Página 1 de 2

2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: quinta nov 07, 2019 2:28 pm
por Enigma
Silver Dust - o início de noite coube a esta banda suíça que, verdade seja dita, se não fosse este concerto nem saberia que existia. Nem sequer os checkei antes, portanto não tinha qualquer expetativa ou ideia preconcebida acerca da mesma. Ora bem, em termos de género musical, só para se ter uma ideia do que se está a falar, é difícil de os categorizar, situando-se algures no groove (que, por vezes, usam e abusam), alternative e até gothic. No que à sua prestação diz respeito, opiniões pessoais à parte (já lá vou), estiveram bem, sempre a puxar pelo público, como uma boa banda de abertura deve fazer. E, pela reação do público conseguiram conquistar ou, pelo menos, entreter, boa parte do público. Mais a nível pessoal, se a nível musical estão nos antípodas dos meus gostos musicais, tendo-me passado ao lado, a excessiva teatralidade e gestos demasiados ensaiados soaram-me tão artificiais que me aborreceram de sobremaneira. Resumindo, é a chamada banda "moderna", com um som do mais estéril e sem "alma" nenhuma.

Rotting Christ - aqui, sim, começou a noite de concertos a sério. Veteranos da cena e com uma discografia de respeito, sempre me pareceu que a sua música (pelo menos os trabalhos mais recentes) resultam bem melhor ao vivo que em estúdio (pelo menos tem sido raro pegar nos últimos álbuns, enquanto que ao vivo me soam claramente melhor). Embora não os tenha podido ver na sua última presença em Portugal, esta foi a quarta vez que os vi ao vivo, continuam uma máquina muito bem oleada, e excelentemente comandados pelos irmãos Tolis (aliás, atualmente são mesmo os dois únicos membros permanentes no line-up, sendo o baixista e guitarrista live musicians). Por esta altura já a sala estava muito bem composta (não esgotou, mas estava cheia) para assistir à atuação dos gregos. A setlist que apresentaram foi a mesma que andam a tocar na tour, o que significou que tivemos direito a uma hora de atuação, o que foi bastante bom. Tocaram apenas dois temas do último álbum (que ainda nem ouvi), que me soaram bem - Fire God and Fear e Dies Irae - mas foi claramente com os clássicos (ora temas mais antigas ou até mesmo temas da fase mais recente, mas que já se tornaram temas obrigatórios nas atuações ao vivo, como dub-sag-ta-ke, Kata Ton Daimona Eaytoy ou Apage Satana) que o público foi rapidamente conquistado, iniciando-se o moshpit e mesmo algum crowsurfing, que não mais parou até ao final do concerto. Os dois músicos de sessão são de excelente nível, destacando-se o guitarrista, que assegurou todos os solos dos temas (era escusado a luz aquela luz branca a incidir sobre ele cada vez que solava... para uma banda como Rotting Christ, no thanks). O Sakis, como é habitual, não parou de puxar pelo público, tendo os seus esforços sido muito bem recebidos. Um dos melhores momentos do concerto terá sido mesmo a cover de Thou Art Lord (a outra banda do Sakis) - Societas Satanas - excelente tema! A terminar mais uma excelente passagem por Portugal, a excelente sequência In Yumen-Xibalba, Grandis Spiritus Diavolos e a incontornável Non Serviam. :beer: (Houve quem se tivesse queixado do som - por estar demasiado baixo... - não foi o meu caso, achei o som bom, equilibrado. Não é preciso furar os tímpanos, muito pelo contrário, para se ter um bom som).

Moonspell - já não os via em nome póprio desde o lançamento do 1755, no Lisboa ao Vivo, há cerca de dois anos (vi-os entretanto no VOA deste ano mas, ver uma banda em festival ou em concerto são realidades completamente diferentes, e isto tanto se aplica a Moonspell como a qualquer outra banda). Portanto já tinha saudades de os (re)ver e voltar a ouvir os temas do 1755 que, confesso, será o meu least favourite album deles, apenas um pouco à frente do The Buttefly Effect. E foi precisamente por aí que a atuação começou, primeiro com a Em Nome do Medo (dos melhores temas que a banda compôs ultimamente), seguida das 1755, In Tremor Dei e Desastre que, embora na minha opinião fiquem longe do melor que já fizeram, são ainda assim bons temas, e que ao vivo ganham outra dimensão e intensidade. Foi, no entanto, após estes momentos iniciais que o concerto passou para outro patamar quando a banda começou a desfilar, clássico atrás de clássico que, não importa quantas vezes já os ouvi ao vivo, me soam sempre tão bom e marcam invariavelmente os momentos mais especiais dos concertos de Moonspell. E, desta vez, não foi exceção, começando desde logo pela sequência mágica que é ouvir a Opium e logo de seguida a Awake, para de seguida acelerar um pouco as coisas com a Night Eternal (que, embora goste, trocaria de bom grado por um tema do Memorial, provavelmente o meu álbum favorito após os clássicos). Seguiu-se uma surpresa (não tinha visto a setlist que andavam a tocar), com um tesourinho do injustamente mal almada SIn Pecado - Abysmo. Grande, mas mesmo grande momento! Breathe (Until We Are No More) e Extinct marcaram o regresso a temas mais recentes, ambos resultam muito bem ao vivo. Everything Invaded foi outro dos melhores momentos, não só por ser um tema clássico como pela surpresa de o tocarem. Ainda tocaram Evento, do 1755, seguida da Mephisto (sempre brutal) e as incontornáveis Vampiria e Alma Mater (que, para mim, têm sempre muito mais magia quando são tocadas em concerto)., que fecharam o set. Regresso para o encore com a Todos os Santos (melhor tema do 1755), a Ataegina (que foi uma espécie de brinde ao público pelo seu enorme entusiasmo, pois não estava prevista), que é sempre algo de muito especial e, finalmente, como não poderia deixar de ser, a eterna Full Moon Madness. Excelente concerto! :metal:

Palavra final para a sala - Capitólio - que oferece excelentes condições e que é um ótimo espaço para concertos entre a capacidade do LAV e da sala Tejo.

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta nov 08, 2019 12:20 pm
por PeiXotO
Silver Dust - Bom inicio de noite, com uma banda de gothic que vai buscar muito a The Vision Bleak. Não lhes aponto tantas facas como o Enigma, mas apesar de entreter não foi muito memorável.

Rotting Christ - Segunda vez que os vejo, tendo a primeira sido na última passagem pelo RCA Club. Na altura o concerto deles pareceu-me meio sem sal, mas tal aconteceu porque ia com as expectativas muito elevadas tendo em conta os relatos de conhecidos sobre o fantástico concerto que tinham dado anteriormente em Beja. Mas desta vez já ia mais ou menos com uma ideia do que esperar e admito que gostei muito mais deste concerto. Não é banda que oiça no tempo livre mas confesso que é uma banda com um som muito próprio e com originalidade suficiente para continuar a manter-se relevante neste nosso panorama.

Moonspell - Já perdi a conta das vezes que os vi desde que lançaram o 1755 e se calhar por isso é que não fico surpreendido com as escolhas dos temas para este concerto. Só tenho pena que só tenham recuperado o Abysmo do Sin-Pecado e que continuem a insistir na Night Eternal (a música não é má mas passa-me ao lado quando eles têm tanta malha "pesada" para a substituir). Independentemente das criticas pessoais que possam existir sobre as opiniões do Fernando Ribeiro é uma realidade que ele é um dos melhores frontmans que temos em Portugal, mostrando os frutos de vários quilómetros de estrada, especialmente lá fora. O Ricardo Amorim continua a ser um senhor da guitarra, ouvir os solos da Everything Invaded, Full Moon Madness ou da Ruínas é sempre um prazer. Mas o mais importante ainda é referir que voltaram a tocar a Vampiria no tempo normal, ao contrário do que andavam a fazer há uma série de anos onde diminuíam a velocidade da musica e aquilo ficava sempre muito "estranho". No geral, uma noite de terça feira muito bem passada!

Como também foi a minha estreia no Capitólio também convem deixar aqui algumas palavras. Gostei do que vi, o palco não é baixo portanto é visivel de qualquer zona, a acustica pareceu-me decente em todos os locais onde estive, em termos de espaço parece-me algo entre o Lisboa ao Vivo e a Sala Tejo (Se os irmãos Cavalera fossem agora lá tocar se calhar cabia mais gente e não tinha esgotado tão depressa....). Realmente referi ao Enigma que o som estava mais baixo em Rotting Christ, mas isso foi na zona mais traseira da sala, mesmo ao pé da bar.. tendo em conta que estavamos ao lado das colunas, é normal que o som esteja mais baixo atrás :mrgreen: Gosto do facto que seja uma sala bem no centro de Lisboa, facilmente acessivel por transportes públicos... mas que é uma bodega para quem tem de trazer carro ou quem vem de longe pois os estacionamentos naquela zona são lixados.

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta nov 08, 2019 2:49 pm
por Enigma
PeiXotO Escreveu: Realmente referi ao Enigma que o som estava mais baixo em Rotting Christ, mas isso foi na zona mais traseira da sala, mesmo ao pé da bar.. tendo em conta que estavamos ao lado das colunas, é normal que o som esteja mais baixo atrás :mrgreen: Gosto do facto que seja uma sala bem no centro de Lisboa, facilmente acessivel por transportes públicos... mas que é uma bodega para quem tem de trazer carro ou quem vem de longe pois os estacionamentos naquela zona são lixados.


Não me referia ao teu comentário. Aliás, tu nem sequer te queixaste do som. :) :cheers:

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta nov 08, 2019 3:10 pm
por PeiXotO
Enigma Escreveu:Não me referia ao teu comentário. Aliás, tu nem sequer te queixaste do som. :) :cheers:


Então não foi contigo que falei :mrgreen:

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta nov 08, 2019 3:12 pm
por Enigma
PeiXotO Escreveu:
Enigma Escreveu:Não me referia ao teu comentário. Aliás, tu nem sequer te queixaste do som. :) :cheers:


Então não foi contigo que falei :mrgreen:


:lol: Falaste comigo acerca disso, embora não tenha sido em tom queixoso. :mrgreen:

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta nov 08, 2019 4:52 pm
por p41nk1ll3r
rotting christ esteve cá sem ser num fest? wtf... não vi tópico na zona da agenda...

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sábado nov 09, 2019 3:29 pm
por Psychoneurosis
p41nk1ll3r Escreveu:rotting christ esteve cá sem ser num fest? wtf... não vi tópico na zona da agenda...


Não sei se te referes aos últimos tempos, mas das 3 vezes (acho que foram só 3 que os vi) foi sempre sem ser em fests...

Imagem
Imagem
Imagem

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sábado nov 09, 2019 3:33 pm
por p41nk1ll3r
Psychoneurosis Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:rotting christ esteve cá sem ser num fest? wtf... não vi tópico na zona da agenda...


Não sei se te referes aos últimos tempos, mas das 3 vezes (acho que foram só 3 que os vi) foi sempre sem ser em fests...

[im]https://i.ibb.co/z4whKQM/1.jpg[/img]
[mg]https://i.ibb.co/DDFkH5W/2.jpg[/img]
[im]https://i.ibb.co/GFwWPd8/3.jpg[/img]

referia-me aos últimos tempos, sim.

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sábado nov 09, 2019 5:50 pm
por aetheria
p41nk1ll3r Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:rotting christ esteve cá sem ser num fest? wtf... não vi tópico na zona da agenda...


Não sei se te referes aos últimos tempos, mas das 3 vezes (acho que foram só 3 que os vi) foi sempre sem ser em fests...

[im]https://i.ibb.co/z4whKQM/1.jpg[/img]
[mg]https://i.ibb.co/DDFkH5W/2.jpg[/img]
[im]https://i.ibb.co/GFwWPd8/3.jpg[/img]

referia-me aos últimos tempos, sim.



Ainda no ano passado estiveram em Lisboa e Porto, com os Carach Angren...

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: domingo nov 10, 2019 7:23 pm
por p41nk1ll3r
aetheria Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:Não sei se te referes aos últimos tempos, mas das 3 vezes (acho que foram só 3 que os vi) foi sempre sem ser em fests...

[im]https://i.ibb.co/z4whKQM/1.jpg[/img]
[mg]https://i.ibb.co/DDFkH5W/2.jpg[/img]
[im]https://i.ibb.co/GFwWPd8/3.jpg[/img]

referia-me aos últimos tempos, sim.



Ainda no ano passado estiveram em Lisboa e Porto, com os Carach Angren...

Ando mesmo a leste...thanks

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: domingo nov 10, 2019 10:27 pm
por Matusalem
Xi, eu estive nesse concerto em Mangualde, Rotting Christ, Vader e Anorexia Nervosa. 2005, estou velho. :(
Vou ver Rotting Christ aqui em Leipzig e vou ter que apanhar com Moonspell. Estive a ver o alinhamento, entao eles fazem 2 digressoes europeias em 2 anos seguidos a promover o mesmo disco e com o alinhamento quase igual... ao menos que festejassem os 21 e 20 anos do SIN e do Butterfly e tocassem musicas que raramente tocam ao vivo. É que sao sempre as mesmas musicas que tocam, eu já dispensava a Alma Matter, a Mephisto, a Full Moon Madness, a Vampiria, a Opium e a Everything Invaded...

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: segunda nov 11, 2019 1:24 pm
por ppfinder
PeiXotO Escreveu:Como também foi a minha estreia no Capitólio também convem deixar aqui algumas palavras. Gostei do que vi, o palco não é baixo portanto é visivel de qualquer zona, a acustica pareceu-me decente em todos os locais onde estive, em termos de espaço parece-me algo entre o Lisboa ao Vivo e a Sala Tejo (Se os irmãos Cavalera fossem agora lá tocar se calhar cabia mais gente e não tinha esgotado tão depressa....).


Enigma Escreveu:Palavra final para a sala - Capitólio - que oferece excelentes condições e que é um ótimo espaço para concertos entre a capacidade do LAV e da sala Tejo.


Qual é vossa estimativa de capacidade da sala? 1.500 pessoas ?

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: segunda nov 11, 2019 9:56 pm
por Mammoth Rider
ppfinder Escreveu:
PeiXotO Escreveu:Como também foi a minha estreia no Capitólio também convem deixar aqui algumas palavras. Gostei do que vi, o palco não é baixo portanto é visivel de qualquer zona, a acustica pareceu-me decente em todos os locais onde estive, em termos de espaço parece-me algo entre o Lisboa ao Vivo e a Sala Tejo (Se os irmãos Cavalera fossem agora lá tocar se calhar cabia mais gente e não tinha esgotado tão depressa....).


Enigma Escreveu:Palavra final para a sala - Capitólio - que oferece excelentes condições e que é um ótimo espaço para concertos entre a capacidade do LAV e da sala Tejo.


Qual é vossa estimativa de capacidade da sala? 1.500 pessoas ?

Diria que sim, 1200 a 1500 pessoas.

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: segunda nov 11, 2019 11:09 pm
por PeiXotO
Matusalem Escreveu:É que sao sempre as mesmas musicas que tocam, eu já dispensava a Alma Matter, a Mephisto, a Full Moon Madness, a Vampiria, a Opium e a Everything Invaded...


Compreendo perfeitamente o que dizes, mas pedias aos Iron Maiden para removerem a Hallowed Be Thy Name, The Number of The Beast, 2 Minutes to Midnight, The Trooper e a Iron Maiden? Ou aos Slayer para removerem a War Ensemble, Raining Blood, Angel of Death, South of Heaven ou Dead Skin Mask? Ou aos Metallica que removam a Sad But True, Seek n´Destroy, Enter Sandman, One, Master of Puppets e Nothing Else Matters. Se calhar até o fazias, tal como muitos dos que já viram estas bandas muitas vezes e que não achem particularmente piada a nenhuma destas músicas... mas pronto, são as músicas mais conhecidas/emblemáticas que agradam sempre aos fãs mais casuais e há sempre alguma "obrigação" da parte deles em ter de as tocar.

Re: 2019.11.05 - Moonspell + Rotting Christ + Silver Dust - Capitólio. Lisboa

Enviado: sexta dez 06, 2019 3:47 pm
por RuySan
PeiXotO Escreveu:
Matusalem Escreveu:É que sao sempre as mesmas musicas que tocam, eu já dispensava a Alma Matter, a Mephisto, a Full Moon Madness, a Vampiria, a Opium e a Everything Invaded...


Compreendo perfeitamente o que dizes, mas pedias aos Iron Maiden para removerem a Hallowed Be Thy Name, The Number of The Beast, 2 Minutes to Midnight, The Trooper e a Iron Maiden? Ou aos Slayer para removerem a War Ensemble, Raining Blood, Angel of Death, South of Heaven ou Dead Skin Mask? Ou aos Metallica que removam a Sad But True, Seek n´Destroy, Enter Sandman, One, Master of Puppets e Nothing Else Matters. Se calhar até o fazias, tal como muitos dos que já viram estas bandas muitas vezes e que não achem particularmente piada a nenhuma destas músicas... mas pronto, são as músicas mais conhecidas/emblemáticas que agradam sempre aos fãs mais casuais e há sempre alguma "obrigação" da parte deles em ter de as tocar.


Por mim os Iron Maiden nunca mais tocariam o Number of the Beast e o Run to The Hills. Adoro Maiden, mas esses músicas nunca me disseram nada.

Sobre as condições do capitólio, há fumo lá dentro ou não? É a única coisa que importa.

Na Sala Tejo está-se tudo a cagar para fazer-se respeitar a lei.