2019.05.03e04 - MARDUK + VALKYRJA + Guests - RCA Club (Lisboa) - Hard Club (Porto)

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2019.05.03e04 - MARDUK + VALKYRJA + Guests - RCA Club (Lisboa) - Hard Club (Porto)

Mensagempor Enigma » segunda mai 06, 2019 5:52 pm

Rescaldo do concerto de Lisboa.

Survival Is Suicide - não tenho memória de uma banda de abertura tão...má (não há mesmo forma de dizer isto de outra maneira). Aliás, a presença desta banda num pack de tão boa qualidade é de muito difícil justificação, ou talvez não, se tiver sido por influência direta do promotor espanhol desta tour. De uma forma ou de outra, foi um concerto sem ponta de interesse, apenas dois elementos, baixista/vocalista e baterista a tocarem (really?) ou, pelo menos, a tentarem tocar algo que se parecesse com metal extremo (no metal-archives está catalogada como death metal), sem qualquer variação, sem qualquer nuance, numa toada super aborrecida e mesmo entediante. Foi penoso.

Attic - foi uma excelente surpresa a reentrada, à última hora, da banda no cartaz deste evento. Aqui sim, as coisas começaram verdadeiramente a sério. Embora inicialmente a voz estivesse demasiado baixa relativamente aos restantes instrumentos, o que prejudicou um pouco os primeiros temas, as coisas melhoraram substancialmente, sendo possível ouvir e apreciar os vocais de Meister Cagliostro. Embora a banda seja relativamente recente, já se mostra bastante traquejada em palco, o que foi possível verificar logo desde o início, sabendo imprimir a toada certa, num concerto de heavy metal mas com uma atmosfera bem black metal. Mostraram também uma boa presença em palco, com destaque, mais uma vez, para o vocalista. As finais There Is No God e The Headless Horseman foram os maiores destaque de um concerto muito bom, que me deixou com vontade de os ouvir e ver mais vezes.

Valkryrja - segunda vez que os vejo, e novamente juntamente com Marduk (após o concerto no SWR de há uns anos). Para um ouvinte ávido de BM pode parecer talvez ser um pouco estranho pouco ter ouvido esta banda (apesar de ter gostado de os ver no SWR), mas é isso que me tem acontecido. Tal facto tem a ver fundamentalmente com falta de qualidade da banda, mas mais por alguma falta de algo que verdadeiramente os distingue das muitas outras propostas musicais nesta área. As referências com Watain são óbvias, e isso não é um facto negativo, pelo contrário. No entanto, e voltando novamente ao que referi, não lhes conheço um álbum verdadeiramente marcante ou distintivo (quem discordar, agradeço que sugira um álbum por onde pegar nesta banda. :) ). Apesar do que referi, deram mais um vez um bom concerto, muito competente e sólido, com uma atmosfera bem negra e um atitude muito in your face, que é a mais indicada para este tipo de sonoridade. Foi um excelente aquecimento para o prato forte da noite.

Marduk - já os vi algumas vezes ao vivo mas já há algum tempo que não os via (thanks notredame!), por isso mal soube deste concerto anotei logo na agenda. Apesar desta tour pretender promover o último álbum Viktoria, já se sabe que o Morgan não gosta muito de mexer na setlist, por isso não tocaram tantos temas quanto seria de esperar de um novo álbum (apenas Werwold e Equestrian Bloodlust). Fiquei bastante satisfeito com esse facto, embora o Viktoria tenha rodado bastante por aqui, pois tornou a setlist bastante diversificada e passou por grande parte dos álbuns da banda, pelo menos os mais marcantes. Começo demolidor com a Panzer Division Marduk seguida da Baptism By Fire, marcaram logo uma posição bem forte da banda, arrancando para um concerto curto (não terão tocado muito mais de 60 minutos), mas de uma enorme intensidade e com uma grande entrega da banda, especialmente do Morgan e do Mortuus. Foi um verdadeiro concerto de BM à moda antiga, apenas corpsepaint, sem velinhas nem incensos (atenção: nada tenho contra, antes pelo contrário, mas em Marduk fica-lhes bem esta postura. :P ). A intensidade da banda teve uma enorme recetividade por parte do público (que encheu o RCA), sendo constante o moshpit (tomara muitas bandas de DM...). Outros temas que me deram um gozo enorme ouvir foram Of Hells Fire (do Nightwing, meu álbum favorito com o Legion), The Levelling Dust (do, para mim, melhor álbum da banda com o Mortuus), Deathmarch + Throne of Rats (impressionante sequência), Burn My Coffin (tremendo...) e os temas finais, verdadeiramente demolidores - Into Utter Madness, Wolves e The Black. Nota para o novo baterista da banda (penso que seja apenas músico para tocar ao vivo, mas veremos se será integrado na formação da banda - excelente, mas também para se tocar músicas de Marduk menos que excelente não dá. :P ) Grande concerto de um dos maiores baluartes do BM. :metal:
Valfar, ein Windir

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2019.05.03e04 - MARDUK + VALKYRJA + Guests - RCA Club (Lisboa) - Hard Club (Porto)

Mensagempor Santyago » segunda mai 06, 2019 11:02 pm

O que mais posso dizer para adicionar aquilo que o Rui já disse?

Também fui à data de Lisboa, e gostei praticamente de dois concertos, Attic e Marduk.

Foi a 4ª vez que vi Marduk ao vivo. Admito que estava reticente porque a única data que os vi em recinto fechado (Não em clima de festival) foi um flop tremendo (A queda de Mortuus no palco em Corroios). Contudo, ainda bem que estava enganado. Acho que o principal ingrediente de um óptimo concerto de Marduk é a disposição de Mortuus. Se o Mortuus acorda bem disposto, vamos ter um bom concerto. E assim foi. Muito blast beat à mistura (Acho que tirando uma música ou outra, não há muito para o Peixoto gostar desta banda), um valente tanque de guerra. Momentos altos foram bastantes, desde do início de Panzer Division e Baptism of Fire, ao Burn my Coffin, Into Utter Madness e The Black. São uma banda quase DM num estilo de Black Metal, mas são reis e senhores no que fazem. Têm o seu som distinto e durante 1h foram exímios na sua performance. Só tenho pena que tenha sido um set curto (Em festival percebo que seja 1 hora, em nome próprio não custava 30 minutos, mas isso sou eu).

Attic foi um óptimo concerto de Heavy Metal com ênfase de Mercyful Fate/King Diamond (Em especial pelo vocalista). Acho que o principal problema foi na voz, que mal se ouvia no início. Felizmente foi resolvido a meio do concerto. Bons executantes, bom heavy metal, uma banda a seguir com atenção nos próximos tempos. Boa oportunidade de os trazer cá felizmente!

Valkyrja foi ok. Como disse ao Rui, são os primos rascas de Watain.

Survival is Suicidal, só vi esta banda porque tinha medo de perder Attic.
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
kruger
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 231
Registado: quinta ago 15, 2013 5:01 pm

Re: 2019.05.03e04 - MARDUK + VALKYRJA + Guests - RCA Club (Lisboa) - Hard Club (Porto)

Mensagempor kruger » terça mai 14, 2019 8:16 pm

Embora não seja um fa incondicional de BM e/ou DM fui ao HC pois todos me diziam que Marduk valeria a pena. Gostei bastante da presença em palco e do profissionalismo da banda mas, que atire a primeira pedra quem não tem telhados de vidro, o que me bateu mais foi Attic. Gostos...


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes