Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Zyklon » quarta jul 03, 2019 3:01 pm

Imagem

Musica intemporal que goste-se ou não, está um lugar acima do resto, por mais que esperneiem, digam que não, que nasceram com o nu-metal, que têm a mania das estruturas complexas (que ás tantas até nem são), que agora são uma banda para hipsters, que são aborrecidos, que são uma seca..enfim todo sem numero de comedias stand up rockómetaleiras que ditas até a exaustão transformam esses mamiferos naquilo que eles mais gostam de ser...invisiveis professores de estupidez com um apuradissimo sentido de parvoice que automaticamente lhe confere mais um ou dois pontos no cartão da trvisse musical (termo abrangente aqui)..
No entanto e deixando a ironia/sarcasmo facebookiano para a borda do prato e para esses territorios o que se passou ontem no Altice Arena foi algo que certamente deixaria de boca caida qualquer melomano que se preze, até mesmo com os ligeiros pregos que a banda inocentemente deu ao logo de alguns temas, o concerto de ontem foi talvez um dos mais intensos que a banda deu até agora por cá dos quatro (com este) que vi..talvez pelo alinhamento já de si bastante potente e com praticamente todos os temas mais pesados deles a passarem em frente aos nossos olhos..excepção feita talvez pela falta da "Right in Two", "Ticks and Leechs" ou daquele que continua a ser um dos meus preferidos deles até hoje "Jimmy"... a estes se juntassem as covers de "You Lied" e "No Quarter" ou a "Third Eye" em vez de uma destas acho que estava ali o meu alinhamento de sonho enquanto ouvinte da banda..no entanto concerto bastante intenso onde o lado cénico continua a ser algo que a banda preza em adicionar de modo a agigantar cada verso, riff ou batida saida dos elementos da banda transformando a simples visão do espectaculo num curioso jogo algo proximo da hipnose ...sim eu sei que este tipo de "referencias" já quase não têm impacto e cairam num banalismo que até soa meio pateta, mas quem vive a musica seja ela de forma for sabe onde pretendo chegar..e isso chega.
São anos e anos de espera, de escuta, de estudo em alguns casos..mas são estas pequenas coisas que diferem os grandes nomes do resto, da popularidade por merito proprio e o facto de serem ouvidos por milhares não os transformaram num boneco de trapos pronto a ser engolido como tantos outros da sua "geração maldita" aquilo que se assistiu ontem foi talvez mais um "Hello, again" daquela que é muito provavelmente a ultima banda de Rock/Metal que iremos ver em muitos anos e dignos sucessores daqueles nomes do passado que todos conhecemos e que não vale a pena renomear...talvez até já os tenham superado!
Destaque para os temas novos (a "Descending" é qualquer coisa!!!!) que ouvi pela primeira vez ontem..não sei quem vai produzir o album se será mesmo o Baresi ou não mas a julgar pelo que ouvi, a coisa soa bastante prometedora e nas mãos daquele homem vai haver magia, certamente...mas a ver vamos.
Uma nota para Fiend..realmente tal como em estudio...instrumentalmente interessante mas vocais fraquinhos!
Resumindo:
Que lá esteve...sentiu algo na pele! E apenas isso conta.

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor lucifer » quinta jul 04, 2019 8:41 am

Acho que é unânime que um foi um Grande concerto! o Som estava óptimo e a voz sublime. Não sabia que o Maynard não vinha à frente, julgava-o mais frontman....mas não deslustrou em nada, como que tranformando-o em mais um instrumento da banda.... Foi um concerto sempre em crescendo embora o ponto alto para mim tenha sido a Schism, seguido da segunda malha nova que foi auma aut~entica viagem. A maior parte dos temas soou muito mais metal que em estúdio. Conheci TOOL quando saiu o Lateralus mas só agora os vi pela primeira vez. Continuo a achar esse album como um dos melhores de sempre do Rock/metal e portanto se tivessem tocado mais uma não se tinha perdido nada... Mas ainda assim foi super intenso, alucinante e agitador.

FIEND já só apanhei as duas ultimas e pareceu entretido como se esperava.
Apesar de cheio, o pavilhã ofereceu (pelo menos no Golden circle) condições aceitáveis para se circular...
Quanto às questões acessórias, as filas e preços lá dentro e nas imediações são as principais razões para me deslocar tão poucas vezes a eventos desta dimensão. Um gajo que não se coíba de consumir gasta numa noite destas quase tanto como nos 3 dias de Barroselas...
.

Avatar do Utilizador
Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 705
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm
Localização: Titanic City/UK

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Graveyard » quinta jul 04, 2019 12:48 pm

Zyklon Escreveu:Resumindo:
Que lá esteve...sentiu algo na pele! E apenas isso conta.


Chega-te para lá Enigma, assim é que se fazem reviews :lol:
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Enigma » quinta jul 04, 2019 4:05 pm

Fiend - banda completamente desconhecida para mim, facto a que também a promotora não ajudou nada, visto que só anunciou a banda suporte no próprio dia do evento (pelo menos, que eu tenha dado conta). Banda parisiense, como os próprios se apresentaram ao público, pareceram-me uma boa escolha para abrir a noite. E digo pareceram-me pois, ao desconhecimento que tinha da banda, acrescente-se também as nada boas condições sonoras, o que dificultou ainda mais a tarefa de lhes prestar a devida atenção. Destaque para o seu baterista, claramente o músico com melhor desempenho (ou, pelo menos, aquele que deu mais nas vistas), numa atuação de 30 minutos que serviu essencialmente para animar o pessoal para o prato forte da noite.

Tool - devo desde já dizer que há por aqui gente certamente mais habilitada para falar do concerto de Tool, pois eu sou um conhecedor muito recente da sua música. Aliás, foi com o anúncio deste concerto e a minha curiosidade em conhecer a música de uma das mais importantes bandas de rock da atualidade (algo que, por uma ou outra razão, ainda não tinha acontecido), que os comecei a ouvir mais atentamente. Pois bem, para um primeiro contacto com a sua música e consequente primeira vez que os vejo ao vivo, fiquei bastante impressionado com a sua atuação. A decisão da banda em proibir fotos/vídeos é de saúdar, pois conseguiu transformar um concerto de massas (Altice Arena completamente cheio), num concerto intimista e com uma componente visual (projeções e especialmente um jogo fabuloso de luzes) deslumbrante, que acompanhou de forma magistral a música dos Tool. Houve momentos, particularmente as partes instrumentais das músicas (especialmente as que terminam num crescendo de intensidade) verdadeiramente transcendentes e arrepiantes. O Maynard (postura em palco muito sui generis) é um excelente vocalista e comprovou-o neste concerto mas é a música da banda que verdadeiramente impressiona e os seus músicos de eleição. Um baixista muitíssimo presente em todos os temas (não estando apenas para enfeitar, como tantas vezes acontece), um guitarrista competentíssimo, sem ser de muito show off, o que eu aprecio bastante, e um baterista de se lhe tirar o chapéu mostraram sobejamente todos os seus predicados em palco. Não posso dizer que tenha sido o melhor concerto que já vi no Altice Arena (já lá vi algumas das minhas all time favourite bands), ou dos que me marcaram mais a título pessoal/emocional, mas posso sim dizer que foi aquele que me marcou mais pela personalidade muito vincada da banda, pela diferenciação deste concerto para os outros (muitos) que já lá vi e, acima de tudo, por ser uma banda que quer, apenas e tão só, tocar e apresentar a sua música ao público. Parece pouco, mas é muito num concerto. Aliás, é tudo! A setlist foi a mesma que andam a tocar neste tour, destacando-se a Ænema (a minha favorita, tanto a música como a letra), Forty Six & 2, Vicarious e a Stinkfist, com a quela fecharam uma excelente atuação de praticamente 2 horas. :jam:
Valfar, ein Windir

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Santyago » quinta jul 04, 2019 9:53 pm

Anos e anos de espera para ver finalmente Tool!

O concerto compensou e de que maneira a enorme espera! 4 senhores dos mais talentosos que se encontra no rock, a tocarem com mestria os seus instrumentos e representarem ao vivo os malhões que compuseram e pelo qual são conhecidos mundo fora! Desde começar com Ænema até terminar com Stinkfist, passando pelo The Pot, prosseguindo pelo Parabola, a navegar no Forty Six & Two (Uma das músicas do meu coração) e também rumo ao Vicarious. As projecções foram muito bem feitas, o som está no topo (apesar de umas falhas na guitarra, mas que conseguiram por ao nivel do baixo que estava com um som assombroso) e um concerto em que poucos telemóveis se viu, fruto da proibição decretada pela banda (subtilmente levantada para a última música que foi a Stinkfist).

Foi um grande momento que se passou na passada terça-feira e que fez com quem lá fosse saísse com um sorriso nos lábios. Espero que a banda não demore uma década e trocos para voltar cá!
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Kustu Rica » quinta jul 04, 2019 10:17 pm

Só por curiosidade, como é que funcionou essa proibição? Nos states parece que cada vez mais artistas começam a ir nesse caminho da proibição. Na reunião de Misfits, houve uma distribuição de sacos para colocarem os tlms, ou algo parecido.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Santyago » quinta jul 04, 2019 10:19 pm

Kustu Rica Escreveu:Só por curiosidade, como é que funcionou essa proibição? Nos states parece que cada vez mais artistas começam a ir nesse caminho da proibição. Na reunião de Misfits, houve uma distribuição de sacos para colocarem os tlms, ou algo parecido.


Cada funcionário ou segurança ia passar pelo público ou pelas bancadas e pediam à pessoa que tivesse com o telemóvel ligado para isso a desligar imediatamente. Não sei se houve alguma chatice, no sector onde estava, foi pacífico.
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Zyklon » sexta jul 05, 2019 6:35 pm

Kustu Rica Escreveu:Só por curiosidade, como é que funcionou essa proibição? Nos states parece que cada vez mais artistas começam a ir nesse caminho da proibição. Na reunião de Misfits, houve uma distribuição de sacos para colocarem os tlms, ou algo parecido.


Tudo sereno, o publico começa a ter algum bom senso e apenas de quando em vez lá levanta o telefone..mas nada que aborreça como ja vi em alguns concertos..no entanto os saltibancos que a meio do concerto se lembram de "ir caminhar pelo meio até chegarem a bateria no palco" é que aborrece cada vez mais..quase tanto como aquele pessoal que passa o tempo a falar do seu patetico dia a dia enquanto as bandas tocam...
Voltando aos telemoveis faz-me confusão ver pessoal estar por exemplo uma hora a filmar o concerto...a serio que não entendo ou então a percepção que tenho da musica enquanto ouvinte é muito diferente da que tem aquela gente...

Avatar do Utilizador
Miguel Linkin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 27, 2013 9:18 pm
Localização: Barcelos

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Miguel Linkin » sexta jul 05, 2019 11:06 pm

Nunca tinha ido doente para 1 concerto. Apesar disso (ainda por cima no primeiro dia de férias) e apesar de o Golden Circle ser demasiado grande para aquilo que eu pensava, o que me fez ficar mais longe do que aquilo que pensei, gostei muito do concerto.

Achei o som bom;
Achei aquele Danny Carey tipo Deus;
Gostei particularmente da Aenima e da Vicarious.

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor PeiXotO » quarta jul 10, 2019 2:53 pm

Graveyard Escreveu:Chega-te para lá Enigma, assim é que se fazem reviews :lol:


Não te preocupes Enigma, continuas com o meu voto! :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor RuySan » quinta jul 11, 2019 1:51 pm

Musica intemporal que goste-se ou não, está um lugar acima do resto,


Passam-se os anos, mas os fãs de Tool continuam iguais a si próprios:)

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor Enigma » quarta jul 17, 2019 9:28 pm

PeiXotO Escreveu:
Graveyard Escreveu:Chega-te para lá Enigma, assim é que se fazem reviews :lol:


Não te preocupes Enigma, continuas com o meu voto! :mrgreen:


:mrgreen: :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor xtr3me » segunda jul 22, 2019 7:53 am

Demorei para vir aqui, mas apenas para dar os meus 2 cts:

Estive nos dois concertos de 2006 e andava aos anos a desejar não só o álbum novo, mas nova oportunidade para os ver ao vivo. Claro está, não defraudaram. Que **enorme** concerto, desde a parte musical até ao aspecto visual. De facto a vertente multimédia ajuda a criar todo um outro ambiente que leva a música para um patamar ainda mais elevado. Executantes do melhor que há e uma das melhores secções rítmicas que andam por aí (Carey e Chancelor).

+ Setlist: Provavelmente a melhor sequência de abertura a que já assisti. Aenima, Pot e Parabola ... A música nova também encaixou ali muito bem na transição e depois a Schism. Incrível
+ Público: de facto poucos telemóveis no ar. Não tenho nada contra quando é ocasionalmente (acho que faz parte de guardar algumas recordações dos concertos, mas irrita-me profundamente o pessoal que insiste em filmar o concerto todo. Muito bem o público a respeitar, o pedido da banda.

- Golden Circle: fui para lá mas acho um abuso que quem vai para a plateia fique logo a uma distância considerável do palco. É apenas mais uma maneira de sacar mais alguns cobres a quem tanto gosta de ouvir os seus artistas preferidos ao vivo.
- Som: de facto a arena é uma treta. Notou-se em algumas partes vocais do Maynard e na Invincible. No entanto o som profissional que apresentam (um dos melhores ao vivo) ajudou a disfarçar. Estas bandas e o público merecem melhor.

Pena que a setlist não tivesse incluído a Lateralus e a Sober mas lá está, não dá para tocar tudo.

Uma das grandes bandas não só da actualidade, mas de sempre. :metal:

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: Tool - Altice Arena 2 Julho 2019

Mensagempor flipknot » terça jul 23, 2019 7:23 pm

Achei um concerto mediano. Só que vai a poucos pode ter achado isto fenomenal. Na mesma semana Slipknot deram 10-0 a isto e os concertos de Tool de há 10 anos nem se fala...


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes