2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor Enigma » domingo fev 05, 2017 10:53 pm

Rescaldo aberto para o concerto, que foi muito mais do que apenas a comemoração dos 20 anos do Irreligious (que, só por si, já seria do maior interesse).
Tratou-se, desde logo, da comemoração dos 25 anos de carreira da banda, e para celebrar a ocasião, nada como gravar um DVD e tocar na íntegra o Wolfheart, o Irreligious e o Extinct. Foi reviver o (glorioso) passado, mas também com um olhar bem forte sobre o presente da banda e, já a apontar para o futuro (novo álbum, integralmente em português, a sair ainda este ano e novo concerto em Lisboa até final do ano).
Passavam cerca de vinte minutos das vinte e dois horas quando os Moonspell subiram ao palco, já a plateia estava completamente lotada e as bancadas muito bem preenchidas (segundo rezavam as crónicas hoje, estiveram presentes 4 mil pessoas, o que, no contexto português, muito poucas bandas de metal conseguem levar, sejam nacionais ou internacionais).
A noite começou com o icónico Wolfheart, onde destaco a belíssima instrumental Lua D'Inverno, as bem portuguesas Tebraruna e Ataegina (que motivaram as primeiras grandes manifestações do público) e uma das minhas favoritas, e que eles raramente tocam, a An Erotic Alchemy. Apesar de tudo, considero que esta parte do concerto foi a mais morna e em que não houve tantos momentos memoráveis como seria de esperar. Talvez por a expetativa ser muito elevada, ou também por já os ter visto a tocarem este álbum de forma irrepreensível, penso que poderiam ter estado melhor. Faltou qualquer coisa a temas fabulososos como Wolfshade e Love Crimes (mesmo assim, é sempre um mimo ouvi-las ao vivo. Vampiria é sempre um momento muito especial num concerto de Moonspell, e este não fugiu à regra. Fecho da primeira parte com a intemporal Alma Mater.
Segunda parte do concerto com o Irreligious e, aqui assim, estiveram simplesmente irrepreensíveis. Foi verdadeiramente fenomenal ouvir e presenciar toda a componente cénica utilizada em cada um dos temas deste álbum. A Poisonous Gift, A Taste of Eternity, Raven Claws (com a Mariangela Demurtas) foram alguns dos temas melhor interpretados. A sequência final desta parte do concerto - Mephisto, Herr Spiegelmann e Full Moon Madness - foi mesmo a minha preferida de todo o concerto. Verdadeiramente memorável.
Finalmente, na última parte do concerto ficou o Extinct. E se pensava que o melhor já tinha sido tocado, os Moonspell provaram que não. O Extinct é um álbum fabuloso de gothic metal e a noite de ontem provou-o plenamente. É verdadeiramente um álbum de canções, com bastante emoção e beleza contidas nas mesmas. Destaco desta parte como melhores momentos desde logo a Extinct, Medusalem, Domina (aquele solo do Ricardo Amorim é qualquer coisa de fabuloso, aliás este álbum está repleto de solos belíssimos), Malignia, Funeral Bloom e, a fechar uma noite inesquecível, The Future is Dark (não teria escolhido melhor tema para fechar a noite, isto vindo de um fã da banda de longa data pode parecer estranho, mas acho este tema sublime).

Cheers então aos próximos 25 anos da banda (o Fernando acha que não, mas you never know...). :metal:
Valfar, ein Windir

Tartaruga Genital
Participante
Mensagens: 37
Registado: sexta set 18, 2015 9:32 pm

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor Tartaruga Genital » segunda fev 06, 2017 1:51 pm

Infelizmente não pude comparecer neste concerto, mas para quem os foi ver ao Campo Pequeno e a Guimarães, houve alguma diferença?

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7776
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor Zyklon » segunda fev 06, 2017 4:27 pm

lol

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor X-FrEaK » segunda fev 06, 2017 5:32 pm

Grande concerto sem dúvida, sendo este já o 11º concerto que assisti de Moonspell é com grande orgulho que vejo a evolução do espetáculo destes senhores. Sebem que há algo que já percebi que não vai mudar que é aquele vibe nerd de geografia do Fernando Ribeiro que não consegue dizer simplesmente o nome duma cidade "BOA NOITE LISBOA, PORTUGAL", sendo que nas festas de Corroios foi mesmo o melhor "BOA NOITE CORROIOS, MARGEM SUL, PORTUGAL" LOL. Parto-me sempre a rir works 10/10.

Ainda assim, e como o concerto ia acabar bastante tarde, estando eu com uma lesão no joelho e devido ao facto de que estava com pouca bateria, decidi abandonar antes do Extinct (para apanhar o metro claro está). Mas ainda assim foi um concerto brutal. Gostava de saber como são os concertos deles lá fora, porque cá são mesmo do melhor que se pode ver dentro do metal (o pseudo vampirismo da vampiria tambem poderia ser atenuado, o Nando já tem um filho por amor de deus xD).

Avatar do Utilizador
GRIS
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: sexta abr 19, 2013 8:20 pm

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor GRIS » segunda fev 06, 2017 7:00 pm

ficaram a faltar os encores e o toca aquela... :mrgreen:
fora isso 5 estrelas :beer:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor PeiXotO » sexta fev 10, 2017 9:15 pm

Tudo o que foi de bom já foi mencionado acima, portanto vou dizer o que esteve mal.
- Diminuírem a velocidade de praticamente todas as músicas do Wolfheart. Não sei qual a ideia deles, se é tornar as coisas mais doomy ou o catano, mas simplesmente não resulta;
- Os intervalos enormes entre albums. Tiraram completamente a pica à malta. Depois de uma Alma Mater e de uma Full Moon Madness em altos pulmões ter de esperar 15 minutos ou mais para começar a próxima música é muito anti-climático. E isto fez com que o concerto acabasse demasiado tarde, mesmo para um concerto a um sábado;
- A careca do Ricardo :(

De resto esteve tudo impecável, eu já estava um bocado com os copos e como isto ia ser gravado para DVD preocupei-me mais em sentir as músicas de que andar em bicos de pés à procura de falhas na produção. Venham mais que a malta vai ver! :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor aetheria » sexta fev 10, 2017 9:41 pm

PeiXotO Escreveu:Tudo o que foi de bom já foi mencionado acima, portanto vou dizer o que esteve mal.
- Diminuírem a velocidade de praticamente todas as músicas do Wolfheart. Não sei qual a ideia deles, se é tornar as coisas mais doomy ou o catano, mas simplesmente não resulta;


Isto continua a ser uma grande mistério para mim, que ainda não vi explicado.
Curiosamente, no Irreligious (temia-o) já não aconteceu (vi em Guimarães).

Poderia aventar com o facto deste concerto ser muito longo e estarem a poupar energia (justíssimo), mas desde Famalicão (Laurus) que tem sido assim...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor PeiXotO » sexta fev 10, 2017 9:56 pm

aetheria Escreveu:Poderia aventar com o facto deste concerto ser muito longo e estarem a poupar energia (justíssimo), mas desde Famalicão (Laurus) que tem sido assim...


A razão não pode ser essa até porque eles não são propriamente velhos e porque já sabiam que iam fazer longas pausas entre sets portanto tinham mais que tempo para descansar. Tanto o Memorial, como o Night Eternal e o Alpha Noir têm todos malhas com valentes castanhadas que eles costumam tocar ao vivo e o Mike não parece se queixar. Ou foi para encher chouriços para fazer as 3 horas de concerto ou então é por alguma razão "artística" que só eles sabem. Mas que na realidade não funciona...

PS: A Carmen Simões é o amor e quero os Ava Inferi de volta faxabor.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
kruger
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 231
Registado: quinta ago 15, 2013 5:01 pm

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor kruger » sexta fev 10, 2017 10:27 pm

PeiXotO Escreveu:
aetheria Escreveu:Poderia aventar com o facto deste concerto ser muito longo e estarem a poupar energia (justíssimo), mas desde Famalicão (Laurus) que tem sido assim...


A razão não pode ser essa até porque eles não são propriamente velhos e porque já sabiam que iam fazer longas pausas entre sets portanto tinham mais que tempo para descansar. Tanto o Memorial, como o Night Eternal e o Alpha Noir têm todos malhas com valentes castanhadas que eles costumam tocar ao vivo e o Mike não parece se queixar. Ou foi para encher chouriços para fazer as 3 horas de concerto ou então é por alguma razão "artística" que só eles sabem. Mas que na realidade não funciona...

PS: A Carmen Simões é o amor e quero os Ava Inferi de volta faxabor.



É que não funciona mesmo... :(

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor schwarze_engel » segunda fev 13, 2017 12:25 am

PeiXotO Escreveu:PS: A Carmen Simões é o amor e quero os Ava Inferi de volta faxabor.
Isso era de valor, era.

Quanto às músicas lentas, pensava que poderia ser alguma lesão do Mike, que o impedisse de as tocar como deve ser... Mas passado todo este tempo, já não acredito nisso.

Só gostava de saber o motivo... E que assumissem que o estão a fazer, já agora.
E acho estranho não se levantar um burburinho geral de gente a perguntar o mesmo. Anda tudo surdo? :?
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2561
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Localização: Almada
Contacto:

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor Onesolo » quinta mar 23, 2017 2:56 pm

Fui e gostei, mas... n havia necessidade de terem começado aquilo mais tarde... se n tivesse havido jogo n tinha começado tao tarde...
Aliado a isso para mim tinham so tocado o Wolf e o Irreligious. Qd tocaram o novo, a maioria da malta ja tava mais pra la do q pra ca...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

Avatar do Utilizador
Ulfilanis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1416
Registado: quarta jul 08, 2015 8:18 am

Re: 2017.02.04 - MOONSPELL 20 Anos Irreligious - Campo Pequeno

Mensagempor Ulfilanis » quinta mar 23, 2017 3:21 pm

Gostei muito! Deixei de ouvir os Moonspell há já alguns álbuns mas este último é uma obra de arte, mesmo que muito diferente de outros tempos em que ouvia tudo até à exaustão.

Bela surpresa! :beer:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes