2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » segunda jan 23, 2017 2:41 pm

Segunda edição deste festival que, pelo seu crescimento, chegou para ficar.
Já no ano passado destaquei o facto de que este fest se destaca pelo cuidado dado aos pormenores, à escolha das bandas (que poderão não agradar em toda a latitude, pois tanto se encontra o Black mais "tradicional" como o Post ou o minimalismo ritualista), à coexistência de outras linguagens artísticas,como fotografia, apresentação de livros, exposições...
ALiás, procurou deslocalizar-se, com apresentações e exposições na Louie Louie Porto e na Bunker Store. Lamentavelmente, não fui a nenhum destes espaços.
De saudar, mais uma vez, a oferta de uma tape com um tema de cada banda. Fica bem na minha (pequeníssima) coleção e saúda-se o gesto.

Quantos às noites... Dia 1

- Tendagruta: André Coelho (bem conhecido, seja do desenho seja de projetos como Sektor 304) e Sara Gomes. Não é inteiramente a "minha praia", com a sua cacofonia de sintetizadores e vozes, mas achei uma boa maneira de arrancar uma noite dissonante. De destacar: a intensidade. Ponto muito positivo.

- Turia: também não são banda de minha eleição. AO vivo, confirmou-se o facto de não me agradar aquele registo bocal, mas os músicos!... senhores! não é por acaso que os redescubro em Lubbert Das. A energia insana daquele baterista, a fúria do guitarrista. Fiquei muito impressionada e, não sendo amante da banda, agarraram-me o tempo todo.

- Dolentia: grande concerto da banda. Juntamente com a seguinte, era a banda que mais queria ver e arrancaram-me sorrisos de satisfação (sim, pode-se sorrir no BM... sempre que uma banda que eu gosto cumpre, rasgam-se sorrisos em mim). A atitude, as guitarras, a intensidade que foi em crescendo. O baterista, a meu ver, esteve fantástico e contribuiu para a fúria debitada ao longo dos sete temas.
Set list: Chamamento; O reerguer de medos antigos; Lapidis/Sacrificium; Voragem; Do fundo dos abismos; Servo além-dor; Cântico.
https://www.youtube.com/watch?v=tQts7bEf09U&t=6s

- Lubbert Das : foi o concerto de todo o fest. Não desprimorando Dolentia, que muito me agradou, mas estes foram novidade, ansiava vê-los e como cumpriram! Há poucas palavras para descrever. primeiro, ter-se-á de gostar da banda e deste black metal. E gostando... aqueles três músicos em palco encheram-nos e arrasaram. A violência, a soturnidade. Se o baterista, em Turia, já tinha sido uma besta, aqui excedeu-se. O guitarrista de Turia passou a baixista, arrasador, contribuindo também com a voz, gritada (por vezes, até dispensava o micro, era energia pura). O guitarrista, que também contribuía com um gutural cavernoso, tem o ar de um puto de 17 anos e a concentração e entrega de um homem de 40.
Enfim. Assombrosos. E o fecho, com este tema que me apaixona, bastaria para dado por bem empregue o preço de todo o festival.
https://www.youtube.com/watch?v=b_pXuPxqdTw

- ATILA vs Sinter - uma combinação feliz. Conheço ambos os projetos separadamente, já vi amos ao vivo. Resultaram muito muito bem em conjunto. Gostei muito da experiência. Tal como começou, a noite fechou com sintetizadores. A contenção do baterista e de "Atila" constrastava com o frenesi de ANdré Coelho que fazia as partes da voz e da percussão mais alternativa: chapa, correntes, uma "harpa" metálica :mrgreen:
https://www.youtube.com/watch?v=zG4KncAEOaY

Ainda houve DJ set mas a noite já ia longa.

Dia 2

Paean - Ora, voltaram tanto a vocalista como o guitarrista de Turia. O estilo mantém-se mais ou menos o mesmo. Não ouvi com muita atenção, confesso.

- DE · TA · US · TO · AS - dupla espanhola com uma sonoridade (e mise-en-scéne) completamente ritualista, quase tântrico, com sintetizadores de fundo e, acima de tudo, vozes. Vozes a encher o espaço. E pés descalços, sangue e muita velas. Achei muito interessante, mas não fiquei até ao fim porque, a um dado momento, já não trazia nada de novo.
https://www.youtube.com/watch?v=0xszHM3ScZE

- Gnaw Their Tongues - não fiquei muito tempo. Too much Noise for me :wink:

- GAEREA - concerto de apresentação desta banda portuguesa (com um elemento italiano). Sei que há por aí um misto de mistério (promovido pela banda, por não revelar a nacionalidade) e de mal-entendidos (porque há quem os considere italianos, no MA a origem da banda é italiana, e há quem ache de muito mau tom passarem-se por uma nacionalidade que não é a sua). Como, para mim, tudo isto é ruído desnecessário que perturba aquilo que interessa - a música - prefiro não alimentar nem o mistério nem o mal-entendido. Assim, concerto: já conhecia o álbum e, por isso, não fui "às cegas" para o concerto. Atitude interessante em palco. O vocalista é muito expressivo, o que é curioso de dizer já que tem a cara tapada (como os restantes), mas corporalmente comunicou o desespero que as letras traduzirão. O som saiu mais embrulhado do que nas restantes bandas. Têm temas com um bom trabalho de guitarra, que não se perderam a vivo, mas que em vários momentos não ouvi com a clareza que gostaria. Espero voltar a vê-los num palco maior.
https://www.youtube.com/watch?v=Gqi584gnUSU

- LVTHN - Black Metal satânico avant la lettre, com direito a rituais e banhos de sangue (também sobre o público). Velocidade, intensidade, fúria caraterizaram a atuação destes cinco senhores. A cover de Katharsis, para fechar, foi de uma brutalidade insana! Foi um fecho de noute, e do fest, em beleza!
https://www.youtube.com/watch?v=iphGB-SOEmc&t=78s

Setlist de LVTHN
P1090878.JPG
P1090878.JPG (49.1 KiB) Visto 4972 vezes


E o relato vai longo. Que se pronunciem os outros MUsers que por lá andaram, senhores Zyk, Caverna Abismal e Kepler. Se outros por lá andaram, não se manifestaram :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Kepler

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Kepler » quarta jan 25, 2017 11:21 am

Quem só foi ao segundo dia não tem autorização para se pronunciar eheh.

E no que me toca a senhor, obrigado mas o senhor está lá em cima e eu ainda estou cá em baixo eheh e quando for cromado não subirei ás grandezas, descerei sim ás profundezas...

:cheers:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quarta jan 25, 2017 12:13 pm

Kepler Escreveu:Quem só foi ao segundo dia não tem autorização para se pronunciar eheh.

E no que me toca a senhor, obrigado mas o senhor está lá em cima e eu ainda estou cá em baixo eheh e quando for cromado não subirei ás grandezas, descerei sim ás profundezas...

:cheers:


Lá em cima está é o tiruliruliru 8)

:cheers:


E quem foi ao segundo dia pronuncia-se sobre o segundo dia. Do tipo: "gostei mais do segundo dia".
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Zyklon » quarta jan 25, 2017 3:26 pm

Eu gostei mais do 2º dia, teve mais velas!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quarta jan 25, 2017 3:45 pm

Zyklon Escreveu:Eu gostei mais do 2º dia, teve mais velas!


Cambada de arruaceiros! eu a fazer um trabalho sério aqui e vocês só vêm ajavardar este que é um tópico e um espaço de referência no metal nacional e, quiça, dos arredores.

Tu só foste ao primeiro, por isso tantas velas no segundo... faltava a tua radiância natural para iluminar o espaço e o momento 8)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Zyklon » quarta jan 25, 2017 4:00 pm

Este fds nem sai de casa!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quarta jan 25, 2017 4:15 pm

Fds, para aparição fantasmagórica luminescente bebes muito.

E dizer alguma coisa de relevante para o tópico, não? Cada vez que o pessoal vê o teu nome aparecer há-de julgar que vais dizer alguma coisa inteligente... :roll:
(estás a defraudar a clientela)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Zyklon » quarta jan 25, 2017 4:45 pm

Ok.
O Nikita disse-me que andou lá uma gaja a meter-se com o pessoal e um pseudo-skin com uma hoodie de MGLA a tentar arranjar merda.
Não vi nada.
Comi dois mini-burgers num restaurante hipster.
Turia...afinal o vocalista era uma gaja, não conhecia fiquei fã (dela, não da banda..era o que faltava)
Dolentia...faltou lá o Phil na frente a apoiar.
Lubbert Das...credo!! Nem corpse paint usaram...SAD!
Na viagem para cima fui a ouvir Khemmis, mas desde que descobri que foram album do ano da Decibel apaguei e agora odeio, no regresso vim a ouvir Turia e a pensar oh que caralho gajas no BM?! Desliguei e meti uma cena qualquer que ninguem conhece nem eu sinceramente.
Parei na AS da Mealhada para beber um café e comi uma torta de laranja que estava divinal...mas o preço, porra!! Aqueles filhas da puta vão roubar ao caralho que os foda!!!
Quando cheguei a casa eram umas 4 da manha e estavam -5º e ainda pensei ouvir Paysage d' Hiver mas estava com sono....

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quarta jan 25, 2017 5:15 pm

Zyklon Escreveu:Ok.
O Nikita disse-me que andou lá uma gaja a meter-se com o pessoal e um pseudo-skin com uma hoodie de MGLA a tentar arranjar merda.
Não vi nada porque comi uns pseudo-hamburgueres em cima de uns azulejos e cairam-me mal.
Comi dois mini-burgers num restaurante hipster. I rest my case
Turia...afinal o vocalista era uma gaja, não conhecia fiquei fã (dela, não da banda..era o que faltava) - AKA gajas que gritam soam igual a gajos que gritam duuuuuhhh.
Dolentia...faltou lá o Phil na frente a apoiar. Isto é tão bom que fiquei sem palavras.
Lubbert Das...credo!! Nem corpse paint usaram...SAD! SOD

Quando cheguei a casa eram umas 4 da manha e estavam -5º e ainda pensei ouvir Paysage d' Hiver mas estava com sono preferi ouvir o split da intro de Miami Vice vs Crockett's Theme para aquecer....
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
nbarreiras
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 210
Registado: segunda set 03, 2007 11:22 pm
Localização: Almada
Contacto:

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor nbarreiras » quarta jan 25, 2017 11:22 pm

Bem, já que me chamam para esta conversa, também posso contribuir e fazer publicidade gratuita à Sande de Pernil e às papas de serrabulho do Guedes, na praça dos poveiros. :)

O NDV para mim resumiu-se a alguns actos e não me querendo extender muito (acho que a Aetheria já fez um excelente trabalho na descrição do evento), acho que os melhores do dia 1 foram Attila vs Sinter, que apesar de nem ser uma cena que eu oiça muito foi uma actuação que transmitiu muita coisa, muitos sentimentos e ritmos ritualisticamente industriais mas bem negros qb que pode, com abertura de espírito despertar interesse a qualquer metalhead mais extremo.
No dia 2, digam o que disserem de Lubbert Das, para mim foi LVTHN. E mais não digo.
Ah, e também gostei de Turia. Simples, directo, depressivo, melancólico, etc, mas curti bué a voz da moça.

Depois, o ambiente são as pessoas que o fazem, e nesse aspecto, esta visita ao Porto valeu mesmo a pena. Força aí pessoal!

Kepler

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Kepler » quinta jan 26, 2017 11:54 am

QUEM VIU LVTHN VIU OS CONCERTOS TODOS DESTE FUCKING ANO
IDEM PARA BONES O ANO PASSADO
SCHULTEN

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quinta jan 26, 2017 12:09 pm

Kepler Escreveu:QUEM VIU LVTHN VIU OS CONCERTOS TODOS DESTE FUCKING ANO


:lol: :lol: :lol:

Isso é uma boa maneira de poupares dinheiro! já não precisas de ir a mais nenhum no resto do ano :mrgreen:

nbarreiras Escreveu:Bem, já que me chamam para esta conversa, também posso contribuir e fazer publicidade gratuita à Sande de Pernil e às papas de serrabulho do Guedes, na praça dos poveiros. :)


Isso não constava das parcerias do NSV! já te esticaste!... Foi um serrabulho gourmet e um pernil hipster? é que se não foi andas a jogar na segunda divisão.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor Zyklon » quinta jan 26, 2017 1:06 pm

Mini-burgers!!!

Parabens ao F. pela organização, espero que seja para continuar...e já agora com este numero de gatos pingados a ver.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor aetheria » quinta jan 26, 2017 1:28 pm

Black Metal (embora não tinha sido apenas BM) no Público. A evolução.

http://p3.publico.pt/cultura/mp3/22696/north-dissonant-voices-black-metal-dos-pes-cabeca
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5162
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: 2017.01.20/21 - NORTH DISSONANT VOICES 2017 - Cave45 - Porto

Mensagempor lang » quinta jan 26, 2017 2:49 pm

aetheria Escreveu:Black Metal (embora não tinha sido apenas BM) no Público. A evolução.

http://p3.publico.pt/cultura/mp3/22696/north-dissonant-voices-black-metal-dos-pes-cabeca


Acho muito mal só aparecer da Drª nas fotos, onde estava o Zyk???
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes