2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Enigma » segunda jan 09, 2017 12:26 pm

Começo de festival com os Machinergy (por troca com Derrame, que tiveram uns contratempos na viagem e chegaram mais tarde a Mangualde), que deram um bom concerto, com bastante energia e intensidade, que ajudou desde logo a impor a toada para o que viria mais tarde.
Seguiram-se os Estado de Sítio que, com o seu hardcore/punk abriram o primeiro moshpit (de muitos) da edição deste ano. Embora não seja um género que me agrade particularmente, é indiscutível que normalmente é uma boa escolha para este tipo de eventos.
Destroyers of All acabou por ser uma desilusão, pelo menos tendo em conta que os tinha visto há muito pouco tempo no Stairway e tinha gostado da sua atuação. Não foi o caso desta vez, tendo contribuído (e muito) o facto de terem tido o pior som de todo o festival, extremamente embrulhado o que, a juntar ao som já de si com muitas nuances (e samples pelo meio), tornou as coisas ainda mais confusas. A atitude e energia estiveram lá, como sempre, mas não foi suficiente para me prender.
Em Derrame o som já esteve bem melhor (o que se manteve em todas as bandas), mas a sua atuação também não me prendeu por aí além. Após alguns temas a coisa começa a soar-me sempre ao mesmo, o que acabou por tornar o concerto (pelo menos para mim) um bocado monótono.
Finalmente tive a oportunidade de ver Humanart ao vivo. Deram um concerto bem sólido e que, para mim, foi mesmo o melhor de todas as bandas que tinham tocado até então. Mais uma das boas bandas do black metal nacional e que me deixaram muito boa impressão. Dada a inexistência de mais bandas de black metal no cartaz (aspeto a rever em futuras edições, espero.XD), ainda me soube melhor o seu concerto.
Monotonia foi coisa que também não houve na atuação dos espanhóis Bloodhunter. Se é verdade que o seu melodeath não traz propriamente nada de novo (também hoje em dia essa tarefa não é nada fácil de atingir), o que é certo é que deram um excelente concerto, também muito às custas (é impossível nega-lo) de uma vocalista que, para além da excelente presença em palco (e que não passou indiferente a ninguém…XD), tem uma voz excelente e uma energia contagiante em palco (e também quando veio para o meio do público abrir o moshpit).
Com Theriomorphic, entrou-se na parte do cartaz que mais interesse me suscitava e que me levou, pela segunda vez, ao Hardmetal Fest. E que concertão que deram! Dos melhores de todo o festival e, seguramente, das melhores atuações que já lhes vi. Verdade se diga que não me lembro de alguma vez não ter gostado das suas atuações (e já são muitas as vezes, a última das quais no Stairway), mas desta vez estiveram mesmo em grande. Quer fosse nas músicas mais antigas (para comemorar o 20º aniversário da banda), quer nas mais recentes do EP a sair este ano, deram um verdadeiro recital do que é verdadeiramente o death metal.
Após o concertão de Theriomorphic, nada melhor que continuar com o death metal e, neste caso, com os finlandeses Convulse. Começaram com os temas mais recentes (especialmente do último álbum) que têm uma toada mais experimental e também mais distante do som dos primórdios da banda. Se houve quem torcesse o nariz a estas malhas, não foi o meu caso de todo. Gostei bastante do início do concerto, com o trio finlandês a mostrar-se desde logo bastante coeso. Depois, a partir do momento em que começaram a tocar as malhas do Wold Without God, então foi o delírio absoluto que se manteve non-stop até final do concerto. Muito bom!
Para continuar em grande, seguiram-se os Tygers of Pan Tang que deram um excelente concerto, mostrando bem toda a sua qualidade e também excelente prestação em palco. Os temas do último álbum são excelentes (desde logo a Only the Brave é um grande tema), e não destoaram em nada dos clássicos de álbuns como o Spellbound e o Wold Cat. Comprovaram cabalmente ter sido uma escolha acertadíssima para encabeçar o cartaz do festival. NWOBHM no seu melhor.
Continuando com o pé no acelerador (neste caso, carregando mesmo a fundo), seguiram-se os Holy Moses que mantiveram o maior moshpit de todo o fest desde os primeiros acordes até ao final da atuação, quando a Sabine se lançou do palco para o stage diving, terminando da melhor forma uma atuação com uma intensidade, energia e, acima de tudo, honestidade que são de assinalar de uma banda que já anda nisto há muitos anos. Destaque particular para a Sabine que, aos 53 anos (como ela fez questão de assinalar), continua um monstro em palco, a mostrar como se faz. Se é verdade que a sua voz já teve melhores dias (o que ficou bastante evidente no dueto que fez com a vocalista de Bloodhunter, que fechou em alta o concerto), continua a ser uma grande frontwoman.
Outra banda que tinha curiosidade em ver eram os belgas Ancient Rites, banda que não defraudou em nada as expetativas. Deram um concerto bem intenso e que conseguiu, apesar das horas tardias a que começaram (já passava um pouco das 2h), manteve o público bem envolvido. Tenho a certeza que se o concerto tivesse sido um pouco mais cedo (foi demasiado longa a pausa entre Holy Moses e Ancient Rites) teria ainda gostado mais do concerto. Mesmo assim, cumpriram muito bem.
Já não fiquei para ver Shoryuken, por isso, quem os tenha visto que se pronuncie.
Saldo final extremamente positivo desta edição do fest, que se mantém como uma grande referência do metal underground. Um cartaz muito bom (provavelmente dos melhores de sempre – pena o cancelamento de Solstice), adesão muito boa do público e um excelente ambiente, o que também é habitual por estas paragens. :metal:
E que venha a edição de 2018 e saudações para o pessoal que me acompanhou nesta romaria! :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor aetheria » segunda jan 09, 2017 2:10 pm

Fuck! devia ter ido :cry: por que é que me esqueço sempre que me vou arrepender!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor PeiXotO » segunda jan 09, 2017 2:20 pm

Como é que estava a lotação da sala? Apesar de haver sempre malta na rua, lá para o fim da noite aquilo costuma estar a rebentar pelas costuras.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Santyago » segunda jan 09, 2017 2:31 pm

PeiXotO Escreveu:Como é que estava a lotação da sala? Apesar de haver sempre malta na rua, lá para o fim da noite aquilo costuma estar a rebentar pelas costuras.


Compacta a casa durante o dia todo (mais a partir de Theriomorphic)
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 887
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Opuskulo » segunda jan 09, 2017 4:06 pm

PeiXotO Escreveu:Como é que estava a lotação da sala? Apesar de haver sempre malta na rua, lá para o fim da noite aquilo costuma estar a rebentar pelas costuras.


Sala praticamente cheia e com pessoal na rua. De salutar a abertura do bar do lado esquerdo da sala, um belo refúgio para descansar uns minutos sem ir para o gelo que se sentia lá fora. De resto, excelente ambiente e grandes concertos. Já é tradição começar o ano por aqui :wink: Quanto ao meu comentário aos concertos, sairá por outro lado.

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Santyago » segunda jan 09, 2017 8:11 pm

aetheria Escreveu:Fuck! devia ter ido :cry: por que é que me esqueço sempre que me vou arrepender!

É sempre o primeiro fim de semana depois do ano novo
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Santyago » segunda jan 09, 2017 8:34 pm

Vamos à minha review:

Após um ano de interregno, lá regressei à terra de Mangualde juntamente com a trupe lisboeta/margem sul, em que fomos logo de manhã, chegamos a tempo do almoço, pegámos nos carros novamente e metemos-nos em direcção para o recinto!

Em termos de concertos:

Machinergy - Assim que soubemos que a banda do Rui ia começar as hostilidades, devido a problemas com os Derrame (que acabaram por ser a 4ª banda da noite), apressámos um bocado o passo para os ir ver ao vivo. Deram um bom concerto, com o seu Thrash de traços Sepultura/Sodom, com um toque de industrial no ritmo da bateria. Foi um concerto que passou rápido e uma banda que mesmo ao iniciar o festival, quis mostrar serviço. É sempre bom revê-los!

Estado de Sítio - Punk javardolas mas que para o que foi, foi porreiro ver. Deram um bom concerto, muito activos em palco e o público estava a curtir a banda. Deram seguimento ao bom início que Machinergy tinha começado

Destroyers of All - Foi aborrecido. Não gostei e tornou-se um penor para mim ver a banda.

Derrame, Humanart e Bloodhunter - Fui ver o Benfica. Mas perdi 5 minutos a ver a vocalista de Bloodhunter. Sim senhora!

Theriomorphic[/b] - Pecou por ter sido curto. Foi muito bom. Jó e companhia a continuar a mostrar porque são uma das melhores bandas de Death Metal nacional. Sempre que os vejo, dão sempre um bom concerto, no mínimo. Malhas conhecidas que deram para o pessoal abanar a cabeça. O novo álbum já tarda.

Convulse - Para mim, Convulse foi Convulse quando tocaram as malhas do primeiro álbum. É a diferença entre dia e noite. Aquele primeiro álbum, uma fonte de podridão finlandesa, tem malhões tão poderosos que deveriam sempre ser tocados. Contudo, também compreendo que tenham que tocar as suas malhas mais recentes. Mas assim que começaram a World Without God, o público ficou extremamente activo e muito participativo durante o concerto. Foi muito bom!

Tygers of Pan Tang - Um concerto de Heavy Metal à antiga. Muito mexido, uma banda a fazer jus ao seu estatuto de headliner, a tocar as suas malhas, e um público contagiado pela energia da banda e pelas suas músicas. Gostei bastante, creio que foi o concerto do festival. Foi uma óptima escolha feita pelo Rocha e que se correspondeu inteiramente pelo que se viu no concerto. Acredito que para quem gosta de Heavy Metal não tenha saído nada defraudado do concerto.

Holy Moses - A banda que tem a mãe/avó das vocalistas extremas. Com a voz a ter tido melhores dias, conseguiu puxar o público a gostar do concerto. O que tinha perdido na voz, não perdeu na energia em palco e puxar pelo pessoal. Foi muito agradável ver a banda, viu-se o pessoal a abanar a cabeça, até tivemos direito a uma vénia em palco à Sabina. Foi um bom concerto!

Ancient Rites - Gostei do concerto. Só não consegui gostar mais porque tinha as pernas cansadas. Já foi um penor conseguir chegar até ao fim, com tanto cansaço acumulado. Mas foi agradável.

Shoruyken não vi.

Um bem haja ao Rocha que ao fim de 20 anos continua a levar em frente os HardMetalFests e também promover concertos pela zona. 23ª edição e lá estaremos de volta na 24ª, se assim for :cheers:

Um forte abraço à trupe que foi comigo e ao pessoal que reencontrei por lá. Próximos festivais: Moita e Barroselas
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor aetheria » segunda jan 09, 2017 8:54 pm

Santyago Escreveu:
aetheria Escreveu:Fuck! devia ter ido :cry: por que é que me esqueço sempre que me vou arrepender!

É sempre o primeiro fim de semana depois do ano novo


Eu não me esqueço da data, na véspera mesmo estava hesitante em ir. O que não faço é combater a inércia e o apelo de ficar no buraco. Depois arrependo-me... esqueço-me é disso, que me arrependo :|
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Enigma » segunda jan 09, 2017 9:08 pm

aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu:
aetheria Escreveu:Fuck! devia ter ido :cry: por que é que me esqueço sempre que me vou arrepender!

É sempre o primeiro fim de semana depois do ano novo


Eu não me esqueço da data, na véspera mesmo estava hesitante em ir. O que não faço é combater a inércia e o apelo de ficar no buraco. Depois arrependo-me... esqueço-me é disso, que me arrependo :|


Sem querer acentuar o teu arrependimento...este é mesmo daqueles festivais que tem tudo a ver contigo (pelo menos é o que acho!).
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor aetheria » segunda jan 09, 2017 9:43 pm

Enigma Escreveu:Sem querer acentuar o teu arrependimento...este é mesmo daqueles festivais que tem tudo a ver contigo (pelo menos é o que acho!).


Lembra-me disso para ano! :( :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Enigma » segunda jan 09, 2017 9:48 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:Sem querer acentuar o teu arrependimento...este é mesmo daqueles festivais que tem tudo a ver contigo (pelo menos é o que acho!).


Lembra-me disso para ano! :( :cheers:


Ok, i will! :P
Valfar, ein Windir

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Santyago » segunda jan 09, 2017 10:09 pm

Aetheria, como gostas do Barroselas, Mangualde tem o mesmo espírito. É um mini Barroselas
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor aetheria » segunda jan 09, 2017 11:30 pm

Santyago Escreveu:Aetheria, como gostas do Barroselas, Mangualde tem o mesmo espírito. É um mini Barroselas


I know :wink: já lá fui... duas vezes, só, mas gostei muito. E da última vez até fui de excursão, o que aumenta a festa. Foi mesmo tontice minha somada a mais um acesso de misantropia cavernosa que me ataca volta vai. Palermice, enfim. Está-me bem feito :x
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 522
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm
Localização: Amadora

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor Xapas » quinta jan 12, 2017 1:38 pm

aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu:Aetheria, como gostas do Barroselas, Mangualde tem o mesmo espírito. É um mini Barroselas


I know :wink: já lá fui... duas vezes, só, mas gostei muito. E da última vez até fui de excursão, o que aumenta a festa. Foi mesmo tontice minha somada a mais um acesso de misantropia cavernosa que me ataca volta vai. Palermice, enfim. Está-me bem feito :x


Este ano tb houve excursão.....
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.07 - 23º Mangualde HardMetalFest

Mensagempor aetheria » sexta jan 13, 2017 9:41 pm

Xapas Escreveu:
aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu:Aetheria, como gostas do Barroselas, Mangualde tem o mesmo espírito. É um mini Barroselas


I know :wink: já lá fui... duas vezes, só, mas gostei muito. E da última vez até fui de excursão, o que aumenta a festa. Foi mesmo tontice minha somada a mais um acesso de misantropia cavernosa que me ataca volta vai. Palermice, enfim. Está-me bem feito :x


Este ano tb houve excursão.....


Eu sei... e sabia! :cry:

Parem de me atormentar, tá?!?!? :evil: que ruins sois! :evil:

:cry:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes