2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor Enigma » sexta fev 23, 2018 2:29 pm

Rescaldo da data de Lisboa.

Midnight Eternal - banda americana novata de symphonic metal (informações do metal.archives, não os conhecia), que apresentou toda a teatralidade (excessiva, na minha opinião, por parte da vocalista) que é tradicional neste género. Neste género, se um concerto termina e não te fica um único refrão na cabeça, normalmente isso não é muito abonatório para com a banda. Foi o que aconteceu precisamente neste concerto. Ainda assim, entreteve e animou os (ainda) poucos presentes na sala.

Null Positiv - banda alemã de alternative/groove/metalcore (e mais alguma coisa que me tenha esquecido.XD), estavam completamente deslocados do resto do cartaz. Não que isso seja necessariamente mau, mas não consigo encontrar outra justificação para esta banda estar nesta tour, exceto o facto de ter uma vocalista, tal como as restantes bandas... Enfim... Dito isto, a sua atuação, por ter uma abordagem diferente das restantes (e com uma excelente vocalista, diga-se de passagem), acabou por ser uma lufada de ar fresco e bem animada.

Imperial Age - principal banda suporte de Therion, mostrou outra bagagem e experiência em palco. Não que a abordagem demasiado vocal/operática em que a guitarra fica completamente para segundo me agrade, mas (lá está, na comparação com Midnight Eternal), vários refrões colaram rapidamente, para além de contar com excelentes vocalistas (e com meninas muito bem apresentadas. :mrgreen: ). Esta sim, foi uma banda que fez todo os sentido abrir para Therion.

Therion - deve ser uma das bandas que há mais tempo ouço (ou ouvia) e que me marcou bastante e que nunca tinha tido oportunidade de ver ao vivo. Assim, e apesar de lhes ter perdido o rasto após o Gothic Kabbalah (para mim, o último grande álbum da banda), fiz questão de marcar presença para finalmente os ver ao vivo (e também porque checkei a setlist que andavam a tocar, a qual contava com muitos clássicos e apenas alguns temas do novo álbum). Talvez também por as minhas expetativas não serem muito elevadas (não fazia ideia do tipo de prestação ao vivo de Therion), ficou bastante satisfeito em ter marcado presença. Pareceram-me extremamente coesos (ajuda o line-up estar estável desde há alguns anos a esta parte), competentes e empenhados em palco e, claro, ouvir finalmente músicas como Blood of King, Ginungagap, Typhon, An Arrow from the Sun, Wine of Aluqah, Lemuria, Cults of Shadow, The Khlysti Evangelist foi um verdadeiro regalo. Isto porque a banda sempre contou, e continua a contar com excelentes vocalistas.A acompanhar o Vikstrom e a Lori Lewis, que já estão na banda há uns bons anos (ambos excelentes vocalistas), está outra excelente vocalista e que em palco é um verdadeiro furacão (obrigado Peixoto, pela dica que se trata da filha do Vikstrom. :P Tinha lido sobre isso há muito tempo e nunca mais me tinha lembrado). O Cristopher Johnsson após ter passado uma boa parte do concerto com uma postura mais discreta e recatada, mais para o final lá tirou a cartola e fez algum headbanging, o que também foi interessante, pois o outro guitarrista tinha feito a festa mais sozinho (juntamente com a Linnea). Final do concerto (de 100 minutos, um luxo nos dias que correm!) com quatro excelentes temas - Der Mitternachtslöwe, Son of the Staves of Time, The Rise of Sodom and Gomorrah e To Mega Therion (estas duas últimas verdadeiros clássicos!). Ah, e as músicas novas, embora não tenham o mesmo peso, não destoam assim tanto da discogradia da banda. Pelo menos no concerto, jogaram perfeitamente bem com o restante alinhamento. Excelente concerto! :metal:

P.S: @aetheria: não vi azeite nenhum por parte de Therion, apenas nas bandas de abertura. :mrgreen: E o Peixoto concorda comigo. :P
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor aetheria » sexta fev 23, 2018 3:46 pm

Pronto, melhor assim. :wink:
Como Therion já no passado em que ouvia sinfónico não me puxava, agora então, que saturei das vozes femininas no metal, pior. E aqueles coros ooh ooh ooh também, femininos e masculinas.
Foram os imperial age que levaram a wonder woman? :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor PeiXotO » sexta fev 23, 2018 8:26 pm

aetheria Escreveu:Foram os imperial age que levaram a wonder woman? :mrgreen:


Foram sim!
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor PeiXotO » sexta fev 23, 2018 9:29 pm

Midnight Eternal - Quando entrei estes camaradas já estavam a tocar. Não desgostei do que ouvi e a principal razão para que nada me tivesse ficado retido na memória foi mesmo pelo som estar exageradamente alto. Aliás o som esteve assim meio manhoso ao longo da noite, tendo melhorado quando começou Therion. Usavam uma harmonia entre a voz feminina e masculina muito interessante, que lá está, perdeu-se no meio do som manhoso. E o guitarrista era muito competente e mandava uns bons solos, devia ensinar aos Imperial Age como se faz :mrgreen: . A vocalista tinha folhos na saia.

Null Positiv - Banda relativamente complicada de definir tanto em termos musicais como vocais. Usaram um pouco de tudo e a vocalista era muito competente. As músicas tinham muitas variações e todas elas acabavam por cobrir um diferente especto. Foi bom para desenjoar e a presença de palco de toda a banda foi muito positiva. Banda sem folhos

Imperial Age - Banda com um som mais próximo dos Therion, mas tal como o Enigma disse, com muito menos ênfase na guitarra. O mau som continuou, uma vez que os poucos solos e riffs mais notáveis perdiam-se lá pelo meio. No entanto as componentes sinfónica e operática estiveram muito interessantes e os vocalistas fizeram um ótimo trabalho tanto a nível vocal como teatral (e sim, a vocalista mais magrinha estava vestida à Wonder Woman, mas sem o laço e a cena na testa :mrgreen: ). Banda a checkar e sem folhos.

Therion - Banda que temia nunca ter oportunidade de ver por terras lusas após o fiasco do Lisbon Dark Fest e posteriormente devido à lesão na coluna do Christopher que meteu em risco a vinda ao Vagos no ano passado e o futuro em palco da banda. Felizmente o homem melhorou e a Notredame pescou-os e que fantástico concerto que foi. Dada a lesão referida anteriormente o mentor da banda estava visivelmente mais parado que em anos anteriores mas mesmo assim não foi nada de muito marcante.
Therion é uma banda complicada de avaliar/comparar ao vivo, uma vez que já passou por inúmeros alinhamentos, no entanto há sempre uma ou outra música que é difícil de dissociar de determinados membros. Portanto salto já para os dois momentos mais agridoces da atuação: The Blood of Kingu e a Son of The Staves of Time. O Thomas é um senhor da voz e ver este "vampiro" a atuar é mesmo um prazer, mas estas duas músicas em particular estão eternamente ligadas à prestação do Mats Levén.
Ainda não tive tempo de explorar o album novo, mas as músicas aqui apresentadas não destoaram do restante alinhamento e a Temple Of New Jerusalem parece funcionar especialmente bem ao vivo. Mais uma vez o Thomas brilhou!
Apesar de não desgostar do Sitra Ahra acho que escolheram uma música fraquinha para representar este album... ao menos passou depressa :mrgreen: . A Nifelheim foi uma ótima surpresa, a mostrar a harmonia que há entre os 3 vocalistas principais. A Typhon foi uma grande stickada na malta, e apesar de compreender o que a Linnéa queria fazer naquela parte mais possuída, acho que ela se descontrolou um bocadinho (acho que foi mesmo aqui onde o Enigma foi tirar o termo de furacão!). Mas nesta parte ninguém bate o Snowy! A An Arrow From The Sun foi também uma grande surpresa, pois curto imenso a música e nunca pensei que a tocassem, e mostrou a fantástica vocalista que é a Chiara. A restante sequência Wine of Aluqah, Lemuria, Cults of Shadow (se isto é envelhecer mal, eu vou ali atirar-me ao Cabo Espichel e já venho) e Khlysti Evangelist foram um mimo. E a The Invincible foi outro clássico que nunca esperei ouver ao vivo! E entretanto veio o encore com as óbvias Rise of Sodom and Gomorrah e To Mega Therion (que para mim é a pior música do Theli, mas ao vivo é como Maiden, canta-se tudo!).
No final, grande concerto, fantástica prestação e teatralidade dos vocalistas (eu sei que uso muito este termo nas minhas reviews, mas acho muito importante que as bandas dêem vida ás malhas não só musicalmente mas também com gestos e expressões) e grande receção do público. Honestamente estava à espera que o povo estivesse mais paradinho, mas pelo que observei, a malta estava a participar bastante. Já tinha dito que o Thomas é do caralho? E a Linnéa tinha folhos do Seinfeld.

Nota para a puta que estava atrás de mim que passou o concerto a berrar que nem uma histérica e que quase me deixou surdo... e para a outra parva do outro lado que cantava os riffs com a mesma graça de um bêbado a cantar Xutos.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor aetheria » sexta fev 23, 2018 10:14 pm

PeiXotO Escreveu:
Nota para a puta que estava atrás de mim que passou o concerto a berrar que nem uma histérica e que quase me deixou surdo... e para a outra parva do outro lado que cantava os riffs com a mesma graça de um bêbado a cantar Xutos.


Usavam folhos?...
Foi esta a parte que retive da tua review. Perdi-me no meio daqueles nomes todos... :|




:mrgreen:
:cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor PeiXotO » sexta fev 23, 2018 10:32 pm

aetheria Escreveu:Usavam folhos?...
Foi esta a parte que retive da tua review. Perdi-me no meio daqueles nomes todos... :|


Não usavam, mas podiam usar umas mordaças...
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.02.21.22 - THERION - Lisboa e Porto

Mensagempor aetheria » sábado fev 24, 2018 12:29 am

PeiXotO Escreveu:
aetheria Escreveu:Usavam folhos?...
Foi esta a parte que retive da tua review. Perdi-me no meio daqueles nomes todos... :|


Não usavam, mas podiam usar umas mordaças...



Kinky! :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes