2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Enigma » quinta out 05, 2017 3:38 pm

Rescaldo da data de Lisboa, no Musicbox:

Thyrant - coube a esta banda espanhola, que desconhecia até à data, abrir a noite, pontualmente à hora marcada. Foram 30 minutos de atuação bem passadas, com variedade musical, tendo por base (na minha opinião) o death/doom, passando também pelo melodeath. Foram apenas 3 (longos) temas apresentados do seu álbum de estreia "What We Left Behind" que mostraram uma banda com boa presença em palco e com um estilo perfeitamente adequado para abrir para os headliners da noite.

Process of Guilt - tinha grande expetativa em rever a banda (após a excelente atuação em Beja), ainda mais tendo na bagagem o tão aguardado novo Black Earth após um interregno que já durava há 5 anos. Pois bem, o Black Eath é um álbum tremendo - arrisco a dizer que é o melhor álbum da carreira, o que não é dizer pouco tendo em conta a excelência da discografia - e ao vivo foi simplesmente demolidor. Tocaram todas as músicas do novo álbum, começando com (No) Shelter, Feral Ground e a Servant (esta já a tinham tocado em Beja), e desde logo mostraram que estão (na verdade, continuam, há bastantes anos) em grande forma e, com os anos, ao invés de suavizarem o som, verifica-se o contrário, estão cada vez mais pesados na sua abordagem musical. Após estes temas iniciais, tempo para tocarem dois temas do Faemin, precisamente a Harvest e a Faemin (outro dos grandes momentos da noite!), encerrando o concerto de uma forma avassaladora, primeiro com o monumental tema-título do novo álbum e terminado com a Hoax (simplesmente hipnótica). Excelente noite de uma das grandes bandas nacionais :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor aetheria » quinta out 05, 2017 7:46 pm

Boa! Amanhã é a minha vez! :beer:

... e faço copy paste da tua review :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Santyago » quinta out 05, 2017 9:34 pm

Eu só vim para comprar a t-shirt.

Mas também foi um excelente concerto dos Process of Guilt. Mais um. Dos que já vi, gostei de todos e nunca me desiludiram. Neste tocaram o novo álbum, que é mais outro petardo da discografia deles, e que refinaram o som já encontrado no Faemin. A única falha do concerto foi a sua duração. A mim, 1h soube a pouco. Podiam ter tocado mais uma do Faemin só para esticar o set.

De resto, uma banda muito bem oleada e das melhores da cena nacional. Só falta maiores palcos e mais concertos no estrangeiro para maior reconhecimento do nome. A banda merece!

Os espanhóis Thyrant, foram fixes. Um bom aquecimento.

2,5€ uma imperial, odaç...
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Soulforged » quinta out 05, 2017 10:19 pm

aetheria Escreveu:Boa! Amanhã é a minha vez! :beer:

... e faço copy paste da tua review :mrgreen:


E depois de amanhã sou eu!

...e não faço copy paste de ninguém, não quero acabar como o Tony... :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Enigma » quinta out 05, 2017 11:11 pm

aetheria Escreveu:Boa! Amanhã é a minha vez! :beer:

... e faço copy paste da tua review :mrgreen:


Nada de copy paste, que as tuas reviews são muito apreciadas aqui por estas bandas. :mrgreen: :P
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Enigma » quinta out 05, 2017 11:11 pm

Soulforged Escreveu:
aetheria Escreveu:Boa! Amanhã é a minha vez! :beer:

... e faço copy paste da tua review :mrgreen:


E depois de amanhã sou eu!

...e não faço copy paste de ninguém, não quero acabar como o Tony... :mrgreen:


:lol: :lol:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor PeiXotO » quinta out 05, 2017 11:21 pm

Isto de vir fazer reviews depois do Enigma não tem piada, porque ele já diz praticamente tudo e não costuma estar errado. Grande concerto, o rolo compressor que é costume. Ao contrário do concerto em Beja, este sim é o ambiente para uma banda deste genero, ou seja, em recinto fechado, bem escuro e com alguma fumarada pelo meio.

Os espanhóis também estiveram muito bem e apesar de apresentarem malhas com retalhos de diferentes estilos, estes não eram colados a cuspo e aquilo no geral fazia tudo sentido.

A equipa no bar do Musicbox não estava muito oleada, e atenção que a casa não estava cheia, mas pronto são pormenores.
Uma cena engraçada em relação a esta sala são as paredes dos lados do palco. Sempre que vejo algum guitarrista a tocar perto delas fico sempre com a sensação que se eles fazem um movimento brusco espetam com o instrumento na parede! :mrgreen:

Um abraço ao Enigma e ao Santyago que são uns tipos porreiros com quem é sempre bom trocar umas palavras! :cheers:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Santyago » quinta out 05, 2017 11:39 pm

PeiXotO Escreveu:Isto de vir fazer reviews depois do Enigma não tem piada, porque ele já diz praticamente tudo e não costuma estar errado.


Mas olha que a review dele sobre os Thyrant é pequenina, como esperado :mrgreen:

PeiXotO Escreveu:Um abraço ao Enigma e ao Santyago que são uns tipos porreiros com quem é sempre bom trocar umas palavras! :cheers:


Idem idem aspas aspas :cheers:
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Enigma » sexta out 06, 2017 10:50 am

Santyago Escreveu:
PeiXotO Escreveu:Isto de vir fazer reviews depois do Enigma não tem piada, porque ele já diz praticamente tudo e não costuma estar errado.


Mas olha que a review dele sobre os Thyrant é pequenina, como esperado :mrgreen:


Exatamente. :mrgreen:

Santyago Escreveu:
PeiXotO Escreveu:Um abraço ao Enigma e ao Santyago que são uns tipos porreiros com quem é sempre bom trocar umas palavras! :cheers:


Idem idem aspas aspas :cheers:


:D :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Kustu Rica » sexta out 06, 2017 2:07 pm

Como é que esteve o som?
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Enigma » sexta out 06, 2017 9:57 pm

Kustu Rica Escreveu:Como é que esteve o som?


Esteve bom, particularmente em Process of Guilt.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor aetheria » sábado out 07, 2017 3:50 pm

This is Norte speaking...

Fere: desconhecia esta banda, portuense, que pelo que investiguei ainda estão a preparar o 1º álbum. Já deram alguns concertos (inclusivé cá no Sé La Vie, e no Cave 45 com outra banda bracarense) mas falhei a tudo por desconhecimento (e proque a agenda musical anda, de facto, lotada, neste pequeno país) . Gostei muito do seu concerto, da intensidade e competência instrumental. Perfeitos para abrir para PoG, com um post-rock completamente instrumental, sem voz e dois baixos e um guitarrista muito talentoso. A seguir, definitivamente.

Process of Guilt: Foi brutal! MUITO melhor do que em Lisboa!!!... sorry, entusiasmei-me, não vi em Lisboa :P
Houve quem lamentasse não terem tocado, nem que fosse num encore, algum tema dos primeiros álbuns, mas da minha parte, honestamente (mesmo que não rejeitasse esse mimo) não lhe senti a falta. O álbum está fantástico e, ao vivo, debita um peso tremendo. Todos os músicos são exímios e eu perdia-me ou a acompanhar a linha de baixo, ou a fúria avassaladora do baterista, ou os devaneios do guitarrista ou a grande voz (e também guitarrista) do frontman, que tem uma atitude do caraças, para completar o quadro.
Resultado, posso dizer que só vi meio concerto, pois passei metade do concerto de olhos fechados a deixar-me levar exclusivamente por aquela maciça parede de som. Saí de lá suada, mas de alma lavada, exausta, mas bem muito bem-disposta :mrgreen:
A setlist foi igual à de Lisboa, com os dois temas do Faemin encaixados no meio.
O som, depois de um acerto na voz pouco audível no primeiro tema, esteve muito bom e muito contribuiu para esta noite tão catita. Sala cheia!

E, se bem que tivesse gostado de os ver em Beja (até porque há muito que não os via ao vivo), tal como o Peixoto referiu, nada se compara a uma sala escura, para este tipo de som.

Enigma Escreveu: encerrando o concerto de uma forma avassaladora, primeiro com o monumental tema-título do novo álbum e terminado com a Hoax (simplesmente hipnótica).


Com a qualidade possível estando em frente à parede de som :mrgreen: :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor PeiXotO » sábado out 07, 2017 5:07 pm

E já agora, uma nota negativa para os fotógrafos (profissionais?) que por lá andavam. É a merda do costume, passam o concerto todo a percorrer a fila da frente, sem grande consideração pelos restantes espectadores. Façam lá o vosso trabalho à vontade, mas haja um pouco de civismo.
Se calhar é uma embirrancia minha e peço desculpa aos profissionais que usam este meio para colocar comida na mesa, mas nesta altura do campeonato quem é que se preocupa em ver 100 fotos, praticamente todas iguais, de um concerto. E este pormenor do "serem todas iguais" aplica-se ainda mais a um concerto de PoG onde a postura da banda é exactamente a mesma ao longo de todo o concerto.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor aetheria » sábado out 07, 2017 5:36 pm

Por acaso, apesar de haver bastantes fotógrafos também no Cave, estes andavam todos aninhados ou encostavam-se ou colocavam-se junto ao público.
Mas há desses, há, ainda na semana passada estive a comentar precisamente isso com um amigo fotógrafo (mas dos que tira fotos fantásticas sem estorvar ninguém). E em salas pequenas (sem o fosso dos festivais e o período de fotos) há os que passam um concerto inteiro constantemente em cima da banda.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017-10-4.6.7 - PROCESS OF GUILT - Lisboa, Porto, Viseu

Mensagempor Santyago » sábado out 07, 2017 6:35 pm

PeiXotO Escreveu:E já agora, uma nota negativa para os fotógrafos (profissionais?) que por lá andavam. É a merda do costume, passam o concerto todo a percorrer a fila da frente, sem grande consideração pelos restantes espectadores. Façam lá o vosso trabalho à vontade, mas haja um pouco de civismo.
Se calhar é uma embirrancia minha e peço desculpa aos profissionais que usam este meio para colocar comida na mesa, mas nesta altura do campeonato quem é que se preocupa em ver 100 fotos, praticamente todas iguais, de um concerto. E este pormenor do "serem todas iguais" aplica-se ainda mais a um concerto de PoG onde a postura da banda é exactamente a mesma ao longo de todo o concerto.


Põem-nos a pagar bilhete e verás uma grande franja deles ausente dos concertos :twisted:
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes