2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor Enigma » domingo out 28, 2018 7:32 pm

Wiegedood - se bem que goste bastante de Yob, Wiegedood foi a minha principal razão para me deslocar ao Porto (e já vão 4 vezes este ano). Bateria imponente, mesmo no centro do palco, e os dois guitarras nos dois extremos do palco, foi esta a disposição da banda em palco. Atuação poderosa (talvez ao início com um pouco de falta de voz relativamente aos outros instrumentos, mas que foi resolvido), e uma entrega tremenda dos músicos. Setlist que passou pelos 3 álbuns da banda (embora conheça os temas perfeitamente, é difícil identificá-las individualmente), de uma atuação que esteve próximo dos 50 minutos o que, para banda de abertura, nos dias que correm, já não é mau. Naturalmente que, para mim, esse tempo passou muito rapidamente (podiam ter tocado os 3 álbuns na íntegra. :mrgreen: ), mas foi bastante bom. Provaram que são das grandes bandas de BM da nova vaga. :metal:

Yob - se Wiegedood foram a principal razão de ter ido ao Porto, Yob não poderia ter sido um bónus de melhor qualidade. Banda também com 3 elementos, a disposição dos músicos até foi semelhante a Wiegedood, com a diferença que, neste caso, a bateria ficou mais atrás, dando mais espaço ao vocalista/guitarrista e baixista (espaço que lhes foi bem útil, pois durante todo o concerto de cerca de 90 minutos, não pararam praticamente um segundo). Começaram como dois temas do novo álbum - Ablaze e The Screen (esta não é das minhas favoritas, mas que reconheço que, ao vivo, ganha outra dimensão), seguidass de dois temas mais antigos - Ball of Molten Lead e a fantástica The Lie That Is Sin. Se, até aqui, o concerto estava a ser muitíssimo bom, o melhor ficou mesmo reservado para a segunda metade do concerto. Desde logo, com a faixa-título do novo álbum - Our Raw Heart - que, sem perder o peso habitual da banda, mostra também a sua faceta mais melancólica. Foi um dos grandes momentos do concerto, sem dúvida alguma. Seguiu-se a Grasping The Air, que contou a excelente prestação do vocalista de Wiegedood, que foi dar uma perninha neste tema. Ficou reservado para o fim a monumental Marrow, que foi uma verdadeira viagem sonora. Grande concerto de mais uma excelente noite de concertos no Hard Club. :metal:

Sempre um prazer rever algumas caras conhecidas (nem todas do MU), como a prazada aetheria. :P :cheers:
Valfar, ein Windir

Kepler

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor Kepler » segunda out 29, 2018 11:54 am

...como não há 4 sem 5 e 5 sem meia dúzia inda tens o Apostles e o Inbicta...

:cheers:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor aetheria » segunda out 29, 2018 1:52 pm

Kepler Escreveu:...como não há 4 sem 5 e 5 sem meia dúzia inda tens o Apostles e o Inbicta...

:cheers:


Nem mais! :cheers:


Quanto aos meus dois cêntimos em relação ao concerto.. tal como o Enigma, Wiegedood foram a minha principal razão para ir ao concerto e ter-me-iam levado a Lisboa, caso não tivesse tido a felicidade de terem ficado aqui mais pertinho.
Descobri-os apenas no segundo álbum e passaram a ser uma das novas bandas que mais gosto. Para já, e com este 3º álbum, não me têm desiludido.
O concerto que deram não se distanciou daquilo que esperava: concerto intenso, com riffs enérgicos e, ao mesmo tempo, atmosféricos, bateria incansável. Sem palavras, praticamente sem pausas. Pela caraterística do som, pelo tamanho da sala, aquela barreira de som, estando eu à frente, teve momentos em que me parecia algo embrulhada. Fui para o meio da sala e já a voz e as guitarras estavam muito mais claras. Mas as pessoas falavam (o que me irrita monumentalmente) e, na verdade, não gosto de estar assim rodeada de gente e lá fui de novo para a frente.
Apesar destas minhas voltas, adorei o concerto e com muito gosto os ouviria já hoje. Quando se gosta muito de uma banda, e vendo-os ao vivo pela primeira vez, razão e emoção misturam-me e sinto que não absorvi devidamente aquilo que vi/ouvi.
Dou ali uma ajudinha ao Enigma com a setlist: Ontzieling, Cataract (ambas do 2º álbum), a DDHHG III e a poderosa Prowl (do 3º) e a Onder Gaan, para fechar, do primeiro. Aliás, esta fecha muito bem, com aqueles cânticos/rezas...

Quanto a YOB. Eu gostei/gosto muito deste último álbum. E gosto imenso do riff cadenciado da The Screen, que o Enigma não aprecia :lol: também nunca os tinha visto ao vivo e, de facto, isto ao vivo cresce gigantescamente. Foi fabuloso! Imaculado. Já não senti problemas com o som, de qualquer tipo, e foi uma grande experiência. Outros três indivíduos que enchem um palco, cada um no seu elemento. E concluo, num registo mais "pessoal, com um parágrafo que usei numa review mais alongada: Quando o tema terminou, quando os aplausos terminaram, parecia que ninguém, nem músicos nem público, queria deixar a ligação que se tinha criado. Tanto o baixista, Aaron Reiseberg (que simpaticamente se apresentou em palco com uma tshirt da cidade do Porto), como o baterista, Travis Foster, se deixaram ficar a cumprimentar o público e Mike S. foi ainda mais solícito, tendo-se sentado no palco a beber e a conversar com os muitos que dele se acercaram. Sabendo que vem de uma tour já longa, que continuaria no dia seguinte, maior o apreço por este gesto, pela sua simplicidade e humanismo.

Enfim, noites destas fazem-nos ficar de bem com o mundo. Até com as pessoas. As mais caladas :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor PeiXotO » segunda out 29, 2018 4:49 pm

aetheria Escreveu:... Tanto o baixista, Aaron Reiseberg (que simpaticamente se apresentou em palco com uma tshirt da cidade do Porto), como o baterista, Travis Foster, se deixaram ficar a cumprimentar o público e Mike S. foi ainda mais solícito, tendo-se sentado no palco a beber e a conversar com os muitos que dele se acercaram. Sabendo que vem de uma tour já longa, que continuaria no dia seguinte, maior o apreço por este gesto, pela sua simplicidade e humanismo.


...cof, bandas de thrash, cof... :twisted:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor aetheria » segunda out 29, 2018 5:08 pm

What about them... não percebi.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor Enigma » segunda out 29, 2018 5:32 pm

Kepler Escreveu:...como não há 4 sem 5 e 5 sem meia dúzia inda tens o Apostles e o Inbicta...

:cheers:


:cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor PeiXotO » segunda out 29, 2018 11:10 pm

aetheria Escreveu:What about them... não percebi.


A cena de beber e falar com o público. Era uma piadola, mas como tive de explicar, esquece lá isso! :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Ulfilanis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1418
Registado: quarta jul 08, 2015 8:18 am

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor Ulfilanis » terça out 30, 2018 8:02 am

Estava na minha agenda mas tive que deixar passar. E, comprova-se, com muita pena. Em breve. :beer:

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor pafg » terça out 30, 2018 8:16 am

Gostei bastante de ambos os concertos, dei por muito bem empregue a viagem ao Porto. Não tenho queixas relativamente ao som, houve ali uma altura em Wiegedood que a bateria estava a abafar os instrumentos, situação corrigida rapidamente.
Tirando isso, não poderia desejar melhores actuações tanto dos Wiegedood como de uma das minhas bandas preferidas actualmente, os Yob. Destaco a Ablaze e a Marrow como pontos altos de uma actuação que roçou a perfeição. Venham mais com esta qualidade.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.10.27 - YOB + Wiegedood - Hard Club - Porto

Mensagempor aetheria » terça out 30, 2018 10:39 am

PeiXotO Escreveu:
aetheria Escreveu:What about them... não percebi.


A cena de beber e falar com o público. Era uma piadola, mas como tive de explicar, esquece lá isso! :mrgreen:



...por acaso até percebi :mrgreen: quis mesmo picar-te.
Não costumo ir muito a concertos, em sala fechada, de thrash, mas sei ao que te referes. Anyway, não foi uma andar a cirandar por ali, como muitos fazem. Foi o ficar ali.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes