2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor Enigma » segunda mai 22, 2017 6:16 pm

Aberto tópico de rescaldo para a primeira edição do festival nacional dedicado ao heavy metal.

Cheguei ao Another Place pouco antes das 16h30, hora marcada para o início da primeira banda e, qual não é a minha surpresa, quando me apercebo que a banda que está em palco, a fazer o soundcheck são os italianos Dark Quarterer, penúltima banda a atuar. Não faço ideia se a responsabilidade do atraso se deveu unicamente à organização, ou se foi a banda italiana que se atrasou. Seja como for, a responsabilidade final cabe sempre à organização. Arrumo já este assunto, pois foi o único aspeto negativo de todo o dia/noite. FIquei bastante satisfeito por não terem encurtado o set das bandas para recuperar o atraso (teria sido pior a emenda que o soneto).

Speedemon - começaram com mais de uma hora de atraso, o que não foi nada bom para envolver o público na sua atuação, pois estava tudo bastante entediado por esta altura. Se já não é fácil à primeira banda de um qualquer evento puxar pelo público, menos ainda quando o atraso é tão grande. Apesar disso, deram um bom concerto e, aos poucos, o pessoal lá se foi chegando mais à frente, criando uma melhor atmosfera mais para a parte final da sua atuação.

Lizzies - desconhecia por completo esta female heavy metal band (excetua-se o baterista mas, ao que julgo saber, a anterior baterista saiu recentemente e este é apenos membro temporário), vinda de Madrid. Demonstraram uma energia e "boa onda" contagiantes que, em muito pouco tempo, agarrou o público e não mais o largou até ao final do concerto. Com temas facilmente memorizáveis (aquela Night in Tokyo ficou-me na cabeça!) e com uma excelente atitude em palco (e também com uma vocalista com um excelente registo vocal), deixaram uma ótima impressão.

Ravensire - já são algumas as vezes que os vi ao vivo e nunca desapontaram. Também não foi desta vez que o fizeram, bem antes pelo contrário. Mostraram muito bem o seu heavy metal de contornos épicos e temas como Facing the Wind ou a final Drawing the Sword são sempre grandes momentos, dada a sua, lá está, "epicidade". Com uma formação renovada recentemente (Alex de Midnight Priest na bateria e Mário Figueira de Bleeding Display na guitarra), mas sempre sob a batuta do Rick e do Nuno, continuam a ser uma das propostas de heavy metal nacional mais competentes.

Leather Heart - segunda banda madrilena do cartaz a atuar e, tal como a anterior, traziam uma abordagem ao hard n´heavy bastante 80's (dúvidas houvesse, bastaria olhar para a indumentária e corte de cabelo de um dos guitarristas. :P ). Apesar de alguns problemas técnicos (o mic deixou de funcionar num dos temas e a sua substituição tardou, obrigando o vocalista a utilizar o mic do baterista), deram um excelente concerto, com uma grande garra e energia em palco que cativou os presentes. Tal como as suas compatriotas Lizzies, deixaram também uma excelente impressão para a primeira vinda a Portugal (julgo que tenha sido a primeira vez que cá vieram).

Midnight Priest - o melhor elogio que lhes posso fazer é dizer que, sendo já muitas as vezes que os vi (tanto com o Padre como agora como agora com o Lex Thunder na voz), este foi dos melhores concertos deles a que já assisti (e com o Lex na voz foi mesmo o melhor). Se num concerto de Midnight Priest já se espera uma grande entrega e energia da banda, desta vez teve-a em doses redobradas e, com o público também bastante entusiasmado para esta atuação (este foi daqueles felizes casos em que a banda puxa pelo público e vice-versa), deram um verdadeiro recital de heavy metal. A setlist continua, e bem, a ter os clássicos do primeiro EP e álbum - Rainha da Magia Negra e O Conde são incontornáveis e são sempre dos melhores momentos, assim como Ferro em Brasa e À Boleia com o Diabo - e em que os temas mais recentes (cantados em inglês), como Hellbreaker e Into the Nightmare fluem muito bem e já não se nota (talvez por habituação, provavelmente) a discrepância entre temas mais antigos e recentes. O Lex também cada vez está mais confortável em palco e a cantar melhor. Muito bom!

Ironsword - tendo-os visto há muito pouco tempo, a abrir para Omen, era previsível que a sua atuação não me trouxesse grandes novidades e soasse um pouco a deja-vu. Mas quando a banda é boa e a presença em palco também, rapidamente se esquece que se ouviram os mesmos temas ao vivo há um par de semanas. Continuam em grande forma e provaram-no mais uma vez. Foi a única atuação em que me pareceu que o set foi um pouco encurtado ao que estava inicialmente previsto (mas posso estar enganado).

Dark Quarterer - tendo em conta a semelhança de estilo entre as várias bandas que já tinham atuado, e que é prefeitamente natural num festival dedicado a uma sonoridade específica, foi bastante refrescante ter uma banda com uma abordagem ao heavy metal completamente diferente das restantes, com grande influência do prog. Mostraram que são excelentes músicos e conseguiram, apesar da hora bastante tardia em que atuaram, cativar os presentes com temas bastante diversificados e com uma grande abrangência musical (desde partes mais heavy, passando por outras mais doomy e alguns momentos prog bem interessantes), finalizando com o tema magistral que dá nome à banda.

Manilla Road - eram cerca das 2h15 quando os headliners subiram ao palco para o concerto que toda a gente mais aguardava. Mesmo considerando a longa carreira - não é por acaso que esta tour se destina a comemorar os seus 40 anos - não devem ter sido assim tantas as vezes que começaram uma atuação a estas horas da madrugada. Se estou a bater novamente nesta tecla, é mesmo porque foi o único aspeto negativo do fest. Quando ao concerto, que terminou pouco antes das 4h, foi (a exemplo do que se tinha verificado o ano passado no RCA) um concerto estrondoso de uma banda mítica do heavy metal. A setlist consistiu unicamente (se excetuarmos a também excelente Truth in the Ash do The Blessed Curse) em tocar clássicos atrás de clássicos de álbuns memoráveis como Crystal Logic, Open the Gates, The Deluge e Mystification. Por isso, falar de momentos de maior destaque seria fastidioso porque...foram todos! Apesar dos pequenos problemas técnicos nos dois primeiros temas (que incomodaram principalmente o Hellroadie, que continua a ser, para além de excelente vocalista, de extrema simpatia e boa disposição em palco), nada faltou para que esta atuação fosse mesmo bastante especial. Muito respeito e admiração pelo Mark Shelton que continua, ano após ano, a dedicar e demonstrar a mesma paixão de sempre pelo heavy metal. :metal:

Nota final para o fest: excetuando o problema do longo atraso, tudo o resto decorreu muito bem. Desde logo, das 8 atuações, não houve uma única que fosse fraquita, o som esteve em bom plano (os problemas técnicos, quando os houve, foram corrigidos), o espaço também é razoável (e incomparavelmente melhor que os Nirvana Studios e o Stairway Club!), e todos os restantes aspetos organizativos foram cumpridos. A adesão de público foi razoável embora, verdade se diga, esperava um pouco mais. Em suma, objetivos plenamente cumpridos de um festival que, espero, tenha vindo para ficar. :metal:
Valfar, ein Windir

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2377
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor pafg » segunda mai 22, 2017 7:48 pm

Quando cheguei ainda tocavam as Lizzies e percebi logo que a coisa ia ser pela noite dentro.
Não sei, talvez tivesse sido boa ideia adiantar o concerto de Manilla Road para horas decentes.
Um cabeça de cartaz com uma anunciada set de 2 horas entrar em palco às 2 da matina dá vontade de rir (ou de chorar, dependendo da pre-disposição física de cada um).

Enfim, bons concertos de M. Priest e Dark Quarterer. Das bandas espanholas gostei menos. Os Leather Heart tiveram ali umas malhas à Firewind que curti, mas coitados sofreram com probs no microfone.
Ravensire deram um concertão. Cada vez que os vejo estão melhores.
Ironsword como vi recentemente com Omen, optei por ficar cá fora.
Manilla Road foi como se esperava um desfilar de hinos de heavy metal. Grande concerto!

Espaço porreiro, rodeado por edificios devolutos. Um bar de metal numa "cidade" fantasma!
Cerveja a 1 euro, bifanas a 2, zona merch e no exterior uma esplanadazinha. Tudo ingredientes perfeitos para uma (longa) noite de metal... mas vejam lá se para o ano cumprem os horários.

Avatar do Utilizador
Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 969
Registado: sábado mar 03, 2007 3:49 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor Uforia » segunda mai 22, 2017 11:49 pm

Enigma Escreveu:A setlist consistiu unicamente (se excetuarmos a também excelente Truth in the Ash do The Blessed Curse) em tocar clássicos atrás de clássicos de álbuns memoráveis como Crystal Logic, Open the Gates, The Deluge e Mystification.


Tocaram também a Luxifera's Light, do mesmo álbum. De resto, mais um excelente rescaldo, Enigma.

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor Enigma » terça mai 23, 2017 1:32 pm

Uforia Escreveu:
Enigma Escreveu:A setlist consistiu unicamente (se excetuarmos a também excelente Truth in the Ash do The Blessed Curse) em tocar clássicos atrás de clássicos de álbuns memoráveis como Crystal Logic, Open the Gates, The Deluge e Mystification.


Tocaram também a Luxifera's Light, do mesmo álbum. De resto, mais um excelente rescaldo, Enigma.


Bem observado, tinha-me esquecido dessa. :D Obrigado! :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Ricky
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 270
Registado: quinta mar 29, 2007 8:48 pm

Re: 2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor Ricky » quinta mai 25, 2017 9:19 am

Para nós o festival apenas acabou ontem, com a partida das últimas bandas para outras paragens após o merecido "descanso do guerreiro".

Foi também dia de avaliação desta 1ª edição do Metal Keeper Fest e apesar da enorme festa e da satisfação enorme de ver tantas caras conhecidas unidas em torno desde festival, nem tudo correu bem....
Apesar da boa afluência, ficou um pouco aquém do esperado, tendo em conta o cartaz apresentado, mas não nos podemos queixar perante os últimos acontecimentos a nível de concertos e festivais pelo nosso país.
A logística para por de pé um evento como estes não é fácil, e custou-nos um atraso com cerca de 1h15m. Serão situações revistas e analisadas de forma a não voltarem a acontecer. Por esse motivo pedimos desculpa a todos os intervenientes.
Decidiu-se não cortar nos tempos de actuação das bandas, tentando recuperar nas trocas, o que chegou a acontecer, reduzindo o atraso para menos de 1h, mas os problemas com os microfones durante a actuação dos Leather Heart, voltaram a atrasar tudo um pouco. Acabamos com cerca de 1h20m de atraso quando os Manilla Road entraram em palco.

O festival foi concebido para ser uma festa! Uma das antigas, que durasse cheia de gente até de madrugada! E apesar de às 7h da manhã ainda restarem alguns resistentes, a maioria regressou a casa logo após a actuação dos Manilla Road.
Existiam outros atractivos previstos que não foram possíveis de realizar e que de certeza iriam animar mais ainda a malta e fazê-los reviver ainda mais os velhos tempos.... numa futura edição as coisas a este nível irão melhor.

Procuramos oferecer qualidade, e nesse aspecto não poderíamos estar mais satisfeitos! 8 bandas e 8 grandes concertos, onde por uma vez as bandas portuguesas partilharam palco com grandes bandas internacionais e não se notou grandes diferenças nas prestações... Saímos exaustos, mas demos tudo por tudo para agradar ao máximo todos os intervenientes. No futuro será ainda melhor!
Queriamos agradecer a todos os que participaram e nos ajudaram a colocar de pé este festival e esperamos conseguir mantê-lo por muitos e longos anos.

Em nome dos ROCK 'N' RAW estúdios, da Galena - Produções e do Another Place um muito obrigado às bandas, Manilla Road, Dark Quarterer, Ironsword, Midnight Priest (official), RAVENSIRE, Lizzies e SPEEDEMON. Aos apoios, bancas e divulgação, QualiCAD, Play n' Play, Loja do Rock, Luna Crescens, theDEADstore, Helldprod, Lost Realm Records, Quiet RiotBar, Spirit of the Wood, Glamorama Rockshop, Carbono Amadora, Bunker Store, Caparica Surf Villa, Hintf Webzine e Rock n' Heavy.
Um especial obrigado ao Igor Azougado e à Caramelo Prod. - Serviço de Som e Luz, Gil Neto, Luís Lamelas, Ricardo Amorim, André Lopes Gonçalves, Giuseppe Rachello, e a todo o staff do Metal Keeper Fest, que foi incansável e trabalhou durante cerca de 20 horas seguidas no dia de sábado para proporcionar este evento único! Se nos esquecemos de alguém, pedimos desculpa, mas foi muita gente que ajudou a que isto fosse possivel.

Fechamos esta etapa, e agora é tempo de criticas e de novas ideias e bandas para uma futura edição do festival. Venham elas!

UM ENORME OBRIGADO A TODOS OS VERDADEIROS METÁLICOS PRESENTES \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/ \,,/


Facebook da Organização: https://www.facebook.com/metalkeeperfest/
"A guerra e a coragem fizeram mais coisas grandes do que a caridade. Não foi a vossa piedade, mas a vossa bravura que até hoje socorreu os miseráveis." Nietzsche

Kepler

Re: 2017.05.20 METAL KEEPER FEST- Another Place, Almada

Mensagempor Kepler » quinta mai 25, 2017 10:44 am

:cheers:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes