A sala já estava bem composta quando, cerca das 22h, os Ventr subiram ao palco. Como referi, não os conhecia e, portanto, não tinha qualquer expetativa em relação à sua atuação. A banda é composta por 2 elementos (vocalista/guitarrista e baterista) bem conhecidos da nossa praça, no que a BM diz respeito, com participações em vários projetos, como Mons Veneris e Vetala. A banda conta na sua discografia apenas com um EP - Numinous Negativity - que, presumo, tenham tocado na íntegra. Bem, e que atuação foi! Fiquei mesmo muito surpreendido (pela positiva, obviamente) com a enorme descarga de BM, com muita personalidade e intensidade impressionantes (ora a prego fundo, ora desacelerando), e com riffs deliciosos! Grande descoberta musical! Posso mesmo dizer que, desde descobri os Gold (agora Gggolddd) num Under The Doom, não ficava tão impressionado com uma banda que conheci apenas ao vivo. Só espero que, como tantas vezes acontece, este projeto seja mesmo para avançar e que haja sucessor para o EP de estreia.
Após um breve intervalo, tudo pronto em palco para a entrada de Irae, um dos principais nomes no panorama do BM nacional. Quando subiram ao palco despertou-me logo a atenção o facto de não ser o Andrecadente na bateria. De resto, Vulturius e J Goat nos seus postos como sempre.