2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Enigma » sexta out 13, 2017 11:19 am

The Ominous Circle - coube-lhes abrir a noite (um pouco antes da hora anunciada - 21h45), e, mais uma vez (foi a 3ª vez que os vi este ano), estiveram muito bem, coesos, intensos e com boa presença em palco. São claramente das bandas mais empolgantes do metal underground nacional da atualidade e, com um excelente álbum de estreia na bagagem e prestações muito boas ao vivo, têm tudo para crescer. A qualidade do som também ajudou.

Dragged into Sunlight - a única referência que tinha deles era o bom concerto que deram no SWR já há uns bons anos. Na altura nada conhecia deles e deixaram-me boa impressão, o que se confirmou novamente. Se é verdade que das três bandas da noite foi a que não teve um som tão bom (demasiado alto, o que acaba por fazer com que se percam alguns pormenores pelo meio, tal a parede de som), mas ainda assim razoável, e se ao fim de 45/50 minutos as músicas possam não se distinguir muito umas das outras (talvez aqui faça um mea culpa por não conhecer por aí além o reportório da banda), o que é certo é que deram um bom concerto, com grande intensidade e atmosfera que criaram um excelente enquadramento para os headliners da noite.

Mayhem - se a casa ainda se estava a compor durante a atuação das bandas de abertura, aqui a sala já estava muito bem composta. Começando logo pelo único aspeto menos positivo - foi uma pena que não se ouvisse a voz do Attila durante praticamente toda a Funeral Fog (aetheria: mas o problema foi solucionado ainda a tempo para se ouvir no final FUNERAL...Fog. :mrgreen: ). De resto, o som esteve excelente e a prestação da banda foi também imaculada. Aqui, neste particular, o destaque muito especial vai para o fenomenal frontman que é o Attila e que, só por ele, já valeria a pena pagar bilhete. Dos restantes elementos, o Teloch é aquele que mais presença tem em palco e que transporta toda a mística da banda. Lá atrás, o Hellhammer vai comandando as tropas como sempre. Destacar músicas de um álbum que é um verdadeiro compêndio do black metal não é um exercício nada fácil, pois cada uma delas é fenomenal! Ainda assim, a Buried by time anda dust e o tema-título do álbum são (e foram-no ontem em palco) verdadeiramente sublimes e encerraram um concerto muito especial de uma banda única, assinalando o álbum de black metal mais marcante da história. Grande privilégio ter lá estado. :metal:

P.S.: desconfio que houve pessoal que deve ter pensado que ia para um concerto de thrash...mosh em Mayhem? Enfim... :|
Valfar, ein Windir

invocator
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 964
Registado: segunda jul 14, 2008 9:16 pm

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor invocator » sexta out 13, 2017 12:59 pm

Cheguei quando se preparava toda a parafernália de velas dos Dragged Into Sunlight. Já os tinha visto há uns anos no Temples e a minha pouca disposição para estes rapazes, desta feita, ainda mais se acentuou. Tocaram mais que uma música? Gosto de muitas bandas que utilizam esta misturada de géneros e que acabam por formar uma brutal massa sonorosa. Mas caramba, pouco se conseguir distinguir a mudança de tons, por favor...

Quanto aos Mayhem foi de facto um privilégio conseguir assistir à apresentação do disco em causa. Contudo, não posso dizer que tenha saído completamente satisfeito. Mesmo sem contar com a "Funeral Fog" (que podia nem contar, porque sem se ouvir a voz, enfim), mas descontando a intro, o outro e os pedaços sonoros que antecipavam cada um dos temas, estamos a falar de um concerto que durou cerca de 40. Sim, eu sei que a tour era dedicada ao disco e afins, mas para um bilhete de 25€, eu senti que estava muito a pagar o estatuto. Seria assim tão injustificado a inclusão de outras malhas no final da apresentação?

De resto, o Attila é uma coisa insana. A voz deste homem, a movimentação dele, os gestos, são um regalo. Caramba, genial.

Quanto ao local,nunca tinha ido e numa semana fui duas vezes. Por acaso, ontem não achei o som grande coisa, mas em Swans esteve impecável. Gostei bastante do local. Permite uma visualização quase perfeito de todos os locais. Era abolirem o fumo e seria grande concorrente ao RCA para melhor sala em Lisboa. Por outro lado, porque fecharam as partes superiores???

Há e é tão fixe ter "bilhetes dos bonitos"

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor nagasakirecords » sexta out 13, 2017 1:33 pm

"invocator... estamos a falar de um concerto que durou cerca de 40. Sim, eu sei que a tour era dedicada ao disco e afins, mas para um bilhete de 25€, eu senti que estava muito a pagar o estatuto. ..."

Compreendo esse ponto de vista e já o ouvi noutros lados. Mas já se sabia que era isto, e há meses. Julgo que quando começou a tour ainda acrescentaram por exemplo a "Deathcrush" em algumas datas, mas de há meses para cá o concerto tem sido isto. Quando comprei o bilhete e paguei 22€ sabia que ia ver 8 músicas em pouco mais de 40 minutos. Não sabia era que ia ver um instrumental e 7 músicas com voz, nisso até foi uma surpresa :D
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor aetheria » sexta out 13, 2017 2:19 pm

Enigma Escreveu: (aetheria: mas o problema foi solucionado ainda a tempo para se ouvir no final FUNERAL...Fog. :mrgreen: )


Pois deveriam ter exigido encore, com o tema! eu desataria logo à bofetada, aos técnicos de som, à organização, à banda, ao público vizinho...
Como a minha mãe diz "não se brinca com coisas sérias"!!!


P.S.: desconfio que houve pessoal que deve ter pensado que ia para um concerto de thrash...mosh em Mayhem? Enfim... :|


Em Barroselas ainda houve um ensaio disso, que foi logo esmagado pelo restante público. Também tentativa de crowdsurf, houve uns dois, que foram ao chão. Lembro-me de me ter virado para trás (está em frente ao palco) e de dedo em riste e olhos arregalados ter articulado um NÃO! para o artista. Como do resto da multidão houve um unânime concordância, o dito artista aquietou. É que como diz a minha mãe "não se..." ok, já sabem o resto. 8)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor lucifer » sexta out 13, 2017 3:06 pm

A Funeral fog é só a minha malha preferida do álbum. por isso Fodasse!

Mas foi uma prestação cheia dos Mayhem. Não os vi no SWR mas das duas vezes que os tinha visto antes não tinha gostado de nenhuma... Mas este álbum é qualquer coisa. E com bom som então fica sublime. E assim foi. Negro, intenso, pesado e directo. Um concerto para recordar. Frontmans mascarados é coisa que já não surpreende. Mas encarnar a personagem da máscara que se está a usar poucos conseguem - o Átila foi e será O primeiro. No meio de tanta malha boa é dificil escolher uma de facto. mas a Buried by time and dust foi se calhar o momento mais alto (se o album saisse hoje se calhar era este o tema single...). Grande concerto.

Aliás toda a noite foi do caralho. a sala é BRUTAL. Maior que o RCA, ampla. Imponente. o palco é alto. o som esteve irrepreeensível em todas as bandas. os horários foram cumpridos. Pouco tempo de espera no bar. pouca gente a fumar lá dentro. Casa cheia sem estar ao barrote.

Com Mayhem a tocar o DMDS nenhuma outra banda do cartaz bateria mais. Não dá. Mas olhem que os DIS estiveram lá quase. Foi do caralho. Um bojardão de som, peso e ódio. No SWR há uns anos abrazaram aquilo durante 25 minutos e deixaram toda a gente inquieta. Ontem o concerto foi bem maior. e melhor. Mais adulto. mas nem por isso menos agressivo; Grande presença em palco. Coesos, directos. agrestes.
O som, para a embrulhada que eles tocam, estava bem definido. Misturaram temas dos dois albuns e houve uma malha que não reconheci - se for tema novo está top. Grande castanhada.

Ominous Circle foi uma abertura bem escolhida. Tendo feito varios festivais lá fora em anos não muito idos, a apresentação cénica e o som (DM obscuro e arrastadão) não são novidade nenhuma na Europa. mas para Portugal sim. São pioneiros. E há-que reconhecer esse mérito. O som e a imagética canalizam-me imediatamente para um misto Portal meets Mgla (ainda que o som na verdade não tenha nada a ver). Acho que deviam ter pedido menor luminosidade em palco. pensei que optassem por uma abordagem mais rápida aos temas. mas a lentidão da distorção escolhida acabou ser óptimo arranque de noite. Espero que se safem e que inspirem outros por cá.

Acho que será unanimente uma das noites do ano. Grande primeiro contacto com o LAV.
.

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor nagasakirecords » sexta out 13, 2017 3:30 pm

Já vi que a Buried By Time And Dust foi a preferida da malta. Para mim é mesmo a De Mysteriis Dom Sathanas. A imagem, a alternância na voz teve perfeito. Enquanto for vivo e não tiver Alzheimer jamais me esquecerei desse momento.
Já agora, fiquei bastante desiludido com o álbum ao vivo, ainda bem que vi cenas fora esse álbum desta tour, se tivesse só como conhecimento de causa o álbum acho que não tinha ido ver o concerto.
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Enigma » sexta out 13, 2017 3:52 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:
P.S.: desconfio que houve pessoal que deve ter pensado que ia para um concerto de thrash...mosh em Mayhem? Enfim... :|


Em Barroselas ainda houve um ensaio disso, que foi logo esmagado pelo restante público. Também tentativa de crowdsurf, houve uns dois, que foram ao chão. Lembro-me de me ter virado para trás (está em frente ao palco) e de dedo em riste e olhos arregalados ter articulado um NÃO! para o artista. Como do resto da multidão houve um unânime concordância, o dito artista aquietou. É que como diz a minha mãe "não se..." ok, já sabem o resto. 8)


Infelizmente desta vez eram demasiados os "artistas" para que a coisa tivesse ficado logo por aí. Completamente fora de contexto. :evil:
Valfar, ein Windir

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor pafg » sábado out 14, 2017 11:47 am

Omnious Circle foi bem interessante apesar do som por vezes não encaixar com a imagem. Conseguiram cativar durante todo o tempo que estiveram em palco.
Já os Dragged Into Sunlight fizeram-me bocejar aqui e ali. Entraram fortes, saíram com uma malha fantástica, ali pelo meio já me apetecia um banquinho para me sentar.
Dos Mayhem digo que foi um bom concerto. Foi a terceira vez que os vi e sinceramente, não fosse a potência das músicas, diria que accionaram o piloto automático umas poucas vezes. Funeral Fog inaudível, Freezing Moon e Life Eternal continuam para mim a ser duas das melhores músicas de BM de sempre, Buried by Time and Dust a trazer o inesprrado mosh para um gig de Mayhem, uma From the Dark Past que quase nem dava conta de estar a ser tocada e uma DMDS magistral. O Attila já náo precisa que o reforcem, mas é de facto um frontman à antiga. Carismático, intenso, hipnotizante e no fim a ficar um pouco mais com o público.
Foram 40 e poucos minutos de de Mayhem que valem inteiramente o preço do bilhete, e embora gostasse que os Mayhem não se tornassem um banda de legado, (o Esoteric Warfare é do caralho!) é inegável que tendo um álbum destes no CV é exactamente isto que lhes vão pedir que façam: tocar o máximo de malhas do DMDS.
Quanto ao mosh, sinceramente não me incomoda. Cada um curta a música como quer. Pago bilhete para curtir o som à minha maneira, não é para estar preocupado com aquilo que os outros fazem ou deixam de fazer. Não querem confusão, vão mais para trás.
All in all, grande noite de música no excelente espaço que é o LAV. Mas baixem o preço do cerveja! 2 aéreos uma imperial é um roubo.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor aetheria » sábado out 14, 2017 1:38 pm

pafg Escreveu: Pago bilhete para curtir o som à minha maneira, não é para estar preocupado com aquilo que os outros fazem ou deixam de fazer. Não querem confusão, vão mais para trás.


Certo e justo. O comentário (pelo menos o meu) tem mais a ver com a circunstância. Mas admito que coloco muito misticismo em torno daquele álbum :mrgreen: Por isso, mesmo sendo das que anda (e aprecia) no meio da confusão, no DMDS exigia êxtase reverencial :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor pafg » sábado out 14, 2017 2:21 pm

aetheria Escreveu:
pafg Escreveu: Pago bilhete para curtir o som à minha maneira, não é para estar preocupado com aquilo que os outros fazem ou deixam de fazer. Não querem confusão, vão mais para trás.


Certo e justo. O comentário (pelo menos o meu) tem mais a ver com a circunstância. Mas admito que coloco muito misticismo em torno daquele álbum :mrgreen: Por isso, mesmo sendo das que anda (e aprecia) no meio da confusão, no DMDS exigia êxtase reverencial :lol:


Não foi à toa que o DMDS foi lançado por uma editora chamada Anti-Mosh. Aliás sempre houve a ideia de que mosh em gigs de BM é anti-natura. :lol:
Mas cada um sabe de si e aprecia a música como quer, penso eu de que :wink:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor aetheria » sábado out 14, 2017 2:27 pm

pafg Escreveu: Aliás sempre houve a ideia de que mosh em gigs de BM é anti-natura. :lol:


Indeed.
Não vou tão longe. Há um BM que puxa nitidamente para o mosh e não resisto a desatar aos empurrões a quem está ao meu lado (claro que escolho criteriosamente as minhas vítimas 8) ) :mrgreen: é uma descarga de adrenalina e eu tenho grande dificuldade em ficar quieta :oops:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Zyklon » sábado out 14, 2017 3:21 pm

Valha-me deus!
Espero que ao menos tenha havido uma wallofdeath durante a Funeral...só assim um concerto de Mayhem fará sentido.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor aetheria » sábado out 14, 2017 3:30 pm

Sim, desde que fosse no meio do nevoeiro, tipo parede mesmo. Isso seria de valor.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Santyago » domingo out 15, 2017 12:51 pm

Foi um regresso ao Lisboa ao Vivo que já não vinha há quase um ano, desde do concerto de Katatonia no ano passado.

The Ominous Circle - 3º concerto que já vejo deles, tendo as duas primeiras sido no Barroselas e no dia de Asphyx, que foi em Maio passado. Felizmente, o som tem sido progressivamente melhor em cada concerto, tendo sido neste o melhor som que ouvi da banda até agora. Continuam a tocar as malhas do seu único álbum, que continua a ser bom.

Dragged into Sunlight - Já não via esta banda desde da 15ª edição do Barroselas, e já lá vão uns 5 anos. A banda também em termos discográficos, não tem estado activa. Trouxeram o material todo para o seu ritual, e mantendo a mesma pose de como há 5 anos: de costas para o público (excepto para o baterista claro). Um som extremo muito variado, com partes lentas e partes rápidas, mais leves e mais pesadas. Foi um óptimo concerto, muito intenso e com o seu q.b. de agressivo. Foi óptimo rever a banda.

Mayhem - Foi óptimo rever a banda a tocar o seu mais famoso álbum, essa obra prima que é a Bíblia de Black Metal. Já sabia para o que ia, que seria só o álbum completo, com algumas introduções e interlúdios. Foi um excelente concerto. As músicas são intemporais e o Attila é um senhopr frontman. Infelizmente, tal como foi em Barroselas, o Funeral fog não esteve perfeito. Neste a bateria abafou um bocado as guitarras, e só a meio da música, com a troca de microfone, é que se ouviu o Funeral fog cantado pelo Attila. É a única coisa negativa deste concerto que encontro, o resto foi sublime.
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: 2017.10.12 - Mayhem + Dragged into Sunlight + The Ominous Circle - Lisboa ao Vivo

Mensagempor abyssum » domingo out 15, 2017 5:09 pm

Já é habitual nos concertos de Mayhem as primeiras musicas ficarem lixados, só se ouve a bateria e mais nada, e só depois se começa a ouvir o resto com o passar dos restantes temas. Já é assim há muito tempo.


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes