muito bem revê-los. Muita (mas mesmo...muita!) energia em palco e um set que, embora curto (e a que naturalmente faltaram as malhas clássicas, tanto por falta de tempo como também por estarem a promover o novo material), foi eletrizante e que mostrou que os novos temas resultam tambem muito bem ao vivo. Excelente a cover da Demon Rider (tocada ao dobro da velocidade do original.

Alkateya - apesar da hora tardia a que começaram (mas prevista no horário), estava uma casa bem composta quando começaram a sua atuação que foi, acima de tudo, uma celebração do espírito do heavy metal, aqui na forma de celebração do 30º aniversário dos Alkateya. Compreensivelmente boa parte do set incidiu nos temas do novo EP Last, o que retirou espaço a que tocassem mais malhas antigas. Apesar de ser a primeira vez que os ouvia, os novos temas resultaram muito bem ao vivo - Warriors, Wrath, Flor do Mal (aqui com a presença do irmão do João Pinto, Hail (com todos os vocalistas das bandas convidadas em palco). Quanto aos temas mais antigos, só foi pena não terem tocado a Face to Face (We Are One!), destacando-se a Lusitania (Mare Clausum, Ruler of the Seas), Hell on Water (esta dos Gargula), Believe My Eyes e a fechar, a incontornável Rock on, Roll Out. Muito bom concerto, a fechar uma excelente noite de celebração do heavy metal.
