2017.11.21-22- Epica (+ Vuur + Myrath) - Lisbon (Meo Arena) - Porto (Hard Club)

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2017.11.21-22- Epica (+ Vuur + Myrath) - Lisbon (Meo Arena) - Porto (Hard Club)

Mensagempor Enigma » quinta nov 23, 2017 1:13 pm

Tópico de rescaldo aberto para as duas datas.

Fui ao concerto de Lisboa, ao qual já não cheguei a tempo de ver Myrath (já os tinha visto a abrirem para Symphony X).
A Sala Tejo é enorme (pelo menos para concerto de metal) e já se sabia que não seria fácil ter uma boa moldura humana. Ainda assim, não foi nada má a afluência de público e comprovou que Epica já é demasiado grande para uma sala como o Lisboa ao Vivo (teria esgotado facilmente).

Vuur - o principal ponto de interessante era mesmo ver a Anneke ao vivo (só a tinha visto uma vez, já há longos anos atrás e, infelizmente, após a sua saída dos The Gathering. A hiperatividade da Anneke em criar e desfazer bandas já é bem conhecida e, na minha opinião, só a tem prejudicado (não na sua completa liberdade artística que, honra lhe seja feita, sempre demonstrou), mas no pouco seguimento que os seus múltiplos projetos acabam por ter. Estes Vuur - esperemos que seja banda para se manter - é constituída por alguns músicos conhecidos da cena holandesa como o Ed Warby e o antigo baixista de Stream of Passion. O concerto de cerca de 45 minutos mostrou uma Anneke super bem disposta e extremamente enérgica em palco e, em termos musicais, diria que é uma continuação da música dos seus projetos anteriores. Foi uma atuação muito bem passada e como o ponto mais alto (sublime, mesmo!) foi a enorme Strange Machines. Grande nostalgia que bateu dos tempos áureos de The Gathering. Ah, e a voz da Anneke continua a ser fantástica, para além de manter um grande carisma em palco.

Epica - é impressionante o que esta banda tem crescido em termos de popularidade, num espaço de 10/12 anos, isto sem nunca abdicar da sua visão artística (aliás, têm hoje em dia um som bem mais pesado do que tinham no início de carreira). Foi um regresso bem rápido a Portugal, após a atuação na última edição do VOA. E a banda tomou bem nota disso, ao ter variado a sua setlist (com a alteração de alguns temas), tanto em relação à passagem no VOA, como mesmo em relação á setlist habitual desta tour. Começo muito bom – embora expectável – com a intro Eidola, seguida de Edge of the Blade e da clássica Sensorium, seguidas do (para mim) melhor tema do novo EP – Fight your Demons. A banda mostrou-se sempre muito comunicativa e animada em palco, mostrando bastante a sua satisfação pela receção calorosa do público. Storm the sorrow e Unleashed foram os temas que, embora bons, menos me entusiasmou me despertaram (ao contrário do público, diga-se em abono da verdade), mas a partir daí assistiram-se aos melhores momentos do concerto, com grande destaque para a monumental The Holographic Principle (provavelmente o meu tema favorito do último álbum), Reverence, Victims of contingency, Unchain Utopia e, a fechar o set (antes do encore) a lindíssima (é mesmo o termo adequado) Once upon a Nightmare (momento arrepiante!). Encore com Sancta Terra, Beyond the Matrix (excelente tema que resulta muito bem ao vivo) e a incontornável Consign to Oblivion. Excelente concerto! :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Rui Simons
Turista
Mensagens: 9
Registado: quarta jan 03, 2018 7:29 pm

Re: 2017.11.21-22- Epica (+ Vuur + Myrath) - Lisbon (Meo Arena) - Porto (Hard Club)

Mensagempor Rui Simons » quarta jan 03, 2018 8:02 pm

Foi numa palavra...ESPECTACULAR!!!!

Já os tinha visto em Agosto no VOA, e voltaram em grande, com um setlist bastante modificado!

Once Upon a Nightmare, é magia simplesmente!!!!

Um concerto de hora e meia que me pareceu durar 5 minutos.

Espero que voltem depressa! :twisted: :beer:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes