2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Enigma » segunda jan 08, 2018 9:44 pm

Aberto tópico de rescaldo para o primeiro grande evento do ano do underground nacional.

Rotten Rights - primeira banda da (tradicional) longa maratona de concertos do HMF. Musicalmente movem-se em territórios do thrash metal. Apesar de um começo muito morno (principalmente a postura apática e alheada do vocalista até pelo menos meio da atuação), acabaram por ter um desempenho razoável e à altura daquilo que se lhes exigia, ou seja, aquecer o ambiente.

Antivoid - banda de crust/grind, pareceram-me mais experientes (pelo menos, mais rodados em palco), que a banda anterior e, por conseguinte, pelo menos em termos de prestação ao vivo, estiveram melhor. Grande castanhada, com destaque para um cover mais ou menos óbvia - Morrer, de Ratos de Porão - e outra, nada, mas mesmo nada óbvia, e que acabou por ser o ponto mais divertido e animado da atuação - Yellow Submarine dos The Beatles.

Bleeding Display - apesar de não ser uma sonoridade que me apele particularmente, considero-os uma das bandas nacionais mais competentes nesta área, com atuações sempre bastante pujantes. Curiosamente, desta vez, foi das atuações menos boas que já lhes vi. Apesar da brutalidade estar toda lá, faltou alguma garra e energia em palco (pelo menos para aquilo que lhes estou habituado a ver). Ainda assim, foi razoável e a sala correspondeu (nesta altura, já com mais público).

Revolution Within - a típica banda "à Moita Metal Fest" a marcar presença no HMF e, goste-se mais ou menos (eu sou dos que gosto menos), tiveram uma excelente atuação e que foi, de longe (relativamente às bandas que já tinham atuado) a que teve a reação mais entusiástica do público. Este foi o ponto que marcou definitivamente o abrir das hostilidades no moshpit.

Irae - era uma das principais atrações do cartaz para mim. Já tinha saudades de os ver em palco (especialmente agora com a ausência do NH, há uma falta gritante de concertos de BM, pelo menos pelo Sul). E que atuação foi (Fátima, a tua ausência foi muito notada por esta altura...)! Um verdadeiro portento! Que concertão de BM! Foi pena a curta duração - uns meros 35 minutos - mas, ainda assim, para mim tocaram o tema da noite - Da Brandoa com Ódio! E terminaram com outro grande tema - A um Passo do Fim. Apesar da curta duração, foi das melhores atuações de todo o fest:metal:

Holocausto Canibal - presumo que andem com alguns problemas de line-up, ou pelo menos de agenda, pois já é a segunda vez consecutiva que os vejo apenas com uma guitarra e, desta vez, já com um novo vocalista. Ainda assim, voltaram a provar que estão no topo nacional do brutal death. Boa prestação que manteve a sala bem animada e com bailarico constante.

Panychida - estes checos eram perfeitos desconhecidos para mim até ao fest (nem sequer tive tempo de ouvir alguma coisa da banda antes do evento), por isso não tinha qualquer expetativa. Se é verdade que a sonoridade - pagan metal com influências mais ou menos óbvias de Kampfar - ajudou, e muito, a aumentar o meu interesse pela sua atuação, não é menos verdade que deram um excelente concerto. Irei seguir a carreira desta banda com atenção. Excelente descoberta no HFM. :metal:

Picture - nem eu, nem provavelmente a maioria dos presentes esperavam que este fosse O concerto do fest. Estes velhotes (com todo o respeito!) arrasaram completamente a concorrência e mostraram que "velhos são os trapos". Com uma energia em palco de fazer corar muitas bandas com metade da sua idade e com grandes malhas de heavy metal, conquistaram num ápice o público que acorreu em peso para os ver (foi das atuações em que mais pessoal esteve dentro da sala). Verdadeiro recital do bom (e nunca velho!) heavy metal. :metal: Elevaram a fasquia, e de que maneira, para as bandas seguintes.

Tokyo Blade - começando já um bocadinho pela conclusão: qual foi o seu único senão? Simples, terem tocado imediatamente a seguir a Picture que, como já referi, arrasaram por completo. Acresce que, sendo uma banda com sonoridade semelhante, as comparações se tornaram ainda mais inevitáveis. Não lhes faltou propriamente entrega e energia em palco (ok, se calhar ao vocalista até faltou um bocadinho), muito menos excelentes malhas de NWOBHM. A sua atuação foi bem competente. Simplesmente, houve Picture antes.

Acid Reign - cabeças de cartaz do evento (talvez um pouco surpreendentemente, visto a sua curta discografia, mas o Rocha lá sabe. :) ), deram um concerto de thrash (com uma atitude punk bem vincada) como mandam as regras. Um vocalista insano (no melhor dos sentidos possível - até mostrou os seus dotes de acrobata ao subir à estrutura do palco, tal como também fez crowfsurf), com uma energia aparentemente inesgotável, e malhas com um apelo inegável, deram, sem dúvida, um excelente concerto.

God Macabre - a banda de todo o cartaz que me desfez as (poucas) dúvidas em marcar presença em mais um HMF. Já é tradição o fest contar uma banda de old school death metal e a presença destes suecos era mesmo imperdível para mim. Com uma formação bem experiente e com presença em várias bandas da cena sueca (At the Gates, The Lurking Fear, Bombs of Hades, Mordbrand, Vomitory, Cut Up), não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Foi um verdadeiro privilégio ter a oportunidade de ver esta banda em palco e reviver as malhas do enorme The Winterlong... Talvez pelas horas tardias (começaram por volta das 2h) achei o público um pouco amorfo (pelo menos para a ocasião), mas o concerto, em si, foi belíssimo! O verdadeiro som do swedish death metal. :jam:

Zurrapa - coube a esta banda fechar mais uma excelente edição do HMF. E fizeram-no da melhor forma. com uma grande punkalhada, atitude descomprometida, e diversão a rodos a todos (e foram muitos) os que se mantiveram para a última atuação do festival.

E assim foi mais uma grande edição do HMF. Que se mantenha por muitos e longos anos. Já aguardo nomes para a próxima edição. :metal:

Abraço a todos os musers com que me cruzei lá e, particularmente, aos companheiros de mais esta grande jornada. :cheers:
Valfar, ein Windir

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Soulforged » segunda jan 08, 2018 10:09 pm

Aqui fica o meu rescaldo desta edição deste grande fest. :headbanger:

Spoiler: Mostrar
Não fui! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor schwarze_engel » segunda jan 08, 2018 10:15 pm

Soulforged Escreveu:Aqui fica o meu rescaldo desta edição deste grande fest. :headbanger:

Spoiler: Mostrar
Não fui! :mrgreen:
Spoiler: Mostrar
Imagem
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor aetheria » segunda jan 08, 2018 10:17 pm

Enigma Escreveu:E que atuação foi (Fátima, a tua ausência foi muito notada por esta altura...)! Um verdadeiro portento! Que concertão de BM!


:cheers: Caríssimo companheiro do metau! Estive na eminência de ir, principalmente por Irae, e também por saber que em Mangualde tenho sempre festa garantida, mesmo quando as bandas não me apelam muito. Gosto daquele ambiente serrano e do rural metal fest.
Sabia-vos lá, também, e por isso, além da boa disposição ainda iria aprender muito sobre toda essa panóplia de bandas e subgéneros que não domino.
Mas, pronto, a gestão caseira assim o exigiu e aproveitei para ir ao concerto dos 25 anos do Mutantes s.21, com o Theatro Circo à pinha (só não se destruiu nada :mrgreen: ), com a inesperada companhia do Belathauzer. Sim, o anti-cristo foi à cidade dos arcebispos! A noite esteve tão gélida quanto a serrana :D

Gostaste de "a um passo do fim"? Seja :wink:

Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Enigma » segunda jan 08, 2018 10:51 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:E que atuação foi (Fátima, a tua ausência foi muito notada por esta altura...)! Um verdadeiro portento! Que concertão de BM!


:cheers: Caríssimo companheiro do metau! Estive na eminência de ir, principalmente por Irae, e também por saber que em Mangualde tenho sempre festa garantida, mesmo quando as bandas não me apelam muito. Gosto daquele ambiente serrano e do rural metal fest.
Sabia-vos lá, também, e por isso, além da boa disposição ainda iria aprender muito sobre toda essa panóplia de bandas e subgéneros que não domino.
Mas, pronto, a gestão caseira assim o exigiu e aproveitei para ir ao concerto dos 25 anos do Mutantes s.21, com o Theatro Circo à pinha (só não se destruiu nada :mrgreen: ), com a inesperada companhia do Belathauzer. Sim, o anti-cristo foi à cidade dos arcebispos! A noite esteve tão gélida quanto a serrana :D

Gostaste de "a um passo do fim"? Seja :wink:



Thanks pelo excelente video! Irae em Barroselas também será giro, right? :D :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor aetheria » segunda jan 08, 2018 10:58 pm

Enigma Escreveu:
Thanks pelo excelente video! Irae em Barroselas também será giro, right? :D :cheers:


Right!
Mas, antes disso, já olhaste para o cartaz do Extreme? :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Soulforged » segunda jan 08, 2018 11:04 pm

schwarze_engel Escreveu:
Soulforged Escreveu:Aqui fica o meu rescaldo desta edição deste grande fest. :headbanger:

Spoiler: Mostrar
Não fui! :mrgreen:
Spoiler: Mostrar
Imagem



Já é a terceira edição seguida a que não vou, depois de ter ido 3 edições seguidas (desde 2013, portanto).

Não me orgulho nem um bocadinho de não ter ido. Mas fui trabalhar todo o dia, e sou daqueles que não gostam de chegar aos eventos já quase no fim, nesses casos prefiro não ir. Ainda por cima, no dia seguinte levantei-me ainda mais cedo do que nos dias de trabalho, para fazer uma viagem que acabou por não dar em nada. O meu único consolo é que o cartaz este ano nem me parecia tão apelativo quanto o do ano passado (isto pelo menos falando daquelas bandas internacionais imperdíveis).
No ano passado tive muita pena mesmo de perder principalmente Holy Moses e Ancient Rites... :(

Mas acho que tal como no Vagos estive 3 edições sem ir e no ano passado finalmente regressei, para o ano que vem voltarei novamente ao mais antigo Fest do país! :metal:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Enigma » segunda jan 08, 2018 11:17 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:
Thanks pelo excelente video! Irae em Barroselas também será giro, right? :D :cheers:


Right!
Mas, antes disso, já olhaste para o cartaz do Extreme? :wink:


Bem visto! :D :wink:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor PeiXotO » segunda jan 08, 2018 11:34 pm

A única coisa verdadeiramente extraordinária a apontar é que até não desgostei de Irae.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Soulforged » segunda jan 08, 2018 11:55 pm

PeiXotO Escreveu:A única coisa verdadeiramente extraordinária a apontar é que até não desgostei de Irae.



Curiosamente, eu que até gosto bastante de Black Metal, vi-os há uns anos num fest aqui perto de casa (Areeiro Open Air, caso alguém aqui ainda se lembre), e achei um concerto algo morno, não foi dos mais intensos do fest. Já Holocausto Canibal que tocaram a seguir, e até é um tipo de som que não ouço tanto quanto como o Black Metal, ao vivo gostei mais do que Irae...

Kepler

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Kepler » terça jan 09, 2018 12:05 am

Acrescento que o vocalista dos Holocausto Canibal é o Orca (Dementia 13...)

E Picture seria, na minha opinião, agora que reentrou o Ronald, antecipadamente e de certeza absoluta o melhor concerto
MAS quando os vi em 2014, com o Pete, foi simplesmente o melhor concerto, impensável, que vi nesse ano todo!!!

:cheers:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor PeiXotO » terça jan 09, 2018 12:56 am

Kepler Escreveu:Acrescento que o vocalista dos Holocausto Canibal é o Orca (Dementia 13...)


Eu sabia que estava a conhecer o tipo de algum lado.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Kepler

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor Kepler » terça jan 09, 2018 1:09 am

Se também não conheceste o baterista dos AntiVoid não falas mais comigo eheheh.

:cheers:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor PeiXotO » terça jan 09, 2018 1:34 am

Kepler Escreveu:Se também não conheceste o baterista dos AntiVoid não falas mais comigo eheheh.

:cheers:


/me pede ajuda do público!
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.01.06 - 24º HARDMETAL FEST (Mangualde)

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 10:14 am

PeiXotO Escreveu:
Kepler Escreveu:Se também não conheceste o baterista dos AntiVoid não falas mais comigo eheheh.

:cheers:


/me pede ajuda do público!



Ahahahah não sejas mau, Kepler. O Peixoto não frequenta o Metalpoint :mrgreen:
Nem ouve black metal, para se lembrar dele em Lux Ferre.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes