2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Enigma » quinta set 26, 2019 11:18 am

Tópico aberto para as duas datas em Portugal.

Rescaldo de Lisboa:

Earth Electric - depois de várias oportunidades perdidas de ver a banda ao vivo, finalmente a ocasião proporcionou-se de ver este novo projeto do Rune e da Carmen, após o fim de Ava Inferi. O álbum de estreia soou-me bem, um excelente rock com boa atmosfera e a voz inconfundível da Carmen (apesar de cantar em português, há por ali aquela portugalidade). O concerto, apesar de curto (não sei se terá chegado aos 40 minutos), mostrou toda a qualidade da sua música e dos músicos envolvidos (para além da presença do Rune e da Carmen, destaca-se o conhecido Alexandre Ribeiro no baixo e um baterista que lhe dá e de que maneira, um verdadeiro espetáculo - contam também com um teclista ao vivo, desconhecia que fazia parte do line-up). Excelente começo de noite e uma escolha bastante acertada para abrir para Gold.

Gold - após a verdadeira descoberta que foi para mim vê-los no Under The Doom, há um par de anos, a abrir um dos dias do festival, e a ser claramente um dos melhores concertos do dia, apesar da escassa duração do set, esta era a oportunidade ideal para os voltar a ver, agora como headliners e com novo álbum na bagagem, o excelente Why Aren't You Laughing? (pequeno senão o facto de não terem tocado o tema-título). Liderados por uma vocalista com uma voz soberba e uma presença em palco bastante peculiar e com um magnetismo enorme, deram um concertão! A voz suave e a presença etéra da vocalista faz o contraponto perfeito com a intensidade da música e a presença bastante enérgica dos restantes membros da banda. A setlist foi a mesma que têm apresentado nesta tour, com grande enfoque no último álbum, do qual tocaram 7 temas (mesmo assim deixando de fora o tema-título, como já referi). Wide-Eyed, He is not e Things i Wish i never knew, Taken by storm, Please tell me you're not the future (que prestação vocal estupenda, especialmente na parte final do tema), Till Death Do Us Part e Mounting into bitterness (estas duas fecharam o concerto) foram os temas tocados do último álbum, mostrando toda a confiança que a banda tem no mesmo, e que é inteiramente justificada. De trabalhos anteriores, tocaram três temas do Optimist (Summer Thunder, que é uma das minhas favoritas, I do my own stunts, provavelmente a música mais emblemática da banda e You too must die, outro tema fabuloso, do melhor que já fizeram) e do Image tocaram a Old Habits (já é um clássico da banda) e a excelente O.D.I.R. Ficaram ainda muitos temas de fora que fariam outra excelente setlist, desde logo a White Noise, a Servant. Foram 60 minutos de atuação que passaram num ápice, numa atuação imaculada (ao início pareceu-me que o som da bateria estaria um pouco elevado em relação à voz mas, ou foi impressão minha, ou a situação foi corrigida, pois não mais dei conta dessa situação), mostrando que Gold continua a ser uma das melhores best kept secret bands. :metal:

Última palavra para a promotora do evento, a Amazing Events que, só neste mês, deu-me a oportunidade de ver duas das minhas bandas favoritas (podem continuar que eu não me importo... :mrgreen: ). :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor aetheria » quinta set 26, 2019 2:20 pm

Hoje, por cá... por motivos de força maior perdi-os quando estiveram cá no Porto, em 2017 (conheço-os desde 2015/16, tive mesmo muita pena de perder), mas desta vai :D
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Enigma » quinta set 26, 2019 7:10 pm

aetheria Escreveu:Hoje, por cá... por motivos de força maior perdi-os quando estiveram cá no Porto, em 2017 (conheço-os desde 2015/16, tive mesmo muita pena de perder), mas desta vai :D


Vai, que não te irás arrepender. :D
Valfar, ein Windir

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Santyago » quinta set 26, 2019 8:41 pm

Enigma Escreveu:
aetheria Escreveu:Hoje, por cá... por motivos de força maior perdi-os quando estiveram cá no Porto, em 2017 (conheço-os desde 2015/16, tive mesmo muita pena de perder), mas desta vai :D


Vai, que não te irás arrepender. :D
A banda bem precisa de uma mulher moldura humana, por isso qualquer ida é bem vinda :D
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Santyago » quinta set 26, 2019 8:48 pm

Também fui ontem embora só vi Gold (Earth Electric perdi por razões de força maior). Não conhecia a banda, sabia que pessoal amigo como o Rui e o Peixoto gostavam, e fui à descoberta. Não ouvi nada anteriormente para ter a experiência pura de ouvir a banda e conhecer ao mesmo tempo o som. Vários concertos que essa foi a formula bem sucedida. Tirando de parte a questão de 3 guitarristas (Também oiço Maiden com 3 guitarristas por isso a minha picuinhice é uma não questão), a banda teve uma performance sólida. Houve 4 ou 5 músicas que gostei (houve uma que não tanto porque era uma música muito repetida de início ao fim) e a banda aparenta ter mais sumo criativo. Aguardarei por futuros trabalhos para conhecer melhor a banda. Foi uma experiência interessante, não sendo o melhor concerto que vi este ano. Infelizmente estava uma massa humana muito pequena (por volta de 50 pessoas) para apoiar a banda. Contudo, por vezes tem que se começar assim para crescer. Aguardo por futuras novidades dela
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor aetheria » sexta set 27, 2019 2:37 pm

Santyago Escreveu: Contudo, por vezes tem que se começar assim para crescer. Aguardo por futuras novidades dela


Falas como se fossem novatos e estão bem longe disso. O facto de não serem um hype, que muitas vezes é conseguido através de fenómenos laterais à qualidade musical, não o faz menores. Conheço-os desde o No Image, 2015... já lançaram mais dois álbuns, não são propriamente novatos. O que, aliás, se viu em palco.
No Porto o espetáculo foi magnífico. Não esperava menos, mas de facto aquilo de que já se gosta em álbum cresce ao vivo, pela qualidade dos músicos, e pela postura, aquela combinação de doçura da Milena e de visceralidade dos restantes (tirando a baixista, mais estática). Gostei muito muito muito. Foi daqueles concertos que, tendo acabado, nos fazem sentir em estado de graça. O espaço, no caso do Porto, ajudou... não sei contabilizar os presentes, mas como a sala não era grande, encheu e deu aquele ambiente cozy propício. O palco baixo e próximo (a lembrar o Cave 45, para quem conhece) aumentava a intimidade e a experiência. O Maus Hábitos é, pois, um espaço a explorar mais vezes (sei é que tem sempre a agenda cheia, com eventos de cariz variado), pois seja dentro, seja fora, no espaço envolvente, é muito agradável.
A setlist não divergiu da apresentada pelo Enigma.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Enigma » sexta set 27, 2019 3:16 pm

aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu: Contudo, por vezes tem que se começar assim para crescer. Aguardo por futuras novidades dela


Falas como se fossem novatos e estão bem longe disso. O facto de não serem um hype, que muitas vezes é conseguido através de fenómenos laterais à qualidade musical, não o faz menores. Conheço-os desde o No Image, 2015... já lançaram mais dois álbuns, não são propriamente novatos. O que, aliás, se viu em palco.
No Porto o espetáculo foi magnífico. Não esperava menos, mas de facto aquilo de que já se gosta em álbum cresce ao vivo, pela qualidade dos músicos, e pela postura, aquela combinação de doçura da Milena e de visceralidade dos restantes (tirando a baixista, mais estática). Gostei muito muito muito. Foi daqueles concertos que, tendo acabado, nos fazem sentir em estado de graça. O espaço, no caso do Porto, ajudou... não sei contabilizar os presentes, mas como a sala não era grande, encheu e deu aquele ambiente cozy propício. O palco baixo e próximo (a lembrar o Cave 45, para quem conhece) aumentava a intimidade e a experiência. O Maus Hábitos é, pois, um espaço a explorar mais vezes (sei é que tem sempre a agenda cheia, com eventos de cariz variado), pois seja dentro, seja fora, no espaço envolvente, é muito agradável.
A setlist não divergiu da apresentada pelo Enigma.


Fátima, qual foi a banda de abertura?
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor aetheria » sexta set 27, 2019 3:56 pm

Nenhuma :mrgreen:
E, por mim, esteve muito bem assim.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor PeiXotO » sexta set 27, 2019 5:22 pm

Mas o mais importante é saber se alguém me consegue confirmar se a vocalista tinha os sovacos rapados ou não... ou se era mais um truque causado pela iluminação da sala. :oops: :twisted: :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor aetheria » sexta set 27, 2019 6:20 pm

Tudo na perfeição. Eu estava à frentíssima dela.
Linda.
Eu apaixonei-me.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor Santyago » sexta set 27, 2019 8:01 pm

aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu: Contudo, por vezes tem que se começar assim para crescer. Aguardo por futuras novidades dela


Falas como se fossem novatos e estão bem longe disso. O facto de não serem um hype, que muitas vezes é conseguido através de fenómenos laterais à qualidade musical, não o faz menores. Conheço-os desde o No Image, 2015... já lançaram mais dois álbuns, não são propriamente novatos. O que, aliás, se viu em palco.


Também não queria desvalorizar a banda. Ainda bem que têm mais dois trabalhos e espero que continuem a lançar mais
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.09.25-26 - GOLD(nl) + Earth Electric - RCA Club. Lisboa | Maus Hábitos, Porto

Mensagempor aetheria » sexta set 27, 2019 8:24 pm

Santyago Escreveu:
aetheria Escreveu:
Santyago Escreveu: Contudo, por vezes tem que se começar assim para crescer. Aguardo por futuras novidades dela


Falas como se fossem novatos e estão bem longe disso. O facto de não serem um hype, que muitas vezes é conseguido através de fenómenos laterais à qualidade musical, não o faz menores. Conheço-os desde o No Image, 2015... já lançaram mais dois álbuns, não são propriamente novatos. O que, aliás, se viu em palco.


Também não queria desvalorizar a banda. Ainda bem que têm mais dois trabalhos e espero que continuem a lançar mais


Têm mais três :mrgreen: eu apanhei-os no segundo.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes