2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Enigma » segunda out 28, 2019 7:58 pm

Invoke - primeira banda da noite, ainda com uma casa muito despida, que fazia antever uma noite de fraca assistência no RCA. Reconheço-lhes, particularmente ao vocalista e líder da banda, toda a energia e boa disposição, (o que nos meandros da música extrema nem sempre resulta bem ao vivo...) mas foi (mais) um concerto dos Invoke que me passou completamente ao lado. Se desaceleram, numa toada mais lenta, não conseguem criar propriamente a atmosfera adequada na música, se aceleram soam-me estéreis. Repito, valeu pela entrega e energia da banda mas, musicalmente, nada a fazer (pelo menos para o meu gosto pessoal).

Grievance - a razão da minha presença no RCA. Lançaram um excelente álbum muito recentemente, o terceiro da carreira, por isso não quis desperdiçar esta oportunidade de ver a banda ao vivo. Comandados pelo Koraxid - excelente frontman, seguindo todos os preceitos do que um frontman de uma banda de BM deve possuir - deram um excelente concerto que correspondeu (quiçá até ultrapassado) as minhas expetativas. Apesar de se tratar de uma one man band, toda a banda me pareceu bem entrosada e, mais do que isso, a saber o que fazer em palco (não apenas no campo musical). Foi um concerto de BM à séria, a mostrar que no nosso país não faltam bandas de excelente nível neste género. O set foi bastante variado (talvez tenha durado uns 40 minutos), tendo passado por todos os álbuns da banda (Corvos que Esvoaçam, Fortaleza, Aos Meus AntepassadosNáusea - uma das melhores da noite - Aos Meus Antepassados, Em Lucefécit, Visões no Deambulatório), tendo o público (aqui com a casa mais bem composta) a ser ainda brindado com dois temas das duas demos (uma das quais, The Rotten Empire, fechou o set) e ainda um inédito- Presságio. Excelente concerto que valeu, e bem, a minha presença nesta data. :metal: (uma nota, muito negativa, para dois energúmenos, para ser exato, um energúmeno e uma energúmena, que durante a atuação subiram ao palco para fazerem stage diving...felizmente, foram prontamente enxotados do palco pelo Nocturnus. Eh pá, para gente desta acho que um tratamento à la Hoest ou Mortuus lhes teria ficado mesmo bem...já o tinham feito em Invoke e ainda tentariam voltar a fazer o mesmo com os headliners, ao que Nocturnus nem lhes deu hipótese).

Hecate Enthroned - como referi, não foram a razão da minha presença no RCA e o conhecimento que tenho da sua discografia é limitado, não tendo por isso qualquer tipo de expetativa. Embora com um som um distinto de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth, sendo da mesma época e fazendo o uso de teclados, percebo a referência que é feita a estas bandas quando se fala de Hecate Enthroned. Desde logo, as diferenças baseiam-se em termos vocais, pois aqui também aparece, por vezees, o gutural típico de death metal e o uso de teclados é mais parcimonioso que nas bandas supracitadas. A banda só já conta com dois elementos fundadores, o baixista e um dos guitarristas (não foi difícil de os identificar. :P ), já tendo contado com diferentes vocalistas na sua formação. E era aqui precisamente a minha curiosidade, saber como este novo vocalista (desde 2015) conseguiria lidar com a exigência vocal que as músicas (pelas menos as mais antigas) exigem, com variações de registo súbitas. Pois bem, este Joe Stamps saiu-se muitíssimo bem, tendo tido muito bom desempenho. Os restantes elementos também estiveram à altura e ficaram bastante satisfeitos com a reação entusiastica dos presentes. Tanto assim, que quando já nada o fazia prever e já se tinham mesmo despedido do público, voltaram ainda para tocar mais um tema, o que serviu ainda para cimentar mais a boa impressão que a banda deixou no público.

Mais uma excelente organização de uma das melhores promotoras do underground nacional. :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Psychoneurosis » terça out 29, 2019 11:14 am

Enigma Escreveu:Hecate Enthroned - como referi, não foram a razão da minha presença no RCA e o conhecimento que tenho da sua discografia é limitado, não tendo por isso qualquer tipo de expetativa. Embora com um som um distinto de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth, sendo da mesma época e fazendo o uso de teclados, percebo a referência que é feita a estas bandas quando se fala de Hecate Enthroned.


Só conheço o primeiro EP de Hecate Enthroned, mas na minha modesta opinião aquilo é tudo menos distinto de Cradle Of Filth...
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Brunhu » terça out 29, 2019 11:43 am

Psychoneurosis Escreveu:
Enigma Escreveu:Hecate Enthroned - como referi, não foram a razão da minha presença no RCA e o conhecimento que tenho da sua discografia é limitado, não tendo por isso qualquer tipo de expetativa. Embora com um som um distinto de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth, sendo da mesma época e fazendo o uso de teclados, percebo a referência que é feita a estas bandas quando se fala de Hecate Enthroned.


Só conheço o primeiro EP de Hecate Enthroned, mas na minha modesta opinião aquilo é tudo menos distinto de Cradle Of Filth...

O 3 primeiros lançamentos de HH foram claramente para fazer frente a COF!

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Psychoneurosis » terça out 29, 2019 11:56 am

Brunhu Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:
Enigma Escreveu:Hecate Enthroned - como referi, não foram a razão da minha presença no RCA e o conhecimento que tenho da sua discografia é limitado, não tendo por isso qualquer tipo de expetativa. Embora com um som um distinto de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth, sendo da mesma época e fazendo o uso de teclados, percebo a referência que é feita a estas bandas quando se fala de Hecate Enthroned.


Só conheço o primeiro EP de Hecate Enthroned, mas na minha modesta opinião aquilo é tudo menos distinto de Cradle Of Filth...

O 3 primeiros lançamentos de HH foram claramente para fazer frente a COF!


Esta música , o video etc... sempre achei isto uma cópia de Cradle Of Filth, mas até era engraçado...

O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Brunhu » terça out 29, 2019 12:15 pm

Brunhu Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:
Enigma Escreveu:Hecate Enthroned - como referi, não foram a razão da minha presença no RCA e o conhecimento que tenho da sua discografia é limitado, não tendo por isso qualquer tipo de expetativa. Embora com um som um distinto de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth, sendo da mesma época e fazendo o uso de teclados, percebo a referência que é feita a estas bandas quando se fala de Hecate Enthroned.


Só conheço o primeiro EP de Hecate Enthroned, mas na minha modesta opinião aquilo é tudo menos distinto de Cradle Of Filth...

O 3 primeiros lançamentos de HH foram claramente para fazer frente a COF!


Psychoneurosis Escreveu:Esta música , o video etc... sempre achei isto uma cópia de Cradle Of Filth, mas até era engraçado...


A própria mudança do som deles apareceu após um dos membros ter saído de COF para voltar à formação de HH, na altura ainda a banda tinha outro nome!

Fica aqui uma das melhores faixas deles.


Uma das razões para não ir ao concerto foi mesmo a questão da formação. Não faria sentido ir ver HH quando só gosto dos 3 primeiros trabalhos deles.

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Psychoneurosis » terça out 29, 2019 12:44 pm

Brunhu Escreveu:A própria mudança do som deles apareceu após um dos membros ter saído de COF para voltar à formação de HH, na altura ainda a banda tinha outro nome!



O vocalista do EP?
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019.10.25 - Hecate Enthroned + Grievance + Invoke - RCA Club. Lisboa

Mensagempor Enigma » terça out 29, 2019 2:37 pm

Quando disse que, apesar de tudo, têm um som distinto de Cradle of Filth e Dimmu Borgir, referia-me mais ao que fazem atualmente do que aos primórdios da banda (os quais conheço pouco). Ainda assim, reitero, Hecate Enthroned parece-me mais sóbrio que CoF, embora os pontos de contacto no início de carreira sejam notórios.
Valfar, ein Windir


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes