2021.09.04 - Morte Incandescente + Grievance - Side B Rocks, Alenquer

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2021.09.04 - Morte Incandescente + Grievance - Side B Rocks, Alenquer

Mensagempor Enigma » quarta set 15, 2021 10:58 am

E, sensivelmente, um ano e meio após o último evento a que compareci (XXXapada Morbid Sessions, 7 de março de 2020), voltei a estar presente num concerto, neste caso o segundo capítulo comemorativo dos 20 anos dessa grande instituição do black metal nacional que dá pelo nome de Morte Incandescente.
Devo registar que pareceu tudo um bocadinho surreal e estranho, de certa forma, estar novamente de regresso a fazer algo que era tão habitual e que, atualmente, parecia já ser estar nos confins do passado e da memória, após toda esta hibernação causada pela pandemia. E soube tão, mas tão bem estar de regresso a algo que só quem sente estas coisas desta forma pode perceber exatamente ao que me refiro.
Relativamente ao espaço - Side B Rocks, em Alenquer, o qual não conhecia (só o antigo, em Benavente), o Carlos Freitas (e a Notredame Productions) estão de parabéns e a mudança de local e espaço estão mais que justificados. Excelente spot para eventos deste género, com todas as condições, é um upgrade considerável relativamente ao antigo Side B.
Quanto às bandas, a primeira a iniciar a noite foram os Grievance, banda que já tinha visto ao vivo no RCA Club, talvez há um par de anos, na altura a apresentar o Lucefécit. Desta vez, e com o líder Koraxid acompanhado por nova formação ao vivo, apresentaram o seu mais recente álbum Nos Olhos da Coruja. O set foi bastante variado, contendo músicas dos seus quatro longa-duração, numa discografia que, na minha modesta opinião, é bastante consistente e que os coloca como uma das melhores propostas de BM nacionais. O meu álbum preferido deles continua a ser o Em Lucefécit, daí que não seja de estranhar que os temas que eles tocaram deste álbum tenham sido dos melhores momentos para mim, desde logo a excelente Visóes no Deambulatório, como também o tema-título Em Lucefécit e a fantástica Corvos que Esvoaçam, que encerrou o set. Do mais recente álbum, tocaram a Tel Meggido, que iniciou o concerto, assim como Presságio (outro muito bom tema deste álbum). Do álbum Pilar, Pedra e Faca tocaram Fortaleza e Náusea e do debut Retorno o tema Aos Meus Antepassados. Excelente atuação!
Seguiram-se os headliners da noite, os Morte Incandescente, com um set especial comemorativo dos seus 20 anos de carreira. Assim, tocaram apenas temas do seu debut Your Funeral e da demo Ultimatum (exceção ao último tema da noite), numa recordação muito bem conseguida e evocativa dos primórdios da banda e de como tudo começou. E foi precisamente pelos temas da demo que o set se iniciou, exatamente pela mesma ordem, ou seja, Morte Corrosiva, Rancor Fulminante, The Incandescent Death e a Anger Unforseen. Quatro temas que colocaram logo todos em sentido (no melhor dos sentidos, obviamente) e que mostraram o trio NH, Vulturius e J Goat a mostrar ao que vinham, com a garra e competência habituais (talvez até acrescidas, tendo em conta o longo interregno de atuações ao vivo, exceção feito ao concerto de junho). A segunda metade do set foi dedicada a temas do Your Funeral, desde logo com a excelente Spell of Blood Tears, uma das melhores da noite, seguida da Awoken Death, outro tema bastante impactante. Feeble Corpse manteve a toada excelente, seguindo-se a minha preferida noite - Forgotten! Que cadência, que riff - noutras circunstâncias pedia mesmo um pézinho de dança. :D Do debut ainda tocaram a Steeple Fuck, encerrando a noite com a já clássica Pela Noite Dentro, do Coffin Desecrators, que fechou com nota muito elevada uma noite que, por todos os motivos e mais alguns, não sairá certamente da minha memória. :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2021.09.04 - Morte Incandescente + Grievance - Side B Rocks, Alenquer

Mensagempor aetheria » quarta set 15, 2021 8:51 pm

Eu fui à primeira sessão, em Junho, e também foi então o meu primeiro concerto pós pandemia.
Corroboro o que disseste da sala (e acho que há facilidade de transportes públicos para lá, disseram-me) e aproveitei para conhecer a localidade também :lol: Simpática.
Grievance conheço pouco, por isso não me posso pronunciar, mas gostei da atitude e prenderam-me a atenção. Já MI foi uma delícia! Mesmo não podendo expressar-me fisicamente com a mesma liberdade, exorcizei demónios e o estar sentada não me limitou o headbanging que a intensidade da sonoridade convocava. Esses dois trabalhos têm temas com essa tal "cadência" que referes que são irresistíveis e mexem com muitas fibras interiores
:mrgreen:
A sala estava "cheia", dentro do número estabelecido e, confesso, convivi bem com as "mudanças" (também fiquei num banco alto e isso ajudou a sentir-me quase em pé, mas sem pernas cansadas :P ). Na verdade, aquilo que realmente me interessava estava ali no palco, por inteiro. Viessem mais.

Foi bom ler uma review, caramba! Boa, Enigma :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes