2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor Enigma » domingo mai 27, 2018 9:24 pm

Gaerea - finalmente consegui vê-los ao vivo, depois de os ter perdido no Barroselas (não o lamento, pois foi para ver Interment) e também por não ter ido ao Camarro. Agora sim, tive a oportunidade de os ver ao vivo e gostei do que vi! Boa coreografia e presença em palco (Mfga vem-me imediatamente à cabeça, embora hoje em dia já sejam mais que muitas as bandas que enveredaram por este estilo em palco), que combinam muito bem com a música. Como ainda não tinha ouvido os temas do novo álbum, acabei por não os poder apreciar assim tanto (por essa razão detesto ouvir temas novos pela primeira vez ao vivo, embora neste caso compreenda perfeitamente que os tenham tocado, não só por o álbum sair brevemente como por o repertório ser curto). Quanto aos temas do EP - excelente! E a qualidade do som também ajudou (esteve sempre bom em todas as bandas).

Black Howling - segunda vez que os vejo, após o concerto de 2015, também no RCA. Nessa altura deixaram-me muito bem impressionado (foi praticamente aí que tive o primeiro contacto com a banda) e, desta vez, não desiludiram em nada, muito pelo contrário. Excelentes temas (fiquei na dúvida se terão tocado algum tema do álbum novo), e um vocalista (o tipo de Mons Veneris) que tem uma grande presença em palco - meio insano como se pretende num vocalista de BM :P , fazendo o contraponto perfeito com a postura bem mais discreta dos restantes elementos. Cá se espera o novo álbum, de uma banda que, a nível de lançamentos se tem mantido, felizmente, bastante ativa.

Inverno Eterno - os headliners da noite e a razão principal da boa presença de público no RCA (a provar, mais uma vez, que eventos exclusivamente de bandas nacionais podem (e devem!) ser realizados no RCA, e não em salas com piores condições, como o Nirvana Studios). Concerto de despedida de uma banda que marcante do BM nacional. Só por isso, já seria uma ocasião especial. Contou ainda com diversos convidados, como o Vulturius ou o vocalista de Black Howling, que abrilhantaram ainda mais a atuação. Quem já tenha visto a banda, sabe que as "despesas" ficam quase exclusivamente a cargo do vocalista que, com a sua presença muito própria, emanando uma sinceridade e autenticidade ao alcance de poucos. Destaque também para o baterista que encheu o palco, conferindo uma grande intensidade e dinâmica aos temas. Foi uma viagem perfeita ao catálogo da banda num concerto que perdurará na memória dos que lá estiveram presentes. :metal:

Nota para o cumprimento dos horários anunciados, o que se saúda. :D
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor aetheria » domingo mai 27, 2018 10:08 pm

Grata, Enigma! :metal:

Mais uma vez confirmo o que já temia: que ia perder uma grande noite.
Enfim, a prova de que as boas ações não compensam...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

invocator
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 964
Registado: segunda jul 14, 2008 9:16 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor invocator » segunda mai 28, 2018 9:42 am

Se a memória não me falha apenas perdi um concerto de Inverno Eterno ao longo de todos os anos. Passaram de num primeiro concerto em que tiveram várias pessoas a gozar e a lançar impropérios, para ao final de largos anos terem a oportunidade de fechar o capítulo numa sala como o RCA.

São para mim uma banda muito especial e deram um excelente concerto. Contudo, sendo algo que já se passava nos últimos concertos, não sou grande adepto das participações de outros vocalistas, simplesmente porque, salvo raras excepções, as músicas perdem o seu ingrediente principal que é a voz do Nada. De facto, desde o primeiro momento que adoro o timbre e a sua forma de cantar.

Tenho muito pena que este seja porventura o último concerto, mas também entendo que há coisas que têm o seu momento.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor p41nk1ll3r » segunda mai 28, 2018 11:22 am

invocator Escreveu:não sou grande adepto das participações de outros vocalistas, simplesmente porque, salvo raras excepções, as músicas perdem o seu ingrediente principal que é a voz do Nada. De facto, desde o primeiro momento que adoro o timbre e a sua forma de cantar.

Eu só não acho muita piada quando o sr. S. se esquece da letra d'A Ruína em Silêncio e fica para ali a berrar cadenciadamente para compensar...

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor lang » terça mai 29, 2018 9:34 am

Excelente noite!

Gaerea - Já tinha ouvido falar deles mas não conhecia nenhuma música. Gostei do que ouvi, excelente presença em palco e som bastante poderoso. Não sei porquê, mas estava à espera de um Death Metal e fui surpreendido por algo diferente, um Black Metal que me fez lembrar os italianos Sedna em algumas partes. Fiquei com bastante vontade de ouvir o trabalho que vão lançar em Outubro.

Black Howling - Também não conhecia nada deste grupo e fiquei bastante agradado e com vontade de conhecer a discografia. A única coisa que conhecia da banda era o vocalista de Mons Veneris que tem uma presença bastante sui generis em palco e fora dele. Acaba por funcionar muito bem, e a presença e voz do vocalista são o complemento adequado ao que se passa a nível musical. Excelente surpresa!

Inverno Eterno - Excelente concerto! Nunca os tinha visto ao vivo mas ouvi muitas vezes os seus dois trabalhos...devo confessar que era muito mais adepto do Póstumo do que do trabalho homónimo. Depois deste concerto, apercebi-me que afinal o 2º trabalho também tem grandes malhas. O principal destaque vai para a faixa "Trago a Morte no olhar" que fechou o concerto, e que contou com a participação do vocalista de Mons Veneris/Black Howling. Em relação às participações, gostei da do Vulturius e da de uma "menina" que desconheço quem seja. Grande performance de todos mas devo dar destaque ao baterista que deu um grande show! Não sei se o Enigma (já agora, obrigado pelos minutos de conversa...é sempre bom encontrar alguns conhecidos) ou outro qualquer user que tenha lá estado, sabe a setlist mas parece-me que faltou "A Noite que perdura..." que é, depois da "Depois que tu morreste...", a música que mais gosto do Póstumo.

Excelente noite e um RCA bastante composto (mais do que esperava) e quero aqui deixar uma palavra para o som que esteve espetacular nas 3 bandas.
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
Floresta
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1462
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor Floresta » terça mai 29, 2018 11:37 am

Gente fina, qual foi a música em que o Vulturius cantou?

Quanto ao concerto, Gaerea apanhei no fim, mas pareceu fofo. Black Howling foi muito menos rawzada do que esperava (não oiço há largos anos). Inverno Eterno foi lindo. Lá de cima não se ouvia tão bem a voz do Nada, devia estar mais alto imo. E eu aprecio a participação de outros vocalistas (o Vulturius, a menina e o vocalista de Black Howling nesse sentido destacaram-se de toda a "competição").

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor lang » terça mai 29, 2018 11:47 am

Floresta Escreveu:Gente fina, qual foi a música em que o Vulturius cantou?


Não faço ideia, depois de ouvir os dois álbuns não consegui descobrir.

Então tu foste e não dizes nada aqui no fórum para a malta se conhecer e trocar umas palavrinhas?

Tssssqq tssssq...não viste um gajo de cabelo curto e todo vestido de preto? Era eu! :lol:
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor p41nk1ll3r » terça mai 29, 2018 11:53 am

Não me lembro ao certo da ordem mas julgo que tocaram estas:

Intro
A Beleza da Vida em Dias que Não Existem
À sombra do Passado...
Áspera Consonância
Enquanto a Morte Demora... (c/ Demoniac)
Saudade Revisitada
Depois que tu Morreste...
A Ruína em Silêncio (c/ Sataere)
Medley Disorder + ...o Cansaço de Viver
Desaparecer em Sintra (c/ Vulturius)
Indizível Melancolia (c/ senhora cujo nome ou pseudónimo desconheço)
Trago a Morte no Olhar (c/ P. e A.)

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor Enigma » terça mai 29, 2018 12:08 pm

lang Escreveu: Não sei se o Enigma (já agora, obrigado pelos minutos de conversa...é sempre bom encontrar alguns conhecidos) ou outro qualquer user que tenha lá estado, sabe a setlist mas parece-me que faltou "A Noite que perdura..."


Sempre um prazer. :D :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Floresta
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1462
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Re: 2018.05.26 - INVERNO ETERNO + BLACK HOWLING + GAEREA - RCA Club, Lisboa

Mensagempor Floresta » quarta mai 30, 2018 10:05 am

lang Escreveu:
Floresta Escreveu:Gente fina, qual foi a música em que o Vulturius cantou?


Não faço ideia, depois de ouvir os dois álbuns não consegui descobrir.

Então tu foste e não dizes nada aqui no fórum para a malta se conhecer e trocar umas palavrinhas?

Tssssqq tssssq...não viste um gajo de cabelo curto e todo vestido de preto? Era eu! :lol:


Só me lembrei do concerto no dia, por isso ter ido, já de si, foi bom!

Se viste alguém a passear um casaco de Nhor... Perdeste a oportunidade de pagar finos! :D


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes