Crítica - Outubro Negro 2005

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Crítica - Outubro Negro 2005

Mensagempor Amphion » terça out 25, 2005 6:45 pm

Eis que chega a esperada data destes 2 dias de Outubro Negro, em substituição da saudosa quinzena de eventos na FNAC do Chiado, que espero que regresse no futuro, obviamente acompanhada da repetição deste festival!


Devido a um aparentemente demorado atrasado no primeiro dia, e depois de esperar 40 minutos pela abertura das portas, rumei ao exterior para me abastecer do néctar de malte e lúpulos seleccionados, até que aquele gajo que não sei se conhecem que é o Jó (que também se deliciava no referido néctar no mesmo espaço) me avisou que os concertos já deviam ter começado! Dirijo-me por isso para o Mercado da Ribeira e é com pena que vejo que perdi a actuação da primeira banda, os Heavenly Bride. Fica para a próxima.


A primeira impressão do espaço foi excelente, muito muito amplo, com uma boa iluminação, e este é para mim um dos melhores recintos que já vi em Lisboa! A aproveitar para concertos futuros...


Em seguida tocaram Hordes of Yore... Estava extremamente curioso por os ouvir, não só porque sou um grande fã do estilo musical que praticam, um blackmetal de contornos épicos, mas porque o mp3 que o Grimner colocou no fórum me abriu MUITO o apetite para ouvir o resto! Em resumo, a prestação em palco foi muito boa, destacando-se o desempenho do vocalista cujo espectro vocal vai desde o mais gutural grunhido até ao mais guerreiro grito. A prejudicar o concerto esteve um mau ajuste da monição em palco, que não permitia aos elementos da banda ouvir-se uns aos outros, o que condicionou a fluidez das passagens entre riffs e, consequentemente, das próprias músicas. Tendo em conta que os temas de Hordes são longos e complexos, este factor tirou muito do potencial poder desta banda ao vivo. Para além disso, e comparando com as outras bandas, o som de bateria e guitarra estava sofrível, o que também prejudicou a prestação. De qualquer modo, penso que a maioria do público ficou muito bem impressionada, pois não só esta banda é inovadora no que faz como também o faz extremamente bem!


Em seguida Hyubris, que acompanhados pelo habitual preconceito que rodeia o género que praticam (um power/heavy metal com laivos góticos, na onda de uns nightwish), deram um concerto que a mim, não-fã deste género, me surpreendeu MUITO! Todo o som estava excelente, a guitarra estava poderosissima e foi incrivelmente bem executada, e aquela figura franzina e sorridente que é a vocalista do colectivo soltava uma panóplia dos mais agudos agudos que não deixou ninguém indiferente. Muito afinada, demonstrou que é uma grande cantora, e só posso esperar que esta banda tenha muito sucesso no futuro, porque o merece. Os momentos altos foram definitivamente a entrada de um tocador de gaita de foles, instrumento que me arrepia sempre até à espinha, em palco, acompanhado pela banda, e a cover da Canção de Embalar de Zeca Afonso. Surpresa, surpresa, surpresa....


Para finalizar o dia, os já bem conhecidos Desire. Posso dizer que já vi esta banda várias vezes ao vivo nos últimos tempos, razão pela qual pensei que preferia ter visto outro grupo a encerrar este dia do festival, mas tive que engolir esta opinião com uma prestação demolidora. O som conseguiu ser superior ao de Hyubris, com umas guitarras densissimas que faziam uma verdadeira parede de som, essencial para transmitir o sentimento doom desta banda. Para além disso, o favorecimento de temas com partes mais "rápidas" e convidativas ao headbang tornou esta prestação em algo ideal para o fim do 1o dia do Outubro Negro.




2º dia do festival. Um aumento considerável de público, provavelmente justificado pela presença de Nightrage.


A começar esta noite, mais uma agradável surpresa, os Dawnrider. Praticantes de um Stoner/Doom com contornos retro e muito poder nos riffs de guitarra iniciaram de modo ideal os concertos. Muita atitude em palco, boa execução e sentido de fluidez nas músicas levaram a que a agitação no público começasse logo bem cedo. Fico à espera do próximo concerto desta excelente banda.



Em seguida, os já bem conhecidos ThanatoSchizo, que estava a ver pela primeira vez, depois de uma prestação no RockHouse prejudicada por alguns contratempos, que foram largamente compensados neste concerto! Som óptimo, banda coesa, boa execução e, o melhor, um feedback incrível do público que deixou a banda "doida" e com ainda mais pica para debitar as notas com mais energia e garra. Curioso é como uma banda que demonstra um experimentalismo considerável nas suas músicas conseguiu prender todo o público, que esteve sempre pronto a iniciar um considerável moshpit e headbang colectivo de cada vez que revolvia as águas em que flutuavam as partes mais calmas!


Shadowsphere como não poderia deixar de ser, e estando "em casa" (tendo em conta que Luís Goulão organizou este festival), deram um concerto de demolidor death metal melódico, que ajudou os presentes a continuar a tortura dos músculos do pescoço, que aposto que muito doeram no dia a seguir! O ponto alto, como sempre, e que me deixa sempre meio doido, são os "57 segundos de violência" (são 57 não são?) em que toda a gente fica doida ao som de tão poderosa música!



Para finalizar, Nightrage, os cabeças de cartaz do festival e única banda estrangeira do lineup. Confesso que só ouvi a banda na semana que antecedeu o concerto, e apenas porque participariam no festival, e sempre pensei que seria desnecessário introduzir uma banda estrangeira no lineup para chamar mais público, quando a banda escolhida não era propriamente "famosa" nem conhecida pela sua originalidade. Após ver o seu concerto uma coisa é certa: apesar de ser verdade que existem muitas outras bandas que poderiam ter tomado o seu lugar com sucesso, bandas nacionais incluidas, tive que engolir um pouco em seco porque, meus senhores, este foi um GRANDE concerto! É sempre engraçado ver as fotos promocionais das bandas e ver o pessoal com cara de poucos amigos, em poses ameaçadoras e com produção obscura, e depois verificar em palco um conjunto de músicos extremamente simpáticos e comunicativos que estão ali para partilhar o verdadeiro Metal e energia com o público. Mais uma vez o público aderiu de corpo e alma ao concerto e os membros de Nightrage não podiam conter o espanto pela recepção que tiveram. A confirmar isto esteve o vocalista da banda que no final do concerto, agradecido pelo feedback se limitava a perguntar "mas que música é que vocês querem que toquemos agora???? ESCOLHAM!". Fecho com chave de ouro...



A melhorar para o ano que vem está definitivamente o preço da cerveja, pois acho que a cerveja a 1.5 euros é uma má técnica de lucro, já que leva a que muita gente se iniba de consumir devido ao preço. Para além disso as coisas não funcionaram muito bem em termos de celeridade do serviço.

Espero também que as bandas não vejam o seu som cortado de um modo tão anárquico, já que é por demais simples definir o número de músicas que uma banda pode tocar. O resultado é que fica depois um desagradável amargo de boca por ver uma banda sair sem sequer o esperar, quando o público esperava mais.

Foi pena ninguém ter aderido ao after hours... Fiquei nos dois dias após os concertos, mas acabei por ir embora passados 20 minutos porque praticamente toda a gente se foi embora...


E pronto, está concluido o longo testamento. Como podem verificar, a minha apreciação dos concertos foi incrivelmente positiva. Não se trata de favorecimento nem de palavras gratuitas, pois o facto é mesmo o de que com boas condições e boa vontade, bem como com a adesão do público, se consegue fazer um memorável festival com bandas nacionais!


Para o ano há mais! :beer:

PS: um grande bem haja a quem foi comigo ao festival, bem como ao bêbado que a nós se juntou depois ( :D ) e ainda às veneráveis e simpáticas personagens que aí conheci pessoalmente pela primeira vez...

enquanto [RIP]

Mensagempor enquanto [RIP] » terça out 25, 2005 8:00 pm

Concordo com O Amphion. O espaço foi de facto uma agradavel supresa, com boas condições bem iluminado e amplo.

O mesmo digo, em relação às novas caras com quem tive o prazer de trocar palavras. Haverá mais para o ano, esperemos. :D

Avatar do Utilizador
Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1381
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Localização: odivelas
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » terça out 25, 2005 8:31 pm

Bem eu estive lá no segundo dia, foi um grande dia.
dawnrider-bem para terceiro concerto não está mesmo nada mal. Espero ouvir falar mais desta banda.
ThanatoSchizO- palavras para quê? grande concerto motivação completa do publico, tocaram foi muito pouco tempo, não ouvi muitas músicas que gostava de ouvir, uma banda como thanatos merecia mais tempo. Deram inicio aos moshes( e que moshes ainda estou todo fudido).
Shadowsphere-uma grande prestação, grande mosh. headbangs com fartura.
Nightrage-sinceramente que GRANDE concerto, os músicos conseguiram cativar o público, e nem eles tavam á espera que a malta iria reagir de tal maneira, eles tavam todos felizes da vida , grandes :D e que voltem rápido.

Na minha opinião o som das guitarras teve em shadowsphere e nightrage demasiado baixo muitas das vezes não deu para ouvir os solos.
Para o ano espero que as bandas touem mais tempo e que n aconteca cenas como aconteceu com os dawnrider que nem tiveram tempo para tocar a ultima música, deixem-se de djs e coisas do genero.

Avatar do Utilizador
Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 887
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: Crítica - Outubro Negro 2005

Mensagempor Opuskulo » quarta out 26, 2005 10:04 am

Em seguida Hyubris, que acompanhados pelo habitual preconceito que rodeia o género que praticam (um power/heavy metal com laivos góticos, na onda de uns nightwish), deram um concerto que a mim, não-fã deste género, me surpreendeu MUITO! Todo o som estava excelente, a guitarra estava poderosissima e foi incrivelmente bem executada, e aquela figura franzina e sorridente que é a vocalista do colectivo soltava uma panóplia dos mais agudos agudos que não deixou ninguém indiferente. Muito afinada, demonstrou que é uma grande cantora, e só posso esperar que esta banda tenha muito sucesso no futuro, porque o merece. Os momentos altos foram definitivamente a entrada de um tocador de gaita de foles, instrumento que me arrepia sempre até à espinha, em palco, acompanhado pela banda, e a cover da Canção de Embalar de Zeca Afonso. Surpresa, surpresa, surpresa....


Tenho reparado pelos vários comentários que já tenho lido que os Hyubris apanharam toda a gente de surpresa :lol: Eu já conheço a banda há largos anos pois vivem na mesma terriola que eu e é bom ver que finalmente conseguiram "furar" um pouco na comunidade metaleira e dar nas vistas já que pelo menos na região de Santarém e Portalegre são já sobejamente conhecidos. Posso-vos dizer que o primeiro longa duração está para breve e que vem ai algo de excepcional, fiquem atentos !!

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quarta out 26, 2005 1:42 pm

Acho que não perdeste grande coisa por não ver Heavenly Bride; a única opinião que vou partilhar sobre a banda é que precisavam de muito, muito mais tempo bem gasto em ensaios antes de ter alguma vez pisado um palco...

(E a guitarra daquele chavalo... argh)

Discordo um tanto ou quanto com a classificação de Power Metal quando se fala dos Hyubris, acho que está ali muito mais que isso, num género difícil de definir algures entre o metal, rock progressivo e qualquer coisa como o feeling de Ataraxia ou qualquer coisa do género; obviamente, só menciono estes devido à prestação vocal da miúda, que para ser sincero me incomoda um tanto ou quanto nos momentos em que não está a ser "puxada a fundo"... mas quando está, BLOODY HELL! O controle de múltiplas, imensas notas (basicamente, arpeggios) num único fôlego que ela consegue é nada menos que fenomenal.

E já que falamos de classificações, será possível que sou o único que viu nos Dawnrider (banda que foi muito boa ao vivo e tem faixas muito porreiras também, btw) muito pouco do stoner/doom de que falam, mas em vez disso um thrash rockeiro à là "Kreator meets Motorhead" com laivos de rock motoqueiro pelo meio?
Ou isso ou o género Stoner mudou imenso desde que ouvi bandas do género, e agora é este tipo de cena que compôe o género...

Acho importante dizer que concordo a 100% com o comentário relativo aos cortes abruptos que sofreram as bandas, especialmente os Hordes of Yore que lá acabaram por tocar mais um tema, e os Dawnrider, com o episódio "bom pessoal, vamos tocar a última da noite / crowd goes wild em apreciação / AFINAL ACABOU"...

Àparte isso, o espaço também me surpreendeu pela positiva, e o Mr. Goulão e toda a organização estão de parabéns por um evento do qual acabam por não haver queixas de maior.
:beer:

Avatar do Utilizador
DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor DimeSlime » quarta out 26, 2005 4:39 pm

Em primeiro lugar quero dar os meus parabéns e mostrar o meu apreço pelas entidades que se dignam a lutar por algo que ninguém á nossa volta acredita. Creio que apesar de tudo o que possa ter corrido mal a iniciativa está sempre de parabéns.

Em segundo lugar, e depois de ter falado com um amigo que tocou no evento, queria apenas deixar aqui uma palavra sobre o que me foi dito por ele. Obviamente que lhe perguntei como correu o concerto e como estava o som. A resposta que obtive foi: O concerto correu bem mas o som...
Eu sei, por experiência própria, que é muito complicado a nível monetário arranjar condições para dar a todas as bandas um som razoável mas ainda assim gostaria de saber o porquê de algumas bandas terem tido um som razoável e outras, tocando nos mesmos instrumentos ou até melhores, terem tido um som menos bom.
O primeiro pensamento que me ocorre é: Será que a única banda estrangeira era realmente precisa ali para chamar pessoal ao evento? Será que o dinheiro que foi usado para pagar a essa banda não teria sido melhor empregue em equipamento e condições para bandas nacionais terem a devida opurtunidade de mostrarem o que realmente valem?

Tal como já disse eu tenho respeito e apreço pelas organizações destas iniciativas. Acho louvável o facto de tanto lutarem para se dar opurtunidade ao metal e para se realizarem estes concertos de apoio e promoção as bandas do nosso underground.
Caso tenham pensado em algum comentário menos próprio devido ao meu post acho que podem esquecer ;) A única coisa que, na minha opinião, faltou ali foi igualdade a nível de som. Ninguém é mais que ninguém e sim... eu sei que nem todas as bandas têm experiência e que isso também marca diferença mas acho que para isso o nosso camarada Nuno Loureiro esteve lá e podia ter torneado a situação.

Bem hajam e espero voltar a ter a opurtunidade de assistir a muitas outras edições deste "Outubro Negro".
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

Wizard_Slayer [RIP]

Mensagempor Wizard_Slayer [RIP] » quarta out 26, 2005 4:41 pm

Alguem pode dizer qual foi a setlist dos nightrage?

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta out 26, 2005 5:53 pm

Wizard_Slayer Escreveu:Alguem pode dizer qual foi a setlist dos nightrage?



Ora bem, a primeira era uma com uns riffs de guitarra e bateria que dava pra fazer headbang... a segunda também tinha guitarra e ainda mais headbang.... as outras todas foi só mesmo headbang e cerveja.... acho que foi esse o setlist! :beer:

Avatar do Utilizador
Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1381
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Localização: odivelas
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » quarta out 26, 2005 6:41 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Wizard_Slayer Escreveu:Alguem pode dizer qual foi a setlist dos nightrage?



Ora bem, a primeira era uma com uns riffs de guitarra e bateria que dava pra fazer headbang... a segunda também tinha guitarra e ainda mais headbang.... as outras todas foi só mesmo headbang e cerveja.... acho que foi esse o setlist! :beer:


err... falta ai a parte do mosh :P

Wizard_Slayer [RIP]

Mensagempor Wizard_Slayer [RIP] » quarta out 26, 2005 6:50 pm

Hmm, nao acho que seja uma setlist credivel :| curtia mesmo saber as musicas mas ok.
E pá quanto ao que disseste no inicio sobre a originalidade deles, acho puramente ridiculo, alias, nem entendo o porquê de andarem com criticas ao melodic death tipo "ja nao eh original" , e os outros estilos sao originais ainda? lol hilariante, mas enfim 8) :D

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta out 26, 2005 7:39 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Wizard_Slayer Escreveu:Alguem pode dizer qual foi a setlist dos nightrage?



Ora bem, a primeira era uma com uns riffs de guitarra e bateria que dava pra fazer headbang... a segunda também tinha guitarra e ainda mais headbang.... as outras todas foi só mesmo headbang e cerveja.... acho que foi esse o setlist! :beer:


Esqueceste-te da parte dobridge com twin leads com batida galopante, refrão orelhudo, seguido de nova parte thrash... :D

@ Wizard: Preferes que se diga que uma banda que soa exactamente igual à formula que At The Gates é brutalmente original? é que é possivel dizer-se isso, aliás é possivel dizer-se tudo, só que não seria a verdade.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta out 26, 2005 8:18 pm

Wizard_Slayer Escreveu:Hmm, nao acho que seja uma setlist credivel :| curtia mesmo saber as musicas mas ok.
E pá quanto ao que disseste no inicio sobre a originalidade deles, acho puramente ridiculo, alias, nem entendo o porquê de andarem com criticas ao melodic death tipo "ja nao eh original" , e os outros estilos sao originais ainda? lol hilariante, mas enfim 8) :D



Não entremos por aí meu caro... foi a minha opinião sobre o festival e respectivas bandas e agora não nos vamos pôr a discutir o sexo dos anjos né??


Em relação ao setlist que descrevi é claro que não foi mais do um momento de humor que tu não atingiste... ARREBITA RAPAZ! :twisted:

Wizard_Slayer [RIP]

Mensagempor Wizard_Slayer [RIP] » quarta out 26, 2005 8:20 pm

Os gajos têm parecenças com At the gates de facto, mas nao é assim um plagio tao grande como dizes, e se eu for ao thrash e ao black e ao brutal death, encontro ja bandas que tambem vao buscar formulas doutras bandas para fazerem as suas composiçoes, mas pá, é uma discussao pointless mesmo, por isso ponto final ja aqui 8)

Wizard_Slayer [RIP]

Mensagempor Wizard_Slayer [RIP] » quarta out 26, 2005 8:23 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Wizard_Slayer Escreveu:Hmm, nao acho que seja uma setlist credivel :| curtia mesmo saber as musicas mas ok.
E pá quanto ao que disseste no inicio sobre a originalidade deles, acho puramente ridiculo, alias, nem entendo o porquê de andarem com criticas ao melodic death tipo "ja nao eh original" , e os outros estilos sao originais ainda? lol hilariante, mas enfim 8) :D



Não entremos por aí meu caro... foi a minha opinião sobre o festival e respectivas bandas e agora não nos vamos pôr a discutir o sexo dos anjos né??


Em relação ao setlist que descrevi é claro que não foi mais do um momento de humor que tu não atingiste... ARREBITA RAPAZ! :twisted:


Eu percebi o momento de humor, so que para entrar na "onda" disse que nao achei um setlist credivel, pq prefiro apreciar o concerto la na boa, em vez de tar pra la o concerto todo na mosh :P


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes