2018.02.01 - Metallica + Kvelertak - Altice Arena

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.02.01 - Metallica + Kvelertak - Altice Arena

Mensagempor Enigma » domingo fev 04, 2018 3:29 pm

Tópico aberto para o rescaldo do regresso dos Metallica a solo nacional. Após um período em que a presença da banda em Portugal foi bastante regular, já tinham passado alguns anos desde que cá tinham estado pela última vez (julgo que foi na data dupla no (denominado na altura) Pavilhão Atlântico. Desta vez houve apenas uma data marcada para Lisboa (e Portugal), que esgotou bastante rapidamente.
A banda de abertura foram os noruegueses Kvelertak, que deram bem conta do recado. Ainda que esta banda não seja propriamente desconhecida, é óbvio que a esmagadora maioria dos presentes estavam lá pelos Metallica, o que quer dizer que a banda de abertura tem sempre de fazer um esforço adicional de conquista do público, algo que na minha opinião fica dificultado com o formato do palco desta tour. A banda mostrou-se bastante enérgica, o vocalista tem excelente presença em palco e, mais para o final da atuação (que durou 40 minutos), percebeu-se que tinham conseguido envolver mais o público. Foi um bom aperitivo para os headliners.
Após uma pausa mais longa do que o previsto (era suposto Metallica começar às 21h30 e a banda só entrou em palco cerca de 20 minutos mais tarde), começa a tocar a intro já clássica dos concertos de Metallica - The Ecstasy of Gold para dar o mote inicial, seguida da entrada em palco da banda, logo com dois temas do novo álbum - Hardwire e Atlas, Rise (um pequeno parêntesis para dizer que muito pouco tinha ouvido anteriormente o Hardwire e que só agora, devido ao aproximar da data do concerto, o ouvi convenientemente e tenho a dizer que tem aqui temas muito bons! Talvez tivesse sido boa ideia não lançarem um cd duplo e ficarem-se pela seleção dos melhores temas, mas ainda assim está bom!), que mostraram uma banda revigorada, com um som mais incisivo e enérgico. Seguiu-se a (sempre) fantástica Seek & Destroy e, aqui sim, foi o primeiro grande momento da noite. Seguiram-se mais dois temas gloriosos do passado - Harvester of Sorrow e Welcome Home (Sanitarium) que são sempre excelentes ao vivo (particularmente a Sanitarium, que é sempre arrepiante). Regresso ao novo álbum para tocarem mais dois temas, o primeiro dos quais é um dos meus favoritos do Hardwire - Now that you're dead - e Now that we're dead. For Whom The Bell Tolls e um pouco mais à frente Creeping Death foram outros dos melhores momentos da noite, revisitando o fantástico Ride the Lightning. Pelo meio mais um tema do novo álbum - Halo on Fire (que foi seguida pelo momento mais surpreendente e que deixou grande marca neste concerto - a cover de Xutos "A Minha Casinha". Foi mesmo jogada de mestre da banda que colocou em apoteose o pavilhão, após o que se seguiu um dos momentos mais emotivos, pelo menos para mim foi certamente - o Robb a tocar a Anesthesia)- e uma das minhas covers preferidas de Metallica - Am I Evil?. Moth into Flame foi mais uma prova que o novo material da banda tem realmente qualidade e não os envergonha minimamente para colocar nas setlists da tour, seguida de três temas clássicos - Sad but True (nunca foi das minhas favoritas, mas pronto..), One e Master of Puppets (estas duas sim, são sempre fantásticas ao vivo!). Breve pausa e regresso da banda ao palco para tocarem a Spit out the bone (tema fantástico!), Nothing Else Matters (concedo que a queiram tocar ao vivo, mas não no encore...para isso teria valido muito mais a One), e Enter Sandman, que encerrou mais uma passagem de Metallica pelo nosso país. A banda deu mostras que continuam bem vivos e, ao vivo, nunca me desiludiram (e também não foi desta vez que o fizeram), mostrando uma grande energia e, por que não dizê-lo, alegreia em palco. Pessoalmente, considero que atravessam um dos melhores momentos da carreira dos últimos 20/25 anos, e provaram-no bem neste concerto. :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.02.01 - Metallica + Kvelertak - Altice Arena

Mensagempor PeiXotO » domingo fev 04, 2018 9:28 pm

Antes de mais, amigo Enigma os Metallica estiveram cá em 2012, no Rock In Rio, onde tocaram o Black Album na integra. De qualquer forma, uma ausência de 5 anos e tal ainda é qualquer coisa, para uma banda que era constantemente criticada por vir cá muitas vezes.
Desta vez os bilhetes eram bem carotes, o que não impediu que estes esgotassem bem depressa. Segundo me constou, as duas datas seguintes, em Madrid, esgotaram em horas o que fez com que muitos espanhóis acabassem por vir a Lisboa ver a banda, ajudando a justificar a rapidez da venda dos bilhetes.
Apesar do recinto estar esgotado havia muito espaço para a malta se movimentar o que foi muito bom (suponho que tenha sido mais por razões de segurança). E apesar de todo o alarido que se fez nas redes sociais sobre os objetos que não poderiam entrar, a revista foi das coisas mais hilariantes que alguma vez passei num concerto. Apenas me perguntaram se tinha objetos cortantes... Eu disse que não, e segue jogo.
Admito que não dei muita atenção aos Kvelertak, uma vez que andava à procura de malta conhecida que andava por lá perdida. Do que vi pareceu-me interessante, com uma prestação cheia de energia por parte da banda, especialmente do baixista. Abrir para Metallica é certamente uma honra para qualquer banda, mas acaba por ser também um pouco inglório, porque tal como o Enigma disse, muito daquele povo estava lá apenas para ver a banda principal.
O atraso inicial da banda deixou a malta meio impaciente, no entanto mal se apagam as luzes e começa a Ecstasy of Gold, toda a sala entrou em sentido. O concerto começou com duas malhas do primeiro album, seguindo-se a Seek n' Destroy e partiram logo a loiça toda. De seguida vem a Harvester of Sorrow e a Welcome Home (Sanitarium). A primeira é uma grande música, mas poderia ser trocada por qualquer outra do mesmo album, enquanto que a segunda foi jackpot. O palco tinha vários cubos suspensos a partir dos quais eram mostradas vários vídeos e animações que complementavam a música a ser tocada no momento. Seguiram-se mais 3 músicas do album novo, com uma For Whom The Bell Tolls lá pelo meio. A Now That We're Dead teve direito a um pequeno solo de percussão partilhado pelos membros da banda o que até foi engraçado. Após a Halo of Fire seguiu-se o momento da noite, a homenagem aos Xutos e ao Zé Pedro. Independentemente do que se possa dizer sobre as razões que os homens tenham tido para fazer esta homenagem, não deixa de ser um dos momentos mais emblemáticos presenciados durante um concerto em Portugal. A maior banda de Portugal a ser homenageada pela maior banda de metal do mundo foi realmente do catano. E é engraçado ver o quanto estas duas bandas têm em comum. São as maiores e mais bem sucedidas bandas dentro do seu meio e por isso mesmo, são odiadas por muitos, e amadas por muitos mais. De qualquer forma dizer que não fizeram por merecer tal estatuto é simplesmente errado.
Seguiu-se a grande cover da Am I Evil? (que também não tende a ser colocada no meio do set) e a Creeping Death que foi das canções mais berradas de todo o concerto. Depois vem a Moth Into Flames onde tivemos direito a um espetáculo com drones a sobrevoar o palco, imitando o animal referenciado na canção (sublime). Segue-se outra das músicas mais bem sucedidas da banda, a Sad But True, que acho que a esta altura do campeonato já merecia um descanso e ser trocada por outra qualquer... Antes do encore vieram a One e a Master of Puppets, que não precisam de apresentações. O encore começou com a melhor música do album novo, Spit Out The Bone, terminando com as insubstituíveis Nothing Else Matters e Enter Sandman.

A banda está em forma, o espectáculo visual foi fantástico, e apesar do que se costuma ouvir nesta sala, o som não estava nada mau. Provaram mais uma vez que, apesar das criticas de que são uma banda que vive do passado, não têm qualquer tipo de problemas em tocar 7 músicas novas, arriscando-se a obter uma reacção menos calorosa da parte do público (coisa que não aconteceu nesta noite). Estranho... isto faz-me lembrar uma determinada banda portuguesa...

Em suma, duvido que tenha havido uma única alma a sair daquela sala a pensar que foi dinheiro mal gasto.
(o Lars despediu-se com um "See you, really soon!" portanto é possível que tenham hipótese de reclamar com eles mais cedo do que esperavam)
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.02.01 - Metallica + Kvelertak - Altice Arena

Mensagempor Enigma » domingo fev 04, 2018 10:42 pm

PeiXotO Escreveu:Antes de mais, amigo Enigma os Metallica estiveram cá em 2012, no Rock In Rio, onde tocaram o Black Album na integra. De qualquer forma, uma ausência de 5 anos e tal ainda é qualquer coisa, para uma banda que era constantemente criticada por vir cá muitas vezes.


Bem lembrado, foi essa a última data da banda em Portugal (também estive presente, mas já não me lembrava se tinha sido antes ou depois dos tais concertos no Pavilhão Atlântico). :)
Valfar, ein Windir


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes