2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor Enigma » quarta set 11, 2019 6:33 pm

Rescaldo do concerto de Lisboa:

Above Aurora - só conhecia a banda quando o evento foi anunciado e, se em estúdio me agradaram, confirmaram perfeitamente os pergaminhos na sua atuação. Este trio polaco apresentou um black metal por vezes mais arrastado (mas é puramente black, esqueçam a etiqueta black/doom do metal archives), outras vezes mais pujante e rápido, mas sempre com uma atmosfera excelente e que me cativou de sobremaneira. Por vezes fizeram-me lembrar os seus compatriotas Furia. Bem sei que a comparação é arriscada, tanto mais porque Furia são uma banda muito especial (e única, de certa forma), mas em momentos soaram-me a estes o que, vindo de mim, é um grande elogio. Excelente começo de noite.

Martwa Aura - também só os conheci devido a este concerto e, embora não tenha tido tanto tempo para ouvir a sua música, do pouco que ouvi agradou-me. Ao vivo, este quinteto deu também um belíssimo concerto de BM, com um som diferente da banda anterior. Martwa Aura são uma banda mais tradicional de BM, não se notando logo (como acontece com Above Aurora) o BM polaco característico, embora aqui e ali também apareça nos temas. Como referi, gostei bastante e o único reparo que posso fazer é a presença/performance do vocalista. Se a nível vocal nada tenho a apontar, o mesmo não se passa com a sua postura em palco. Para o som desta banda, exigia-se um vocalista com uma presença mais enérgico e visceral e não aquela postura contemplativa (que noutros contextos e bandas até fica bem) que, repito, aqui não me pareceu combinar muito bem.

Mgla - Finalmente de regresso a Portugal, após o concerto de abertura para Behemoth, desta vez já com novo álbum lançado. Foi um RCA cheio que recebeu este duo polaco (ao vivo, em formato de quarteto), com grande entusiasmo e expetativa. Confirmaram por inteiro todos os elogios que lhes têm sido feitos e que torna esta banda como um dos expoentes máximos da nova/última vaga de BM. Ao contrário de outras bandas, em que os capuzes são apenas mais um adereço para provocar um (pseudo) mistério acerca dos músicos, aqui é apenas a forma que a banda encontrou de apresentar a sua música ao vivo, sem distrações nem vedetismos, apenas e só música (a comprová-lo está o facto de todos os membros terem feito o sound-check de cara descoberta). Quanto à atuação em si, foi Mgla, o que quer dizer, foi um concerto fantástico e praticamente irrepreensível (o "praticamente" está aqui porque o som na primeira música não me pareceu muito bom, situação prontamente corrigida). A setlist apreentada foi a que já se esperava, iniciando com dois temas do Exercises (I e IV), claramente o álbum que meteu mais temas na setlist. Começo excelente, a marcar a toada de todo o concerto, praticamente sem pausas nem palavras supérfluas e desnecessárias para o público. Seguiu-se o único tema anterior ao With Hearts (o tesourinho Mdłości II) que redundou em mais um grande momento. Regresso ao Exercises (II), seguindo-se (finalmente, diria) temas do novo álbum (Age of Excuse II e III). E que sequência diabólica que foi! Para mim, são dois dos melhores temas do álbum (só faltou terem tocado o Age of Excuse VI), e que ao vivo mostraram que este álbum mantém Mgla num patamar bem elevado. Parte final do concerto com a maravilhosa (não encontro termo mais adequado) With Hearts Toward None VII. Só aquele início de bateria, absolutamente delicioso, a mostrar o baterista fenomenal que é o Darkside, torna este tema O Tema de Mgla. Finalmente, a fechar, mais dois temas do Exercises, curiosamente com a ordem invertida relativamente à ordem do álbum, VI e V, numa atuação que só está ao alcance de grandes bandas (e aqui o adjetivo não se refere ao número de fãs). Concertão. :metal:

Nota de destaque para a organização, não só por trazerem Mgla a Portugal (o que já seria de muito valor), mas também pelo cumprimento escrupuloso dos horários e para a entrada bastante rápida no recinto, apesar dos muitos presentes.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 758
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm
Localização: Sintra

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor Space Prophet Dogon » quarta set 11, 2019 6:53 pm

Concordo quase com tudo, não cheguei a ouvir nenhuma das outras duas bandas antes do concerto e devo admitir que gostei particularmente de Martwa Aura, mas ao contrário de ti achei que a postura do vocalista até combinou bem, mas percebo o que queres dizer!

A outra coisa é referente à setlist de Mgla, penso que teria ficado melhor acabar com a EiF VI em vez da V, mas lá está são apenas detalhes...

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor aetheria » quinta set 12, 2019 2:02 am

Estou em estado de graça... Tanto que nem o quero interromper com o sono.
Pelo Porto, repetiu-se a casa esgotada, a setlist, o som menos claro no primeiro tema, a maravilha que se seguiu, sem falhas, numa banda que a partir do EiF assumiu o seu estatuto plenamente e a tempo inteiro, com drumtec incluído para apoiar o fabuloso trabalho do darkside.
Feliz também com as duas bandas anteriores, que conheci com o anúncio deste concerto (como certamente a maioria) e que, com os seus estilos diferenciados, contribuíram para uma noite de BM avant la lettre.
E só não falo mais da minha manifesta felicidade porque dizem que não combina com o género... :grim:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor lucifer » quinta set 12, 2019 10:07 am

Descobri MGLA um bocado por acaso… no inicio desta década na minha primeira incursão ao UTBS vi montes de malta com t-shirts de uma banda/logo que desconhecia. Fui pesquisar e deparei-me com um som, uma aura que me agarrou desde então. Felizmente pouco depois começaram a tocar ao vivo e fui vê-los duas vezes (como headlinner). Foram duas experiências absolutamente avassaladoras. Optei por não ir ao Garage da outra vez porque a experiência com eles tem que ser plena. E desta vez voltou a sê-lo. Concerto fabuloso e dedicação em palco magistral, com a voz do M e o sublime trabalho do Darkside a fazerem-me viajar profundamente durante uma hora. O set foi menos pesado do que das outras vezes, como se esperava, mas ainda nos deu o tal miminho do Mldosci II. As duas malhas novas mostram que vão continuar na liderança do metal extremo, do negrume mundial. A segunda então pareceu-me ser do melhor que já fizeram. Provaram que são de facto uma banda Superior, musical, ideológica e comportamentalmente. Dois dias depois ainda dou por mim com o concerto na cabeça e isso diz muito.

ABOVE AURORA foi bem mais rápido que em estúdio, muito mais BM que Doom, com um som que sem dúvida caracteriza bem esta “escola Polaca”. MARTWA AURA só conheci com o anúncio deste gig e rapidamente me agarraram. Ao vivo cumpriram muito bem, numa toada mais visceral mas com muitos traços bem polacos.

Muito orgulho em ver uma sala esgotada para um trio de bandas BM não escandinavas, ainda mais percebendo que ninguém arredou pé com o decorrer da noite, provando que estavam todos ali pela música; pela magia deste negrume.
Congrats à organização pelo escrupuloso cumprimento de horários e pela ousadia de agarrar nesta tour para terras Lusitanas.
.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor aetheria » quinta set 12, 2019 10:48 am

lucifer Escreveu: Provaram que são de facto uma banda Superior, musical, ideológica e comportamentalmente


Subscrevo.
E neste álbum o conceito ainda está mais forte. As letras...!
E sim, a III é fabulosa. Ao vivo, uma brutalidade.
Também gostaria muito de ter ouvido a VI. É fantástica.

Aliás... Apenas teria esse reparo. Eu gosto imenso do EiF (só os conheci aí, confesso) e não me pesa o destaque dado ao álbum. Mesmo assim, têm tanto mais e, agora, com mais outro álbum, que é estranho tocarem um álbum quase na íntegra (à exceção de um tema).

Foi uma hora que passou depressa demais...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor lucifer » quinta set 12, 2019 12:05 pm

E neste álbum o conceito ainda está mais forte. As letras...!

Fui para o gig sem saber que o album novo já tinha saído....shame on me :oops:
.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor aetheria » quinta set 12, 2019 12:57 pm

lucifer Escreveu:
E neste álbum o conceito ainda está mais forte. As letras...!

Fui para o gig sem saber que o album novo já tinha saído....shame on me :oops:


:lol: :lol: :lol: Deves frequentar mais o tópico "o que estás a ouvir", e o metal/BM news ;)

Vais perfeitamente a tempo, e com sabor redobrado :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2019.09.10/11 - MGLA + Martwa Aura e Above Aurora- Porto e Lisboa

Mensagempor schwarze_engel » sábado set 14, 2019 1:07 am

aetheria Escreveu:E só não falo mais da minha manifesta felicidade porque dizem que não combina com o género... :grim:
Vá, mete um capuz e uma máscara, para ninguém saber que és tu, e desopila, mulher...

Quanto a mim, surpreendida por ver casa cheia a meio da semana para BM. Não sou muito destas lides, mas pensava que esta malta não gostava de confraternizar. Até das longínquas Beiras vieram, vejam só... :shock:

Das bandas de abertura, gostei mais da Aurora do que da Marta. Já Mgla, deram-nos uma coça do caraças. Todos eles, mas aquele baterista parecia um polvo. Fazia aqueles pratos soarem a sininhos de Natal, fazia deles o que queria. Que coisa! :shock:
Não sendo eu versada nas especificações do género em causa, apenas digo que gostei muito daquele bocadinho, e que quem dera a muitas bandas com muitos mais pergaminhos tocarem ao vivo com esta qualidade. Tenho dito.

(P.S.: estava a ver se lhes acontecia como em Gojira, e se deixavam o set por terminar por causa do calor. Com aquela vestimenta não deve ter sido nada fácil enfrentar o habitual calor do HC...)
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes