2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Mensagempor Enigma » domingo jan 14, 2018 7:50 pm

Scúru Fitchádu - o que dizer desta banda e atuação? Tarefa complicada, convenhamos... Desde logo, por a sua música não ter nada a ver com os headliners da noite, nem com (suponho eu) as preferências musicais do público que se deslocou (e encheu) o Musicbox. Desde algumas cenas folk, tribais, techno, enfim, houve de tudo um pouco nesta atuação de pouco mais de 30 minutos. Ainda assim, foram bem recebidos pelo público, o que mostra bem que o pessoal do metal é bastante mais open mind do que muitos (alguns, vá...) por aí apregoam (arrisco até, a dizer bem mais open mind do que o público de outras sonoridades).

Sinistro - antes da saída do novo álbum, era apenas um ouvinte (muito) esporádico da banda, razão pela qual só os tinha visto anteriormente uma vez ao vivo (no SWR, onde deram um bom concerto). Assim, esta data nem estava nas minhas cogitações mas, ao dar umas audições no Sangue Cássia fiquei completamente rendido ao som da banda! Por isso, foi com interesse que marquei presença no primeiro concerto em nome próprio da banda, precisamente para apresentar o novo trabalho. Apesar das limitações (acústicas e não só) da sala, o som esteve razoável (talvez o início tenha sido onde nem sempre as coisas estiveram muito bem, mas depois tudo se normalizou). Desde o início, foi notório que esta era naturalmente uma data marcante para a banda e, estando a casa cheia (segundo parece esgotou mesmo), ainda mais se notou todo o empenho da banda. O set acabou por não ser tão longo como gostaria, mas já era o expectável (cerca de 75 minutos), passando por alguns temas do novo álbum - Abismo, Cosmos Control, Lotus e Nuvem (faltou tocarem a Cravo Carne, mas pronto, não se pode ter tudo) - que confirmaram ao vivo toda a rica atmosfera dos temas no álbum. Uma verdadeira viagem sonora! Tocaram ainda Partida, Relíquia e a colossal Cidade parte2 com que fecharam um excelente concerto! Não posso deixar de referir a enorme vocalista (e frontwoman) que a banda tem e que coloca as coisas ao vivo num outro patamar. Para além da excelente voz, toda a teatralidade (no bom sentido), intensidade e mesmo transcendência que incute em cada é realmente digno de registo (e que quase dispensaria as projeções que foram passando ao longo do concerto). :metal:

PS: uma nota muito negativa para os fotógrafos/pseudofotógrafos/whatever... é simplesmente penoso para quem quer ficar mais à frente ter de levar com estes senhores/as durante todo o concerto, a deslocarem-se de um lado para o outro. Este "problema" é bem mais notório em salas pequenas em que não há zona reservada aos fotógrafos. Só para clarificar, nada tenho contra os fotógrafos (aliás, adoro ver fotos de concertos e eu próprio também gosto de tirar fotos), agora ser incomodado durante todo o concerto (quando deveria ser apenas nos primeiros temas, como acontece nos concertos maiores) é um bocado demais. Enfim, um pequeno desabafo sobre algo que já começa a ser por demais evidente.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Mensagempor PeiXotO » domingo jan 14, 2018 9:42 pm

Casa cheia para a consagração de uma banda que já agrada muita gente lá fora. A tour com Paradise Lost é realmente uma honra.

Tal como o Enigma disse, a banda de abertura era difícil de definir, especialmente para quem desconhece aquele tipo de som, mas realmente foi surpreendente a boa recepção que uma banda de música africana (sei que é um termo redutor mas é o que se arranja) teve nesta noite. Nos longínquos tempos dos festivais com Slipknot e Nickelback aqueles copos de vidro iam ter um destino bem diferente.

Eu gosto bastante de Sinistro, são uma banda com um som relativamente único no nosso país, com um album de estreia fantástico e que eventualmente decidiram incorporar voz. Não sendo de todo daqueles puristas da treta que diz que no inicio é que era bom, acho que o primeiro album foi de facto o melhor que fizeram até agora. Inicialmente estranhei a entrada da voz da Patrícia na banda, mas com as seguintes audições rendi-me aos encantos do Semente. No entanto este album mais recente já não me encheu as medidas. Acho as músicas demasiado longas, repetitivas e maçadoras onde o peso e os riffs se perdem no meio da voz. Vim a este concerto para ver se a minha opinião mudava... e mudou pouco. Realmente as músicas ao vivo ganham outra vida e a presença de palco de toda a banda (claro que há ênfase na Patrícia, mas todos eles sabem cativar) são uma mais valia. A banda começou, se não me engano, com 3 malhas do mais recente album onde pelo meio a Patrícia disse "Boa viagem!". Ora essa viagem, para mim, só começou oficialmente quando tocaram a primeira malha fora do Sangue Cássia, apropriadamente chamada "Partida"! Daí para a frente foi tal como o Enigma disse, apenas com uma nota, para o valente pontapé nos tomates que um gajo levou quando eles começam a tocar a intro da "Ruas Desertas" (do primeiro album) e passam diretamente para uma música diferente :evil: .
É bom ver o Musicbox cheio, com um grande aumento de público em relação ao último concerto que deram nessa mesma sala. Suponho que as próximas datas na capital deixem de ser no Cais do Sodré uma vez que a banda já é demasiado grande para tal.

Em relação ao PS do Enigma, subscrevo totalmente, se bem que nesta data os fotógrafos não me afetaram muito, pois eu estava um bocado mais atrás. E é mais uma sala onde não há proibição do fumo de tabaco...
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Hjorge
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta mai 11, 2005 7:04 pm

Re: 2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Mensagempor Hjorge » quinta jan 18, 2018 3:31 pm

Duas correcções e duas opiniões relativamente ao que foi dito acima:

Correcções:
1- Os Sinistro não tocaram a "Nuvem" e sim a "Gardénia".
2- Aquele início que parece a "Ruas Desertas" na verdade é o princípio da "Lótus" (são muito semelhantes, de facto). Portanto, eles não ameaçaram tocar a "Ruas Desertas" (o que é uma pena, pois a música é magnífica).

Opiniões:
1-Também prefiro o primeiro disco de Sinistro a todos os outros. Não obstante, continuo a achar todos os trabalhos com a Patrícia excelentes. Incluo nesta categoria o Sangue Cássia. Embora sinta faltar algum punch nas guitarras - aspecto que sofre alteração quando as músicas são tocadas ao vivo, pelo menos a crer neste concerto no MusicBox -, as faixas são todas boas ou muito boas, excepção feita à "Vento Sul", a única que não me entra. Talvez não sejam tão catchy quanto algumas do Semente, isso concedo, mas a atmosfera típica dos Sinistro está lá toda.

2- O concerto foi óptimo, embora dos três que vi este talvez tenha sido o que menos me encheu as medidas, fruto do início algo atribulado logo com a "Abismo", um dos temas mais fortes do último disco, e porque me pareceu que os temas novos ainda não estão perfeitamente assimilados quer pela banda quer pelo público. De resto, só tenho elogios a tecer.
Menção especial aos Scúru Fitchádu. Foi interessante e, pela minha parte, fiquei curioso para ouvir mais deles.
:arrow:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Mensagempor PeiXotO » quinta jan 18, 2018 3:36 pm

Hjorge Escreveu:2- Aquele início que parece a "Ruas Desertas" na verdade é o princípio da "Lótus" (são muito semelhantes, de facto). Portanto, eles não ameaçaram tocar a "Ruas Desertas" (o que é uma pena, pois a música é magnífica).


Confere, fui agora confirmar e aquilo realmente é chapado. Erro meu! :mrgreen:
Nunca irei sair de um concerto de Sinistro satisfeito enquanto não tocarem a "O dia depois do meu funeral".
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Poet of Tragedies
Metálico(a)
Mensagens: 187
Registado: segunda fev 19, 2007 12:38 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2018-01-13 - Sinistro - Musicbox, Lisboa

Mensagempor Poet of Tragedies » quarta jan 31, 2018 2:47 pm

Gostei imenso do ambiente de expectativa em torno do concerto... gostei da banda de abertura, gosto imenso de "levar" com bandas diferentes a abrir... para que não haja comparações entre abertura e Principal.. . :)

um concerto com temas novos e antigos, que transbordaram a alma a quem foi. Primeiro concerto do ano! Era para ter sido dois, não tivesse falhado o ultimo metro, e ainda teria conseguido ir ao RCA ver os grandiosos HOURSWILL que estão ai com um album novo, e tão bem trabalhado, que dá imenso orgulho em ser Português. :metal: :jeroen:


próximo : ROTTING CHRIST + CARACH ANGREN + SVART CROWN dia 9 Porto - Hard Club . dia 10 Lisboa, RCA (apelidada por mim da única Tour sem encher chouriços!! 3 bandas nas duas das melhores editoras, 3 álbuns recentes e magníficos)


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes