2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 557
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Passenger » terça jul 16, 2019 4:46 pm


nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor nagasakirecords » terça jul 16, 2019 4:55 pm

firewalker Escreveu:
nagasakirecords Escreveu:Por acaso nunca achei System Of A Down new metal... É a única banda dessa leva que gosto (e bastante) e ainda os vi duas vezes...
Comparo um pouco a Alice In Chains, que aparece na mesma altura em Seatlle, é levada de arrasto, mas nunca os achei Grunge...


Eu diria que SOD é nu metal (mas discutir estilos é sempre aquela coisa), estou contigo nesse aspecto, SOD diria que é a unica banda de nu metal que gostei realmente, da mesma forma como Alice in Chains é a unica banda de grundge que gosto (não suporto o estilo).


Pois eu como nem considero SOD metal... Mas não deixam(ram) de ser uma grande banda para mim...
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor abyssum » terça jul 16, 2019 6:27 pm

Eu do que me lembro desses tempos era assim, quem estava do lado do campo do metal clássico e do metal extremo, detestava o nu metal tal género não era reconhecido como parte da cena Metal. Era mais uma moda passageira e irritante que estava para ali a contaminar a cena, não muito diferente daquela do glam nos 80s também muito contestada por os metaleiros da altura. Era mais uma cena comercial para vender aos putos. Eu pertencia a esse campo dos que não suportavam tal género e tratava carinhosamente esse estilo por Nu Merda.
Depois havia aquele pessoal do mainstream fãs de Soulfly e dos novos Sepultura abraçaram este novo estilo e viam-no como o futuro do Metal.
Os Limpa Biscoito eram sem dúvida os mais odiados sendo os mais comerciais, mas esse ódio não vinha só do metal também no campo mais alternativo e outros meandros da música rock.
Os Deftones eram um pouco mais consensuais tanto no rock, como no metal alternativo, algumas pessoas que gostavam de Tool também gostavam deles e não viam esta banda como parte do nu metal. Eu gostava de Tool e muita coisa alternativa mas nunca fui fã dos Deftones, ok apenas alguns temas e era só.
Felizmente a moda passou vieram outras que também quase desapareceram. Não me deixou saudades nenhumas, mas em anos mais recentes dei por mim a ouvir alguns desses discos, o Iowa foi o que achei mais interessante devido a umas influências mais extremas mas os restantes não me disseram muito.
É natural aqueles que cresceram e gostaram deste estilo tenham uma certa nostalgia, e as bandas sobreviventes serão sempre especiais para os seus fãs, alguns foram atraídos para a cena do Metal graças a elas. Daí haver agora um maior respeito por as mesmas hoje em dia, principalmente as mais consistentes.
Mas de um modo geral olhando em retrospectiva independentemente de gostos foi uma época mimada para os amantes de rock e Metal, havia muito por onde escolher, nem que fosse só no mainstream originando rivalidades e ódios entre os géneros, algo parvo e ao mesmo tempo um luxo. Comparado com a actualidade o rock e os seus derivados foram remetidos para o underground pelos media onde o hip hop, o pop, electrónica, estilos latinos e africanos dominam o panorama musical actual. Se o nu metal voltasse ao sucesso de outrora e com ele o rock e o metal e mostrar às novas gerações que há coisas melhores e diferentes das porcarias que ouvem, então seria bem vindo.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor aetheria » terça jul 16, 2019 7:08 pm

abyssum Escreveu: Comparado com a actualidade o rock e os seus derivados foram remetidos para o underground pelos media onde o hip hop, o pop, electrónica, estilos latinos e africanos dominam o panorama musical actual. Se o nu metal voltasse ao sucesso de outrora e com ele o rock e o metal e mostrar às novas gerações que há coisas melhores e diferentes das porcarias que ouvem, então seria bem vindo.


Isto.
Tempo houve em que os alunos "normais" ouviam Papa Roach, Mamonas Assassinas, além dos referidos (Slipknot sempre foi para mais "metaleiros")... ou Grunge.
Agora é um terror ouvir a música que saem daquelas colunas bluetooth... mas é generalizado! Há meia dúzia de miúdos que ouvem outros géneros, mas é uma minoria e, sintomaticamente, vão buscar coisas antigas (porque, de facto, o panorama atual é um autêntico deserto...). O que mais se ouve é hip hop. latino e africano... :angry:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 557
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Passenger » terça jul 16, 2019 8:34 pm

abyssum Escreveu:Eu do que me lembro desses tempos era assim, quem estava do lado do campo do metal clássico e do metal extremo, detestava o nu metal tal género não era reconhecido como parte da cena Metal. Era mais uma moda passageira e irritante que estava para ali a contaminar a cena, não muito diferente daquela do glam nos 80s também muito contestada por os metaleiros da altura. Era mais uma cena comercial para vender aos putos. Eu pertencia a esse campo dos que não suportavam tal género e tratava carinhosamente esse estilo por Nu Merda.

O sentimento era recíproco, a malta do nu-metal detestava os outros tipos de Metal e quem os ouvia. Tinha um grupo de amigos e conhecidos meus que consideravam o nu-metal como "evolução" e quem ouvia outro Metal não eram "evoluídos" e por inerência estúpidos e retrógados. Hoje em dia cá estamos e o que sobrou do nu-metal?

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Selvagem » terça jul 16, 2019 8:47 pm

Tema interessante.
Eu fui dos que começaram a ouvir música pesada no inicio dos 2000's e apanhei o final do boom do nu-metal. As primeiras playlists que tinha eram metallica, limp bizkit, korn, m.manson e slipknot. Dai a passar para o material mais extremo foi um saltinho (type o negative, cof, my dying bride..).
Contudo nunca desrespeitei o nu-metal pois foram parte da minha "formação" e a bem ver nunca deixei verdadeiramente de ouvir nenhuma banda do meu passado, se bem que nu-metal passei a consumir muito esporadicamente, principalmente pela nostalgia.

Acho que são bandas muito ligadas ao teenage-angst que todos tivemos a certa altura, e ao atingir-se uma determinada idade esse tipo de mensagem passa um pouco ao lado.
Algo que me faz uma certa confusão é onde os putos de hoje em dia canalizam essa mesma teenage-angst, houve a fase do nu-metal e houve a fase do grunge, que serviam esse propósito, hoje em dia a música mainstream é cada vez mais uplifting ou dançável como disseram, parece que já não há putos zangados que façam crescer no mainstream movimentos musicais mais negativos ou pesados, acho isso muito estranho.
Quando vou a concertos ou fests ainda se vê alguns putos novos, sangue fresco, mas em comparação quando comecei a ir parece-me serem cada vez menos. (não fui ao VOA, não posso opinar, mas aqui a percentagem deve ser maior ainda assim)

Quanto à discussão sobre Slipknot, acho que o facto de hoje em dia serem bem aceites deve-se a algumas das razões já ditas atrás: o facto de lançaram poucos discos, o que evita a saturação, e o facto de os Stone Sour terem sido cada vez mais bem aceites também. Não sou nenhum entendido na matéria, mas parece-me que o material de Slipknot sempre foi tecnicamente superior à média das restantes bandas de nu-metal e as composições mais trabalhadas (o vol.3 tem composições muito boas e com bons pormenores).
Antigamente eram mal vistos porque foram sempre rotulados de nu-metal e a sonoridade e letras da banda sempre apelaram mais ao público mais jovem, daí serem olhados de lado pelo pessoal mais conservador da cena.
Com o passar do tempo o pessoal que era novo segue-os ainda pela nostalgia e os que antes diziam mal têm se calhar uma mente mais aberta hoje em dia e já não faz tanta comichão.
"..too old for this shit.."

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Soulforged » terça jul 16, 2019 11:13 pm

Selvagem Escreveu:Algo que me faz uma certa confusão é onde os putos de hoje em dia canalizam essa mesma teenage-angst, houve a fase do nu-metal e houve a fase do grunge, que serviam esse propósito, hoje em dia a música mainstream é cada vez mais uplifting ou dançável como disseram, parece que já não há putos zangados que façam crescer no mainstream movimentos musicais mais negativos ou pesados, acho isso muito estranho.


Basicamente, a adolescência, tal como nós a conhecíamos, morreu.

As sociedades ocidentais atingiram um tal nível de evolução, que já não há putos revoltados, porque já não têm nada contra a qual se revoltar. De maneira que a música que eles ouvem reflecte essa forma deles verem o mundo: como uma infinita sucessão de festas.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Selvagem » quarta jul 17, 2019 12:06 am

Soulforged Escreveu:
Selvagem Escreveu:Algo que me faz uma certa confusão é onde os putos de hoje em dia canalizam essa mesma teenage-angst, houve a fase do nu-metal e houve a fase do grunge, que serviam esse propósito, hoje em dia a música mainstream é cada vez mais uplifting ou dançável como disseram, parece que já não há putos zangados que façam crescer no mainstream movimentos musicais mais negativos ou pesados, acho isso muito estranho.


Basicamente, a adolescência, tal como nós a conhecíamos, morreu.

As sociedades ocidentais atingiram um tal nível de evolução, que já não há putos revoltados, porque já não têm nada contra a qual se revoltar. De maneira que a música que eles ouvem reflecte essa forma deles verem o mundo: como uma infinita sucessão de festas.


Não posso falar pelos adolescentes porque não sou próximo de ninguém com menos de 20 anos, não sei como pensa esta nova geração.

Mas não concordo que não existam motivos de revolta. Acho que existem tantos ou mais motivos que há 15 ou 20 anos.

O que me parece, do pouco que conheço, é que a generalidade dos putos (e dos adultos também) anda um pouco alienada de tudo à sua volta, talvez devido ao mundo cada vez mais tecnológico e dos infindáveis fluxos de informação e acabam por não se importar com nada, dá muito trabalho processar demasiada informação, e no final escolhem é a festa e a diversão.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor abyssum » quarta jul 17, 2019 12:48 am

Soulforged Escreveu:
Selvagem Escreveu:Algo que me faz uma certa confusão é onde os putos de hoje em dia canalizam essa mesma teenage-angst, houve a fase do nu-metal e houve a fase do grunge, que serviam esse propósito, hoje em dia a música mainstream é cada vez mais uplifting ou dançável como disseram, parece que já não há putos zangados que façam crescer no mainstream movimentos musicais mais negativos ou pesados, acho isso muito estranho.


Basicamente, a adolescência, tal como nós a conhecíamos, morreu.

As sociedades ocidentais atingiram um tal nível de evolução, que já não há putos revoltados, porque já não têm nada contra a qual se revoltar. De maneira que a música que eles ouvem reflecte essa forma deles verem o mundo: como uma infinita sucessão de festas.

A revolta faz parte da adolescência, e vai existir sempre. Esta nova geração hoje em dia vive num universo paralelo, que é o das redes sociais, e é aí que descarregam todas as suas frustrações, assim como as coisas positivas. É todo um outro mundo e é o deles. Já não é preciso pertencer a um movimento musical para se expressarem e se identificarem. A música para eles é só diversão, e os metaleiros, góticos e punks são apenas pessoas que gostam de se vestir de forma diferente, e desconhecem as ideologias e as origens dessas tribos urbanas.

Avatar do Utilizador
RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor RuySan » quarta jul 17, 2019 9:20 am

aetheria Escreveu:
RuySan Escreveu: Pantera era bastante mainstream no início dos anos 90, mas eram ainda assim respeitados por muitos metaleiros. Com o passar dos anos a popularidade deles foi decrescendo, e hoje em dia não existe grande saudosismo por esta banda.


ai não existe! basta ver a reação do público com o tributo, em Vagos no ano passado, ou um outro tributo (de uns espanhóis) que vi em Mangualde, ou quando o PA, num intervalo, bota Pantera :mrgreen:
Eu gooooosto! FUCKING HOSTILE! :metal: :beer: :mrgreen:


Ok ok....acho que o meu problema mesma é não sair de casa à noite. Tinha ideia de que não há saudosismo...porque não conheço ninguém que o tenha, nem vejo grande apreciação por Pantera nos dias de hoje online.

Avatar do Utilizador
RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor RuySan » quarta jul 17, 2019 9:25 am

Soulforged Escreveu:
Selvagem Escreveu:Algo que me faz uma certa confusão é onde os putos de hoje em dia canalizam essa mesma teenage-angst, houve a fase do nu-metal e houve a fase do grunge, que serviam esse propósito, hoje em dia a música mainstream é cada vez mais uplifting ou dançável como disseram, parece que já não há putos zangados que façam crescer no mainstream movimentos musicais mais negativos ou pesados, acho isso muito estranho.


Basicamente, a adolescência, tal como nós a conhecíamos, morreu.

As sociedades ocidentais atingiram um tal nível de evolução, que já não há putos revoltados, porque já não têm nada contra a qual se revoltar. De maneira que a música que eles ouvem reflecte essa forma deles verem o mundo: como uma infinita sucessão de festas.


Entre terem de passar o início da idade adulta a serem explorados com estágios, recibos verdes e "horários flexíveis" em consultoras, a terem um futuro incerto por causa das alterações climáticas...tem bem mais com que se revoltar.

No meu tempo manifestávamos contra as propinas...parece um motivo bem blase para os dias de hoje.

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor nagasakirecords » quarta jul 17, 2019 12:04 pm

Os meus dois centimos que ando em época de austeridade...
Sobre o assunto, new metal, só uma banda me diz alguma coisa, SOAD e nem considero metal, era o único no meu circulo de amigos que gostava e ainda gosto. De certa forma faziam-me lembrar a geneliadade de uns Faith No More, embora com as devidas distâncias...
Quanto ao fenómeno em si, sempre me passou ao lado, mas algumas bandas que adoro(ava) deram o seu contributo para o fenómeno, Sepultura com o Roots por exemplo, O Ozzy com os Ozzfests, que até passou por cá na perfeição...
Vale o que vale, julgo que tem a ver com a geração, o som a mim não me diz nada mas temos que começar por algum lado, quem tinha 14/15 anos na altura levou com isso e pronto, se calhar depois passou para coisas mais pesadas, ou não, who cares, cada um sabe de si...
A nível das redes sociais e os jovens... Sinceramente não me choca muito as figuras que alguns jovens fazem, choca-me mais o que algumas pessoas que (deviam) ter mais cuidado até pelos cargos que executam como o Trump, o Bruno De Carvalho (com as devidas distancias e o BDC neste momento enquanto artista na arte de DJ/Baterista já se pode dar ao luxo de ser parvo nas redes sociais, acho que é um direito que todos os "artistas" têm... Vejo as redes sociais como uma ferramenta, cabe a cada um de nós saber como a usa e para o que usa, geralmente faz-se sempre um filme de terror destas novas tecnologias, mas no fundo a culpa é de "nós" que não as sabemos utilizar, ou pelo menos achamos muitas vezes que os outros não as usam de acordo com os nossos padrões, mais uma vez lá está, cada um sabe de si... As trotinetes também deviam ser uma cena cool e fixe em Lisboa, quem inventou não tem culpa que a malta faça rallys nos passeios, e que as deixe ao monte...
No que diz respeito a esta geração... Até acho que esta geração tem muito que se revoltar, e muitas das revoltas de hoje em dia até começam neles e nas redes sociais. Isto é algo transversal a todas as gerações acho eu, a dos meus pais tinham certas preocupações que como é obvio, eu não tive, e provavelmente caso tenha filhos, eles não terão algumas preocupações que eu eu tive/tenho, e a forma que eles têm de as demonstrar também será diferente da minha por exemplo... Há muita gente que fica sentada ao computador a reclamar da vida, mas vejo muitos putos a sairem para a rua e a demonstrar a sua revolta... Esta geração vai-se debater com problemas muito graves, desemprego, o ambiente, o stress e ansiedade causado pelas nossas vidas de hoje e em dia... Como em tudo haverá adolescentes despreocupados e outros mais preocupados. E acho que cada vez mais vivemos numa sociedade que all matters, seja o desemprego, seja os problemas ambientais por exemplo...
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 488
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor RuySan » quinta jul 18, 2019 9:14 am

A conversa está profunda. Isto merecia uns copos pelo meio. :jeroen:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor aetheria » quinta jul 18, 2019 9:33 am

RuySan Escreveu:A conversa está profunda. Isto merecia uns copos pelo meio. :jeroen:


Indeed.
Além de que revela que, de facto, está tudo a ficar velho :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Ulfilanis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1416
Registado: quarta jul 08, 2015 8:18 am

Re: 2019.07.04 e 05 - VOA Heavy Rocks - Altice Arena

Mensagempor Ulfilanis » quinta jul 18, 2019 12:28 pm

RuySan Escreveu:A conversa está profunda. Isto merecia uns copos pelo meio. :jeroen:


:cheers:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes