2017-05-04 - Omen + IronSword + Dawnrider - Rca Club

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017-05-04 - Omen + IronSword + Dawnrider - Rca Club

Mensagempor Enigma » sexta mai 05, 2017 2:09 pm

Ainda mal refeito das fortes emoções do SWR, eis que me vi "forçado" a regressar ao RCA para ver os Omen, finalmente a visitarem o nosso país em mais de 30 anos de carreira.

Dawnrider - começo de noite com esta grande banda de heavy/doom nacional, com a casa ainda com um aspeto desolador em termos de público. Já não os via há uns tempos e, para além da presença de uma guitarra (com o Conim ao leme naturalmente), o que salta mais à vista (e ao ouvido) é a ausência do Chico, presença incontornável na banda e senhor de uma voz que eu aprecio particularmente. Dito isto, acho que encontraram um substituto com boa voz e com um registo semelhante ao do Chico, o que suavizou bastante as diferenças da formação atual com a anterior. Deram, mais uma vez, um excelente concerto (a ausência de uma segunda guitarra, especialmente aquando dos solos, acabou por ser mais notada que a mudança de vocalista), com a banda bastante empenhada em demonstrar que continuam a ser, na minha modesta opinião, uma das propostas mais válidas no heavy/doom em Portugal. Destaco os temas Demons, Redemption e a minha favorita Scared of Light! Sidenote: encaixariam lindamente num festival como o Under The Doom.

Ironsword - após um longo período em que eram raras as aparições ao vivo (pelo menos no nosso país), ultimamente as coisas, felizmente, inverteram-se e são já algumas vezes que os vejo ao vivo no último ano. Apesar de serem banda suporte, trouxeram na mesma os backdrops, e o Tam comunicou na mesma ao seu estilo com o público, embora tendo de encurtar um pouco o paleio habitual. :mrgreen: Estiveram iguais a si próprios, o que quer dizer que estiveram muito bem. Apresentaram o seu heavy metal "guerreiro", destacando-se temas como Ring of Fire, Road Warriors,Burning Metal e ainda uma cover de Exciter.

Omen - quando começaram, a casa já estava mais composta, embora estivesse muito longe de estar uma casa minimamente condizente com a ocasião. Enfim, como já dizia o Conim, "poucos mas bons". Comandados pelo único membro original, o guitarrista Kenny Powell, e com o vocalista (também de longa data) extremamente simpático e comunicativo, deram um excelente concerto de heavy/power, em que se focaram (e ainda bem), nos primeiros álbuns da banda, com destaque para o clássico Battle Cry. Só deste álbum tocaram a Death Rider (que riff viciante!), The Axeman (outro dos melhores momentos), Last Rites, Dragon's Breath, deixando para o fim do concerto de pouco mais de uma hora, as fantásticas faixa título e a Die By the Blade. Destaque ainda para os temas Ruby Eyes (of the Serpent), Warning of Danger, Hell's Gate (que nunca haviam tocado anteriormente) e a Teeth of the Hydra. Para além do excelente concerto que deram (e que é o mais importante), deixaram também uma ótima imagem de simpatia e humildade de alguém que, nesta altura da vida e da carreira da banda, só anda nisto mesmo por amor à camisola. Big respect. :metal:

Uma palavra também para a organização que, contra todas as adversidades (e não devem ser poucas, considerando o escasso público presente), continua a organizar estes eventos e a trazer bandas que, provavelmente, não viriam cá de outro modo. :metal:
Valfar, ein Windir

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017-05-04 - Omen + IronSword + Dawnrider - Rca Club

Mensagempor Santyago » sexta mai 05, 2017 10:21 pm

Também depois de sarar ainda as mazelas do Barroselas, fui a este concerto. Era uma banda que tinha elevado interesse ir ver ao vivo, em especial por causa dos dois álbuns que gosto bastante, o "Battle Cry" e o "Warning of Danger".

Cheguei atrasado ao local do evento, não tendo expectativas em apanhar o concerto de Dawnrider. Felizmente, consegui ouvir a última música, com um novo line-up. Continua Dawnrider igual a si próprio. Sabendo agora que é esta a nova versão da banda sem o Xico nos vocais, espero que continuem mais activos. É uma das melhores bandas nacionais no género de Doom Tradicional. A última faixa foi bastante porreira, como seria de esperar :cheers:

Ironsword foi também bastante porreiro ao vivo. Bastante dinâmicos em palco, a debitar as suas faixas com uma vertente True Metal que eles já estão conhecidos, sendo um belo aquecimento para o que iria ser a seguir, que iriam ser os Omen. A faixa de Exciter :jam:

A terminar, foram claro os Omen! A banda não se restringiu para tocar a meia dúzia de gatos pingados, e deram um óptimo concerto de Heavy Metal. Bastantes faixas do Battle Cry, com algumas incursões pelo Warning of Danger e The Curse. O guitarrista altamente elétrico em palco a desfilar solo atrás de solo e um vocalista bastante interactivo. Foi um concerto que passou rápido com os clássicos da banda a causar constante headbang pelos fãs deste tipo de música!

Espero que a organização consiga um concerto com uma boa casa, já há merece há muito. Com muito amor à camisola, ainda consegue trazer este tipo de bandas. Compensou trazer Omen para cá!
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 969
Registado: sábado mar 03, 2007 3:49 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2017-05-04 - Omen + IronSword + Dawnrider - Rca Club

Mensagempor Uforia » sexta mai 05, 2017 10:29 pm

Adoro os três primeiros álbuns, mas três décadas depois, assistir a um concerto de Omen teria obrigatoriamente de passar por muita nostalgia e sentimentos de é agora ou nunca. E cepticismo. Muito cepticismo.

E se os anos oitenta são já uma distante memória, estes O(ld)men não envergonham ninguém. Saí do RCA vergado a uma grande actuação e de sorriso estampado no rosto.

Enigma Escreveu:Para além do excelente concerto que deram (e que é o mais importante), deixaram também uma ótima imagem de simpatia e humildade de alguém que, nesta altura da vida e da carreira da banda, só anda nisto mesmo por amor à camisola. Big respect. :metal:


Não escreveria melhor...


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 10 visitantes