25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor Enigma » quarta out 26, 2016 5:23 pm

Sala esgotada para receber uma grande tour e para, muito provavelmente (e felizmente), fazer a despedida da sala no que a concertos de metal diz respeito, nos próximos tempos.

Mgla - não me lembro de uma banda de abertura já ter uma sala tão bem composta, muito menos ainda à hora a que iniciaram o concerto - 19h30. De todo o cartaz, era a banda que mais expetativa tinha em ver, pois as restantes já as tinha visto várias. Também tinha bastante curiosidade como é que a banda ia transpor para o palco a sua música e o próprio conceito artístico envolvente. Pois bem, fizeram-no de uma forma magistral. Com uma postura em palco bastante reservada (não apenas pelas caras tapadas, mas também pela postura quase esfíngica), concentraram todas as suas forças naquilo que é o mais importante - a música. Os cerca de 50 minutos de atuação (um verdadeiro luxo para uma banda de abertura) passaram num ápice, tal foi a intensidade da música e da sua execução. Neste particular destaco a voz hipnótica do M. e o trabalho de bateria do Darkside, para mim é mesmo uma das grandes mais-valias do som da banda. O final com a With Hearts Toward None VII seguida pela Exercises in Futility VI foi mesmo assombroso. :metal: Espero ter oportunidade de os rever num futuro não muito longínquo!

Secrets of the Moon - Sou grande apreciador de (quase) toda a discografia da banda, com exceção do último trabalho Sun. Como a setlist se baseou, em grandíssima parte, nesse mesmo álbum, e também porque, reconheça-se, não é das melhores escolhas ensanduichar Secrets of the Moon entre a "ferocidade" dos Mgla e dos Behemoth, esta foi (das 3 vezes que já o vi) a que não gostei tanto. O concerto foi competentíssimo, isso está fora de questão para mim, a banda apresentou-se muito bem e com grande empenho em palco, simplesmente as músicas do Sun são, no mínimo, muito sensaboronas e a milhas da excelência da restante discografia. Assim, não é de admirar que, para mim, os grandes momentos da sua atuação foram a Seven Bells e, a fechar, a Lucifer Speaks (que diferença, para melhor, em relação aos temas do Sun!). Com outra setlist e noutro contexto, teria sido certamente muito melhor.

Behemoth - se não me falham as contas, esta foi a 5ª vez que os vi mas, ainda assim, já tinha bastante saudades de ver a "máquina polaca" novamente ao vivo. Para quem já os viu, já sabe ao que vai. Banda extremamente competente e profissional, não descura o mais ínfimo detalhe e as suas atuações são sempre de uma energia e de uma entrega brutais. Este concerto não foi exceção, antes pelo contrário. Todas esses condimentos foram ainda mais exponenciados do que o costume. Com um público rendido desde os primeiros acordes, provaram (para quem ainda tivesse dúvidas) a excelência do The Satanist. É um álbum verdadeiramente fabuloso e, ao vivo, isso ficou mais que demonstrado. Conjugam, como nunca, a intensidade e brutalidade de sempre, com outros momentos mais atmosféricos, de grande subtileza e, por que não dizê-lo, beleza (senão veja-se e ouça-se a O Father O Satan o Sun), e isto sem nunca comprometer, minimamente, a sua visão artística. Após tocarem o The Satanist na íntegra, pequena pausa, e regresso ao palco para um final perfeito, onde houve lugar para a excelente ov Fire and the void (a fazer a ponte entre o som mais recente e os temas não tão recentes), a poderosíssima Conquer All, a punkish Pure Evil & Hate (que soube mesmo bem!) e a sequência final com as incontornáveis At The Left Hand of God, Slaves Shall Serve e a arrepiante Chant for Ezkaton. Estão como o vinho do porto! :metal:

Grande noite no Paradise. :metal:

Abraço a todos os users que lá encontrei. :cheers:
Valfar, ein Windir

invocator
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 964
Registado: segunda jul 14, 2008 9:16 pm

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor invocator » quarta out 26, 2016 7:10 pm

Quando cheguei eram cerca das 18:30, já a prever a dificuldade de entrada, porque o que queria ver era Mgla. Felizmente não aconteceu e a entrada pareceu-me decorrer sem qualquer problema. Mas esta sala é uma merda das grandes.

Mgla valeu o preço do bilhete, mas mesmo assim espero vê-los com outras condições. Quem conhece a banda, certamente, percebeu que em imensos momentos as guitarras e todas aquelas "melodias" que saem das mesmas mal se ouviam e eram imperceptíveis. Os próprios também pareciam não estar satisfeitos com o som. Música após música reclamavam com isso. Foram 50 minutos que passaram num ápice, mas que têm mesmo que ser repetidos.

Adorei as folhas coladas com a mensagem: "os músicos pedem para não se fumar no interior da sala". Obviamente não foi respeitada e fumou-se para xuxu. Em pleno século XXI é incrível como este país continua a viver e a conviver com esta situação.

A seguir a Mgla, bazei. Não vi mais nada, a missão estava cumprida. Mal entrei na sala senti logo que aquelas condições iriam afectar a minha saúde. Para um asmático é uma merda ter que continuar a viver neste país em que não se respeita nada nem ninguém.

Avatar do Utilizador
RavenEffect
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 95
Registado: quarta mar 06, 2013 11:03 am
Localização: na çena

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor RavenEffect » quarta out 26, 2016 7:44 pm

Cheguei a Alcântara por volta das 17h e após o café da praxe e a habitual ida ao indiano buscar umas litrosas, era tempo de ir para a fila confraternizar com quem queria estar no mesmo barco que eu: "A malta que, por nada, iria perder MGLA". Conversa para aqui, litrosa para ali, mijada atrás do autocarro para acolá, lá a porta abre já depois das 19h, embora não tenha falhado por muito. Chegado à sala, investida para a banca da merch na esperança de haver os casacos em stock no webshop oficial da banda e para minha alegria estava bem recheada com praticamente todas os artigos à excepção da T-Shirt referente ao Groza (salvo erro). Difícil foi conseguir pedir alguma coisa, apaixonei-me imediatamente por aquela beldade que estava ao balcão (casava....)

MGLA: Sala praticamente cheia e um sentimento de curiosidade quase palpável. A luz apaga, o E.V.T. entra em palco e tropeça (calculo que não seja fácil ver alguma coisa com aquele capucho) e começa a missa, sem dó nem piedade. "Further down the Nest I" e "Exercises in Futility I" marcaram um início fraco por não se ouvir a guitarra do M. Embora não seja bom para nenhuma banda ter problemas de som, com MGLA é particularmente mau por ambas as guitarras marcarem melodias que se completam (qualquer fã admite que esta é o ponte forte da banda). Finalmente após alguma frustração em palco, lá o som ficou melhor e fez-se justiça. Se já achava o Darkside um monstro em disco, em grande parte por o trabalho nos pratos, ao vivo então é outro nível. Aliás, nesse aspecto tenho que tirar o capucho a toda a banda, a competência destes polacos é apenas comparável ao som que praticam: assombroso e preciso. Não há grande forma de descrever este concerto, foi quase-perfeito e a prova ao vivo que estes tipos são uma dos nomes mais sonantes dentro do black metal actualmente.

Behemoth: Estava com curiosidade porque até gostei do The Satanist e sabia que esta setlist ia-se focar bastante aí. Confesso que em Vagos não apreciei muito e queria confirmar. Para pena minha não me entrou em nada o concerto, talvez também por o som estar um pouco confuso (nos blastbeats deixava de se ouvir o resto simplesmente). Foi bom vê-los com o público nas mãos e apreciar ao pormenor toda a componente cénica (obviamente, funciona melhor num espaço fechado que em festival) e tiro o chapéu para as últimas 5 ou 6 músicas do set (fiquei a pensar que a Pure Evil and Hate era cover ou assim :lol: :lol: ).

Sobre a organização, continuo sem perceber como é que: numa casa que estava esgotada a cerca de 1h do espaço abrir com uma fila quase até ao virar da esquina, não podiam simplesmente abrir as portas 20 ou 30 min mais cedo, ninguém morria por isso e o bar sempre tinha a oportunidade de vender mais uma ou outra cerveja.
spiegelman Escreveu: Sei que a maior parte do pessoal já está farto dos Kreator mas eu quero é que a maior parte do pessoal se foda

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor aetheria » quarta out 26, 2016 8:19 pm

Passenger Escreveu:Ok, vamos lá então:
- "O som merdoso", check. Em Mgla começaram e não se ouvia uma das guitarras. A meio do concerto notou-se a irritação do guitarrista em relação ao som de palco e à falta de uma das guitarras, mesmo com máscara. Depois melhorou um pouco mas nunca esteve equilibrado. A voz em particular estava mais baixo que o resto. A banda foi um bocado prejudicada pelo som especialmente no início, quem conhece como eu e outros gostou, quem não conhece a banda se calhar não ficou impressionado.
Behemoth: som embrulhado e desiquilibrado. Ex., bombo demasiado alto, tarola não se ouvia, som pouco definido, tipo parece que as colunas do PA já queimaram ou algo que o valha, voz novamente mais baixa que o resto. Boa presença em palco da banda, mas o som não ajudou.
Secrets Of The Moon: mesmo com o som mau, deu-me a sensação que até foram os que tiveram melhor som, mas a mim o concerto passou-me um pouco ao lado e chegou a extremos de ser secante, portanto, se calhar até estou enganado.
- "A juntar ao som merdoso há o problema do PA ir abaixo (!!!) com frequência e só ficar o som de palco", check. Aconteceu isso com Behemoth pelo menos duas vezes que eu tenha notado. Acho que abusaram uma beca no volume, já que com as outras bandas isso não aconteceu.
- "Depois há ainda os problemas típicos de abrirem as portas em cima da hora, a sala ser pequena e permitir pouca mobilidade (para o bar, wc, merch, etc), ter pouca ventilação, etc..." - em relação às portas não me posso queixar, cheguei cedo e estava para aí a uns 30 metros da porta antes de abrir, quando abriu entrei sem grandes problemas, não sei se para os que estavam atrás de mim foi penoso. A pouca ventilação para mim não foi propriamente problema, foi mais irritante levar com umas pitas histéricas ao meu lado a gritarem quando os Behemoth entraram em palco e a comentarem sobre os elementos da banda, se estavam assim ou assado, bonitos ou feios... por uns momentos julguei estar num concerto de Justin Bieber. Como é óbvio, a banda não tem culpa disto, mas acho que é o preço que as bandas pagam por atingir um certo estatuto de popularidade.

Em suma, não foi mau concerto, mas já vi melhores, inclusive no Garage.


Está melhor aqui ;)
E na linha do "concordo": MGLA -a guitarra do M. que pouco se ouvia (ouvia-a na minha cabeça) no início. A voz não estava suficientemente alta. Melhorou.
Behemoth - som embrulhado na maior parte, pior no piso de cima (corri toda a sala - sim, estavas cheia, mas movi-me denorte a sul e de este a oeste... quando há circlepit ajuda)

Tanto mal disseram, mas apesar de em Behemoth já estar calor (e eu estive muito tempo na linha do moshpit) está BEM LONGE do calor e aperto de um Hard Club sala 1 esgotado.

Fumo - sim, incompreensível, como sempre e nada civilizado. Tem piada os fumadores queixarem-se de estar calor... Solidária com o Invocator.

RavenEffect Escreveu:Sobre a organização, continuo sem perceber como é que: numa casa que estava esgotada a cerca de 1h do espaço abrir com uma fila quase até ao virar da esquina, não podiam simplesmente abrir as portas 20 ou 30 min mais cedo, ninguém morria por isso e o bar sempre tinha a oportunidade de vender mais uma ou outra cerveja.


Nem sequer visão de mercado têm, de facto :roll: Já nos dois euros por cerveja... (Sagres, ó Schwarze!)

Merch... perdi-me na banca de Mgla (e eu até nem sou perdulária nestas coisas, se comprasse algo a cada concerto que vou...) e não foi por causa da vendedora :mrgreen:

De resto... fui de Braga a Lisboa por 50 m. de MGLA! a temer o pior... e logo que acabou o concerto poderia ter ido embora como o Invocator. Estava de alma cheia!
(e como estava na fila para guardar o saco quando comecei a ouvir o pessoal a gritar, caguei para o bengaleiro e disparei para a frente, com saco de viagem e tudo! sorry a quem atropelei pelo caminho :cheers: )
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 828
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Localização: alfragide ou pataias
Contacto:

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor Le Point Noir » quarta out 26, 2016 8:32 pm

Não consegui chegar a horas de ver Mgla :cry: :cry:
Se fosse noutra sala ficava mais chateado, mas já vi que foi o costume do PG. Bandas a dar o seu melhor e nadinha. Quando o pessoal diz que SOTM foi a banda com melhor som, está tudo dito. Quando o vocalista tinha de tocar partes mais pesadas ou em tremolo parecia que se abria um vórtice e sugava o som todo lá para dentro..
Gosto muito de SOTM mas a faixa de abertura foi um pouco mal escolhida. O "Sun" é um álbum muito bom mas para a ocasião que era podiam ter tocado cenas mais agressivas. Lucifer Speaks a fechar compensou bem.
Behemoth valeu a pena pela entrega da banda e pela excelente componente cénica e mesmo com o som de merda tiveram o público na mão. Acabaram por valer o bilhete apesar das condicionantes.

Agora é tentar ver estas mesmas bandas de novo (nunca tinho visto nenhuma delas) num sítio como deve ser.
Oui oui la baguette

Avatar do Utilizador
Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 828
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Localização: alfragide ou pataias
Contacto:

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor Le Point Noir » quarta out 26, 2016 8:34 pm

Acho que nunca tinha visto uma banda com tanto merch à venda como Behemoth...cheda-se :o
e sim também fiquei a olhar para a menina do merch, tanto que bloqueei e só me dirigi a ela em português :lol:

red bull a 5 euros :|

P.S: fiquei ali na zona do bar do lado esquerdo/banca de merch mencionada pelo Vooder; e não achei calor a mais nenhum dentro da sala :?
Oui oui la baguette

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor aetheria » quarta out 26, 2016 9:19 pm

Enigma Escreveu: O final com a With Hearts Toward None VII seguida pela Exercises in Futility VI foi mesmo assombroso. :metal:


Cá está ele. E apesar do camarada alto que tinha à frente, atenta ao trabalho manual destes senhores :wink:

Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6949
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor aetheria » quarta out 26, 2016 10:02 pm

Aqui nota-se a questão da voz pouco audível...

Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2184
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm
Localização: Monte Abraão

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor UnknownOne » quarta out 26, 2016 10:05 pm

A With Hearts Toward None VII é uma besta de música e autêntico cymbal porn. E se a Pure evil and hate dos Behemoth em disco ainda parece BM, ontem parecia uma autêntica música de heavy/speed metal :mrgreen:

Avatar do Utilizador
RavenEffect
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 95
Registado: quarta mar 06, 2013 11:03 am
Localização: na çena

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor RavenEffect » quarta out 26, 2016 10:06 pm

Eu pensava que aquilo era cover de Bathory ou assim.
spiegelman Escreveu: Sei que a maior parte do pessoal já está farto dos Kreator mas eu quero é que a maior parte do pessoal se foda

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor nagasakirecords » quarta out 26, 2016 10:08 pm

A senhora do Merch não será a mulher do Nergal?
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
RavenEffect
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 95
Registado: quarta mar 06, 2013 11:03 am
Localização: na çena

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor RavenEffect » quarta out 26, 2016 10:14 pm

ya, a mulher do Nergal, uma das artistas mais famosas da Polónia tava na banca a trabalhar a vender t-shirts
spiegelman Escreveu: Sei que a maior parte do pessoal já está farto dos Kreator mas eu quero é que a maior parte do pessoal se foda

Avatar do Utilizador
Mortem
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 146
Registado: domingo dez 23, 2007 5:14 pm
Localização: Coimbra

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor Mortem » quarta out 26, 2016 10:19 pm

Concertão de Behemoth para não variar, contudo o som e aqueles ferros do Paradise prejudicam o espectáculo. Mas Behemoth é sempre bom.
Quantas às outras bandas, bom concerto de Mgla, além de ter perdido a 1ª música e o som não estar nada de especial, quanto a Secrets of the Moon nada de mais, destaco o baterista. Para a próxima que seja no Hard Club, que alem de ser sauna, é bem melhor.

Avatar do Utilizador
Mortem
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 146
Registado: domingo dez 23, 2007 5:14 pm
Localização: Coimbra

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor Mortem » quarta out 26, 2016 10:19 pm

Concertão de Behemoth para não variar, contudo o som e aqueles ferros do Paradise prejudicam o espectáculo. Mas Behemoth é sempre bom.
Quantas às outras bandas, bom concerto de Mgla, além de ter perdido a 1ª música e o som não estar nada de especial, quanto a Secrets of the Moon nada de mais, destaco o baterista. Para a próxima que seja no Hard Club, que alem de ser sauna, é bem melhor.

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 25.10.2016 - BEHEMOTH + MGLA + SECRETS OF THE MOON - Lisboa - Paradise Garage

Mensagempor nagasakirecords » quarta out 26, 2016 10:21 pm

LOL... eu sigo a rapariga no instagram e ela andou a postar fotos juntamente com ele em alguns concertos, daí ter perguntado...
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes