2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor Enigma » sábado jul 14, 2018 9:59 pm

The Raven Age - costuma-se dizer que não há duas sem três e, esse ditado popular aplicou-se na íntegra a esta banda. Após terem aberto para Gojira e para Iron Maiden, voltaram a abrir para Maiden. Certamente será apenas coincidência um dos guitarristas ter como apelido Harris... Desta vez trouxeram já o álbum de estreia na bagagem (nas duas ocasiões anteriores ainda só tinham lançado um EP), mas o estilo não mudou. Tocam o chamado "metal moderno", o que quer que isso queira dizer (provavelmente alguém se lembrou de o utilizar para apelidar de velho do restelo quem não goste destas bandas...). Uns grunhidos aqui e acolá, outra vezes umas vozes limpas, alguns breakdowns and that's it. Dito isto, acho que até são competentes q.b. no que fazem e em palco estiveram bem.

Tremonti - banda liderada pelo Mark Tremonti, guitarrista de Alter Bridge, foi a segunda banda de abertura. Diria que tocam algo como alternative rock/metal, só mesmo para situar quem não os conheça. Embora tenha sido mais uma banda nos antípodas do estilo dos headliners, mostraram outros atributos (ou não fosse o Tremonti um excelente guitarrista) e, não sendo propriamente o meu cup of tea, entretiveram-me bem mais enquanto esperava por Maiden. Competentes e bastante enérgicos em palco, deu para aquecer (ainda mais) o ambiente no Altice Arena que, por essa altura, já estava em ebulição à espera de Maiden.

Iron Maiden - casa cheia (esgotada!) para receber Maiden, de regresso, dois anos depois, ao mesmo local. Desta vez, não para promover um novo álbum, mas sim para mais uma tour comemorativa da discografia mais antiga (e intermédia também) da banda. Cada concerto de Maiden é um acontecimento per si, e este não foi exceção à regra. Maiden são, de longe, a banda mais abrangente e, ao mesmo tempo, a mais consensual. Felizmente,já vi várias vezes Maiden e posso dizer que este foi dos melhores concertos que já lhes vi. Ou, para ser ainda mais exato, num dos que mais me diverti e que mais me tocaram. Foram mesmo muitas músicas que me provocaram goosebumps, o que nem sempre é fácil de acontecer, muito menos quando se conhece tão bem as músicas. Mas foi exatamente isso que aconteceu. Desde os primeiros acordes da Aces High (ou, para ser ainda mais exato, desde a já tradicional Doctor Doctor) que o público se envolveu em cada refrão, cada solo, como poucas vezes acontece (ou, melhor dizendo, sempre que Maiden dá um concerto). A setlist foi a exatamente a que andam a tocar nesta tour. É difícil destacar momentos mais especiais, pois foram mesmo muitos. Pessoalmente, os que mais me tocaram foi nos temas que nem sempre (ou, até, poucas vezes), tocado, como Where Eagles Dare (arrepiante!), The Clansman (que tema fantástico do álbum menos bom da banda), Revelations, For The Greater Good of God (o tema mais recente que tocaram), The Wicker Man (excelente opção terem colocado estas duas músicas seguidas na setlist), Sign of the Cross (fantástica!) e a Flight of Icarus (a Fátima poderá acrescentar mais qualquer coisa acerca deste tema. :mrgreen: ). A banda apresentou-se em excelente forma, como é habitual e o Bruce continua a percorrer o palco como um miúdo de 20 anos (e mais um tempinho terá o cabelo como tinha nos 80's, 90's. :P ). É mesmo impressionante ver a forma como se entrega. Visualmente foi também um concerto fabuloso, sem que nenhum pormenor tenha sido deixado ao acaso. E os temas incontornáveis, aqueles que figuram sistematicamente na setlist - The Trooper, Fear of the Dark, The Number of the Beast - , ainda que por vezes torça o nariz e preferisse outras opções (porque não trocar a Fear of the Dark pela Afraid to Shoot Strangers, que até é do mesmo álbum?), o que é certo é que ao vivo me continuam a tocar como sempre. O encore ficou reservado para a The Evil That Men Do, a Hallowed Be Thy Name e a Run to the Hills, que encerrou em beleza uma noite muito especial. Concerto do ano! :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor aetheria » domingo jul 15, 2018 12:08 pm

Fogo! então eu vi Raven Age duas vezes?!?!?! AHAHAHAH
Posso estar a fazer uma enorme injustiça aos moços, mas na minha memória uma banda que tocou antes de Gojira e houve duas bandas que tocaram antes. Em 2008 Slayer tocou antes de Maiden :mrgreen:

Em Raven Age a coisa até animava quando ficava mais brutal, com o back vocals, quando o vocalista abria a boca era um coito interrompido.
Os Tremonti, que também desconheço, produziram um som muito embrulhado. Fiquei esperançada que o som deles fosse mesmo embrulhado e que não revelasse os "problemas de som" que tantos referem no Altice. Para mim foi penoso, tanto mais que o fino (mal cheio) a 3 euros me impedia de me entreter mais...

Depois, Maiden. Não há muito a dizer quando se atinge um patamar assim, de excelência. Foi perfeito. E não uso muito destes adjetivos.
Mas o som esteve impoluto, com a qualidade de um estúdio e a emoção de um vivo, e isso possibilitou viver-se aquilo e pleno. Aquela setlist, o cuidado de cada encenação de tema (e eu até sou das que, na maior parte das vezes, diz "toquem bem aquilo que em álbum é bom e não vos peço mais nada, nem conversa, nem mise-en-scène, basta-me. Quero a música ao vivo), a vitalidade e simpatia de toda a banda (sem necessidade de grandes discursos... o Bruce apenas fez um e, pontualmente, curtas apresentações de temas - elegante) - bem, quase toda a banda, o McBrain não se vê atrás da bateria :mrgreen:

A Flight of the Icarus, que o Enigma empurrou para mim, era aquele tema de eleição da minha adolescência, no meu álbum iniciador no metal (mais o Number of the Beast). Mais temas mexiam comigo, mas esse... até pela temática (já se revelava aí em mim o meu gosto pelo clássico e o mítico... e pelas "caras feias", como dirá a minha mãe) sempre teve um espaço especial e vê-lo por fim ao vivo! e com aquela qualidade. Foi maravilhoso!
E, tal como o Enigma também focou, o The Clansman. Que tema maravilhoso! e como fica lindo ao vivo. Andei ontem o dia todo com o tema na cabeça, reouvi-o mais umas vezes. MARAVILHOSO.

Foi um GRANDE concerto, com uma casa a abarrotar (o que fica bonito de ver), mas com 36º lá dentro (medidos). Nunca pensei que num espaço assim tão grande, com um tecto tão alto, fosse passar taaaaanto calor.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor Santyago » domingo jul 15, 2018 1:29 pm

Não consigo ainda classificar este concerto nos 3 que já vi desta banda. Foram todos muito bons. Apesar de este não ter tido um Rime of the Ancient Mariner ou um Seventh Son of a Seventh Son a presentear, tivemos uma setlist muito bem construída à volta de temáticas como Guerra e Religião. Um início forte com um Aces High, Where Eagles Dare, 2 Minutes to Midnight, duas músicas da fase do Blaze (The Clansman e Sign of the Cross), Greater Good of God. Tivemos direito a músicas cliché da banda como Fear of the Dark e a Run to the Hills. Já desisti de ver uma setlist sem estas duas músicas, as pessoas gostam delas e terei que as gramar. O que vale é que têm outras bastante boas para proporcionar um concerto agradável.

A banda apresentou-se forte em palco, parece que não será uma delas que brevemente fará uma última tour e terminar as actividades. Isso a acontecer seria uma enorme perda para o Heavy Metal.

Quanto às restantes bandas, The Raven Age foi um meh! que só teve a oportunidade de abrir para Maiden por causa do guitarrista ser filho de quem é, e Tremonti foi engraçado (As duas últimas músicas foram extremamente boas).

Felizmente já não há mais idas ao Altice este ano :mrgreen:
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
kruger
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 231
Registado: quinta ago 15, 2013 5:01 pm

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor kruger » segunda jul 16, 2018 1:35 pm

Long live Iron Maiden. Excelente! Mar de emoções em cada exito relembrado. Para quem é novo demais para compreender, rezem para que daqui a 2 ou 3 décadas haja bandas atuais que sobrevivam + de 40 anos como os Maiden. Tenho muitas duvidas que isso aconteça pois, para isso, há que ter persistencia, liderança e sobretudo...qualidade.

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor JekBanger » terça jul 17, 2018 4:22 pm

querem ver que quando eu desisto de ver concertos na Merdice Arena finalmente se assiste a um concerto minimamente bom a nivel de som? puta de sorte...
tem a certeza que o reverb esteve ausente ou estão com o modo fanboy ligado....?!

Avatar do Utilizador
firewalker
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1177
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am
Localização: Lisboa

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor firewalker » terça jul 17, 2018 4:41 pm

JekBanger Escreveu:querem ver que quando eu desisto de ver concertos na Merdice Arena finalmente se assiste a um concerto minimamente bom a nivel de som? puta de sorte...
tem a certeza que o reverb esteve ausente ou estão com o modo fanboy ligado....?!


Eu tenho ideia que tinha dito isto no outro tópico (e acho que não fui só eu) mas tendo em conta que achei que o som na ultima tour foi uma grande merda, ao ponto de nem se perceber o Bruce a falar, dizer que agora o som foi bom não é ser fanboy. Esteve muito acima da qualidade de som do Maiden England (que ainda se comeu) e nem tinha comparaçao com a tour do Book of Souls.
Não vou dizer que houve 0 reverb mas era tudo perceptível. Lá alguem deve ter acordado.

Já em Ozzy/Judas tinha sido bastante decente.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor Selvagem » terça jul 17, 2018 8:01 pm

firewalker Escreveu:
JekBanger Escreveu:querem ver que quando eu desisto de ver concertos na Merdice Arena finalmente se assiste a um concerto minimamente bom a nivel de som? puta de sorte...
tem a certeza que o reverb esteve ausente ou estão com o modo fanboy ligado....?!


Eu tenho ideia que tinha dito isto no outro tópico (e acho que não fui só eu) mas tendo em conta que achei que o som na ultima tour foi uma grande merda, ao ponto de nem se perceber o Bruce a falar, dizer que agora o som foi bom não é ser fanboy. Esteve muito acima da qualidade de som do Maiden England (que ainda se comeu) e nem tinha comparaçao com a tour do Book of Souls.
Não vou dizer que houve 0 reverb mas era tudo perceptível. Lá alguem deve ter acordado.

Já em Ozzy/Judas tinha sido bastante decente.


Eu estava no balcão 2, mais ou menos onde a curva é mais acentuada, e nas primeiras 4 ou 5 músicas estava bastante incomodado com o som. Só percebia a bateria e a voz, as guitarras e o baixo estavam muito embrulhados, só percebia o que se estava a passar porque já conhecia bem as músicas.
Depois o som melhorou substancialmente a partir daí até ao final, mas mesmo assim podia estar bem melhor.
O curioso é que tenho visto vídeos que a malta colocou no youtube, principalmente da plateia em pé, e o som parece bastante melhor que aquele que efectivamente ouvi.
Já ouve algumas pessoas que me disseram que o som no pavilhão depende muito do local onde estamos, de facto parece ser verdade.
Não consigo infelizmente comparar com outros concertos deles, o último que ví já foi em 2005, da tour dos 4 primeiros álbuns, e já não me lembro bem.

Fora este aspecto, foi um excelente concerto, setlist muito boa, fantástica encenação (o final da Flight Of Icarus foi soberbo) e nunca lhes daria mais de 60 anos (tomara muita malta nova ter a energia deles em palco). Decidi ir a este concerto com medo que pudesse ser o último por cá, mas depois de ver a forma deles em palco, acho que ainda se vão aguentar mais uns bons tempos.

Nota de desilusão para a imprensa: não vi nenhum jornal online ou televisivo fazer uma cobertura deste concerto, só falaram do NOS Alive (que também tinha um bom cartaz, verdade seja dita), mas tendo em conta a importância desta banda e a quantidade de gente que foi assistir acho que também merecia algum destaque, mas enfim, toda a gente sabe como é que estas coisas funcionam.. fica o desabafo.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor aetheria » terça jul 17, 2018 8:18 pm

JekBanger Escreveu:querem ver que quando eu desisto de ver concertos na Merdice Arena finalmente se assiste a um concerto minimamente bom a nivel de som? puta de sorte...
tem a certeza que o reverb esteve ausente ou estão com o modo fanboy ligado....?!


Lamento dizer, mas é verdade.
Eu estive na plateia e foi dos sons mais límpidos ao vivo que ouvi. Não falhava nada, nenhum instrumento se sobrepunha ao outro, era como estar num álbum ao vivo. Isso ajudou, tanto!, a que aquilo que já é um belo espetáculo tivesse sido realmente fabuloso.

De facto, o único que não me agradou não tem a ver com o essencial - a banda e o som - foi o preço escandaloso da cerveja, o imenso calor e os imensos telemóveis no ar durante demasiado tempo seguido. Mas a coisa estava a ser tão boa que nem sequer me irritei (muito) com isso :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor JekBanger » terça jul 17, 2018 9:57 pm

ao ler os vossos comentários fico deprimido por não ter ido...paciência o SBSR 2008 ficará para sempre como consolação...
:jam:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.07.13 - Iron Maiden - Altice Arena

Mensagempor PeiXotO » terça jul 17, 2018 10:40 pm

Sétima vez a ver Maiden, não tendo perdido nenhuma passagem dos mestres por terras lusas desde 2003. Posso dizer que foi dos melhores que vi, a par do concerto dos Early Days e do Somewhere Back In Time. Como tem sido habitual, o Enigma e os restantes já disseram o principal.

Como não vi a setlist (tirando um ou outro spoiler, cortesia dos amigos do FB) admito que fiquei muito contente quando começaram a tocar a Evil That Men Do (umas das minhas preferidas). Pena estar na casa de banho quando começaram a puta da musica!!!
The Clansman é aquele amor, mas ter o prazer de ouvir a For The Greater Good of God ao vivo pela primeira vez (já que na tour desse album esqueceram-se da Tugalândia) foi qualquer coisa de mágico. The Flight of Icarus foi só dos melhores momentos musicais da minha vida!
Fiquei triste por não ver mais êxtase do público durante a Sign of the Cross.

E pela segunda vez consecutiva perco parte da Hallowed Be Thy Name, à pala de um imprevisto de merda... desta vez, com toda aquela movimentação, os meus óculos acabaram por voar em direcção ás filas de baixo... ficou um rato cego feito parvo de laterna na mão, à procura daquela merda... felizmente no final da música lá dei com eles...

São a melhor banda de metal do mundo, sem quaisquer espinhas, numa forma invejável e que durem mais umas valentes décadas que o Pavilhão Atlântico continuará a encher-se para eles. Up The Irons Caralho!
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes