RESCALD0: 2026.06.19_21 - NADA - Na Alma do Alentejo Fest - Beja - Portugal

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am

RESCALD0: 2026.06.19_21 - NADA - Na Alma do Alentejo Fest - Beja - Portugal

Mensagempor Brunhu » quarta jun 24, 2026 10:40 am

Assim que me for possível, faço a minha review, mas fica já aberto o tópico!

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: RESCALD0: 2026.06.19_21 - NADA - Na Alma do Alentejo Fest - Beja - Portugal

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta jun 24, 2026 12:41 pm

Fui apenas ao primeiro dia.

Recinto:

Meter um palco com um pilar à frente.
Fazer um fest dentro de um pavilhão mas deixar fumar lá dentro.

Som:

Porreiro em Nargaroth, uma valente merda durante Inquisition / Balmog, Ok em Irae / Hail Spirit Noir.

Bandas:

Irae, parecem estar com boa rodagem, já não os via há uns bons anos, gostei.

Inquisition, gosto sempre de os ver/ouvir, o som não ajudou durante cerca de 50-65% do set, terem terminado com "Journey to Infernukeorreka" e "Into the Infernal Regions of the Ancient Cult " foi um sonho.

Nargaroth, não tenho grande conhecimento do catálogo, percebi porquê, musicalmente não é para mim, e Ash é parolo que dói; Balmog, desisti de tentar perceber o que estava a ouvir, fui descansar as pernas e refrescar.

Hail Spirit Noir, a banda que tinha mais interesse em ver, apesar dos problemas de comunicação com a mesa, e da confusão inicial, deram um grande concerto. O Sr. Vandenhoeck bem que se esforçou por puxar pelo público, Pena terem ficado para último, começando já depois das 2 da manhã, metade do público já tinha abalado, e grande parte do restante estava noutra viagem.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quarta jun 24, 2026 2:00 pm

3º ano seguido a ir e nota-se claramente o crescimento do festival, quer em termos de cartaz quer em condições, ainda que… mas já lá vamos.

1º dia cheguei em Irae, e pode-se dizer que sou um fã recente da banda e que tenho vindo a descobri-los a pouco e pouco, e deram um em excelente concerto.
Inquisition idem
Nargaroth, não que fosse mau, mas longo demais, a última música com 15 minutos à volta de 2 riffs (a música é mesmo assim ou eles não estavam a conseguir terminar?) :? E o pior som do fest juntamente com Jade (ao contrário do que o p41nk1ll3r disse, interessante como se podem ter percepções tão diferente da mesma oferta) pelo menos foi o que achei. A tarola praticamente não se ouvia cortando muito do feeling… ou foi propositado? Os putos na mesa nem estrebuchavam portanto admito que foi propositado.
Os substitutos de Balmog não vi, fiquei cá fora na conversa.
Hail Spitit Noir, talvez a banda que mais queria ver, juntamente com Dead Congregation e Bloodbath, e que concerto…
Espero revê-los em nome próprio, e sim, deveriam ter tocado bem mais cedo, deu pena ver a sala meio despida e no 1º dia…. Enfim. Aliás, talvez no futuro fosse boa ideia, a manter o número de bandas por dia, começar e terminar mais cedo. Depois fica com os dj’s no after quem quiser. E já agora ser de 5ª a sábado ao invés de 6ª a domingo.

2º dia cheguei a meio de Dawnrider, e foi mais uma vez que os vi, sempre competentes. Trouble, não conhecia, sei que são clássicos e um dos gigs do fest (mesmo que não seja um som que ouça actualmente). Ainda tirei uma selfie com o vocalista (entendedores entenderão). :lol:
Jade, como já disse, som caótico, começou a definir-se a meio, mas acabei por sair para apanhar um arzinho “fresco”. Dead Congregation…. Cum crl, brutal. Som, presença, música, tudo perfeito e talvez o momento mais violento no moshpit.
Os austríacos VxPxO...a seguir, deu para mandar umas gargalhadas, mas saí a meio, pois a música é uma valente treta. Foi captain spaulding até às 5h.

3º dia
Cheguei em Game Over, outro excelente concerto. Se conhecesse a banda talvez até diria que fosse o melhor do fest. Não vi mesmo nada a apontar. Bloodbath, cumpriram, o que já é bom. Convulse, outro excelente gig. Conheci a banda recentemente por causa do fest e ganharam um fã, o que nesta altura do campeonato para mim é de assinalar pois acontece cada vez menos. Pestifer também muito bom com uma excelente oferta DM à lá Morbid Angel, não tem como dar errado, mas saí a meio pois era hora de regresso, e de novo, já com a sala muito despida.

Notas: Mesmo que o espaço tivesse de ser obviamente alterado relativamente aos anos anteriores, o actual não terá ganho muitos fãs, e aquele poste à frente do palco…
O ideal IMO, ou passar para onde estavam a tendas (porque não para fazer tudo aí)? Ou um outdoor… nesta altura do ano já seria o mais lógico. E o que não falta no recinto da Ovibeja são condições para isso.
p41nk1ll3r por acaso não vi muita gente a fumar lá dentro, acho até que foi dos fests onde isso foi mais respeitado, talvez porque houvesse uma “sala de chuto” ao lado do bar.
Boa cena o crescimento da oferta de comida, mas mais uns banquinhos (mesmo fora da zona da restauração) não faria mal.
E por fim, algo que toda a gente se queixou…. A revista de cada vez que se queria entrar na sala. Pessoas com malas e mochilas foram revistadas quantas vezes durante o fest? 30? 50? 100? Não faz nenhum sentido. A pessoa já está no recinto, e nem bebida podia levar, que cá fora….. era A MESMA do que lá dentro. O perímetro de segurança já tinha de incluir o espaço exterior. Para quem não está a visualizar a coisa, imaginem no SWR terem de ser revistados ou deixar a bebida de cada vez que iam de um palco para o outro.
Mas no geral, foi bom, em boa companhia e muitas risadas e acabei por ser apresentado a mais dois musers.
Para o ano há mais.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta jun 24, 2026 3:59 pm

E o pior som do fest juntamente com Jade (ao contrário do que o p41nk1ll3r disse, interessante como se podem ter percepções tão diferente da mesma oferta)

Nargaroth ouvi junto à mesa de som, daí conseguia distinguir todos os instrumentos, ainda que não na perfeição. Já em Inquisition estive um pouco mais à frente, e durante grande parte do concerto só ouvi bateria e voz...

Miguel Kreator
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 18, 2020 10:39 pm

Mensagempor Miguel Kreator » quarta jun 24, 2026 4:11 pm

Vooder Escreveu:e acabei por ser apresentado a mais dois musers.

Quem foram esses dois users?

Brunhu
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Brunhu » quarta jun 24, 2026 4:18 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
E o pior som do fest juntamente com Jade (ao contrário do que o p41nk1ll3r disse, interessante como se podem ter percepções tão diferente da mesma oferta)

Nargaroth ouvi junto à mesa de som, daí conseguia distinguir todos os instrumentos, ainda que não na perfeição. Já em Inquisition estive um pouco mais à frente, e durante grande parte do concerto só ouvi bateria e voz...

Nargaroth, junto à mesa, apenas se ouvia os bombos da bateria. A tarola, quase zero e o resto também mal de ouvia.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quarta jun 24, 2026 4:27 pm

Miguel Kreator Escreveu:
Vooder Escreveu:e acabei por ser apresentado a mais dois musers.

Quem foram esses dois users?

Daniele Muser
Imagem
Ivo Muser
Imagem
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta jun 24, 2026 5:25 pm

Brunhu Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:

Nargaroth, junto à mesa, apenas se ouvia os bombos da bateria. A tarola, quase zero e o resto também mal de ouvia.

talvez tenha ficado saturado com o som da bateria em Inquisition, não dei pela falta em Nargaroth :lol:

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » quarta jun 24, 2026 7:07 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
Já em Inquisition estive um pouco mais à frente, e durante grande parte do concerto só ouvi bateria e voz...

Também só te faltou ouvir a guitarra :mrgreen:
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quinta jun 25, 2026 12:44 pm

Psychoneurosis Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:
Já em Inquisition estive um pouco mais à frente, e durante grande parte do concerto só ouvi bateria e voz...

Também só te faltou ouvir a guitarra :mrgreen:

:red:

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » quinta jun 25, 2026 3:18 pm

Comprei e, novembro o bilhete (early bird), nem sabia de bandas ainda, mas contava que houvesse sempre algo interessante e também pela ideia de repetir a experiência de há dois anos, que tinha sido muito boa: juntar concertos ao fim do dia, como um passeio alentejano, com boa comida, boa bebida, espaços agradáveis. E que já tinha tido dos tempos do SMSF. O calor deste ano estragou parte da experiência. Nem ao centro da cidade fui, nem a um restaurante típico. Passei o tempo na piscina (não é mau de todo), mas sentindo-me uma morsa deslocada :lol:

Concordo com o Vooder: porque não o espaço coberto, mas arejado, onde ficou o campismo? se bem que, depois, e com as limitações (excessivas) que colocam no parque de campismo ao lado, onde ficaria o campismo?... não sei, tem de ser algo a ser pensado, mas mesmo a horas tardias aguentar o calor no interior do pavilhão foi difícil.

O meu dia preferido foi logo o primeiro, na sexta, pelas razões óbvias. Em Irae, ainda estive a lutar com o primeiro contacto com o pilar florido em frente do palco (WTF... nunca tal vi, e esta gente já não é amadora, porque não colocaram o palco na outra parede, de frente para a entrada?! continuaria com MUITO espaço). Tenho visto ultimamente bastante a banda e este novo álbum resulta lindamente ao vivo. Começa já a ser difícil escolher os best of, com tantos anos, são já muitos para a setlist ideal :P O som esteve bom.
Inquisition - ainda tinha visto há pouco, bem mais à fresca, o som inicialmente estava meio embrulhado, mas melhorou. Contudo, com o calor, não conseguia estar lá à frente, vim para trás, e a minha atenção decaiu.
Nargaroth - gostei taaaanto. Nunca os tinha visto e, apesar das patetices online, em palco foi sóbrio e impecável. As cabeças de porco laterais também estavam contentes. Sim, Vooder, a Seven Tears tem mesmo aquele tempo todo, é tântrica, não percebes nada! O som, inicialmente, estava embrulhado e havia guitarras que se perdiam (e por vezes a voz). Mas melhorou muito e pude ouvir (e gritar) a Sommer para me encher a alma. Nota particular: crowdsurf na Seven Tears :roll: (se calhar estavam a aborrecer-se, como o Vooder :lol: )

Tudo o resto (nos dias seguintes), foi sendo intermitente para mim: Hail Spirit Noir - tinha curiosidade, mas tinha saído de casa às 8:30 e chegado a Beja às 18.30. A adrenalina já se tinha esgotado.
No dia seguinte, com o calor ainda maior e com poucas horas de sono, foi pior. Os moços Wanderer estiveram super bem e ainda estava capaz de estar dentro do recinto, depois, pouco aguentei e pouco vi. Comecei a não me sentir bem a meio de Dead Congregation (que era a única que me interessava no dia) e nem essa vi inteira. Tive de ir para a tenda (e nessa noite dormi como uma princesa, pois adormeci antes dos ruidosos chegarem :mrgreen: ).
No Domingo, honestamente, não me apetecia ver nada em particular, salva a exceção de Bloodbath. Até aguentei o calor :P Depois de ter ouvido dizer tão mal, tive pena de nem ter ido ver Agent Steel. Também vi um pedaço de Convulse e até tive pena de não ter ido mais cedo para dentro - muito bons. Os thrashers italianos do dia anterior, também só vi um pedaço, mas para os amantes do género sáo algo a não perder, de facto.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta jun 25, 2026 7:45 pm

Vooder Escreveu:Ivo Muser
Spoiler: Mostrar
Imagem

@Miguel, este user aqui no MU tem o nick de Monocelha! :mrgreen:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Brunhu
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Brunhu » quinta jun 25, 2026 8:21 pm

Recinto:

Segundo ano seguido a ir ao NADA Fest.
Mudança de espaço onde o que se destacou logo foi a presença de um pilar (O CR7, como foi apelidado) mesmo no meio do palco e que atrapalhava um bocado a escolha do local para ver os concertos. Não percebi o porquê da disposição não ter sido espelhada, mas acredito que a coisa tenha sido estudada e que até possa estar relacionada com infraestruturas e outros detalhes que desconhecemos.

Tal como o Vooder referiu, havia uma sala para fumadores, mas apercebi-me de haver uns focos de fumo (poucos) lá pelo meio do público.

Alimentação:
Oferta bastante boa e com preços que se aceitam para este tipo de evento. O mesmo se aplica ao valor das bebidas (€2,50 por cerveja ou sumos).
O pessoal do Milagre Metaleiro devia pôr os olhos neste exemplo no que toca a oferta de comida. Com pouco, faz-se muito!!

Segurança:
Apesar de estarem a desempenhar o trabalho deles afincadamente, chegou a um ponto em que a coisa já começava a irritar. A questão das malas e, principalmente das bebidas, não fazia qualquer sentido. Ser barrado por estar a beber a mesmo bebida que estava disponível no interior do pavilhão, obrigando-nos a beber quase cervejas de penalti para não perdermos partes dos concertos não me fez muito sentido, mas pronto, era as regras.
Outra coisa que achei curiosa foi revistar-se as malas, não fosse alguém ter objetos perigosos, mas depois deixava-se entrar pessoal vestido com casacos carregados de espinhos de quase 10 cm, algo que não faz qualquer sentido no que toca a segurança.

Para mim, a solução passa por criar uma delimitação à volta da zona dos comes e bebes em frente ao pavilhão onde acontecem os concertos. Assim, tinham a certeza que apenas estava nesse espaço quem tivesse pulseira e já não havia a necessidade de andar sempre a verificar malas e pulseiras. Desta forma garantiriam também que só entrava no pavilhão bebida adquirida nas bancas da organização.

DJ cá fora:
Percebi a ideia, mas acho que saiu completamente ao lado.
Talvez a localização não tenha sido a melhor, pois quem estava sentado nas mesas perdia a noção do início dos concertos e, com o passar do tempo (principalmente no domingo) a música foi ficando cada vez mais alta chegando até a sobrepor-se ao som dos concertos para quem estava junto à vedação à direita do palco.
Deixem o DJ para o final e para quem quiser ficar a curtir os copos que emborcou durante os dia/noite!!

Entrando então na parte musical:

Dia 1:

CRUCIFUCKED:
Início com um som mais Crust. Entrei quando já estavam a tocar mas gostei bastante do que ouvi.

IRAE:
Confesso que não acho piada nenhuma à banda em estúdio, no entanto, convenceram-me e bem ao vivo. Grande prestação onde apenas ficou a faltar a mão no ombro do “Fester”.

INQUISITION:
Banda que pouco sigo mas a curiosidade para os ver era muita. Prestação sólida e que gostei bastante!

NARGAROTH:
Outra que tinha bastante curiosidade. Agarraram o público por completo, mas, no meu caso que sou pouco conhecedor da banda, a coisa começou a ficar chata lá para meio e no final já estava a ser penoso por já soar tudo ao mesmo. Foi talvez o pior som do Fest muito por culpa da bateria estar quase reduzida aos bombos.

AWAKETH:
Estava fisgado para ver Balmog, mas como foram trocados por outros que não me agradavam muito, aproveitei para ir arrefecer e descansar um pouco lá para fora.

HAIL SPIRIT NOIR:
A banda que mais queria ver. Tempo de espera grande à conta de serem bastante exigentes com o som, mas que valeu mesmo a pena.
Não começou da melhor forma, pois o micro falhou logo no início da primeira música, mas depois do problema resolvido foi sempre subir. Que qualidade ao vivo e que voz tem o baixista.
Melhor concerto do Fest que apenas pecou por não terem explorado mais o último álbum que é maravilhoso.

Dia 2:

WANDERER:
Bastante competente, mas não é mesmo a minha cena. Ouvi 2 músicas e resolvi sair da sauna. Aqui já dava para perceber que o dia não ia ser fácil com o calor.

DAWNRIDER:
Aplica-se a descrição anterior

TROUBLE:
Três em linha para bandas que não me dizem nada. Vi 3 músicas, deu para perceber que estavam a dar um excelente concerto e que são muito bons no que fazem, mas o calor foi mais forte do que a vontade de ficar a ver mais.

JADE:
Entrei e já estavam a tocar, pois perdi a noção que já tinham começado à conta do DJ.
Ouvi 4 ou 5 músicas e foi a banda que gostei mais de sábado. Grande voz por parte do vocalista e riffs bem potentes e orelhudos!

DEAD CONGREGATION:
A banda que mais curiosidade tinha para sábado. Acredito que tenham dado um grande concerto para quem conhece bem a discografia, mas não me conseguiram agarrar. Uma massa de som que chegou a um ponto que já só me parecia ruído.
Ouvi 3 ou 4 músicas e fui lá para fora.

VXPXOXAXAXWXAXMXC:
Não entendo e fui ouvir 2 músicas mesmo para confirmar que não entendo!

Dia 3:

LADON HEADS:
Mesma descrição das 2 primeiras bandas do 2º dia, se bem que esta agradou-me bem mais que a outras. Banda com bastante potencial e que fica para ouvir em outra oportunidade mais fresca.

AGENT STEEL:
Entrei, vi 2 músicas, vi vários enganos e caguei. Não é definitivamente algo que oiça e ainda menos quis dar tempo a veteranos a portarem-se como amadores.

GAME OVER:
Pena a voz, que já me começava a fartar naquele estilo. Do pouco que vi, pareceram-me musicalmente muito bons e estavam a dar um excelente espectáculo. A parte instrumental agradou-me bastante… mas a voz, a voz.

BLOODBATH:
Aquela que queria ver no domingo. Bom concerto, mas não consigo atinar com o Nick Holmes. Que ar de frete que este gajo parece estar sempre a fazer em palco. Fiquei também com a ideia que não tem poder vocal para isto ao vivo.
Gostei, mas não achei nada de extraordinário.

CONVULSE:
A banda da noite e que me arrependo de não ter ficado a ver até ao final, mas tinha que regressar para casa por ter que trabalhar no dia seguinte.
Que potência ao vivo!!

PESTIFIER:
Não vi!

A destacar:
- O espaço do Fest que tem um potencial do caraças para se organizar uma coisa em grande.
- Ambiente bem mais calmo que no ano passado, que havia por lá um grupo que ainda criou alguns “desaguisados” entre o pessoal.
- Reencontro com pessoal com quem só estou nesta altura e de, mais uma vez, ter “posto caras” em Musers (Enigma e Santyago).

Menos positivo:
- A questão que já referi do DJ;
- O excesso de zelo da segurança;
- O calor extremo que se fez sentir, algo alheio à organização, mas que podia ser resolvido com a utilização do tal telheiro que serve de campismo (Claro que isto iria criar outro problema).

De referir:
Para alguns perceberem como esta malta do MU vive os Fests à séria, deixo uma foto da indumentária utilizada por mim e pelo Vooder no primeiro dia.
Spoiler: Mostrar
Imagem
NOCTURNUS CALVITIUM E SANGUINIS INTELECTUS após o ritual executado entre os concertos de Inquisition e Nargaroth.

De referir que a senhora Aetherea não aparece na foto por se ter ausentado para se ir banhar no sangue do bode sacrificado durante ritual!!
Última edição por Brunhu em quinta jun 25, 2026 11:40 pm, editado 1 vez no total.

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » quinta jun 25, 2026 9:44 pm

AHAHAHAHAH

POR FIM! A mostrarem a identidade. Próximo festival vai ser só fãs e cabidelas 8) :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Brunhu
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Brunhu » quinta jun 25, 2026 9:53 pm

aetheria Escreveu:AHAHAHAHAH

POR FIM! A mostrarem a identidade. Próximo festival vai ser só fãs e cabidelas 8) :lol:

Foi pena não apareceres na foto, mas está bem justificado na legenda da imagem o porquê da tua ausência!

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes